Avaliação: Fui até a Globo Nissan da Praia comprida conhecer o Kicks SL 1.6 16V CVT

UTILITÁRIO ESPORTIVO DA NISSAN MOSTRA CONFORTO E MOTOR 1.6 DÁ CONTA, MAS MERECIA MAIS OPÇÕES DE VERSÕES.

Depois quase seis meses, resolvi ir atrás do Kicks, afinal como era de trabalho fica complicado, no meu trabalho as coisas folgaram um pouco e acabou dando certo.
  Primeiro fui na Globo Renault(que é bem ao lado) conhecer o Sandero três cilindros SCE que você viu na matéria e aí saindo de lá, olhei para o Kicks e fui até a revenda e  aí uma atendente veio falar comigo e aí falou que ia me encaminhar ao vendedor e aí conversei com o vendedor troquei uma ideia sobre dimensões, comprimento e motor e então ele falei para ele sobre o meu blog e os releases que a Nissan manda e aí pedi o test-drive e aí ele deixou. Aliás o vendedor super simpático e me atendeu muito bem.
POR FORA: O Nissan Kicks é feito em cima da plataforma V da Nissan que serve ao March e Versa, o utilitário por enquanto vem do México, mas o modelo será feito em Resende-RJ, ele mede 4.29 metros de comprimento, em comparação aos rivais o 2008 mede 4.16 metros de comprimento, o Renault Duster mede 4.32 metros de comprimento, o Chevrolet Tracker mede 4.26 metros de comprimento, o Ford EcoSport mede 4.25 metros de comprimento, o Jeep Renegade mede 4.24 metros de comprimento e o Honda HR-V mede os mesmos 4.29 metros do Kicks, se analisar nos números ele só fica atrás do Renault Duster e fora que não contamos com a Renault Captur e com o Hyundai Creta que serão futuros concorrentes, mas isso é para o futuro, ele mede 1.76metros de largura, o Peugeot 2008 mede 1.75 metros de largura, o Renault Duster mede 1.82 metros, o Chevrolet Tracker mede 1.77 metros, o Ford EcoSport mede os mesmos 1.76 metros do Kicks, o Jeep Renegade mede 1.79 metros e o Honda HR-V mede 1.77 metros de largura. Aqui perde para o Duster, Renegade, Tracker e HR-V, empata com o Kicks e só vence o 2008 nesse quesito. Ele mede 1.59 metros de altura, o Peugeot 2008 mede 1.56 metros de altura, o Renault Duster mede 1.67 metros de altura, o Chevrolet Tracker mede 1.68 metros de altura, o Ford EcoSport mede 1.69 metros de altura, o Jeep Renegade mede 1.72 metros de altura e o Honda HR-V mede 1.58 metros de altura e com isso é apenas mais alto que HR-V e 2008 e o seu entre - eixos de 2.62 metros de entre - eixos, o Peugeot 2008 mede 2.54 metros, o Renault Duster mede 2.67 metros de entre - eixos, o Chevrolet Tracker mede 2.55 metros de entre - eixos, o Ford EcoSport mede 2.52 metros de entre - eixos, o Jeep Renegade mede 2.57 metros de entre - eixos e o Honda HR-V mede 2.61 metros e ele só perde nessa para o Renault Duster. O visual dele é bonito, normalmente é difícil acertar no excesso de vincos, mas a Nissan acertou nessa e olha que a versão com teto de cor diferente fica legal, pena que não era essa versão, mas de qualquer forma não é a cor que vai mudar o carro.
O Visual do Kicks apresenta linhas bonitas na dianteira, lateral...

Na traseira também.

                                     
O emblema "Kicks"

Versão SL foi avaliada, afinal existe a SV abaixo dele.
POR DENTRO: Primeiro chama atenção a tela TFT no painel que pode fazer papel de várias coisas, inclusive de conta-giros(e esse eu acho o melhor de tudo), o acabamento é bonito e bem acabado, ele vem de série com ABS e Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado digital, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos, os outros itens de série são: Abertura interna da tampa de combustível com acionamento elétrico, Abertura e fechamento das portas através de controle remoto, Bancos de Couro, Acendimento automático dos faróis(sensor crepuscular), Apoio de cabeça para todos os passageiros, Banco do motorista com regulagem de altura, Bancos dianteiros com tecnologia "Gravidade zero", Chave inteligente presencial(i-Key),Comando elétrico da abertura do porta-malas(acionamento com chave ou comando interno), Controle de Áudio e funções interna do volante, Tela de TFT com 12 funções, Para-sol com espelhos para motorista e passageiros, Porta - Copos(2) central, Porta -malas com iluminação interna, Porta objetos nas laterais das portas dianteiras e traseiras, Porta revistas nos bancos dianteiros, Painel em soft touch, Botão de partida e abertura do porta - malas sem o uso da chave,Tomada 12 volts, todos os vidros com função one-touch e antiesmagamento, Volante com acabamento em couro, Regulagem da profundidade da direção, Maçanetas externas na cor veículo, Maçanetas internas cromadas, Manopla de câmbio revestida em couro e alguns detalhes cromados, Moldura laterais com detalhes personalizados, Para- choque frontal e traseiro na cor do veículo com detalhes pretos, Rack no teto na cor prata, Led de indicação de direção nos retrovisores,Retrovisores externos na cor do veículo, roda aro 17, Air Bag duplo lateral, Air Bag duplo de cortina,Alarme sonora das luzes acessas,Bloqueio de ignição através do imobilizador do motor, Câmera 360 graus com imagem integrada a central multimídia(chamada de Aerial View), Cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros,Controle dinâmico em Curvas(Active Trace Control),Controle dinâmico do freio motor(Active engine brake), Desembaçador do vidro traseiro com temporizador, Detector de objetos em movimento(MOD), Estabilizador ativo da carroceria(Active Ride Control), Faróis de Neblina, Faróis dianteiros com temporizador,Isofix, EBD e BA(assistência de frenagem), Limpadores do para-brisas com duas velocidades e controle intermitente variável, Sensor de estacionamento, Sistema de auxilio em rampa(HSA), TCS(Traction Control System, ou simplesmente controle de tração), Travamento automático das portas,VDC(Vehicle Dynamic Control, ou simplesmente controle de estabilidade), Central multímidia com tela de 7 polegadas, Bluetooh, Sistema de som com quatro alto falantes,2 tweeters, USB e Bluetooh com comando no volante. A lista de equipamentos é bem generosa e os único opcional é a pintura metálica ou perolizada que aí o preço vai a R$91.840 e o interior que é gratuíto e pode escolher: preto ou bicolor. Em comparação aos rivais o 2008 Griffe 1.6 16V Automático entre os principais itens de série deve ESP e controle de tração, tem Air Bags laterais e de cortina,(presente só na 1.6 16V THP aí é outra história) e custa R$7000 a menos, o Renault Duster Dynamique 2.nada 16V  não tem ESP, Controle de tração, Air Bags laterais e de cortina, não tem Ar Condicionado digital, mas também é R$7000 mais barato, troque a direção elétrica pela eletro-hidráulica no modelo Renault, o Chevrolet Tracker LTZ 1.4 Turbo custa R$89.990 mas fica devendo ESP, Controle de tração e os Air bags laterais e de cortina são opcionais, o Ford EcoSport está em vias de mudar, tanto que nem o configurador da Ford funciona a´te hoje), o Honda HR-V na versão EXL tem o mesmo nível de equipamentos do Kicks com ESP, Controle de tração(chamado de VSA pela Honda) Air Bags laterais de cortina, mas custa R$101.400, o Jeep Renegade Limited deve de série Air Bag duplos laterais e de cortina e central multimídia e aí o preço vai a R$106.140, dá para dizer que o Kicks tem um bom custo/benefício para quem quer um utilitário esportivo equipado, mesmo com preço alto. O seu porta - malas é de 432 litros, atende e muito bem uma família e é o segundo maior porta - malas,o Peugeot leva 355 litros, o Renault Duster leva 475 litros, o Chevrolet Tracker leva 306 litros, o Ford EcoSport leva 352 litros, o Honda HR-V leva 431 litros e o Jeep Renegade leva 260 litros e com isso a média do segmento fica em 373 litros, ou seja: acima da média.
O Painel destaca-se a tela de TFT  e que pode fazer função de conta - giros.

Central multimídia.

Com Areial  Wiew e câmera de ré.

O câmbio é o CVT.

Botão de ignição.

Na minha posição sobra espaço para o passageiro.

Com o banco recuado, "roça" mas não aperta.

O Porta - Malas leva 432 litros é o segundo maior do segmento.

Estepe igual as rodas titulares até nas dimensões.
MECÂNICAMENTE: O câmbio é o CVT X-Tronic já famoso na linha Nissan, dos rivais apenas quem tem o CVT também é o Honda HR-V, já o Peugeot 2008 e o Renault Duster tem câmbio automático de quatro marchas, Chevrolet Tracker e Jeep Renegade tem o automático de seis marchas e o Ford EcoSport tem o Powershift de dupla embreagem também com seis marchas. O motor é o 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por  corrente metálica e coletores variáveis chamado de CVVTCS pela Nissan e com isso gera 15.5KGFMa4000RPM e 114CVa5600RPM nos dois combustíveis e 90% do torque está disponivel a 2000RPM o que dá:13.9KGFM.Esse motor é conhecido pelo código HR16DE é o mesmo usado em Versa e March, mas com 0.4KGFM e 3CV a mais, O Peugeot 2008 tem o 1.6 16V da família TU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada(chamado VTi) que gera 15.5KGFMa4000RPM e 115CVa6000RPM e com álcool vai a 16.4KGFM e 122CV nas mesmas rotações, o Renault Duster tem o 2.nada 16V da família F com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas sendo variável na admissão acionado por correia dentada e com isso gera 20.2KGFMa4000RPM e 143CVa5750RPM e com álcool vai a 20.9KGFM e 148CV nas mesmas rotações, o Chevrolet Tracker tem o Ecotec 1.4 16V Turbo Di com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta e com isso gera 24KGFMa2100RPM e 150CVa5600RPM e com álcool vai a 24.5KGFM e 153CV nas mesmas rotações, o Ford EcoSport vou colocar as duas opções de motores dele aqui: o  Zetec Sigma Ti-VCT 1.6 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada  e coletores variáveis e com isso gera 15.6KGFMa4250RPM e 128CVa6500RPM e com álcool vai a 16.1KGFMa5000RPM e 131CV nas mesmas rotações e o 2.nada 16V Duratec com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis gera 19KGFMa4250RPM e 140CVa6250RPM e com álcool vai a 19.7KGFM e 147CV nas mesmas rotações.O Honda HR-V usa o i-VTEC 1.8 16V da família R com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e com isso gera 17.4KGFMa5000RPM e 140CVa6500RPM e com álcool vai a 17.3KGFMa4800RPM e 139CVa6300RPM é o único caso de ficar menos potente com álcool e o Jeep Renegade que usa o E-Torq Evo II 1.8 16V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote e variável acionado por corrente metálica, coletores variáveis e com isso gera 18.8KGFMa3750RPM e 135CVa5750RPM e com álcool vai a 19.3KGFM e 139CV nas mesmas rotações. Vale um lembrete aqui: O Kicks é bem mais leve os que seus rivais e tem sistema Flexstart que dispensa o reservatório de partida á frio. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é  Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção, a receita é igual aos rivais com exceção do Renegade que usa o McPherson na traseira também, Os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, a receita é usada por todos os rivais com exceção do Renegade e do HR-V na versão EXL que usa freios á disco sólidos na traseira. A direção é do tipo pinhão e cremalheira como os rivais.
O motor 1.6 16V gera 115CV nos dois combustíveis.
ANDANDO COM ELE: Depois de pedir o test-drive que o vendedor deixou prontamente, primeiro ele mostrou a chave com tele comando, abriu a porta a distância, depois eu pedi para ele onde podia deixar o conta-giros na Tela TFT e já estava pronto! ao ligar o carro fui atrás do botão start/stop onde fica a chave no Versa e o botão era lá perto do câmbio "Aqui" e aí liguei, se antes eu achava "Não vai dar conta..." e não é que começou a dar conta, vale lembrar que o baixo peso dele ajuda e o CVT começou a se mostrar de maneira competente, afinal no dia-a-dia a caixa CVT é boa, sem dar trancos e aí dei um pequeno kick-down e aí parecia me responder ao pé direito. depois a direção elétrica mostrou competência e a suspensão se mostrou macia e confortável de acordo com a proposta do modelo. Depois os freios se mostraram bons e logo depois fui numa rua principal e pensei num kick down e vi uma senhora querendo atravessar, resolvi ir devagar ela esperou e aí quando eu vi uma carreta saindo do estacionamento fiz um pequeno kickdown e aí me respondeu a vontade do motorista e aí veio um engarrafamento, algo diferente de Renegade 1.8 manual e Duster 1.6 16V, neles você consegue enxergar o fim do capô,no Kicks não, por causa do visual arredondado. Voltando ao engarrafamento o vendedor disse "Ligue a câmera" e aí liguei para ver, afinal ajuda e bastante. Depois logo faço outra curva e volto a Beira Mar de São José e aí o limite é 60KM/H e o CVT se manteve bem baixo, fiz um pequeno kick down, mas fiquei na velocidade para não dar problemas e aí antes de fazer o test - drive o vendedor me disse que teria pedir autorização para gravar as fotos externas. Entrei na Globo Nissan e aí pediu ao vendedor pedir autorização para fazer as fotos e você viu as fotos que você vê aqui e com isso encerra o test-drive.
O SEU PREÇO E SITUAÇÃO DIANTE DOS RIVAIS: O Seu preço é de R$89.990, com a pintura metálica vai a R$91.340, ele é mais caro que o 2008 Griffe 1.6 16V Automático que custa R$82.490 deve equipamentos e também usa motor 1.6 16V, o Renault Duster Dynamique 2.nada 16V deve equipamentos e custa R$83.540, o Chevrolet Tracker custa o mesmo preço e tem motor mais potente, mas deve equipamentos, o Ford EcoSport infelizmente não tem preços por atualização no configurador da Ford, mas a hora que tiver mostrarei o preço, o Honda HR-V tem motor mais potente e tem o mesmo nível de equipamentos, mas é mais caro: R$101.400, o Jeep Renegade Limited é mais potente, mas é mais pesado, menos equipado e mais caro com o preço de R$97.990. O preço está bem situado no segmento. O seu consumo segundo o Conpet é de 8.1KM/L com álcool na cidade e 9.6KM/L com álcool na rodovia e o consumo com gasolina é de 11.4KM/L na cidade e 13.7KM/L na rodovia, em comparação aos rivais, apenas o Chevrolet Tracker ainda não está presente, o Peugeot 2008 fez com álcool 7.4KM/L na cidade e 8.6KM/L na  rodovia e com gasolina fez 11KM/L na cidade e 12.2KM/L a rodovia, o Renault Duster automático fez com álcool 6KM/L na cidade e 7.1KM/L na rodovia e com álcool fez 9KM/L com gasolina na cidade e 10.4KM/L na rodovia, o Ford EcoSport com motor 1.6 16V e câmbio Powershift fez com álcool 7.2KM/L na cidade e 8.3KM/L na rodovia e com gasolina fez 10.2KM/L na cidade e 12.1KM/L na rodovia, já com motor 2.nada 16V o EcoSport fez com álcool 6.6KM/L na cidade 8KM/L na rodovia e com gasolina fez  9.7KM/L na cidade e 11.5KM/L na rodovia, o Honda HR-V fez com álcool fez 7.1KM/L na cidade e 8.5KM/L na rodovia e com gasolina fez 10.5KM/L na cidade e 12.1KM/L na rodovia e o Jeep Renegade fez com álcool 6.5KM/L na cidade e 7.6KM/L na rodovia e com gasolina e com álcool fez 10.6KM/L na cidade e 11.2KM/L na rodovia, sim todos os rivais além do Kicks levaram nota A, mas o Kicks é mais econômico que todos os seus rivais. Se eu compraria se tivesse grana para isso? A resposta é sim, afinal o 1.6 16V deu conta do recado, não fez milagres, mas teve ajuda do CVT e do baixo peso, um carro com bom porta-malas, excelente espaço interno, acabamento e bom consumo. Seu ponto fraco mesmo são as faltas de opções, afinal tem a SV Limited mais baixo que custa R$84.990, mas falta a opção de câmbio manual para o motor 1.6 16V e o 2.nada 16V do Sentra acompanhado do câmbio CVT no topo de linha e isso o deixaria em situação ótima perante os rivais, mas isso creio que só acontecerá depois da fabricação em Porto Real-RJ, o mais certo é o câmbio manual. O modelo está disponível nas cores: Preto Premium, Prata Classic, Cinza Grafite com teto Sunset Orange,Cinza Rust e Branco Diamond.
                                                             FICHA TÉCNICA:
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis,flex.
CILINDRADA: 1598cm3
DIÂMETRO X CURSO: 78 X 83.6mm
TAXA DE COMPRESSÃO:10,7:1
POTÊNCIA:114CVa5600RPM
TORQUE:15.5KGFMa4000RPM.
CÂMBIO: CVT X-Tronic e tração dianteira.
CARROCERIA: Utilitário esportivo, cinco portas e cinco lugares.
DIMENSÕES: Comprimento 4.29 metros, largura 1.76 metros, altura 1.59 metros e entre - eixos 2.62 metros.
PESO:1142KG
PESO/POTÊNCIA: 10KG/CV
PESO/TORQUE:73.7KG/KGFM
VOLUMES: Porta- malas 432 litros e tanque de combustível 41 litros.
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção.
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBD, ESP, TCS.
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira.
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17,205/50/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado digital, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, ESP, Controle de tração, Central multímidia, GPS, Arieal Wiew, Air bag duplo lateral e de cortina.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Pintura metálica ou perolizada.
PREÇO: R$ 89. 990.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem.

AGRADECIMENTOS A GLOBO NISSAN DÁ PRAIA COMPRIDA PELO BOM ATENDIMENTO, PELA CONFIANÇA NO PRODUTO E PELO CATÁLOGO DO VENDEDOR.





Comentários