A Cidade de Tiro existe ou não existe mais?



                                                   A CIDADE EXISTE OU NÃO EXISTE?
Está vendo a foto acima? é uma vista área da cidade de Sur,  no Líbano. Eu explico melhor sobre isso depois, parece que é algo estranho entre "o continente" e a "ilha" não é mesmo, antes que me digam que estou colocando coisa religiosas não estou colocando nada, afinal não posso dizer sobre o Alcorão, mas a Bíblia católica das outras só tem sete livro as mais que são apócrifos, mas ainda assim de importância histórica(Macabeus por exemplo) no resto a Bíblia católica, Adventistas, Universal, Assembleia de Deus são iguais Todas elas tem o livro de Ezequiel e vou dar os capítulo 26 do verso 1 até o 7 vamos dar uma olhada?
 
"No undécimo ano, no primeiro dia do mês, veio a mim a palavra do Senhor dizendo:
   Filho do Homem, Visto que Trio disse no tocante a Jerusalém : Bem feito! Está quebrada a porta dos povos, abriu-se para mim e me tornarei rico, agora que está assolada
   Assim diz o Senhor: Eis que estou contra você o Tíro, e farei subir muitas nações, como faz o mar subir as ondas, Elas destruíram teus muros e deitarão abaixo tuas torres e eu varrerei o seu pó e farei uma penha descalvada. No Meio mar virá a ser um enxugadouro de redes por que eu anunciei diz senhor e ela servirá de despojo para todas as nações. Suas filhas que estão no continente serão mortas a espada e saberão que eu sou o SENHOR. Por que assim diz o SENHOR DEUS: Eis que trarei contra Tiro Nabucodonosor, o rei da Babilônia, desde o norte, rei dos reis, com cavalos, carros e cavaleiros e com a multidão muitos povos".
 
Antes de entrar dentro da profecia, temos que lembrar a civilização de Fenícia que tinha cidades estados como Sidom e Biblos também, mas como Tiro faziam comercio, só que a cidade de Tiro se enriqueceu muito, tanto que a vaidade passou a ser algo normal dos habitantes, aliás vale lembrar que as madeiras e outras coisas do templo de Jerusalém vieram de lá quando Davi fez aliança com Hirão que era Rei de Tiro e essa aliança foi mantida por Salomão.
  Mas em 586 a.c Nabucodonosor invade e destrói Jerusalém e leva o povo de Judá  cativo, pois bem o povo de Tiro num exercício de vaidade resolveu comemorar desgraça alheia e vender alguns Judeus como escravo. E aí isso ascendeu a ira de DEUS, mas DEUS não condenou o seu povo da época por causa da apostasia?! sim, mas o problema que além de  lucrar com a desgraça alheia se alinharam a Nabucodonosor para destruir Jerusalém, mas um ano depois Nabudonosor estava era na cidade Tiro.
   No caso Tiro se dividia entre ilha e continente(como Florianópolis-SC é hoje, por exemplo) só que naquela época não tinha pontes e nada, Nabucodonor cercou a cidade durante 13 anos e em 572 a.c destruiu a parte continental e diante disso o rei de Tiro da época que ficava na ilha, aceitou a dominação de Nabucodonosor desde que não atrapalhasse o comércio dele e aí acabou sendo tudo certo, mais tarde Ciro, o Grande Invade Babilônia e a ordena a reconstrução de Jerusalém e ordena também que Tiro agora sobre o domínio forneça madeira para a reconstrução.
 "Então a profecia não foi cumprida!" exclama o incrédulo, mas olha o texto "Muitas nações" e não apenas um, no caso dos Judeus contemporâneos foi só uma, ou seja o recado de DEUS foi claro: "Vocês sentiram a desgraça em quantidade pior".
   Entre 333 e 332 a.c  Alexandre o Grande, resolve cercar a cidade avisar aos habitantes que não se rendesse não seria poupada as vidas, se rendesse eram vivos, então os habitantes tiraram sarro dele, até que ele resolveu usar as ruínas da Tiro continental para construir uma passarela para os soldados passar, afinal a ilha estava 700 metros do continente e assim a profecia de tudo foi tirado ao mar se cumpriu, ou seja já eram duas nações que vieram para cima daquela cidade.
A Ilha de Tiro e a passarela de Alexandre o Grande.
E aí Tiro começa a sua decadência histórica passando a ser "secadores" de rede, e não parou por aí, afinal o império de Alexandre o Grande foi dividido em quatro partes, um dos generais ficou com a Síria e o Oriente Médio  e invadiu em 315 a.c, aliás sabe a foto de cima? pois é, você viu que diferente das penínsulas "legítimas" ela tem uma cara de "remendão" pois, o tempo foi acumulando areia e a antiga ilha virou uma península e não parou mais, em 624 d.c veio os Mulçumanos, em 1124 os cruzados e em 1291 os mulçumanos devastaram a cidade de Tiro.
   E a hoje chamada "Tiro"? na verdade se chamar Sur, é um povoado bem modesto, se acha ruínas do tempo de Roma e Grécia, mas do tempo dos fenícios ninguém achou até agora e se ninguém achou, ninguém achará, por que Alexandre o Grande lançou ao mar. curiosamente essa cidade de Sur é a sede do grupo terrorista Hezbollah e também a principal atividade comercial além do turismo é sabe o que?....... a pesca! "te farei enxugadouro de redes".
Barcos de pesca em Sur(antiga Tiro).
Mas por que ainda chamam essa cidade de Tiro? Não sei, mas sinceramente acho que seria a mesma coisa que chamar Florianópolis de Desterro por exemplo, Mas infelizmente todo mundo(com exceção dos Libaneses e talvez os árabes e israelenses ao redor) chamam ela de Tiro o que é meio errado. Ruínas tem sim, mas é do tempo de Grécia de Roma, então já bem longe dos tempos da profecia e uma cidade que hoje tem como base a pesca.... está claro que a profecia foi cumprida e que Tiro não existe mais, só a cidade Sur que é chamada de "Tiro" por chamar.

 
 


Comentários

  1. Tiro ou Sur, que significa Rocha, sempre teve atividade pesqueira, como eram comuns nas cidades litorâneas!Então Tiro sempre foi um lugar para secar redes! Assim com citaste a cidade de Florianópolis, embora não seja a principal renda tem atividade pesqueira na ilha, e ali secam redes também!

    >>> Desde Nabucodonossor, assim como Alexandre o Grande, nunca destruíram a cidade totalmente, mas usaram seu porto para atividades lucrativas, e os outros que vieram depois, também nunca a destruíram por completo!
    >>> a profecia bíblica diz que essa terra nunca mais seria habitada, mas na verdade nunca deixou de ser habitada - a profecia falhou bruscamente!
    >>> DÊ uma olhada na foto que vc postou aki!
    Se isso vc acha ser uma vilazinha sem recursos, eu me surpreenderia com o tamanho do seu ego!
    >>> Espero que nunca venha a ser presidente da república, pois grande parte de pequenas cidades e vilarejos vc seria incapaz de reconhecer!
    >>> A profecia bíblica falhou crassamente!
    >> Devemos abrir os olhos, e realmente ver!
    >>> Hoje eu descobri que a visão da fé não é cega, ela é míope! Capaz de distorcer a verdade e a realidade a nossa volta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro não quero ser presidente de nada. Em segundo lugar a cidade onde é Sur(Rocha) foi a antiga Tiro. antes de Alexandre o Grande invadir a ilha, Tiro tinha uma fronta marítima importante, tanto que quando a Pérsia foi invadir a Grécia foram usadas embarcações de Tiro. Alexandre o Grande destruiu e tanto que ruínas dos tempos dos fenícios não se acha e depois de Alexandre o Grande ficou sempre atividade da pesca e não abandonou até hoje . Segundo o seu raciocínio Florianópolis é Desterro.... Tiro(Sur na verdade) é uma cidade habitada? sim, mas não como era antes. quer outro exemplo em 586 a.c Judeus foram deportados para Babilônia, mas voltariam a Jerusalém e os Judeus voltaram a Jerusalém e voltaram com quase as mesmas específicações em 457 a.c. Já Tiro não, tanto que em 1291 foi devastada pelos muçulmanos que habitam até hoje.

      Comparado a glório dos tempos pré-invasão sem recursos dá para dizer que é uma cidade, tanto que nem maior cidade do Líbano hoje é! afinal Tiro foi a maior cidade fenícia a seu tempo! e outra está vendo aquela cara de "remendo" aí? não é península natural e sim uma ponte feita por Alexandre o Grande e com as ruínas deixadas por Nabucodonosor na parte continental e com o tempo ela cresceu e virou isso que é hoje.

      Respeito a opinião alheia, mas a verdade está acima de tudo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Tiro. De acordo com a profecia feita por Ezequiel, a cidade de Tiro (sua parte continental) seria arrasada (Ez 26:8 ), lançada no mar (Ez 26:12) e suas muralhas iriam se tornar uma penha que serviria de enxugadouro de redes para os pescadores (Ez (26:-45). Anos mais tarde, em 573 A.C., Nabucodonosor II cercou a cidade por 13 anos e depois a tomou, destruindo‑a.

      Porém a cidade era, na verdade, dividida em duas: uma maior no continente (conhecida pelos gregos como Antiga Tiro), e outra fortificada numa ilha (também chamada de Tiro pelos gregos) defronte à cidade continental. Nabucodonosor conseguiu tomar e destruir a cidade no continente, mas não a cidade fortificada na ilha. Até aí, a profecia havia se cumprido somente em parte.

      Cerca de duzentos anos mais tarde, em 332 A.C., Alexandre, o Grande, atacou a cidade fortificada e, para chegar até ela, fez com que os soldados lançassem ao mar os escombros das muralhas da cidade continental destruída por Nabucodonosor, fazendo, assim, um caminho ligando o continente à ilha. O que não era possível fazer com seus navios, Alexandre conseguiu construindo este istmo sobre o qual seu exército podia passar. Esse caminho de pedras nos séculos seguintes passou a ser usado pelos pescadores da região para enxugadouro de redes.

      Como pode ver até pela foto, Tiro antiga não existe mais, nem mesmo a ilha, ficaram algumas poucas ruínas. O que agora se chama de Tiro, nem de longe lembra a cidade quase invencível cidade antiga.

      Excluir
    4. Exatamente Carolinna, tanto que na matéria eu expliquei sobre isso e expliquei no meu comentário e de fato não foi só Alexandre o Grande, ele destriuiu, mas ocupou o lugar com gregos, tanto que a mulher de Tiro que encontra Jesus é dessa elite e antiga ponte, é uma península por causa do tempo. De fato realmente você está certa Carolinna e os Libaneses chamam a cidade de "Sur" e não de Tiro e é a terceira maior cidade do Libano, nem mesmo é a capital ou é mais importante, algo que no tempo dos fenícios, a cidade estado de maior glória foi a de Tiro, mas os fenícios nunca se chamavam assim, afinal quem era de Tiro era de "Tirio" por assim dizer, Sidom era "Sidônio" etc. mas enfim Carolinna! você é bem inteligente.

      Excluir
  2. Fecharam o artigo com chave de Ouro, obrigado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário