Plataforma GC/GF/GM/ GD/GG: As duas primeiras gerações de uma lenda da Rally.

A LENDA DO WRC EM SUAS DUAS PRIMEIRAS GERAÇÕES ENTRA NAS MATÉRIAS HISTÓRICAS.

O Boxer da Subaru completou 50 anos em 2016 e estava faltando uma matéria histórica deles e motivada pelos vídeos do Gran Turismo 6 temos mais uma matéria histórica, mas antes uma explicação:

GC/GF/GM= Refere a primeira geração do Impreza.
GD/GG=Refere a segunda geração do Impreza.

A CHEGADA AO MERCADO DA PRIMEIRA GERAÇÃO se dá em outubro de 1992 na linha 1993 nas carrocerias sedã e perua de quatro portas, eles mediam 4.34 metros de comprimento, 1.69 metros de largura, 1.40 metros de altura e 2.52 metros de entre - eixos, ele vem com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, ele veio com três opções de motores: o Boxer 1.6 16V da família EJ com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando  de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro era de 87.9mm e o curso é de 65.8mm o que totalizavam 1597cm3, a sua taxa de compressão é de 9,4:1 e com isso gerava 14.1KGFMa4500RPM e 98CVa6000RPM, a segunda opção era o 1.8 16V da mesma família também de mesma concepção e o curso aumentava para 75mm e com isso totalizavam 1820cm3 e a taxa de compressão era de 9,7:1 e com isso gerava  15.7KGFMa4500RPM e 115CVa6000RPM e por último o 2.nada 16V também da família EJ, o diâmetro aumentava para 92mm e o curso do 1.8 16V era mantido e com isso totalizavam 1994cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 18.8KGFMa3600RPM e 125CVa5600RPM, o motor é dianteiro longitudinal e tração era dianteira ou integral. A sua suspensão era Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, sendo McPherson na dianteira e braços duplos triangulares na traseira. Os freios eram discos ventilados na dianteira e tambores na traseira e a direção era do tipo pinhão e cremalheira.
O Subaru Impreza chegava ao mercado japonês com motores 1.6 16V de 98CV, 1.8 16V de 115CV e o 2.nada 16V de 125CV.

Para alguns mercados externos a Subaru ofereceu o 1.5 16V de 99CV e mais tarde o 2.2 16V de 135CV e finalmente com 142CV para o mercado norte-americano.


A perua com os mesmos motores do sedã.
Em dezembro chegava o esportivo WRX(World Rally Experimental) e começava a saga de uma lenda, o câmbio era apenas manual de cinco marchas, o motor era o Boxer 2.nada 16V Turbo da família EJ ganhava duplo comando de válvulas no cabeçote, turbo e intercooler, além de tração integral que fez a fama da marca, lembrando que o Impreza tinha que suceder o Leone tanto no mercado como nas competições, voltando ao WRX, a sua taxa de compressão é de 8:1 e com isso gerava 27.5KGFMa4800RPM e 240CVa6000RPM, a lenda estava nascendo!
O WRX chegava ao mercado com motor Boxer 2.nada 16V Turbo de 240CV.
Em março de 1993 ele chegava a Europa com motores 1.6 16V e 1.8 16V nas versões comuns e o WRX era renomeado GT e o motor 2.nada 16V Turbo mantinha o torque e lá gerava 211CV para alguns mercados do "terceiro mundo" a Subaru ofereceu o 1.5 16V Boxer da família EJ, o seu diâmetro era de 85mm e o curso era mesmo do 1.6 16V, a sua taxa de compressão era de 9,4:1 e com isso gerava 13.1KGFMa3600RPM e 97CVa5600RPM. Para o mercado americano apenas o 1.8 16V seguiu e apenas com tração dianteira. Em outubro de 1993 na linha 1994 era do WRX STi e com o mesmo 2.nada 16V Turbo, mas agora calibrado para gerar 31.5KGFMa3000RPM e 250CVa5750RPM e era a única novidade para a linha 1994.
                                           O WRX STi chegava ao mercado com motor 2.nada 16V Turbo de 250CV, depois com 275CV que é o modelo da foto.
Em outubro de 1994 na linha 1995 duas novidades, a primeira era a opção da carroceria cupê e os mesmos motores do sedã, com exceção do WRX STi esse que agora passou a gerar 32.5KGFMa4000RPM e 275CVa6500RPM, para o mercado norte - americano ele ganhava a opção do Boxer 2.2 16V da família EJ, o seu diâmetro foi a 96.9mm e o curso foi mantido o que totalizavam 2218cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e dotado de comando de válvulas simples no cabeçote(assim como o 1.5 16V) e com isso gerava 19KGFMa4800RPM e 137CVa5800RPM e ela vinha com a opção da tração integral e para o mercado europeu o 1.6 e o 1.8 16V dão lugar ao 2.nada 16V que é o mesmo dos japoneses.
O Coupé chegava ao mercado com os mesmos motores do sedã.
Em outubro de 1996 na linha 1997 para os japoneses o WRX STi ganhava novas alterações e agora ele gerava 36KGFMa4000RPM e 280CVa6000RPM e agora a versão STi também estava disponível para o cupê, para os europeus nada muda e para os norte-americanos agora só a tração integral estava disponível seja com motor 1.8 ou 2.nada 16V.
O WRX STi agora ficava mais potente passando a gerar 280CV.
Em outubro de 1997 na linha 1998 com tricampeonato do WRC a marca aproveita para fazer mais alterações no STi e com isso agora gerava 36KGFMa4500RPM e 280CVa6500RPM, vale lembrar que eram "280CV", mas ele tinha mais potência na realidade, para o mercado europeu nada muda e para os norte-americanos chegava o esportivo 2.5RS já que eles não tiveram o WRX, o motor Boxer 2.5 16V da família EJ, teve o diâmetro foi a 99.5mm e o curso a 79mm o que totalizavam 2457cm3 e dotado de comando de válvulas duplo no cabeçote a sua taxa de compressão foi de 10:1 e com isso passou a gerar 22.4KGFMa4000RPM e 167CVa5600RPM e na mesma época o 1.8 16V dá adeus do mercado norte-americano.
Os norte-americanos tiveram o RS 2.5 com motor 16V de 167CV.
O Curioso é que o RS dos norte-americanos tinha visual parecido com os WRX que nessa época não era  vendido nos Estados Unidos. Em janeiro de 1998 para comemorar o tricampeonato do WRC(1995,1996 e 1997) e a marca lança uma série especial é o WRX STi-22B. com o nome sugere ele usava o motor Boxer 2.2 16V Turbo, é basicamente o EJ 2.2 16V vendido para os norte-americanos com pistões, bielas forjadas, turbo ,intercooler e duplo comando de válvulas no cabeçote, sendo que a taxa de compressão caiu para 8:1 e com isso gerava ótimos:37KGFMa3200RPM e 280CVa6000RPM, suspensão e freios era modificados, aliás vale lembrar que os modelos WRX/GT de início tinham discos sólidos na traseira, mais tarde passaram a ter ventilados nas quatro rodas  como todos os modelos STi de sua época.
O WRX STi 22-B também chegava ao mercado com motor 2.2 16V Turbo de 280CV.
O 22-B estava disponível como cupê apenas e era uma série muito limitada. Em outubro de 1998 na linha 1999 o torque o Impreza STi(36KGFM) voltava aos 4000RPM e isso era novidade no Japão, além da perua que pela primeira vez ganhava uma versão STi e assim todas as carrocerias tinham uma versão STi. Na Europa nada muda e nos Estados Unidos o RS 2.5 16V agora ganhava um motor Boxer 2.5 16V de comando de válvulas simples, isso mesmo: simples, que substituiu o duplo e com isso agora ele gerava 23KGFMa4400RPM e 167CVa5600RPM. Em outubro de 1999 na linha 2000 nenhuma alteração em todos os continentes.
EM AGOSTO DE 2000 CHEGAVA A SEGUNDA GERAÇÃO DO IMPREZA,  ele mantinha o entre- eixos e o "miolo" é um forte indício de manutenção de plataforma,o comprimento era de 4.41 metros, a largura era de 1.73 metros para o sedã e 1.69 metros para a perua. ele vinha com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas, ele vinha com duas opções de tração: dianteira ou integral, para os mercados externos apenas a tração integral estava disponível, nos motores a oferta começa pelo 1.6 16V Boxer da família EJ herdada da geração anterior que gerava 14.6KGFMa3600RPM e 95CVa5200RPM, o 1.8 16V dava adeus, o 2.nada 16V era mantido sem alterações e o 2.nada 16V Turbo para o WRX e WRX STi no mercado japonês, o primeiro com 27.5KGFMa4800RPM e 240CVa6000RPM e o segundo com 38KGFMa4200RPM e 280CVa6200RPM.
O Impreza "Bug Eye" chegava ao mercado com motores 1.6 16V de 95CV e 2.nada 16V de 125CV, para os mercados do terceiro mundo o 1.5 16V de 95CV e para o norte-americano o 2.5 16V de 167CV.

A Perua com os mesmos motores do sedã.

O WRX com motores 2.nada 16V de 240CV no Japão e 218CV no resto do mundo.

O WRX STi com motor 2.nada 16V Turbo de 280CV.
Para os mercados do terceiro mundo o 1.5 16V de 97CV é mantido no lugar do 1.6 16V, para o mercado americano o 2.5 16V era mantido e herdado do antigo RS e o WRX começava a ser vendido por lá e com motor Boxer 2.nada 16V Turbo com 27.5KGFMa4800RPM e 218CVa6000RPM e esse modelo ficou conhecido como "Bug Eye" pelo fato do "Bug do milênio" e ter ficado bem estranho, mas é algo que se acostuma, suspensão, freios e direção seguem o mesmo esquema, a novidade era disco sólidos traseiros para o modelos comuns e os ventilados eram para o WRX e foi lançado em agosto de 2000 como linha 2001.
Em outubro de 2001 na linha 2002 diante das críticas veio o facelift, o que deixo o aspecto melhor, nos motores continua sem alterações, a única diferença é que o WRX STi ganhava câmbio manual de seis marchas e ele agora gerava 40.2KGFMa4400RPM e 280CVa6000RPM.
O Impreza ganhava o facelift e  e o 2.nada 16V passava a 160CV. 

A Perua também ganhava o facelift.

O Sedã WRX mantinha o motor nas versões comuns e na STi além do câmbio manual de seis marchas, passava a ter mais torque e 280CV eram mantidos, mais tarde para mercados externos chegava o 2.5 16V Turbo Boxer com 230CV para o WRX e 280CV para o WRX STi.

A Perua WRX com os mesmos motores do sedã.
Em outubro de 2002 na linha 2003 ele chegava aos Estados Unidos e sem alterações nos motores, em outubro de 2003 na linha 2004 o WRX STi agora gerava 44KGFMa4200RPM e 280CVa6400RPM no motor Boxer 2.nada 16V Turbo da família EJ, em outubro de 2004 na linha 2005 o 2.nada 16V da família EJ ganhava duplo comando de válvulas no cabeçote e passa a gerar 18.9KGFMa3200RPM e 160CVa6400RPM e para os mercados externos o 2.nada 16V Turbo dos WRX e WRX STi dão lugar ao 2.5 16V Turbo Boxer da família EJ, o diâmetro x curso repete o 2.5 aspirado vendido nos EUA, dotado de turbo e intercooler a taxa de compressão cai 8,4:1 e vem com duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gera 32.6KGFMa3600RPM e 230CVa5600RPM e o modelo WRX STi dotado de câmbio manual passava a gerar 40KGFMa4000RPM e 280CVa5200RPM.
  Em outubro de 2005 na linha 2006 chegava um forte facelift que foi chamado de "Hawk Eye" o 1.6 16V dava lugar ao 1.5 16V Boxer  da família EL, tem bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote sendo variável na admissão, o seu diâmetro era de 77.7mm x o curso é de 79mm o que totalizavam 1498cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 14.5KGFMa3200RPM e 105CVa6400RPM, o 2.nada 16V era mantido, assim com o 2.nada 16V Turbo dos WRX e WRX STi para o exterior o 2.5 16V Turbo dos WRX e WRX STi eram mantidos, sendo que o 2.nada 16V Turbo do WRX STi para o mercado japonês gerava 43KGFMa4400RPM e 280CVa6200RPM.
O Último facelift dessa geração e dessa plataforma com motor 1.5 16V de 105CV  e o 2.nada 16V herdado do modelo anterior.

A Perua tinha os mesmos motores do sedã.

O WRX com motor 2.nada 16V Turbo de 230CV no Japão e 2.5 16V Turbo de 230CV no resto do mundo.

A Perua também teve versão WRX.

O WRX STi com motor 2.nada 16V Turbo de 280CV no Japão e 2.5 16V Turbo de 280CV no resto do mundo.
Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 ele migra a plataforma e aí é outra história.
A EXTINTA SAAB JÁ TEVE LAÇOS COM A GENERAL MOTORS E A SUBARU chegou a ter 20% de suas ações nas mãos da GM e com isso veio o lançamento da perua Saab 9-2X era uma Impreza Wagon rebatizada tinha grade dianteira e faróis diferentes, vinha nas versões Linear e Aero, em outubro de 2004 na linha 2005, ela tinha as mesmas medidas da Impreza, o câmbio era manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e para o turbo era manual de seis marchas, duas opções de motores: o 2.5 16V Boxer da família EJ que gerava 22.9KGFMa4000RPM e 167CVa5600RPM e para o Turbo que era chamado Aero o Boxer 2.nada 16V Turbo da família EJ que gerava 30KGFMa4800RPM e 230CVa6000RPM, suspensão, freios e direção seguiam a Impreza da época.
A Saab 9-2X chega ao mercado com motor 2.5 16V de 167CV  e...

2.nada 16V Turbo de 230CV e mais tarde chegava o 2.5 16V Turbo de 230CV.
Em outubro de 2005 na linha 2006 o motor 2.nada 16V Turbo dava lugar ao EJ 2.5 16V Turbo que gerava 32.5KGFMa3600RPM e 230CVa5600RPM e foi a última alteração e ela deu o seu adeus no final de 2006 afinal foi um ano depois da Toyota ter comprado  os 20% das ações da Subaru nas mãos da GM.

Essa plataforma gerou uma lenda da Rally com três títulos, levou a dinastia dos motores Boxer da Subaru para os anos 1990 e continua levando até os dias hoje, foi longeva na Subaru e chegou a dar origem a um Saab, mas tudo chega ao fim e isso não foi diferente com ele.










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