Matéria técnica: Relações de marcha do Renault Sandero R.S e a polêmica do câmbio curto.

AGORA VOU PROVAR POR QUE EU DIGO QUE É "PADRÃO RENAULT SPORT".

O Sandero R.S assumiu a liderança em vendas entre os esportivos, talvez isso graças a relação preço/potência, afinal é o esportivo mais barato do país, mas não é só isso que o traz qualidades e alguns defeitos estão dentro de "escript" e inclusive o caso de hoje não é um defeito, considerando que é um carro esportivo e eu nele não acho defeito.
  No lançamento do Sandero R.S muitos jornalistas criticaram o câmbio curto(não estou condenando eles) e aí tive que ir atrás dos RenaultSport do GT6: Clio III R.S 200 e Mégane III R.S 275 e fui atrás e vi a 100KM/H em sexta ele gira a 3000RPM igual ao nosso Sandero R.S....
   Mas vamos recapitular uma matéria antiga: câmbio é multiplicador de torque, afinal se não multiplicar o torque, o motor do carro não anda e quem me disse isso foi.... James May: Great News!(ví uma matéria dele no site top gear quando ele era apresentador).
     Antes de andar nos Renault europeu do GT6(de boa é claro), pensei? será que é mais um daqueles encurtamentos exagerados? quer exemplos:

1 GMB: Em 2003 ela já encurtou as três primeiras marchas do Celta VHC, Corsa B Classic VHC e o Corsa C VHC e o resultado: no Corsa  C não surtiu efeito, era pesado andava como 1.nada e bebia como 2.nada, Celta e Corsa Classic são leves, mas pareciam tratores, afinal a GM já tinha trocada a F-13-WR nos 1000 dela em 1997 pelo F-15-CR usado no Corsa Pick-up e GSi(que tinha proposta esportiva e de verdade) só que em 2003 a GMB errou no escalonamento e persistiu no erro, o Celta morreu com o câmbio daquele jeito e o Corsa B Classic está virando uma "Kombi da GM".

2 VWB: Em 2002 a Volkswagen no lançamento do Polo para tentar se garantir, resolveu encurtar as marchas o resultado: o 1.6 em quinta girava a 4000RPM, ou seja foi tão horrível que a VW teve que alongar um ano depois e mais um alongamento em 2004 e aí ficou decente e em 2008 na linha 2009 virou um 4+E que virou padrão nos Volkswagen 1.6 desde então.

O Sandero R.S não se encaixa em nenhuma delas, afinal colocarei o Sandero R.S que usa o motor 2.nada 16V da família F que é chamado de F4R que gera 20.2KGFMa4000RPM e 145CVa5750RPM e com álcool vai a 20.9KGFM e 150CV nas mesmas rotações.

                                                    RELAÇÕES DE MARCHA: SANDERO R.S
I = 3.72  II=2.10    III=1.63     IV=1.29   V=1.02   VI=0.81 DIFERENCIAL: 4.12
                                                           COM GASOLINA(20.2KGFM)
I=75.4KGFM  II=42.4 KGFM   III=32.9KGFM  IV=26KGFM  V=20.2 KGFM   VI=16.3 KGFM
                                                            COM ÁLCOOL(20.9KGFM)
I=77.7KGFM  II=43.9 KGFM    III=34.1KGFM   IV=26.9KGFM  V=21.3KGFM VI=16.9KGFM
                       RELAÇÕES DE MARCHA DUSTER OROCH DYNAMIQUE 2.NADA 16V
I=3.73  II=2.11   III=1.45 IV=1.11 V=0.97  VI=0.77  DIFERENCIAL:4.44
                                                               COM GASOLINA(20.2KGFM)
I=75.3KGFM  II=42.6KGFM  III=29.3KGFM  IV=22.4 V=19.5KGFM  VI=15.5KGFM
                                                               COM ÁLCOOL(20.9KGFM)
I=80KGFM   III=44.1KGFM III=30.3KGFM  IV=23.2KGFM V=20.3KGFM  VI=16.1KGFM.
                          RELAÇÕES DE MARCHA DUSTER DYNAMIQUE 2.NADA 16V
I=3.73  II=2.11  III=1.45  IV=1.11 V=0.97 VI=0.77   DIFERENCIAL:4.13
OS NÚMEROS REPETEM A OROCH COM EXCEÇÃO DO DIFERENCIAL.

Primeiro a comparação com os parentes mais próximos, em primeira o Sandero terá menos torque que os irmãos, em segunda os três são parelhos, em terceira o Sandero R.S começa abrir vantagem, em quarta a vantagem aumenta, assim como em quinta e sexta, dá para ver que o Duster e Duster Oroch são 5+E, mesmo com o diferencial encurtado da picape, mas a Renault encurtou o diferencial apenas por causa dos 650KG de capacidade de carga na caçamba.

E agora quero ver? os Renault Sport europeus? então ok, vamos começar pelo Clio III R.S 200 que usa o F4R aspirado mais potente feito até hoje com 200CVa7000RPM e 21.9KGFMa5500RPM.
                                        I=3.36  II=2.10  III-1.52 IV-1.21 V=0.97 VI=0.82 DIFERENCIAL 4.31
                                                           MULTIPLICAÇÃO PELO TORQUE(21.9KGFM)
I=73.5KGFM  II=46KGFM  III=33.3KGFM IV=21.2KGFM  VI=18KGFM.
Considerando que o Clio III R.S 200 é apenas á gasolina, a primeira é mais longa(aqui no Brasil a primeira é mais curta por preferência), a II é igual ao nosso Sandero, a III é mais longa, a IV é parelha, só o Clio é mais longa, mas a VI é igual e o diferencial do Clio é bem mais curto.
                                                  
                               I=3.07   II=1.95 III=1.39 IV=1.02 V=0.82 VI=0.67  DIFERENCIAL 4.79
                                              MULTIPLICAÇÃO PELO TORQUE:36.7
I=112.7KGFM  II=71.6KGFM  III=51KGFM  IV=37.4KGFM  V=30.1KGFM VI=24.6KGFM
"Agora o Wellington, se lascou". você diz, mas não, aqui temos um câmbio com relações longas, mas o diferencial é curto e com isso torna-se um câmbio curto, afinal o diferencial dele é bem mais curto que da Duster Oroch para se ter uma ideia e por isso o recorde no inferno verde durante anos.

Agora você de estar perguntando;
Câmbio curto é padrão Renault Sport?
Sim e pode ver os Renault Sport europeus.
Dá para alongar ou encurtar um câmbio apenas usando o diferencial sem mexer nas relações?
Dá, vide o Mégane III R.S 265 que tem relações longas, mas o diferencial é curto e acaba sendo um câmbio curto. De maneira inversa também dá, um exemplo é o Up! TSI que a VWB alongou 28% e com isso o transformou num 4+E sem mexer na relação da quinta marcha.

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