Plataforma B da Chrysler: A Base que foi versátil na Chrysler norte-americana.

A PLATAFORMA QUE DEU ORIGEM A UMA LENDA NA CHRYSLER NORTE-AMERICANA.

A Chrysler norte-americana teve um modelo da época que ela nem denominava plataforma, passou denominar depois do surgimento da plataforma A(que deu origem aos Dodge V8 nacionais), E uma nova plataforma foi necessária e a Chrysler norte-americana decidiu estrear ela, no Dart de uma geração anterior a feita no Brasil.
A CHEGADA DA SEGUNDA GERAÇÃO DO DART: Ele chegava ao mercado norte-americano nas carrocerias sedã duas portas, cupê hardtop duas portas, sedã de quatro portas, conversível e perua, o sedã media 5.13 metros de comprimento, 1.94 metros de largura, 1.36 metros de altura e 2.95 metros de entre - eixos para todas as carrocerias com exceção da perua que tinha comprimento de 5.33 metros e altura de 1.37 metros, mas o resto das dimensões era igual as outras carrocerias, duas opções de câmbio: manual ou automático ambos de três marchas, nos motores uma ampla oferta começava primeiro pelo seis cilindros 225 de 3.7 litros da família Slant Six com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro era de 86.4mm e o curso era de 104.8mm o que totalizavam 3682cm3, a sua taxa de compressão produzia 8,2:1 e dotado de carburador de corpo simples ele gerava 29.8KGFMa2800RPM e 147CVa4000RPM é o mesmo motor que equipou o Coronado/Polara argentino anos mais tarde, a segunda opção é o 318 V8 de 5.2 litros da família LA o mesmo que esteve em nosso Dodge V8, com bloco e cabeçote de ferro e comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica, o seu diâmetro é de  99.3mm e o curso é de 84.1mm o que totalizavam 5212cm3 e dotado de carburador de corpo duplo e com taxa de compressão de 9:1 gerava 47KGFMa2400RPM e 233CVa4400RPM. a terceira opção era o 318 V8 com o "Pacote potência" dotado de carburador de corpo quadruplo e com isso gerava 47.7KGFMa2800RPM e 264CVa4400RPM, a taxa de compressão de 9:1 era mantida, mas essa versão só podia vir com câmbio automático, a quarta opção era o V8 361 de 5.9 litros da família B com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro era de 104.8mm e o curso era de 85.7mm e com isso totalizavam 5913cm3, a sua taxa de compressão é de 9,3:1 dotado de carburador de corpo quadruplo ele gerava 54.7KGFMa2000RPM e 309CVa4800RPM, a quinta opção era o V8 361 de 5.9 litros com comando de válvulas mais bravo chamado de Firebolt e tinha taxa de compressão um pouco mais baixa:9:1 e com isso gera 53.9KGFMa3400RPM e 314CVa5200RPM, a sexta opção era o V8 383 de 6.3 litros também da família B chamada de Firepower, o seu diâmetro era de 107.9mm e o curso foi mantido, o que totalizavam 6277cm3, dotado de carburador quadruplo, a sua taxa de compressão era de 10:1 e com isso gerava 58.7KGFMa2800RPM e 335CVa4600RPM, a sétima opção era esse mesmo motor, mas com comando de válvulas mais bravo e com isso gerava 58.1KGFMa3600RPM e 340CVa5200RPM, a oitava opção era o 413 V8 de 6.8 litros da família RB com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro era de 106.4mm e o curso era de 95.2mm o que totalizavam 6771cm3, a sua taxa de compressão era de 11:1 e com carburador de corpo quadruplo gerava 63.6KGFMa2800RPM e 370CVa4600RPM, a nona opção era esse mesmo V8 413 de 6.8 litros da família RB, mas com comando de válvulas mais bravo e com isso gerava 62.9KGFMa3600RPM e 390CVa5200RPM e fechando as dez opções era o V8 413 da família RB com comando de válvulas mais bravo na versão Max Wedge e com isso gerava 63.6KGFMa4400RPM e 416CVa5400RPM, vale lembrar que a perua não estava disponível os V8 6.3 e 6.8 litros. A sua suspensão seguia o "padrão Chrysler" da época, utiliza amortecedores pressurizados, na dianteira era Independente por braços duplos triangulares com barra de torção no lugar de molas e a traseira era eixo rígido com feixe de molas. Os freios são tambores nas quatro rodas e a direção é setor e rosca sem fim e ele foi lançado em janeiro de 1962 e as versões de acabamento eram 330,440, 500 e Custom.
A Segunda geração do Dart chega ao mercado norte-americano com motores seis cilindros 225 de 3.7 litros com 147CV, o V8 318 de 5.2 litros com 233CV e 264CV na versão com carburador de corpo quadruplo, o V8 361 de 5.9 litros com 309CV e 314CV, o V8 383 de 6.3 litros com 335CV e 340CV e o V8 413 de 6.8 litros com 365CV, 385CV ou 410CV.

O Dart cupê hardtop com os mesmos motores do sedã duas portas.

O Conversível também com os mesmos motores do sedã duas portas.

O sedã de quatro portas também com os mesmos motores do duas portas.

A perua que tinha as mesmas opções de motores até o V8 361 de 5.9 litros, ela não tinha as opções do V8 383 de 6.3 litros e o V8 413 de 6.8 litros.
Em outubro de 1962 na linha 1963 o Dart virava compacto e migrava para a plataforma A:
EM OUTUBRO DE 1962 NA LINHA 1963 CHEGAVA O 330-440-POLARA, ele vinha nas carrocerias sedã de duas ou quatro portas, perua de quatro portas, cupê hardtop e conversível, ele media 5.29 metros de comprimento, 1.94 metros de largura, 1.37 metros de altura e 3.02 metros de entre - eixos, já a perua curiosamente mantinha o entre - eixos do Dart antigo e o comprimento ia para 5.35 metros e largura e altura eram os mesmo das demais carrocerias, duas opções de câmbio: manual ou automático de três marchas e ganha o manual de quatro marchas como opção para o V8 426(mais baixo cito sobre ele), nos motores o Slan Six 225 de 3.7 litros herdado do antigo Dart foi mantido, assim com o V8 318 de 5.2 litros da família LA também herdado do Dart antigo na versão com 233CV, o V8 383 de 6.3 litros da família B com 335CV herdado do antigo Dart, faz a estreia do V8 426 de 7 litros da família RB, o seu diâmetro aumentava para 107.9mm e o curso do antigo 6.8 era mantido o que totalizavam 6974cm3, a sua taxa de compressão é de 11:1 e com carburador de corpo quadruplo ele gerava 63.6KGFMa2800RPM e 375CVa4600RPM, a outra opção era o V8 426 de 7 litros com taxa de compressão de 13,5:1  e que mantinha o carburador de corpo quadruplo e com isso gerava 64.3KGFMa2800RPM e 380CVa4600RPM e para a versão RamCharger era esse V8 426 de 7 litros dotado de comando de válvulas mais bravo e com taxa de compressão de 11:1 e com isso gerava 65KGFMa4400RPM e 421CVa5600RPM, para a perua só não estava disponível apenas os V8 426 de 7 litros. A suspensão, freios e direção seguia o Dart antigo.

O Polara chegava ao mercado norte-americano os motores seis cilindros 225 de 3.7 litros, V8 318 de 5.2 litros com 233CV e o V8 6.3 de 335CV foram herdados do Dart, mas estreava o V8 426 de 7 litros com 375CV, 380CV ou 421CV exclusivo da versão Ram Charger, aqui é o sedã Hardtop.

O conversível com os mesmos motores, mas na linha 1964 estreava para todas as carrocerias o V8 383 de 6.3 litros com carburador de corpo duplo e 309CV e o V8 426 de 7 litros com 390CV com exceção da perua, o V8 426 de  7 litros com 431CV para os RamChargers.

A Perua com os mesmos motores com exceção do V8 426 de 7 litros que não estava disponível para ela.
O sedã duas portas aqui na versão RamChargers e mesmos motores do sedã hardtop.

O sedã de quatro portas e os mesmos motores do sedã Hardtop.

Aqui o cupê hardtop com os mesmos motores do sedã hardtop.
Em outubro de 1963 na linha 1964 estreava o V8 383 de 6.3 litros com carburador de corpo duplo e com isso ele passou a gerar 56.7KGFMa2400RPM e 309CVa6000RPM, a taxa de compressão era de 10:1 e o câmbio manual de quatro marchas acaba sendo estendido ao V8 383 com opção, o V8  426 de 7 litros de 375CV e 380CV dão lugar ao  HighPerformance que agora gerava 64.3KGFMa3800RPM e 390CVa4600RPM e manteve a taxa de compressão de 11:1, o RamCharger com 421CV é mantido e estreava o RamChargers High Compression, a taxa de compressão subia para 13,5:1 e com isso passou a gerar 66.4KGFMa4400RPM e 431CVa5600RPM. e em setembro de 1964 ele migra e passava a ser um carro grande e com o Dart sendo um carro pequeno(para os padrões norte-americanos da época) era hora deu modelo novo.
COM O POLARA VIRANDO GRANDE (IMAGINE O QUE É GRANDE PARA OS PADRÕES NORTE-AMERICANOS DA ÉPOCA) E O DART virando compacto(para os padrões norte-americanos), era hora de um modelo intermediário e ele chegava em outubro de 1964 como modelo 1965 era o Coronet, ele chegava nas carrocerias sedã de duas e quatro portas, cupê hardtop, conversível e perua essa última de quatro portas, todos com exceção da perua mediam 5.19 metros de comprimento, já a perua media 5.31 metros, as outras dimensões como largura de 1.92 metros, altura de 1.42 metros e entre - eixos de 2.97 metros eram iguais para todas as carrocerias, três opções de câmbio: manual de três ou quatro marchas e automático de três marchas, o manual de quatro marchas era opção do V8 361 5.9 para cima, a primeira opção era o seis cilindros 225 de 3.7 litros da família Slant Six que já citado no Dart antigo, a segunda opção era o V8 273 de 4.5 litros da família LA de mesma concepção do 5.2, o seu diâmetro é de 92.1mm e o curso foi mantido o que totalizavam 4478cm3, a sua taxa de compressão é de 8:1 e com carburador de corpo duplo gerava 35.7KGFMa1600RPM e 182CVa4200RPM, a terceira opção era o V8 318 de 5.2 litros herdado do antigo Dart com os mesmos 233CV, a quarta opção era o V8 361 de 5.9 litros da família B  chamado também de Firebolt ele estava disponível para o Dart e não para o Polara antigos, mas voltava embaixo do capô do Coronet, com carburador de corpo duplo e taxa de compressão de 9:1 agora ele gerava 52.5KGFMa2400RPM e 269CVa4400RPM, a quinta opção era o V8 383 de 6.3 litros com 335CV já usados no Dart, a sexta opção era o V8 426 de 7 litros da família RB herdado do Polara e com carburador de corpo quadruplo e agora taxa de compressão de 10,3:1 e com isso ele agora gerava 64.7KGFMa3200RPM e 370CVa4600RPM e a sétima e última opção era uma estreia: o motor V8 426 Hemi de câmara hemisférica, o diâmetro x curso repete o RB, assim como a cilindrada total, a sua taxa de compressão é de 12,5:1 e também ficou apelidado de "Elefante laranja" ou "O Elefante" por que era pesado e tinha cor laranja e  com dois carburadores de corpo quadruplo ele gerava 66.7KGFMa4000RPM e 431CVa6000RPM e para a perua só não estavam disponíveis os dois motores V8 426. A sua suspensão foi herdada do Dart antigo, os freios eram a tambor nas quatro rodas e a direção foi herdada dos antigos Dart: setor e rosca sem fim e as versões de acabamento eram Básica, 440, 500 e Deluxe.
O Coronet chegava ao mercado norte-americano com motores seis cilindros 225 de 3.7 litros com 147CV, V8 273 de 4.5 litros com 182CV, o V8 318 de 5.2 litros com 233CV, o V8 361 de 5.9 litros com 269CV, o V8 383 de 6.3 litros com 335CV e duas opções V8 426 de 7 litros, o primeiro era o RB com 370CV e o segundo era o estreante Hemi com 431CV,

O sedã de quatro portas com os mesmos motores do duas portas, mais tarde o V8 426 de 7 litros da família RB dava o seu adeus, o V8 383 de 6.3 litros geraria 330CV e o Hemi V8 426 dava adeus da versões "cívis".

A perua com os mesmos motores do sedã de duas portas, com exceção dos V8 426 não disponível para ela.

O Conversível com os mesmos motores do sedã duas portas.

O cupê hardtop com os mesmos motores do sedã duas portas.
Em outubro de 1965 na linha 1966 chegava como principal novidade o surgimento de uma lenda: o Charger ele era um cupê hardtop de duas portas, ele media 5.17 metros de comprimento, 1.91 metros de largura, 1.35metros de altura e o mesmo entre - eixos do Coronet, ele vinha com três opções de câmbio: manual de três ou quatro marchas e automático de três marchas. nos motores ele vinha com o V8 318 de 5.2 litros, o V8 361 de 5.9 litros, o V8 383 de 6.3 litros e o Hemi V8 426 de 7 litros. Os freios eram os mesmos do Coronet e na linha 1966 do Coronet o V8 426 de 7 litros da família RB dá o seu adeus do mercado.
O Charger chegava ao mercado com os mesmos motores V8 318 de 5.2 litros, V8 361 de 5.9 litros, V8 383 de 6.3 litros e o Hemi V8 de 7 litros herdados do Coronet e mais tarde ganhava o V8 383 de 6.3 litros com carburador de corpo duplo e perdia o Hemi V8 426 para os modelos civis.
Em outubro de 1966 na linha 1967 o motor V8 361 de  5.9 litros dava o seu adeus, era substituído pelo V8 383 de 6.3 litros da família RB com carburador de corpo duplo e sua taxa de compressão era de 9,2:1 e com isso ele gerava 53.9KGFMa2800RPM e 274CVa4400RPM, o V8 383 de 6.3 litros com carburador de corpo quadruplo agora gerava 330CV e mantinha o torque e estreava a versão esportiva R/T com freios á disco na dianteira, além de suspensão com calibragem esportiva e essa versão marcava a estreia do V8 Magnum 440 da família RB com seus 7.2 litros, o seu diâmetro era de 109.7mm e o curso foi mantido o que totalizavam 7206cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1 e com carburador de corpo quadruplo gerava 66.7KGFMa3200RPM e 380CVa4600RPM e herdava o Hemi V8 426 de 7 litros com 431CV já citado nos modelos civis que o R/T herdou, além do hardtop estava disponível para o conversível e o Charger também recebia a versão de acabamento R/T, mas antes para os modelos civis, o motor Hemi V8 426 é tirado dos modelos civis e o V8 361 de 5.9 litros dá lugar ao V8 383 de 6.3 litros com carburador de corpo duplo e o R/T marcava a estreia do V8 440 Magnum 7.2 litros da família RB já citado no Coronet e herdava o V8 Hemi 426.
O Coronet R/T chegava ao mercado norte-americano com motores V8 440 de 7.2 litros e 380CV e herdava o V8 Hemi 426 de 7 litros com 431CV.

O Coronet Conversível também ganhava a versão R/T e os mesmos motores.

O Charger R/T com os mesmos motores do Coronet R/T.
A CHEGADA DA SEGUNDA GERAÇÃO DO CHARGER  chega ao mercado em outubro de 1967 como linha 1968 nas versões básica e R/T  ele media agora 5.28 metros de comprimento, 1.95 metros de largura e 1.37 metros de altura, mas o entre - eixos foi mantido, três opções de câmbio: manual de três ou quatro marchas e o automático de três marchas, nos motores continuava o V8 318 de  5.2 litros, o V8 383 de 6.3 litros com carburador de corpo duplo e quadruplo e para o R/T os V8 440 de 7.2 litros e o Hemi V8 426 de 7 litros. para o Coronet as novidades eram maiores na linha 1968 o sedã de duas portas dá lugar ao cupê de duas portas(sem coluna central), já os motores V8 383 de 6.3 litros com carburador de corpo duplo passou a gerar 294CVa4400RPM e manteve o torque e o V8 383 com carburador de corpo quadruplo voltou aos 335CV e estreava o Coronet Superbee, ele vinha com o V8 383 de 6.3 litros dotado de carburador de corpo quadruplo e com isso passou a gerar 58.7KGFMa3400RPM e 340CVa5000RPM graças ao comando de válvulas mais bravo e isso era exclusivo do cupê sem coluna central.
A Segunda geração do Charger chegava ao mercado norte-americano e os motores V8 318 de 5.2 litros, V8 383 de 6.3 litros com carburador de corpo duplo ou quadruplo estavam sem alterações, mais tarde o V8 383 de 6.3 litros vai a 294CV com carburador de corpo duplo e 335CV com carburador de  corpo quadruplo.

O Esportivo R/T mantinha as opções do V8 440 de 7.2 litros e o V8 Hemi 426 de 7 litros sem alterações.

O Coronet Superbee com motor V8 383 de 6.3 litros e 340CV.
Em outubro de 1968 na linha 1969 é vez do V8 273 de 4.5 litros dar o seu adeus no Coronet, o R/T continuava com os mesmos motores e o SuperBee ganhava a opção do V8 Hemi 426 de 7 litros e a opção da carroceria cupê hardtop para o SuperBee. No Charger ele ganhava as alterações feitas para o Coronet no motor V8 383  de 6.3 litros com carburador de corpo duplo e simples e ganhava opção do Slant Six 225 de 3.7 litros com opção de entrada e ganhava as versões de acabamento 500 e SE, estreava a versão Daytona que tinha dianteira e uma traseira com um aerofólio gigantesco, no R/T os motores V8 440 de 7.2 litros e V8 426 de 7 litros não mudam e para o Daytona vinham os mesmos motores do R/T essa versão foi criada para homologar o carro na Nascar da época, ele media 5.74 metros de comprimento, mas as outras dimensões foram mantidas.
O Coronet Super Bee ganhava opção do cupê hardtop e os motores além do V8 383, ele tinha opção do V8 426 Hemi de 7 litros.

Para homologar o carro na Nascar da época foi criada a versão Daytona e os motores V8 440 de 7.2 litros e Hemi V8 426 de 7 litros é o mesmo da versão R/T.
Em outubro de 1969 na linha 1970 as versões SE e Daytona do Charger dão adeus e para o Coronet nenhuma mudança.
EM OUTUBRO DE 1970 NA LINHA 1971 CHEGAVAM A SEGUNDA GERAÇÃO DO CORONET E A TERCEIRA GERAÇÃO DO CHARGER JUNTAS, vamos se ater primeiro ao Coronet ele agora vinha em três opções de carroceria: sedã de quatro portas, cupê duas portas e perua de quatro portas, ele media 5.26 metros de comprimento, 2metros de largura, 1.36 metros de altura e 3metros de entre - eixos, três opções de câmbio: manual de três ou quatro marchas e automático de três marchas, sendo que o de quatro marchas estava disponível para o V8 383 de 6.3 litros, nas opções de motores na entrada o Slant Six 225 de 3.7 litros era mantido e herdado dos Dart antigo, o V8 318 de 5.2 litros também foi mantido e o V8 383 de 6.3 litros com carburador de corpo duplo agora tinha taxa de compressão de 8,7:1 e com isso gerava 51.7KGFMa2800RPM e 279CVa4400RPM e a versão com carburador de corpo quadruplo passou a gerar 56.5KGFMa3400RPM e 304CVa4800RPM e tinha também taxa de compressão de 8,7:1 e comando de válvulas mais bravo, ele perdia as versões R/T e Superbee e já não contava mais com a opção da carroceria conversível. A terceira geração do Charger estreava junto, ele media 5.22 metros de comprimento, 2.01 metros de largura, 1.32 metros de altura e 2.92 metros de entre - eixos, três opções de câmbio, as mesmas do Coronet, nos motores o seis cilindros 225 3.7 litros, o V8 318 de 5.2 litros, o V8 383 de 6.3 litros com carburador de corpo simples e duplo, para as versão R/T o V8 440 de 7.2 litros da família RB com taxa de compressão e carburador de corpo quadruplo e taxa de compressão de 9,7:1 passou a gerar 66.4KGFMa3200RPM e 375CVa4600RPM, o 440 Six Pack com três carburadores de corpo duplo passou e taxa de compressão de 10,5:1 passou a gerar 67.7KGFMa3200RPM e 390CVa4700RPM e o Hemi V8 426 de 7 litros herdado da geração anterior é mantido e para o Superbee, além dos V8 383 de 6.3 litros com carburador de corpo quadruplo, V8 Hemi 426 de 7 litros e o V8 440 de 7.2 litros com três carburadores de corpo duplo, ele estreava uma nova opção de entrada era o V8 340 de 5.6 litros da família LA o diâmetro crescia para 102.6mm e o curso do V8 318 de 5.2 litros era mantido e com isso totalizavam 5563cm3 , dotado de carburador de corpo quadruplo e taxa de compressão de 10,5:1 e com isso gerava 47KGFMa3200RPM e 279CVa5000RPM e além disso tinha comando de válvulas mais bravo. O esquema de suspensão foi herdado do antigo Dart, os freios eram á disco na dianteira e tambores na traseira para todos e a direção seguia o esquema de rosca-sem fim.
A segunda geração do Coronet chegava ao mercado norte-americano com motores seis cilindros 225 de 3.7 litros de 147CV, V8 318 de 5.2 litros com 233CV, V8 383 de 6.3 litros com carburador de corpo duplo e 279CV e quadrúplo com 304CV.

O cupê hardtop tinha os mesmos motores do sedã, mais tarde na linha 1972 a potência é revelada em valores líquidos, o seis cilindros 225 de 3.7 litros passou a gerar 112CV, o V8 318 de 5.2 litros passou a gerar 152CV e estreava o V8 400 de 6.6 litros com carburador de corpo duplo e 192CV e carburador de corpo quadruplo com 258CV.

A Perua tinha os mesmos motores do sedã, na linha 1973 o seis cilindros passou a gerar 106CV, o V8 400 de 6.6 litros com carburador de corpo duplo passou a gerar 172CV e com carburador de corpo quadruplo 264CV e isso para todas as carrocerias, na linha 1974 estreava o V8 360 de 5.9 litros com 203CV e o V8 400 de 6.6 litros agora gerava 203CV com carburador de corpo duplo e 254CV com carburador de corpo quadruplo.

O Charger comum tinha os mesmos motores do Coronet, mais tarde a potência era revelada em valores líquidos e estreava o Rallye que herdava os motores V8 340 de 5.6 litros agora com 243CV, o V8 400 de 6.6 litros já citado no Coronet e o V8 440 com carburador  quadruplo e 284CV e o V8 440 com três carburadores de corpo duplo e 335CV ambos 7.2 litros, na linha 1973 os mesmos motores do Coronet e perdia o V8 440 de 7.2 litros six pack. Na linha 1974 além das alterações do Coronet nos motores, estreava o V8 360 de 5.9 litros do Coronet e a versão High Performance com 248CV e o V8 440 de 7.2 litros passa a gerar 279CV.

A versão R/T vinha com o V8 440 de 7.2 litros com carburador de corpo quadruplo e 375CV e com três carburadores de corpo duplo(six pack) e 390CV e o Hemi V8 426 de 7 litros foi mantido.

O Superbee estreava o V8 340 de 5.6 litros com carburador de corpo quadruplo e 279CV, o V8 383 de 6.3 litros com carburador de corpo quadruplo já citado no Coronet, o 440 Six Pack de 7.2 litros já citado no R/T e o Hemi V8 426 de 7 litros.
Em outubro de 1971 na linha 1972 a potência é obrigatória em valores líquidos nos EUA. com isso o Slant Six 225 de 3.7 litros agora gerava 25.6KGFMa2000RPM e 112CVa4000RPM dotado de carburador de corpo simples e taxa de compressão de 8,4:1, o V8 318 de 5.2 litros da família LA com carburador de corpo duplo e taxa de compressão de 8,6:1 e com isso gerava 35.9KGFMa1600RPM e 152CVa4000RPM, estreava o V8 400 de 6.6 litros da família B, o diâmetro de 110.3mm e o curso do antigo V8 383 de 6.3 litros já citado no Dart foi mantido e com isso totalizavam 6551cm3 e dotado de carburador de corpo duplo gerava 42.9KGFMa2400RPM e 192CVa4400RPM e a taxa de compressão era de 8,2:1 e com carburador de corpo quadruplo passou a gerar 47KGFMa3200RPM e 258CVa4200RPM, já o Charger ganhava as alterações do Coronet nos motores seis cilindros 225 de 3.7 litros e V8 318 de 5.2 litros e também ganhava o V8 400 de 6.6 litros, as versões R/T e Super Bee dão adeus e são substituídas em parte pela Rallye, que começava com o 318 V8 de 5.2 litros já citado no Coronet, o V8 340 de 5.6 litros com carburador de corpo quadruplo e taxa de compressão de 8,5:1 agora gerava 40.1KGFMa3600RPM e 243CVa4800RPM, o V8 400 de 6.6 litros com carburador de corpo duplo e quadruplo já citado no Coronet, o 440 V8 de 7.2 litros com carburador de corpo quadruplo e taxa de compressão de 8,2:1 gerava 51.8KGFMa3200RPM e 284CVa4800RPM e três carburadores de corpo duplo ele passou a gerar 56.7KGFMa3200RPM e 335CVa4800RPM e o Hemi V8 426 de 7 litros dava adeus ao catálogo. Em outubro de 1972 na linha 1973 mais alterações, o seis cilindros 225 de 3.7 litros passou a gerar 25.6KGFMa1600RPM e 106CVa4000RPM, o V8 318 de 5.2 litros ficava sem alterações, o V8 400 de 6.6 litros agora gerava 42.2KGFMa2400RPM e 172CVa3600RPM esse com carburador de corpo duplo e com carburador de corpo quadruplo passou a gerar 46.3KGFMa3600RPM e 264CVa4800RPM, o Charger tinha as mesmas alterações nos motores, mas o 340 de 5.6 litros ficava sem alterações também e o V8 440 7.2 litros de três carburadores de corpo duplo dá o seu adeus. Em outubro de 1973 estoura a crise do petróleo e chegava a linha 1974, o seis cilindros 225 de 3.7 litros e o V8 318 de 5.2 litros não tinham alterações, estreava o V8 360 de 5.9 litros da família LA, o diâmetro era igual do V8 340 de 5.6 litros, mas o curso aumentava para 90.4mm o que totalizavam 5898cm3, a sua taxa de compressão é de 8,5:1 e com isso gerava 40.1KGFMa3200RPM e 203CVa4000RPM, o V8 400 de 6.6 litros com carburador de corpo duplo passou a gerar 42.9KGFMa2400RPM e 208CVa4400RPM e a versão com carburador de corpo quadruplo passou a gerar 45.6KGFMa3400RPM e 254CVa4800RPM. O Charger recebia as mesmas alterações do Coronet e o mesmo V8 360 de 5.9 litros no lugar do V8 340, mas estreava a opção 360 High Performance,que tinha várias alterações para melhor desempenho e com isso gerava 44.2KGFMa3200RPM e 248CVa4800RPM, o V8 400 de 6.6 litros e carburador de corpo quadruplo já citado no Coronet e o V8 440 de 7.2 litros que agora gerava 51.8KGFMa3200RPM e 279CVa4400RPM.
A CHEGADA DA QUARTA GERAÇÃO DO CHARGER se dá na linha 1975, mas antes vamos falar sobre o Coronet na linha 1977, o motor Slant Six 225 de 3.7 litros agora gerava 23.4KGFMa1600RPM e 96CVa3600RPM, surgia uma opção estrangulada do 318 V8 de 5.2  litros da família LA com taxa de compressão de 8,5:1 gerava 33.8KGFMa1600RPM e 137CVa3600RPM, o V8 360 de 5.9 litros com carburador de corpo duplo e taxa de compressão de 8,4:1 passou a gerar 40.1KGFMa2400RPM e 182CVa4000RPM, a versão com carburador de corpo quadruplo desse motor passou a gerar 37.3KGFMa3200RPM e 192CVa4000RPM tinha menos torque, mas tinha mais potência, o V8 400 de 6.6 litros da família B da Chrysler passou a gerar com carburador de corpo duplo e taxa de compressão de 8,2:1 passou a gerar 40.8KGFMa3200RPM e 167CVa4000RPM e com carburador de corpo quadruplo passou a gerar 40.1KGFMa3200RPM e 192CVa4000RPM e aqui continuava com menos torque, mas mais potência e o Charger chegava ao mercado totalmente descaracterizado, ele agora media 5.47 metros de comprimento, 1.94 metros de largura,  1.34 metros de altura e o entre - eixos era de 2.92 metros dentre - eixos, no Coronet havia apenas duas opções de câmbio: manual e automático de três marchas e para o Charger apenas o automático e nos motores a oferta começava pelo 318 V8 de 5.2 litros usado no Coronet, o 360 V8 de 5.9 litros com carburador de corpo duplo e quadruplo e o 400 V8 de 6.6 litros com carburador de corpo duplo e quadruplo já citados no Coronet. Suspensão, freios e direção seguiam o esquema dos modelos anteriores.
A quarta geração do Charger chega descaracterizada e os motores eram o V8 318 de 5.2 litros de 152CV, o V8 360 de 5.9 litros com carburador de corpo duplo e 182CV e quadruplo de 192CV e o V8 400 de 6.6 litros com carburador de corpo duplo e 167CV e 192CV com corpo quadruplo, para o Coronet além desses motores ele o seis cilindros 225 de 3.7 litros passava a gerar 96CV e o V8 318 de 5.2 litros além de versão com 152CV ele ganhou a versão de 137CV.
Em outubro de 1975 na linha 1976 o Coronet ganhava alterações nos motores o seis cilindros 225 de 3.7 litros agora gerava 101CVa3600RPM e mantinha o torque, o V8 318 da família LA além de manter o modelo de 152CV para o resto dos Estados Unidos, para  Califórnia tinha 34.6KGFMa2000RPM e 142CVa3600RPM e curiosamente os 360 V8 de 5.9 litros com carburador de corpo e duplo e quadruplo gerava os mesmos:37.3KGFMa1600RPM e 177CVa3600RPM, o V8 400 de 6.6 litros com carburador de corpo duplo passou a gerar 41.5KGFMa2400RPM e 177CVa4000RPM e o V8 de 6.6 litros com carburador de corpo quadruplo passou a gerar 39.3KGFMa3200RPM e 188CVa3600RPM mas esse era exclusivo do estado da Califórnia, e o Charger ganhava os mesmos motores V8 já citados no Coronet e as versões Básica, Sport e Daytona e a Sport era única que tinha o motor seis cilindros já citado no Coronet como opção de entrada, além é claro dos V8 e ia além: tinha o V8 400 de 6.6 litros com carburador de corpo quadruplo e e escapamento duplo e com isso motor da família B da Chrysler gerava 45KGFMa3200RPM e 243CVa4000RPM.
O Charger Sport chegava ao mercado na linha 1976 com motores seis cilindros 225 de 3.7 litros com 101CV, V8 318 de 5.2 litros com 142CV para a Califórnia e 152CV para o resto  dos Estados Unidos, V8 360 de 5.9 litros com carburador duplo ou quadruplo de 177CV, V8 400 de 6.6 litros com carburador de corpo duplo e 177CV e quadruplo com 188CV exclusivo da Califórnia e exclusivo do Charger o V8 400 de 6.6 litros com duplo escapamento e 243CV.
NA LINHA 1977 MARCAVA E ESTREIA DA QUARTA GERAÇÃO DO MONACO que chegava como sedã de duas portas, sedã de quatro portas, cupê hardtop e perua de quatro portas, ele media 5.54 metros de comprimento, 1.97 metros de largura, 1.32 metros de altura  e 2.98 metros de entre - eixos, a perua media 5.73 metros de comprimento, duas opções de câmbio: manual ou automático ambos de três marchas, nos motores o seis cilindros 225 de 3.7 litros agora gerava 24.9KGFMa2000RPM e 112CVa3600RPM, o V8 318 de 5.2 litros da familia LA na configuração destinada as regiões de alta altitude e califórnia passou a gerar 32.5KGFMa1600RPM e 137CVa3600RPM e para as outras regiões dos Estados Unidos gerava 33.9KGFMa1600RPM e 147CVa4000RPM, o V8 360 de 5.9 litros com carburador de corpo duplo da família LA passou a gerar 38KGFMa2000RPM e 157CVa3600RPM e a versão com carburador de corpo quadruplo que era vendida na Califórnia e nas regiões de alta altitude dos Estados Unidos passou a gerar 37.3KGFMa1600RPM e 172CVa4000RPM e por último o V8 400 da família B de 6.6 litros que passou a gerar 42.2KGFMa3600RPM e 192CVa3600RPM e vinha com carburador de corpo quadruplo, Já suspensão e direção seguia os primeiros Dart desse artigo(Todos seguem) e os freios eram discos ventilados na dianteira e tambores na traseira e no Charger as versões Básica e Sport dão o seu adeus, só ficando a SE e a Daytona e o Charger ganhava as alterações de motor já citado no Monaco.
O Monaco chegava ao mercado com motores seis cilindros 225 de 3.7 litros e 112CV, V8 318 de 5.2 litros com 137CV para Califórnia e regiões de alta altitude e 147CV para o resto dos Estados unidos, V8 360 de 5.9 litros com carburador de corpo duplo e 157CV, o V8 360 de 5.9 litros com carburador de corpo quadruplo com 172CV vendido na Califórnia e regiões de alta altitude e o V8 400 de 6.6 litros com 192CV.

O cupê hardtop com os mesmos motores do sedã, no ano seguinte o motor V8 318 de 5.2 litros passava a gerar 142CV com carburador de corpo duplo e 157CV com carburador de corpo quadruplo para a Califórnia e regiões de alta altitude.

A Peruas com os mesmos motores do sedã e tinha versão com painel lateral de madeira.
Em outubro de 1977 na linha 1978 o Monaco ganhava alterações no 318 V8 de 5.2 litros da famíla LA, com carburador de corpo duplo e ele passou a gerar 33.9KGFMa1600RPM e 142CVa4000RPM e com carburador de corpo quadruplo vendido nas regiões de alta altitude na Califórnia passou a gerar 157CVa4000RPM, mas com o mesmo torque de 33.9KGFM e taxa de compressão de 8,5:1, o Charger perdia a versão Daytona , só ficava a versão SE e nos motores seguia o Monaco e estreava um novo cupê era o Magnum que media 5.48 metros de comprimento, 1.96 metros de largura, 1.35 metros de altura e 2.92 metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual ou automático de três marchas e os motores eram os mesmos já citados no Monaco e também já com o V8 318 de 5.2 litros da linha 1978 do Monaco e lógico o seis cilindros 225 de 3.7 litros não estava disponível para ele.
O Magnum chegava ao mercado norte-americano com os mesmos motores do Monaco, mais tarde o V8 318 de 5.2 litros voltava aos 137CV e o V8 de 6.6 litros passou a gerar 193CV para Califórnia e 198CV 
Em outubro de 1978 na linha 1979 era o adeus do Monaco e do Charger, o primeiro só retornaria sobre as bases do Renault Safrane como herança da compra e do acordo com a AMC e o segundo só retornaria como um Mitsubishi rebatizado. Já o Magnum o V8 318 de 5.2 litros voltava a 137CV e o V8 400 de 6.6 litros e carburador de corpo quadruplo para a Califórnia ele passou a gerar 38KGFMa2000RPM e 193CVa4000RPM e sua taxa de compressão é de 8,2:1 e para o resto dos Estados Unidos ele gerava 38.7KGFMa2400RPM e 198CVa4000RPM mas era o canto do cisne e com isso em outubro de 1979 ele dava adeus e por consequência o fim da plataforma B da Chrysler na Dodge.
A SUA HISTÓRIA NA PLYMOUTH COMEÇOU COM DOIS MODELOS em outubro de 1961 na linha 1962 chegava o Plymouth Fury(lembrando que o nome foi usado em modelos grandes, inclusive o filme "Christine o carro assassino", ele era basicamente um Dart da época com o logo da Plymouth, além de grade, faróis e para - choques, as dimensões e opções de carroceria também, nos motores também não mudava o Slant Six 225 de 3.7 litros com  e 147CV, o V8 318 de 5.2 litros da família LA com duas configurações de potência: 233CV e 264CV, o V8 361 de 5.9 litros com 309CV e 314CV, o V8 383 de 6.3 litros também da família B com 335CV ou 340CV, o V8 413 de 370CV ou 390CV e o V8 413 Max Wedge com 416CV esse último pertence a família RB, suspensão, freios e direção seguem os mesmos do Dart  e se quiser potência, torque e números completos é só subir na parte de cima.
O Fury aqui representado pelo cupê de duas portas , de início os motores eram o seis cilindros 225 de 3.7 litros, V8 318 de 5.2 litros, V8 361 de 5.9 litros, V8 383 de 6.3 litros, V8 413 de 6.8 litros,

Em outubro de 1962 na linha 1963 o motor Slant Six 225 de 3.7 litros foi mantido, o V8 318 LA de 5.2 litros e 233CV foi mantido, agora os motores se espelhavam no Polara norte-americano da época, o V8 383 de 6.3 litros com 335CV também foi mantido, estreava o V8 426 da família RB de 7 litros com 375CV ou 380CV, em outubro de 1963 na linha 1964 o V8 383 de 6.3 litros passou a gerar 309CV e o V8 426 de 7 litros passou a gerar 390CV e em outubro de 1964 ele dá adeus para dar lugar a nova geração do Belvedere e seu cupê Satélite.
A CHEGADA DO BELVEDERE E DO SEU IRMÃO SATÉLITE se dá em outubro de 1964 na linha 1965 , ele tinha grade dianteira, faróis e lanternas diferentes do Coronet, já no câmbio continuava o mesmo: manual de três marchas, manual de quatro marchas ou automático de três marchas, já nos motores a oferta começava pelo seis cilindros 225 de 3.7 litros de 147CV, o V8 273 de 4.5 litros da família LA com 185CV, o V8 318 de 5.2 litros com 233CV, o V8 361 de 5.9 litros da família RB com 269CV, o V8 383 de 6.3 litros com 335CV, o V8 426 de 7 litros da família RB com 370CV e o Hemi V8 de 7 litros com 426CV e os motores em detalhes estão na parte do Coronet desse artigo, o Satélite era o cupê do Belvedere e tinha opção de conversível também e além disso o Belvedere estava disponível como sedã de duas ou quatro portas e perua.
O Belvedere chegava ao mercado norte-americano com motores seis cilindros 225 de 3.7 litros com 147CV, V8 273 de 4.5 litros com 185CV, V8 318 de 5.2 litros com 233CV, V8 361 de 5.9 litros com 269CV, V8 383 de 6.3 litros com 335CV e os V8 7 litros de 370CV ou 431CV no caso do Hemi.

A perua com os mesmos motores.

O Satelite conversível com os mesmos motores.
Em outubro de 1965 na linha 1966 nada muda, em outubro de 1966 na linha 1967 o motor V8 361 de 5.9 litros dá adeus, estreava o V8 383 de 6.3 litros com carburador de corpo duplo e 274CV e estreava a versão GTX do Belvedere que curiosamente era um cupê, que pelo certo era para se chamar Satelite, mas não sei por que chamaram ele assim e estreava duas novidades: o motor V8 Hemi de 7 litros passava a ser exclusivo dessa versão e  estreia o motor V8 440 de 7.2 litros da família RB com 380CV. Agora você entendeu por que a Chrysler batizou a versão "esportiva" do Esplanada de GTX? está aí a resposta.
O GTX chegava ao mercado norte-americano com motores V8 440 de 7.2 litros 380CV e o Hemi V8 de 7 litros com 431CV.
Em outubro de 1967 na linha 1968 mais novidades, o Satelite é reestilizado e ganha versão de quatro portas e perua, com isso o Belvedere passa a ser apenas a versão de entrada, o Belvedere GTX virava GTX apenas e chegava o Road Runner , para o Satélite os motor seis cilindros em linha dava adeus, o V8 383 ia para 294CV com carburador de corpo duplo e quadruplo foi a 335CV, no resto dos motores ficou sem alterações, lembrando que o Hemi V8 de 7 litros era exclusivo do GTX e chegava o Road Runner que media 5.15 metros de comprimento, 1.94 metros de largura e 2.95 metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de quatro marchas ou automático de três marchas, nos motores a oferta começava pelo V8 383 de 6.3 litros com 294CV ou 335CV e passava pelo V8 440 de 7.2 litros e V8 Hemi de 7 litros e 431CV.
O Satélite é reestlizado e ganha a carroceria sedã de quatro portas, perde o motor de seis cilindros, mas manteve o V8 273 de 4.5 litros com 185CV, V8 318 de 5.2 litros com 233CV e os V8 383 de 6.3 litros com 294CV e 335CV e o Belvedere passa a ver uma versão de acabamento.

O Cupê era reestilizado e os mesmos motores do sedã.
O Road Runner chegava ao mercado com motores V8 383 de 6.3 litros de 294CV ou 335CV, o V8 440 de 7.2 litros e o V8 Hemi 426 de 7 litros todos herdados do GTX.


Em outubro de 1968 na linha 1969 era vez do V8 273 de 4.5 litros dar o seu  adeus, o RoadRunner e o GTX ganhavam a versão Superbee e dotada de motor Hemi V8 de 7 litros e na mesma época chegava o Road Runner Superbird com o "bico de pato" e asa traseira gigante que era outro carro de homologação da Nascar e os motores eram o V8 440 de 7.2 litros da família RB e o Hemi V8 de 7 litros todos já citados aqui.
O Superbird chegava ao mercado norte-americano e os motores eram o V8 440 de 7.2 litros e V8 Hemi de 7.2 litros herdados do GTX.
 Em outubro de 1969 na linha 1970 o Superbird dá o seu adeus e o Satelite não tem alterações, mas apenas uma curiosidade: O Superbird é estrela do filme carros onde ele dá vida ao "Rei da Copa Pistão" e que se aposentou.
EM OUTUBRO DE 1970 CHEGAVAM AS NOVAS GERAÇÕES DE SATELITE E ROAD RUNNER, Vou me ater ao Satelite que chegava nas carrocerias sedãs de quatro portas, cupê de duas ou quatro portas, cupê hardtop sendo a versão topo de linha a Sebring que mudava grade dianteira e faróis e a perua de quatro portas, câmbio manual de três ou quatro marchas, ou automático de três marchas, nos motores a oferta começava pelo Slant Six 225 de 3.7 litros, o V8 318 de 5.2 litros, o V8 383 de 6.3 litros com carburador de corpo duplo e 279CV e carburador de corpo duplo e 304CV e perdia os V8 Hemi de 7 litros e o V8 440 de 7.2 litros, já o Road Runner agora era um Charger com grade dianteira modificada e logo da Plymouth, nos motores o seis cilindros 225 de 3.7 litros, o V8 318 de 5.2 litros, o V8 383 de 6.3 litros com carburador de corpo duplo e 279CV e 304CV com carburador de corpo quadruplo, o V8 440 de 7.2 litros da famíla RB com 375CV e carburador de corpo quadruplo e 390CV no Six Pack que tinha três carburadores de corpo duplo e por último o Hemi V8 427 de 7 litros com 431CV foi mantido e estreava o V8 340 de 5.6 litros da família LA com 279CV e esses motores estão detalhados nas linha 1971 de Charger e Coronet.
O Plymouth Satelite estreava a segunda geração e os motores eram o seis cilindros 225 de 3.7 litros com 147CV, V8 318 de 5.2 litros com 233CV, V8 383 de 6.3 litros com carburador de corpo duplo e 279CV e carburador de corpo quadruplo e 309CV.

O cupê aqui na versão de acabamento Sebring e os mesmos motores do sedã, mais tarde a potência é revelada em valores líquidos: o seis cilindros passou a gerar 112CV, o V8 318 passou a gerar 152CV e estreava o V8 400 de 6.6 litros com 192CV e 258CV.

A Segunda geração do Road Runner chegava ao mercado além dos motores do Satelite ele tinha o V8 340 de 5.6 litros com 279CV, o V8 440 de 7.2 litros com 375CV e 390CV no Six Pack e o V8 Hemi de 7 litros com 431CV, mais tarde a potência é revelada em valores líquidos o 340 de 5.6 litros passou a gerar 243CV, o V8 440 passou a gerar 279CV e 335CV no Six Pack, mais tarde o seis cilindros cai para 106CV e V8 400 de 6.6 litros passou a gerar 172CV.
Em outubro de 1971 na linha 1972 a potência passava a ser revelada em valores líquidos e com isso a potência era de 112CV para o seis cilindros 225 de 3.7 litros, 152CV para o V8 318 de 5.2 litros da família LA e o V8 400 de 6.6 litros com 192CV e 258CV com carburador de corpo quadruplo e para o Road Runner além desses motores ele vinha com o V8 340 de 5.6 litros da família LA com 243CV e os V8 440 de 7.2 litros com 284CV e 335CV no Six Pack(três carburadores de corpo duplo) e o Hemi V8 de 7 litros dava adeus. Em outubro de 1972 na linha 1973 o seis cilindros 225 de 3.7 litros passou a gerar 106CV, o V8 400 de 6.6 litros passou a gera 172CV com carburador de corpo duplo e 264CV com carburador de corpo quadruplo e o V8 440 Six Pack dá o seu adeus. Em outubro de 1973 na linha 1974 estoura a crise do petróleo , o seis cilindros e o V8 318 de 5.2 litros são mantidos, o V8 340 dá lugar ao V8 360 de 5.9 litros da mesma família LA e com isso gera 203CV, o V8 400 de 6.6 litros gera 208CV com carburador de corpo duplo e 243CV com carburador de corpo quadruplo e para o Road Runner estreava o V8  360 de 5.9 litros chamado de High Performance com 248CV e o V8 440 de 7.2 litros com 279CV. Em outubro de 1974 o Satelite dá o seu adeus e o Road Runner vira versão de acabamento do próximo carro da Plymouth dessa plataforma.
EM OUTUBRO DE 1974 NA LINHA 1975 A PLYMOUTH RESGATA O NOME FURY e o Road Runner virá uma versão de luxo do cupê, ele chegava na carroceria sedã de quatro portas, cupê e perua de quatro portas, apenas com câmbio automático de três marchas, as dimensões seriam as mesmas do então futuro Monaco, já nos motores ele estava no presente com o Coronet o seis cilindros Slant Six 225 de 3.7 litros com 96CV, o V8 318 de 5.2 litros com 152CV, o V8 360 de 5.9 litros com carburador de corpo duplo e 172CV e o com carburador de corpo quadruplo e 192CV e o V8 400 de 6.6 litros com 167CV com carburador de corpo duplo e 192CV com carburador de corpo quadruplo. suspensão, freios foram herdados dos modelos antigos.
O Fury de nova geração chega ao mercado com motor Seis cilindros 225 de 3.7 litros com 96CV, V8 318 de 5.2 litros com 233CV, V8 360 de 5.9 litros com  172CV e 192CV, V8 400 de 6.6 litros com 167CV e 192CV.

O cupê com os mesmos motores do sedã.

A perua com os mesmos motores do sedã.
O sedã a perua tinha entre - eixos de 2.98 metros e o cupê  de 2.92 metros, em outubro de 1975 na linha 1976 o seis cilindros 225 de 3.7 litros ia 101CV, o V8 318 de 5.2 litros passou a 152CV e ganhou a versão destinada a Califórnia com 142CV, o V8 360 de 5.9 litros com carburador de corpo duplo e quadruplo passou a gerar 177CV, o V8 400 de 6.6 litros com carburador de corpo duplo passou a gerar 177CV e carburador de corpo quadruplo exclusivo para Califórnia com 188CV. Em outubro de 1976 na linha 1977 com o fim do Coronet ele passa a seguir o Monaco o motor seis cilindros 225 de 3.7 litros passava a ter 112CV, o V8 318 de 5.2 litros passou a ter 137CV para o estado da Califórnia e 147CV para o resto dos Estados Unidos, o V8 360 de 5.9 litros passou a gerar 157CV com carburador de corpo duplo e 172CV com carburador de corpo quadruplo vendido apenas na Califórnia e região de alta altitude dos Estados Unidos e o V8 400 de 6.6 litros apenas com carburador de corpo quadruplo e 192CV. Em outubro de 1977 na linha 1978 o V8 318 de 5.2 litros passou a gerar 142CV para o Estado da Califórnia e 157CV para o resto dos Estados Unidos e em outubro de 1978 ele deu o adeus dessa plataforma.
A CHRYSLER É DONA DAS MARCAS DODGE E FOI DONA DA PLYMOUTH(HOJE EXTINTA) , mas ela só teve um carro nessa base era o cupê Cordoba, que foi lançado em outubro de 1974 na linha 1975 ele media 5.47 metros de comprimento, 1.94 metros de largura, 1.34 metros de altura e 2.92 metros de entre - eixos, apenas câmbio automático de três marchas, nos motores a oferta começava pelo V8 318 de 5.2 litros que na Califórnia gerava 137CV e no resto dos Estados Unidos 152CV, o V8 360 de 5.9 litros com carburador de corpo duplo e 172CV e quadruplo com 192CV,o V8 400 de 6.6 litros com carburador de corpo duplo e 167CV, com carburador de corpo quadruplo e 192CV e 188CV para Califórnia e por último o Pacote High Performance para o motor V8 400 de 6.6 litros tinha duplo escapamento e com isso gerava 44.2KGFMa3200RPM e 238CVa4200RPM.
O Cordoba chegava ao mercado norte-americano com motores V8 318 de 5.2 litros com 137CV ou 152CV, V8 360 de 5.9 litros com 172CV ou 192CV, V8 400 de 6.6 litros com 167CV, 188CV ou 192CV e versão com escapamento duplo e 238CV.
Em outubro de 1975 na linha 1976 o V8 318 de 5.2 litros para a Califórnia vai a 142CV, o V8 360 de 5.9 litros com carburador de corpo duplo vai a 172CV e quadruplo vai a 177CV, o V8 400 de 6.6 litros com carburador de corpo duplo vai a 177CV e quadruplo passa a ter 188CV e vira exclusivo da Califórnia e o V8 400 de 6.6 litros com escapamento duplo passou a gerar 45KGFMa3200RPM e 243CVa4400RPM, em outubro de 1976 na linha 1977 o V8 400 de 6.6 litros com duplo escapamento dava adeus, o V8 400 de dupla carburação também dava adeus, o V8 318 de 5.2 litros passou a gerar 137CV para Califórnia e 147CV no resto dos Estados Unidos, o V8 360 de 5.9 litros com carburador de corpo duplo passou a gerar 157CV e com carburador de corpo quadruplo passou a gerar 172CV e o V8 400 de 6.6 litros com carburador de corpo quadruplo passou a gerar 193CV. Em outubro de 1977 na linha 1978 o V8 318 de 5.2 litros agora tinha opção de carburador de corpo duplo com 142CV e quadruplo com 157CV, o V8 360 de 5.9 litros agora com carburador de corpo quadruplo também gerava os mesmo 157CV mas tinha mais torque, o V8 400 de 6.6 litros de 193CV era mantido e estreava o V8 400 de 6.6 litros com 203CV. Em outubro de 1978 na linha 1979 o V8 318 de 5.2 litros passa a gerar 137CV e para a Califórnia carburador de corpo quadruplo e 157CV, o V8 360 de 5.9 litros passava a gerar 152CV com carburador de corpo duplo e 172CV com carburador de corpo quadruplo, o V8 400 dava adeus e estreava o V8 360 de 5.9 litros com carburador de corpo quadruplo chamado de HD com 38.7KGFMa2400RPM e 198CVa4400RPM graças aos comandos de válvulas mais bravos. Em outubro de 1979 ele dava adeus e era substituído por uma nova geração, numa nova base.

Esse base foi bem versátil na Chrysler norte-americana a ponto de criar uma lenda chamada Charger, sem contar o Dart pré-1962, o Polara norte-americano pré-1965 e aí vieram Coronet, Monaco, Road Runner entre os outros modelos de base,. chegou a usar motores seis cilindros, Small-Block Chrysler(LA) e os Big block da Chrysler(B, RB e Hemi), foi vítima da crise do petróleo.





























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