Plataforma MC de segunda geração da Toyota: O Corolla e seus parentes no exterior.

A ATUAL GERAÇÃO DO COROLLA TEM SEUS PARENTES NO EXTERIOR E TAMBÉM TEM VIDA POR LÁ.

O Toyota Corolla desde que adotou a plataforma MC no Brasil virou um Best Seller, foi líder de vendas em 2003,2004,2005 e 2006, em 2007 e 2008 perdeu para o Honda Civic, voltou a liderança em 2010, 2011 e 2012 e só perdeu em 2013, mas em 2014 tomou de volta o posto.
 
 
 
Eis que em 2014 chegava um novo Corolla que estreava a nova geração da MC, ele vinha apenas como sedã de quatro portas e ele media 4.62metros de comprimento, 1.77metros de largura, 1.45metros de altura e 2.70metros de entre - eixos, três opções de acabamento: GLi, XEi e Altis, duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou CVT que simula sete marchas, duas opções de motores, ambas da família ZR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e ganhavam sistema que dispensava partida á frio, a primeira opção era o 1.8, o seu diâmetro é de 80.5mm e o curso é de 88.3mm o que totalizavam 1798cm3, a sua taxa de compressão era de 12:1 e com isso gerava 17.7KGFMa4000RPM e 139CVa6000RPM e com álcool vai a 18.4KGFMa4800RPM e 144CV mantendo os 6000RPM e esse era exclusivo do GLi, podia ser manual ou CVT e as outras versões vinham com o 2.nada 16V, o curso aumentava para 97.6mm o que totalizavam 1986cm3, a sua taxa de compressão era mesma do 1.8 e com isso gerava 19.8KGFMa4000RPM e 142CVa5800RPM e com álcool vai a 20.7KGFMa4800RPM e 154CV nas mesmas rotações e apenas com câmbio CVT. A sua suspensão utilizava molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira era Independente tipo McPherson e na traseira era semi - independente com eixo de torção , os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira e a direção é do tipo pinhão e cremalheira.
O Corolla chega ao mercado com motor 1.8 16V de 139CV com gasolina e 144CV com álcool e o 2.nada 16V com 142CV com gasolina e 153CV com álcool e para o mercado argentino o 1.8 16V de 140CV.
O Corolla mandado para argentina gera 140CV no motor 1.8 e lá tem apenas o motor 1.8, no mês de lançamento do Corolla ele é posto contra C4 Lounge 1.6 16V THP(ainda não era Flex), Cruze LTZ 1.8 16V, Sentra SL 2.nada 16V e Civic EXR 2.nada 16V, na pista o Corolla cravou 10segundos, contra 10.9segundos do Civic, 11.4segundos do Sentra e 11.6segundos do Cruze e o C4 Lounge o único á gasolina cravou 8.9segundos, com gasolina é provável que o Corolla faça 11.1segundos, Sentra mantenha o tempo, Civic em 11.4segundos e Cruze em 12segundos, o seu consumo urbano foi de 7.6KM/L empatou com o Sentra, perderam para o Civic com 7.9KM/L e ambos venceram o Cruze com 6.7KM/L e o C4 Lounge o único na gasolina fez 9.3KM/L, com gasolina era provável que Corolla e Sentra fizessem 9.9KM/L, o Civic fosse fazer 10.3KM/L e o Cruze fosse fazer 8.7KM/L e o rodoviário é de 10.1KM/L, perdeu para o Sentra com 10.5KM/L e para o Civic com 11.8KM/L, mas venceu o Cruze com 9.1KM/L e o C4 Lounge era o único apenas á gasolina com 13.5KM/L e os prováveis números com gasolina seriam de 13.1KM/L para o Corolla, 13.6KM/L do Sentra,15.4KM/L do Civic e 11.8KM/L do Cruze. O Corolla sempre foi um carro confortável, com potência na medida e relativamente econômico no 1.8, mas nessa geração com exceção da economia, o resto foi aumentado e ainda tem mais: ele tem poucos pontos fracos, talvez o preço mais caro que os rivais seja um demérito. A versão GLi 1.8 16V manual foi testada: 0a100KM/H em 9.7segundos, consumo de 7KM/L e o rodoviário de 10KM/L e os prováveis números com gasolina foram: 0a100KM/H em 10.1segundos, consumo urbano de 9.1KM/L e o rodoviário de 13KM/L. e lembrando que o Corolla foi lançado em 2015 e a XEi perdeu equipamentos como rebatimento elétrico dos retrovisores por exemplo. Mas em agosto de 2015 chegava a linha 2016 e nada mudava e infelizmente não tenho dados do comparativo da versão GLi 1.8 CVT contra o Jetta Trendline e o Cruze LT 1.8, voltando ao Corolla: os rebatimentos elétricos voltavam na XEi e provavelmente daqui a pouco chegará  a linha 2017 afinal essa base será substituída pela TNGA no futuro.
 
NO FINAL DE 2012 NA LINHA 2013 chegava o hachtback Auris ao mercado europeu, ele mede 4.23metros de comprimento, 1.76metros de largura, 1.46metros de altura e 2.60metros de entre - eixos, ele vem apenas com quatro portas e ainda veio a perua com as mesmas medidas só o comprimento foi a 4.48metros que foi chamada Touring Sports, três opções de motores, no caso a primeira opção é o 1.2 de turbo e injeção direta  da família NR, o seu diâmetro é de 71.5mm e o curso é de 74.5mm o que totalizavam 1197cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, além de turbo,intercooler  e injeção direta e com isso gera 19.4KGFMa1500RPM e 116CVa5200RPM, a segunda opção é o híbrido, que tem o motor 1.8 16V da família ZR é o mesmo do Corolla 1.8 nacional, mas de ciclo Atinkson, a taxa de compressão subiu para 13:1 e o motor sozinho gera 14.5KGFMa4400RPM e 98CVa6400RPM e com ajuda do motor elétrico ele gera 21.1KGFM e 136CV ambos a 0RPM e por último o 1.4 D4-D Turbo Diesel da família ND com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote, turbo, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 73mm e o curso é de 81.5mm o que totalizavam 1364cm3, a sua taxa de compressão é de 16:1 e com isso gerava 20.9KGFMa1400RPM e vai até 2800RPM e 90CVa3800RPM. A sua suspensão é independente nas quatro rodas, sendo McPherson na dianteira e Multlink na traseira e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira e o sistema de direção segue o Corolla nacional como é oriundo da mesma plataforma e o câmbio é manual de seis marchas ou CVT.
O Auris chegava ao mercado europeu com motores 1.2 16V Turbo e injeção direta com 116CV, 1.8 16V Híbrido com 136CV totais e o 1.4 Turbo Diesel de 90CV.
                                    A Touring Sports com os mesmos motores do hachtback.
 
Em março de 2013 chegava o Corolla renovado na linha 2014 ele é feito na Turquia e igual ao nacional, mas só o visual e as opções de câmbio eram iguais a mesmas do Auris, a suspensão é a mesma do Corolla  nacional e nos motores existe a diferença: o 1.4 Turbo Diesel é o mesmo do Auris, o 1.3 da família NR, o seu diâmetro é de 72.5mm e o curso é de 80mm o que totalizavam 1329cm3, ele tem a mesma concepção do 1.2, é basicamente o motor do nosso Etios 1.3 com comando de válvulas variável(VVT-i), sua taxa de compressão é de 10:1  e com isso gera 13KGFMa3800RPM e 98CVa6000RPM e a última opção é o 1.6 16V VVT-i Valvematic da família ZR é da mesma família dos nosso 1.6 e 2.nada, o diâmetro é igual dos nossos 1.8 e o curso é de 78.5mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão é de 10,7:1 e com isso gerava 16.3KGFMa4400RPM e 132CVa6400RPM e os freios seguem o mesmo esquema do nosso.
O Corolla europeu igual ao nosso, mas com diferenças nos motores: 1.3 16V de 98CV e o 1.6 16V de 132CV e o 1.4 Turbo Diesel do Auris.
 
O Corolla já entrava na linha 2014, mas o Auris só foi entrar em outubro de 2013, em outubro de 2014 na linha 2015 veio o facelift para o Auris, nova grade dianteira, faróis e para - choques e sem mudanças mecânicas para o hachtback europeu.
O Toyota Auris ganhava nova grade dianteira, faróis e para - choques.
Em outubro de 2015 na linha 2016 nada muda e eles seguem o seu caminho na Europa.
NOS ESTADOS UNIDOS ele tem grade dianteira, farois, para - choques e lanternas diferente do resto mundo, eu sinceramente acho o modelo nacional/europeu mais acertado que ele, quatro opções de acabamento: L, LE, LE Eco e S que é esse último é o esportivo de adesivo, três opções de câmbio: ,manual de seis marchas,automática de quatro marchas exclusiva da L ou CVT para as outras versões e no motor o 1.8 16V da família ZR igual ao Corolla nacional,  mas com 17.7KGFMa4400RPM e 134CVa6100RPM e a versão Eco por incrível que pareça mantém o torque e gera 142CV.
O Corolla americano chega com visual diferente do resto e o motor 1.8 16V de 134CV ou 142CV para o modelo LE Eco.

Versão S é o "esportivo adesivo" da Toyota americana.
Ele é um esportivo de fachada, ele foi lançado em fevereiro de 2013 como linha 2014, em outubro de 2013 na linha 2014 chegava a Rav4 lembrando que o Corolla feito nos EUA abastece Canadá e México e o Rav4 vendido nos EUA e no México é feito no Canadá, ele também tem grade dianteira diferente do resto do mundo, duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou CVT e nos motores o mesmo VVT-i 2.5 16V da família AR, com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, o seu diâmetro é de 90mm e o curso é de 98mm o que totalizavam 2949cm3, a sua taxa de compressão é de 10.4:1 e com isso gerava 23.8KGFMa4000RPM e 181CVa6000RPM e vem com opção de tração integral e a suspensão é independente nas quatro rodas sendo McPherson na dianteira e braços duplos triangulares na traseira.
O Rav4 chega ao mercado americano com motor 2.5 16V de 182CV.
Em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda, em outubro de 2015 na linha 2016 o Corolla perde a opção do câmbio manual de seis marchas e o Corolla americano segue sua vida.
 
NO JAPÃO O COROLLA MIGROU PARA A PLATAFORMA B DA TOYOTA e o Pruis já migrou para TNGA, então só sobrou o Rav4 que chegou em outubro de 2012 na linha 2013, ele media 4.57metros de comprimento, 1.85metros de largura, 1.77metros de altura e 2.60metros de entre - eixos, lá duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou CVT e duas opções de tração: dianteira ou integral e duas opções de motores, a primeira era o 2.nada 16V da família ZR que é o mesmo do Corolla nacional, mas lá é apenas á gasolina e com isso gera 19.8KGFMa4800RPM e 143CVa6300RPM e a segunda opção é o 2.5 16V da família AR e com isso gera 23.8KGFMa4000RPM e 181CVa6000RPM é o mesmo do modelo americano.
O Rav4 chega ao mercado japonês com motores 2.nada 16V de 143CV e o 2.5 16V de 181CV.
Em outubro de 2013 na linha 2014 nada muda, em outubro de 2015 na linha 2016 nada muda e em outubro de 2015 na linha 2016 ele ganha nova grade dianteira, farois e para - choques.
Nova grade dianteira, faróis e para- choques para o Rav4.
O Rav4 seguirá o seu caminho até migrar para a plataforma TNGA.
 
NO SUDESTE ASIÁTICO O COROLLA sempre fez sucesso e assim como o nosso, ele segue o modelo europeu, aliás o nosso Corolla assume o posto de Corolla mais potente do mundo, afinal o Corolla Altis tailandês é oferecido com duas opções de motores: o 1.6 16V da família ZR que é usado nos Corolla europeu  que lá gera 16KGFMa5200RPM e 125CVa6000RPM e o 1.8 16V da mesma família que é o mesmo do nosso  Corolla 1.8 que lá gerava 18KGFMa4000RPM e 141CVa6000RPM e especificações semelhantes foram adotadas em Filipinas e Malásia e duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou CVT com sete marchas virtuais.
O Corolla do sudeste asiático e os motores 1.6 16V de 125CV e o 1.8 16V de 141CV.
E isso foi em outubro de 2013, em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda, em abril de 2015 chegava a versão Esport para o mercado tailandês que é um esportivo de adesivo, em outubro de 2015 na linha 2016 nada muda e ele segue no mercado asiático.
 
O RAV4 NA ATUAL GERAÇÃO CHEGOU AO BRASIL IMPORTADO DO JAPÃO em março de 2013, ele chegou com duas opções de câmbio: CVT ou automático de seis marchas, duas opções de tração: dianteira ou integral e duas opções de motor: o 2.nada 16V da família ZR atrelado ao câmbio CVT que gera 19.1KGFMa3600RPM e 142CVa6200RPM e o 2.5 16V da família AR atrelado ao câmbio automático de seis marchas e tração integral que gerava 23.8KGFMa4100RPM e 179CVa6000RPM, a suspensão é como o Rav4 no exterior já que ele vem do Japão.
O Rav4 chega ao mercado nacional com motor 2.nada 16V de 142CV e 2.5 16V de 179CV.
E ele chegou como linha 2014, em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda, em outubro de 2015 na linha 2016 nada muda e ele seguirá sua vida como sempre foi: importado do Japão.
 
O Corolla tem uma vasta história no exterior e no Brasil é líder do segmento e além de ser importante para a Toyota americana e também importante para divisão europeia da marca que faz o Auris, vale um lembrete sobre o Corolla japonês: ele é feito na plataforma B da Toyota, é provável que migrem para a TNGA no futuro todos os seus modelos.
 



 



Comentários