Avaliação: Fui até a Globo Renault e Duster Oroch Dynamique além de inaugurar outro segmento, inagura outro conceito de picape.

     DUSTER OROCH MOSTRA QUE É UMA PICAPE COM JEITO DE CARRO DE PASSEIO.
Sábado de meio dia voltei da Igreja, eu só fui dar uma olhada no facebook e aí vi um recado do Maicom Alemão "Ei, consigo a Oroch para segunda -feira, você vem?" e aí o resultado: sim eu vou lá e hoje a situação é bem diferente do que ocorreu com o Duster, afinal eles nem me conheciam na época, mas hoje ele mês conhecem e até me chamam para o test drive e isso é legal e com a Renault fez  quase dois lançamentos juntos é natural que os carros tivesse uma sequencia de três dias, entre o dia do Sandero R.S e da picape Duster Oroch.
Caso tenha interesse no Duster SUV está a matéria. e também se você quiser fazer um caixão especial
O MERCADO DE PICAPES: Nos mercados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e Paraná, lógico que o mercado brasileiro é maior é claro, mas vamos analisar todas as picapes entre compactas e médias todas venderam 885 unidades em Santa Catarina em Setembro e no mercado gaúcho que é maior que o catarinense só para se ter uma ideia dos 10 comerciais leves mais vendidos, Nove são picapes e total é de 1881 unidades e no Paraná foram 1907 unidades e não estou contando as 273 unidades da Oroch já emplacadas. É natural um fabricante querer um fatia desse mercado e a Renault resolveu entrar, mas de uma forma diferente.
 O que está chateado com horrível espaço interno de Strada e Saveiro Cabine dupla com direito a primeira só vir quatro lugares e ambas duas portas? e também não quer virar sócio de posto de combustível com Hilux, S10, L200 e Ranger Flex? como diria o nosso amigo James May: Great News! it´s Renault Duster Oroch chegou ao mercado. A Plataforma B da Renault-Nissan é uma das mais versáteis que existem , serve a Hacht compacto, chegou a servir Hacht médio também, utilitário esportivo, Hot Hachtes e no exterior picapes leves: a derivada do Logan antigo na Romênia e também até um utilitário do porte do Dobló que é o Dokker da Dacia e a minivan Lodgy e também ao Clio III e IV franceses, March anterior ao modelo vendido no Brasil no Japão e outros modelos por aí a fora, pela primeira vez ela serve a uma picape no Brasil.
POR FORA: O visual da picape foi mais acertado que o utilitário esportivo e aliás muita gente "Ah, é só um Duster com caçamba" ou digo: é muito mais que isso que depois você vai ver, ao vivo gostei dela e na cor verde ficou até interessante, ela mede 4.69metros de comprimento se você analisar ela fica bem no meio do caminho entre uma Strada que mede 4.47metros e a S10 que mede 5.34metros, ou seja bem na intermediária, a rigor a concorrente direta da Oroch só vai chegar no ano que vem, então a Oroch é sem rivais, na largura ela mede 1.82metros, é mais larga que os 1.71metros da Strada e mais estreita que a S10 com 1.88metros, na altura ela mede 1.69metros é igual ao utilitário esportivo, a Strada mede 1.65metros de altura e a S10 mede 1.82metros bem na intermediária e o entre - eixos é de 2.83metros contra 2.67metros do Duster, a Strada é de 2.71metros e a S10 é de 3.09metros, o seu ângulo de entrada é de 26 graus, a altura livre do solo é 20.6cm e o ângulo de saída é de 20 graus, são um pouco menores que o Duster, mas ainda assim dá para dizer que são bons e a versão avaliada é a Dynamique 2.nada(2.0, 2000 ou 2 litros como queira entender) e se você analisar as dimensões são idênticas a uma S10 ou Ranger dos anos 1990 com cabine simples.
A Duster Oroch tem um visual bonito.
 
Aqui a vista traseira.
 
Aqui em outro ângulo.
 
Na traseira está "Oroch" e na...
 
Frente está Duster.
                                       A versão avaliada é a "2.0" ou "2.nada" , 2 litros ou 2000.
POR DENTRO: Assim como no irmão é uma mistura de "Good News!" e "Bad News" só que a Oroch não tem concorrência direta e então acaba aliviada, o Good News! fica por conta do quadro de instrumentos bem legíveis e herdados de Logan,Sandero atuais e do antigo Fluence, o bom espaço interno para a traseira e em comparação a Strada e Saveiro dupla com minha posição de dirigir a posição fica excelente, mas com o banco recuado ele dá uma leve apertada é menos espaço que o Duster utilitário, até por que o desenho da caçamba influencia, a central de multimídia que é bacana, pena ser numa posição muito baixa, mas ainda assim é um Good News, o volante foi herdado das versões normais do Sandero e Logan, mas as saídas de ar redonda herdadas do Logan antigo esse sim é o Bad News! mas faço justiça: o acabamento das portas é excelente e mesmo mais apertada que o Duster, ainda assim é mais espaçosa que uma Strada cabine dupla onde o espaço na traseira é inexistente e cabe quatro, você pode alegar "A Saveiro também leva cinco", mas os cinco na Saveiro vão tão apertados como os quatro na Strada... e aí acima dela a S10 Flex que custa mais caro, mas aí vai lidar com outro problema e bem crônico que você verá no decorrer da matéria e ela vem de série com ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Ar Condicionado, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção Hidráulica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos e os outros itens de série são: Rodas de Liga-leve aro 16, Alerta sonoro das luzes acessas, Alarme perimétrico, Chave com comando de travamento a distância, Comando de áudio na direção, Banco do motorista e passageiro com regulagem de altura, Desembaçador do vidro traseiro, Sistema car de travamento automático das portas a 6KM/H, Barras no teto, Santo Antônio, Protetor de caçamba, Media Nav com funções Eco-Coaching e EcoScoring, Faróis de Neblina, Cor cinza escuro nas rodas de liga- leve aro 16, Piloto automático, Sensor de estacionamento, Computador de bordo, Volante em Couro, Temperatura externa do vidro e vidro do motorista One-touch e o único opcional são os Bancos de Couro, além dos acessórios disponíveis na concessionária e a sua capacidade de carga é de 650KG curiosamente igual a Strada e menor que a S10 que é de 1016KG(Flex) considerando o espaço interno que a Oroch tem até que não é tão ruim e se for problema pode levar mais 80KG com o extensor de caçamba indo a 730KG, já a Strada a Fiat não divulgou quanto leva e antes que você se anime com a futura Toro da Fiat vai lá: 1 tonelada só para o modelo diesel e para o modelo Flex é de 660KG e o Flex será apenas automático. A Chave canivete até que é bonita e outra vantagem da Oroch sobre Strada e Saveiro cabine dupla: quatro portas, algo inexistente no andar de baixo e lógico uma Strada Adventure 1.8 16V com bancos de couro e sensor crepuscular custa R$ 69.831 ou seja fica bem próximo da Oroch e não tem quatro portas nem como opcional  e uma S10 Advantage é menos equipada e mais cara.
Instrumentação bem legível herdados do Fluence antigo.

Volante igual aos atuais Logan e Sandero.

A Central Media Nav que vem com faceboook de série.

Chave canivete.

Espaço na minha posição é excelente.

Com o banco recuado aperta, mas ainda é melhor que na Strada cabine dupla.

Capacidade de carga de 650KG.
MECÂNICAMENTE: Se a Renault deu uma economizada no interior, ao menos não economizou no que é técnico e sim James may diria "Great News!", a começar pelo câmbio manual de seis marchas é a mesma usada no Sandero R.S e no Duster utilitário 2.nada 16V, mas no primeiro encurtada, Strada e S10 2.4 tem manual de cinco marchas . O motor é o 2.nada 16V da família F ou F4R se você preferir o mesmo que move o Sandero R.S, mas nos utilitários ele gera 20.2KGFMa4000RPM e 143CVa5750RPM e com álcool vai a 20.9KGFM e 148CV nas mesma rotações com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas sendo variável na admissão acionado por correia dentada, vamos colocar contra as líderes dos mercados, entre as compactas a Strada Adventure é movida por um E-Torq 1.8 16V que gera 18.4KGFMa4500RPM e 130CVa5250RPM e com álcool vai a 18.9KGFM e 132CV esse motor é com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica  tudo bem que move um veículo mais leve, mas a Oroch não é tão pesada e no caso da S10 Advantage o velho conhecido Família II 2.4 Flexpower que gera 22.3KGFMa2800RPM e 141CVa5200RPM e com álcool vai a 24.1KGFM e 147CV nas mesmas rotações, tudo bem que tenha mais torque, mas tem menos potência e move um veículo mais pesado, A sua suspensão é o maior destaque: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira é tipo Multlink é a única picape nacional a ter suspensão independente nas quatro rodas, já Strada tem McPherson na dianteira e a S10 é por braços duplos triangulares e na traseira vem a vantagem da Oroch: Ambas com eixo rígido com feixe de molas, mas por que a Renault escolheu esse esquema? simples, esse esquema é usado no Duster 4WD e decidiram aproveitar para a picape o que é sim um "Great News!" e os freios são discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, ou seja é um receita clássica de picapes, seja média grande ou pequena e inclusive amortecedor de capô como o irmão utilitário esportivo e os irmãos Logan e Sandero e isso é uma excelente notícia.
Amortecedor para segura o capô.

O motor 2.nada 16V com 143CV com gasolina e 148CV com álcool.
ANDANDO COM ELA: Chegou segundo, desci até a loja da Globo Renault da Praia Comprida, chegando lá, eu estava meio com óculos sujo pedi para limpar o óculos e aí quando perguntei e o Maicom? e aí ele foi pegar o carro, surpresa!: A Oroch já estava lá, Logo me chamou atenção o jeito de rodar dela, mais carro de passeio do que picape, graças a suspensão independente, a visibilidade do Duster é a mesma para a dianteira, só lembra que é uma picape olhando para o retrovisor, o câmbio manual de seis marchas repito: é a melhor seis marchas do mercado, lógico que eu senti que no início ela era um pouco mais ruidosa que o Sandero R.S que usa o mesmo motor, mas depois essa impressão vai se apagar como você verá a seguir, o vendedor sugeriu ir numa pequena estrada de parelepído e lógico o alvo era teste fora de estrada(mais o menos que nem ocorreu com o Renegade manual) só que veio dois testes involuntário de praticidade: primeiro na subida aparecia carros, como a Ducato na frente e aí pensei: Pronto não vai dar e aí acabou dando certo, se tivesse uma largura da S10 atual.... ia ter acidente com a Ducato, depois resolvemos descer, mas nem vimos que logo a rua estava fechada e aí veio o teste da ré: e aí olhando os espelhos lembrando que é uma picape: foi até fácil de manobrar, achei que poderia ser pior, mas foi, depois lógico a picape ignorava a estrada de paralepípedo foi muito bem, nesse aspecto, já motor 2.nada dispensa apresentações: é um motorzão sem dúvidas nenhuma e lógico não faz parecer sobra motor aqui se comprar ao R.S, mas ainda assim sobra motor para picape(vazia é claro), depois descemos e os teste dos freios, foram bem, a direção auxiliada pela boa visibilidade ajudou e depois entramos na Beira Mar de São José e aí resolvi engatar a sexta: tranquilamente e ela roda em giro bem baixo, poupando combustível e logicamente o jogo de ruído inverteu para a Oroch contra o R.S(afinal o R.S é um carro esportivo e tem que ser curta mesmo) já a Oroch é bom que seja uma caixa bem longa e agrada em viagens, depois cheguei a presidente Kennedy e entrei na picape e lógico, lombadas e valetas e buracos, ela fez que não existem, algo que o Duster fez, mas ainda assim por incrível que pareça é mais duro, já o R.S é um esportivo e isso é natural, embora também saiu ileso de lombadas e valetas, mas não quanto aos irmãos, voltando na Oroch e depois entrei na Globo Renault para uma seção de fotos que você acabou de ver as fotos.
PREÇO E SITUAÇÃO DIANTE DAS RIVAIS: A rigor a Oroch não tem rivais, a versão Dynamique 2.nada 16V custa R$70.790, site da Fiat está meio "Bugado" nos últimos tempos, mas a Strada Adventure custa ao redor de R$65.000 e a S10 2.4 Flex Advantage custa quase R$99.000, o custo benefício da picape da Renault é inegável e tem versões mais baratas, a Dynamique 1.6 16V custa R$66.790 e a Expression 1.6 16V custa R$62.290 e lógico vem com o motor 1.6 16V da família K ou o famoso K4M que gera 15.1KGFMa3750RPM e 110CVa5750RPM e com álcool vai a 15.9KGFM e 115CV nas mesmas rotações e o câmbio é manual de cinco marchas e o consumo segundo o Inmetro o consumo urbano é de 6.4KM/L com álcool e 9.2KM/L com gasolina e o rodoviário é de 7.3KM/L com álcool e 10.8KM/L com gasolina, pelo que ela anda acho que não bebe e ainda de brinde é mais econômica que um S10 2.4 Flex que tem uma sede insaciável. se eu compraria se tivesse os R$70.000? É Claro que sim! pelo ótimo custo/benefício, bom espaço interno e boa capacidade carga, é um carro versátil, ou seja passa aperto em Strada e Saveiro cabine dupla quem quer e vira sócio de combustível com uma S10 2.4 Flex quem quer e o 2.5 16V Flex apesar de moderno é sedento também e passa dos R$100.000, então a Oroch é um excelente opção para quem usa a picape na cidade, dá uma escapa na terra e tem um bom espaço interno, tudo bem que o interior com aquelas saídas de ar estraga, mas sinceramente: a S10 tem até um bom acabamento, mas custa  caro em tudo e usar ela na cidade é complicado: dimensões de D20 de 30 anos atrás e a Strada nunca foi referência em acabamento, a única rival direta chega ano que vem que será a Toro e para ofuscar a chegada dela, a Renault vai trazer as opções 4WD e Automática para ela, é bem provável que faça isso e tem mais: De início apenas cabine dupla, se o sucesso da dupla for bom, uma cabine simples não seria uma má ideia. Você pergunta por que a Renault só lançou ela cabine dupla? simples: 50% das Strada vendidas são cabine dupla e 80% das S10 são cabine dupla, então nada mais lógico que estrear com cabine dupla e inaugurar um segmento e estrear uma picape de passeio no país e ela está disponível nas cores: Branco Neiger, Cinza Acier,Prata Etoile, Preto Nacré, Vermelho Fogo e Verde Esmeralda(Lançamento, é a cor lançamento).
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                                                       FICHA TÉCNICA:
MOTOR:Dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, comando de válvulas variável, Flex
CILINDRADA: 1998cm3
DIÂMETRO X CURSO: 82.7 X 92.8mm
TAXA DE COMPRESSÃO:11,2:1
POTÊNCIA:143/148CVa5750RPM
TORQUE: 20.2/20.9KGFMa4000RPM
CÂMBIO: Manual de seis marchas e tração dianteira.
CARROCERIA: Picape, Cabine dupla, 4 portas e cinco lugares.
DIMENSÕES: Comprimento 4.69metros, largura 1.82metros, altura 1.69metros e entre - eixos 2.83metros.
OFF ROAD: Ângulo de entrada 26 graus, altura livre do solo 20.6cm e ângulo de saída 20 graus.
PESO:1346KG
PESO/POTÊNCIA: 9.4KG/CV com gasolina e 9KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 66.7KG/KGFM com gasolina e 64.4KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Capacidade de carga 650KG, tanque de combustível 50 litros
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
DIANTEIRA: McPherson
TRASEIRA: Multilink
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
DIREÇÃO: Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira.
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 16, 215/65/R16
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado, Coluna de direção regulável, Direção Hidráulica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Banco de couro.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem ou 100.000KM ou o que ocorrer primeiro.
PREÇO: R$70.390.
 
OS MEUS AGRADECIMENTOS AO VENDEDOR MAICOM ALEMÃO POR TER ME CHAMADO, AO GERENTE DA GLOBO RENAULT DA PRAIA COMPRIDA E O MEU MUITO OBRIGADO POR DESMONSTRAR CONFIANÇA NO PRODUTO E PELA REALIZAÇÃO DO TEST DRIVE!
 
 

 
 
 
 
 
 
 



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