Avaliação: Fui até Geração Hyundai HMB conhecer o HB20 Premium 1.6 Automático reestilizado e mostrou que não foi apenas isso.



       HB20 REESTILIZADO MOSTRA QUE MELHORIAS MECÂNICAS FORAM BEM VINDAS.
O HB20 é um sucesso de vendas: foi terceiro lugar em Santa Catarina no mês passado e em Junho chegou a ocupar a liderança.
O Ranking de vendas de Santa Catarina em Setembro e na capital Catarinense ele ocupa a mesma posição no ranking de vendas:
Foi terceiro colocado no mês passado em vendas., mas sem novidades o sucesso não pode ser mantido e a Hyundai tratou de trazer uma reestilização e mudanças mecânicas que vou detalhar aqui.
ANTES O COMEÇO: Era logo depois do Feriado de dia das Crianças e aí falei com o vendedor sobre o test drive e aí ele pediu para falar com a gerente e aí ela entrou no meu blog e aí ela falou que os modelos não estavam emplacados, só estariam emplacados na semana seguinte.
   Chegando lá na semana seguinte e aí vou até a sala da gerente, mas ela estava com pessoas aí dentro, resolvo esperar lendo duas revistas(nas partes onde me interessavam) e aí falei com ela e aí ela chamou uma vendedora para me acompanhar no test drive, até cheguei a pedir se podia ser o mesmo vendedor que me atendeu e aí por motivos internos ela decidiu pela moça e aí fomos fazer os trâmites e aí ela me falou que tinha o modelo manual e aí eu pensei: boa! então pedi ele, mas ele falou que não tinha o modelo manual, apenas o automático estava disponível e fui nele.
POR FORA: Normalmente um carro vincado e com reestilização é uma receita para o desastre visual, ainda mais no caso do HB20 que sua primeira versão tinha ficado bem bonita, mas não foi o que ocorreu: a grade hexagonal, os novos faróis e lanternas caíram bem no modelo, além disso vieram novas rodas de liga- leve e depois mudanças mecânicas que já citarei á frente, o Hachtback é feito na plataforma PB da Hyundai que serve a um monte de modelos Hyundai pelo mundo como i20, Accent de geração atual(não aquele modelo dos anos 1990) e até mesmo o Veloster. Ele mede 3.92metros de comprimento, em relação aos rivais o 208 mede 3.97metros de comprimento, o Renault Sandero mede 4.03metros, o Chevrolet Onix mede 3.93metros de comprimento, o Citroën C3 mede 3.94metros,o Fiat Palio mede 3.87metros de comprimento, o Fiat Punto mede 4.03metros de comprimento, o Ford Fiesta mede 3.97metros de comprimento, o Volkswagen Gol mede 3.89metros e o Fox mede 3.87metros, nesse caso o HB20 está na turma do meio no comprimento, ele mede 1.68metros de largura, o Peugeot 208 mede 1.70metros de largura, o Renault Sandero mede 1.73metros de largura, o Volkswagen Gol e Fox medem 1.66metros de largura, o Chevrolet Onix mede 1.71metros de largura, o Citroën C3 mede 1.72metros de largura, o Fiat Palio mede 1.67metros de largura, o Fiat Punto mede 1.69metros de largura e o Ford Fiesta mede 1.72metros de largura, á mais largo que a dupla da Volkswagen e que o Palio, ele mede 1.47metros de altura, o Peugeot 208 mede 1.47metros de altura, o Renault Sandero mede 1.53metros de comprimento, o Volkswagen Gol mede 1.46metros e o Fox mede 1.55metros de altura, o Chevrolet Onix mede 1.48metros de altura, a dupla da Fiat mede 1.51metros de altura, o Citroën C3 mede 1.54metros e o Ford Fiesta mede 1.46metros de altura, ou seja é mais alto que Gol e Fiesta e mais baixo que os demais e o seu entre - eixos é de 2.50metros, o Peugeot 208 mede 2.54metros, o Renault Sandero mede 2.59metros, os Volkswagen Gol e Fox medem 2.47metros, o Chevrolet Onix mede 2.53metros, o Citroën C3 mede 2.47metros, o Fiat Palio mede 2.42metros, o Fiat Punto mede 2.51metros e o Ford Fiesta mede 2.49metros, se o entre - eixos é menor que Fiat Punto, Chevrolet Onix, Peugeot 208 e Renault Sandero, ao menos é maior que Fox, Gol, C3, Palio e Fiesta. Eu já falei a reestilização fez bem ao HB20 e os rivais nesse caso são as versões Griffe automática do 208, Dynamique 1.6 Easy-R do Sandero, Highline i-Motion de Gol e Fox, LTZ automática do Chevrolet Onix, Exclusive(que é apenas automática) do C3, Essence Dualogic de Palio e Punto e Titanium(que é apenas dupla embreagem) do Fiesta. O visual como eu já disse ficou bem acertado.
Grade hexagonal e novas rodas de liga -leve foram bem acertadas.

Na traseira novas lanternas.

A traseira de um outro ângulo.
POR DENTRO: Na versão Premium é lógico que o acabamento devia ser melhor e o HB20 não decepciona, o acabamento é o melhor entre os compactos com interior marron e detalhes em madeira, a instrumentação como sempre é bem legível e bonita com um belo painel de instrumentos, lógico o HB20 sempre foi bem acabado nesse aspecto é natural que a versão Premium tenha toque de carro médio, lógico que a vida não é perfeita, na minha posição o espaço traseira é bom e sobra um pouco, mas com o banco recuado: aí vai apertar: ou seja 2.50metros de entre - eixos não tem milagre, os comandos são de fácil acesso, confesso que me atrapalhei um pouco na hora do câmbio, mas faz parte e inclusive traz até trocas sequenciais, mas resolvi não usar, ele traz ABS e Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção Hidráulica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, só que o Ar Condicionado é digital, no caso dos modelos rivais o Peugeot 208 traz esses itens, o Renault Sandero também inclusive até Ar digital, Gol Highline e Fox Highline também, mas o Ar Condicionado é comum, o Chevrolet Onix também traz Ar Condicionado comum, o Fiat Palio Essence deve vidros traseiros elétricos e Roda de Liga-leve aro 15 e Alarme  e o Punto deve vidros traseiros elétricos e Alarme, o Citroën C3 tem todos esses itens de série e inclusive até Ar digital e o Ford Fiesta também tem tudo isso, e o modelo Premium vem de série com Faróis com projetor e Light Guide com Led, Farois de Neblina dianteiro com projetor, Maçanetas cromadas, Lanterna Clear Type, Rodas de Liga-leve aro 15, Volante e pomo da alavanca de câmbio revestido em couro, Detalhes pintos de prata no painel e no console, Maçanetas internas com cromado acetinado, IsoFix para fixação de cadeiras para bebê(só ele o Fiesta tem esse equipamento), Travamento automático das portas a 15KM/H,  Vidros elétricos one-touch para os quatro vidros, Abertura e fechamento dos vidros por meio de chave canivete, Chave principal e reserva tipo canivete, Retrovisor externo com rebatimento automático e seta de direção, Sensor de estacionamento traseiro, Acendimento automático dos faróis, computador de bordo com sete funções, Radio Blue Audio e Tweeter dianteiro, agora sim ele começa ampliar a vantagem sobre alguns rivais, no caso não chega ser débito contra 208  mas o primeiro é mais caro e C3 custa quase o mesmo , mas no caso do Gol e do Fox, no Gol passa a custa R$58.522 se quiser sensor de estacionamento e tem que levar outras coisas junto como Roda de Liga-leve aro 16,  no caso do Fox Higline se quiser levar volante revestido em couro vai custa R$61.775 ficando mais caro que o HB20, o Sandero fica devendo equipamentos na versão Dynamique se for contar essas versões, o Chevrolet Onix também fica devendo e o Ford Fiesta é o único que não fica devendo nessa, já o Fiat Palio equipado com Alarme, Roda de Liga-leve aro 15, Vidros elétricos traseiros e descançsa braço custa R$56.011 não tem central de multímia nem como opcional e já o Punto se adicionar Roda de Liga-leve, Alarme, Vidros traseiros elétricos e central multimídia vai a R$58.9360  e o modelo Premium também pode vir com Bancos de couro, Air Bags Laterais e Central multimídia BlueMedia que vem com espelhamento de celular e aí o preço vai a R$63.535(R$66.000 na geração) vale lembrar que Onix, Sandero,208 e Fiesta  tem central multímidia de série, já C3, Gol e Palio nem como opcional e adicionando bancos de couro ao C3 o preço é de R$60.780 , embora o Palio tenha o reforço do Air Bag Lateral e com isso o preço dele vai a R$57.366 e perde o encosto de braços central e o revestimento dos bancos  e o Fox vai a R$66.737(prováveis R$69.000 na Grande Florianópolis) com Volante em couro, Banco de couro ele não tem e Air Bag Lateral também não, mas ele tem ESP(opcionais) e controle de tração de série e Central Multimídia que são opcionais no modelo da VW. E o seu porta malas é de 300 litros, o Peugeot 208 leva 285 litros, o Renault Sandero leva 320 litros, o Volkswagen Gol leva 285 litros, o Volkswagen Fox leva 280 litros, o Chevrolet Onix também leva 280 litros, o Fiat Palio também leva 280 litros, o Fiat Punto também leva 280 litros e o Ford Fiesta leva 281 litros é o segundo maior porta - malas junto com o C3 e só perde para o Sandero e com isso a média do segmento é de 287.8 litros ou de 288 litros, tudo bem: nenhum hachtback pode atender com satisfação uma família, mas o HB20 tem um porta - malas acima da média dessa turma de compactos que dispensam o pé esquerdo.
O Painel de instrumentos é completo e bem legível.

Novo volante também ao modelo da Hyundai.

Central multimídia Blue Media.

Espaço na minha posição sobra uma pouco de espaço.

Recuado não tem jeito, aperta.

O Seu porta - malas é de 300 litros é o segundo maior da turma.

Chave canivete.
MECÂNICAMENTE: A principal novidade mecânica é o câmbio seja manual ou automático ambos são seis marchas, no caso é o automático de seis marchas que entrou no lugar da quatro marchas e agora tem opção de seis marchas, Peugeot 208 e C3 tem o automático de quatro marchas, Volkswagen Fox e CrossFox, Fiat Palio e Punto e Renault Sandero tem o manual - automatizado chamado de i-Motion na Volkswagen, Dualogic na Fiat e Easy-R na Renault todos com cinco marchas, o Chevrolet Onix tem o automático de seis marchas também e o Ford Fiesta tem o manual- automatizado de dupla embreagem chamado de Powershift pela Ford com seis marchas. O motor continua sendo Gamma II 1.6 16V Flex com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e agora dispensa o reservatório de partida á frio chamado E-Start e com isso ele manteve os 16KGFMa4500RPM e 122CVa6000RPM com gasolina e com álcool vai a 16.5KGFMa5000RPM e 128CVa6000RPM, o Peugeot 208/ Citroën C3 usam o 1.6 16V da tamília TU5 chamado de Flexstart que dispensa o reservatório de partida á frio com bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas variável acionado por correia dentada  que gera 15.5KGFMa4000RPM e 115CVa6000RPM e com álcool vai a 16KGFM e 122CV nas mesmas rotações, o Renault Sandero usa o Família K 1.6 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada  que gera 14.5KGFMa2850RPM e 98CVa5250RPM e com álcool vai a 15.5KGFM e 106CV nas mesmas rotações, o Volkswagen Gol vem com o velho EA 111 1.6 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, que gera 15.4KGFMa2500RPM e 101CVa5250RPM e com álcool vai a 15.6KGFM e 104CV nas mesmas rotações, o Volkswagen Fox vem com o EA 211 1.6 16V que também dispensa o reservatório de partida á frio com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis que gera 15.8KGFMa4000RPM e 110CVa5750RPM e com álcool vai a 16.8KGFM e 120CV, o Chevrolet Onix vem com o Família I SPE/4 1.4 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gera 13KGFMa4800RPM e 98CVa6000RPM e com álcool vai a 13.9KGFM e 106CV nas mesmas rotações,  a dupla da Fiat é equipada com o E-Torq 1.6 16V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica e com isso gera 16.2KGFMa4500RPM e 115CVa5500RPM e com álcool vai a 16.8KGFM e 117CV nas mesmas rotações e o Fiesta vem com o Zetec-Sigma Ti-VCT 1.6 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis que gera 15.4KGFMa4250RPM e 125CVa6500RPM e com álcool vai a 16KGFMa5000RPM e 128CVa6500RPM e aí entra: nos motores só Fiesta e Fox não devem nada ao HB20 e o HB20 com álcool é o mais potente do segmento junto com Fiesta e com gasolina é o segundo mais potente e dono do maior torque com gasolina e com álcool junto com o Fox. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, aliás uma receita clássica adotada pelos rivais, mas existe o conjunto motor-câmbio: o Onix tem câmbio, mas não tem motor em  comparação ao HB20, o Fox tem motor, mas não tem câmbio, 208 e C3 devem um pouco de motor e devem muito em câmbio, Gol e Sandero devem muito em motor e câmbio, a dupla da Fiat deve um pouco menos que Gol e Sandero em motor e muito em câmbio e talvez o que tenha melhor conjunto motor/câmbio dos rivais seja o Fiesta, mas ainda assim a Powershift para um dupla embreagem decepciona um pouco(Focus Sedã 2.nada 16V).
Novo câmbio automático de seis marchas.

O motor 1.6 16V gera 122CV com gasolina e 128CV com álcool é o mais potente que os rivais.
ANDANDO COM ELE: Primeiro começo um exercício mental(esquecer que existe Sandero R.S) e o os bancos do HB20 começam a agradar, a posição dos pedais e do volante e aí veio a bronca da vendedora sobre o meu pé esquerdo apoiado no pedal de freio, mas tudo bem eu entendo ela: muita gente tem nenhuma experiência com câmbio automático, mas aí me ajeitei e a primeira situação a direção se mostrar ter um comportamento exemplar apesar de não ser elétrica, depois o câmbio faz o trabalho dele sem trancos tudo dentro da normalidade, não é um câmbio de estrela de três pontas(Mercedes-Benz) mas ainda assim bem acertado para o motor 1.6 16V e depois tem um Uno(estou contando o fato) e aí resolvo fazer um kickdown e aí o câmbio respondeu até bem, embora deu uma certa "letargia" vou colocar entre "aspas" por que ele se mostrou bom, mas com o torque vem aos 4500RPM(ou 5000RPM se estiver á gasolina) é natural esse "hiato" e depois responde e muito bem, mas isso não é culpa do câmbio é do torque do motor onde vem, mas ainda melhor que os manual-automatizado de uma embreagem e seu festival de trancos, a suspensão absorve as irregularidades do piso muito bem e aí virei a esquina da presidente Kennedy rumo a Beira Mar de São José e aí vou andando tranquilo e aí o sinal quase verde e resolvo fazer um kickdown, um pequeno "hiato" e vem as respostas e em tempo: não confundir "Hiato" com soluço e soluço é com os manual-automatizado de uma embreagem trazem de série, voltando ao HB20 e aí respondeu e empolgou "Devagar que tem uma curva" ok, reduzo velocidade e o câmbio responde bem até nisso, como eu já falei: é o torque em giro alto que talvez prejudique um pouco o kickdown(acelerar para retomar) e ainda fizemos justiça: ele é bom e muito melhor que qualquer manual-automatizado especialmente o de uma embreagem e aí volto e coloco o carro na seção de fotos.
PREÇO E SITUAÇÃO DIANTE DOS RIVAIS: A Premium sem o Bluemedia, Bancos de Couro e Air Bag Laterais que é versão "Básica" custa R$58.455, o 208 Griffe 1.6 16V Automático custa R$62.990 é quatro mil mais caro que o HB20, o Sandero Dynamique 1.6 Easy- R custa R$51.850 mas como você viu deve alguns equipamentos, motor e câmbio, o Gol Highline 1.6 i-Motion custa R$55.360 mas deve equipamentos, motor e câmbio, o Fox Highline 1.6 16V i- Motion custa R$58.240, mas deve câmbio e equipamentos, o Onix LTZ 1.4 custa R$55.790 não deve câmbio, deve alguns equipamentos e deve bastante motor em relação ao HB20, o C3 Exclusive 1.6 16V custa R$59.290 não deve equipamentos, mas é R$1000 mais caro que o preço de tabela, deve um pouco de motor e deve muito de câmbio, o Ford Fiesta Titanium Powershift 1.6 16V custa R$66.490 tem o mesmo nível de equipamentos do HB20 Premium, mas é mais caro, o Fiat Palio Essence 1.6 16V custa R$52.850 mas deve equipamentos como já citado acima e o Fiat Punto Essence 1.6 16V custa R$57.129 com o câmbio Dualogic ele no mínimo obriga a vir com vidros  elétricos traseiros. . Por incrível que pareça na versão topo de linha apresenta um bom custo/benefício, claro se você dispensar central multímida, air bags laterais e bancos de couro. Lembra do exercício mental de esquecer o Sandero R.S? se sim, lembre-se o Sandero R.S segue a proposta do desempenho acima de tudo(e cumpre bem) e a versão automática do HB20 é para os que querem  conforto acima de tudo(de ter um câmbio não dê trancos) com um bom desempenho e isso o HB20 mostra, tudo bem que o espaço interno não é a aquelas coisas, mas el tem bom porta - malas para um Hacht, visual acertado, quanto ao preço ser salgado todos os compactos nas versões topo de linha estão assim. se eu compraria? se tivesse condições a resposta é sim, desde que é claro: fosse convencido pelo "conforto-compacto" e isso HB20 se mostrou muito bem, mas todos sabem a preferência pelo câmbio manual, embora esse de seis marchas funcione muito bem, apesar do "Hiato"(suspense). mas isso talvez seja do torque a altas rotações e lógico acredito que ele deva lidar menor que o Onix 1.4 automático já que esse deve motor perante ao HB20 os manuais-automatizados adoram dar tranco somo sempre. O Fato é que ele é merecedor do sucesso que ele tem hoje em dia, mas caso ache salgado os quase R$60.000 tem opções mais baratas como Comfort Plus e Comfort Style caso tenham interesse além da Premium ele tem as versões disponíveis:
 
Comfort Style 1.6 16V Automático
Comfort Style 1.6 16V Manual
Comfort Plus 1.6 16V Automático
Comfort Plus 1.6 16V Manual
 
E ainda tem a opção de motor três cilindros 1.nada 12V(1.0,1000 ou 1 litro como queira entender) que gera 9.4KGFMa4500RPM e 75CVa6000RPM e com álcool vai a 10.2KGFM e 80CV nas mesma rotações e apenas câmbio manual de cinco marchas.
 
Comfort Style 1.nada 12V
Comfort Plus 1.nada 12V
Comfort 1.nada 12V.
 
As cores disponíveis são: Branco Polar, Prata Sand, Azul Sky, Terra Brown(Marron),Preto Onix, Prata Metal e Cinza Titanium.
                                                        FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis.
CILINDRADA: 1591cm3
DIÂMETRO X CURSO: 77 X 85.4mm
TAXA DE COMPRESSÃO:12:1
POTÊNCIA: 122/128CVa6000RPM
TORQUE: 16KGFMa4500RPM/16.5KGFMa5000RPM
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira.
CARROCERIA: Hachtback, cinco portas e cinco lugares.
DIMENSÕES: Comprimento 3.92metros, largura 1.68metros, altura 1.47metros e entre - eixos 2.50metros.
PESO: 1071KG
PESO/POTÊNCIA: 8.8KG/CV com gasolina e 8.4KG/CV com álcool.
PESO/TORQUE: 66.9KG/KGFM com gasolina e 64.9KG/KGFM com álcool.
VOLUMES: Porta - malas 300 litros, tanque de combustível 50 litros.
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção.
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
DIREÇÃO: Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira.
RODAS E PNEUS: Liga- leve aro 15,185/60/R15
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado digital , CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção Hidráulica, Vidros/Travas, Espelhso elétricos e isofix.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Central multimídia(Blue Media), Air Bag duplo laterais e bancos de couro.
PREÇO: R$58.455(R$63.535 completa) (R$66.000 geração).
GARANTIA: 5 anos sem limite de quilometragem.
 
 
AGRADECIMENTOS A GERAÇÃO HMB, PELA GERENTE, PELO VENDEDORA QUE DEIXARAM REALIZAR O TEST DRIVE E TENHO AGRADECER PELO FOLDER DO MODELO 2016 QUE AJUDOU BASTENTE NA MATÉRIA E PELO BOM ATENDIMENTO  E PELA CONFIANÇA NO PRODUTO!
 
 
 
 

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