Avaliação: Renault Kwid Intense: A revolução popular

NOVO COMPACTO DA RENAULT ROMPE PRECONCEITOS E JÁ SUCESSO.

Uma coisa não tenho do que me queixar da Globo Renault: atendimento exemplar. Eu vi o anúncio no  facebook e o modelo estava para test drive e muitos já quiseram conhecer o carro e fui até a Globo Renault da praia comprida e para minha surpresa: o Kwid estava lá.
   Cheguei lá, falei com o vendedor e ele estava vendendo um carro por telefone( o mesmo que me atendeu no Sandero três cilindros e Captur), resolvi esperar um pouco e depois do atendimento o vendedor pegou as chaves do carro e me chamou, então lógico fui ver como é, afinal o Kwid já sucesso: o vendedor só ele  vendeu 15 unidades(fora os outros vendedores do Globo Renault lembrando que tem lojas no bairro estreito-Florianópolis, Curitiba e outros lugares por exemplo) e o próprio gerente me contou depois que só tem carro para entregar em novembro: repetiu o sucesso que teve na Índia aqui no Brasil. 

PRECONCEITOS PROVÁVEIS:

1 Popular tem plataforma "velha e requentada" e que não serve em carros maiores e se  serviu foi em carros antigos.
2 Hoje em dia não existe carro popular abaixo dos R$40.000.
3 70CV e 66CV na gasolina não vai andar.
4 Ele é "Indiano" então é mercado de "terceiro mundo".
5 Popular não tem segurança, só vem com os obrigatórios por lei( ABS e Air Bag Duplo).

Garanto a você que fazer você colocar cada preconceito desses na lata do lixo. "Ah está dizendo que o carro é perfeito" Não, isso te garanto que não também, afinal carro perfeito não existe e nunca vai existir.

POR FORA: Vendo ao vivo ele parece bem mais bonito que o Mobi e Up, por exemplo o primeiro tem uma dianteira muito pesada para o meu gosto e o segundo no face-lift as lanternas pegaram mal aquele negócio preto parecendo fita adesiva, ponto para o Renault que se mostrou ter um visual simples, o visual mistura elementos de Sandero e Duster, mas mesmo assim bonito no aspecto geral ficou bem acertado. Ele mede 3.68 metros de comprimento, 1.58 metros de largura, 1.50 metros de altura, 2.42 metros de entre - eixos , o seu ângulo de ataque é de 24 graus, a altura livre do solo é de 18cm e o ângulo de saída é de 40 graus, se analisar o Up não tem versão aventureira com motor  aspirado, só o Cross que é turbo e é apenas o visual aventureiro, já o Mobi tem a versão "civil" e a versão Way, o Kwid traz isso de série em todas as versões. Vamos comparar as medidas:
O Kwid apresenta um visual bonito.

Na lateral também e na dianteira como você viu na capa.



COMPRIMENTO:
MOBI: 3.56 metros
UP!      3.68 metros

Note que o Kwid é 12 cm maior que o Fiat e igual ao Up! nesse quesito.

LARGURA:
MOBI: 1.63metros
UP!      1.64metros

O Kwid é mais estreito que os rivais, isso não há como negar, mas dentro(depois eu cito mais sobre isso) se mostra o contrário.

ALTURA:
MOBI:1.49metros
UP! 1.51metros

Aqui digamos existe um certo equilibrio, é 1cm mais alto que o Mobi(na versão cívil) e 1cm mais baixo que o Up!

ENTRE - EIXOS
MOBI: 2.31metros
UP!  2.42 metros

Empata com o Up! e vence com folga o Mobi.

Faixas laterais que remetem a terra nessa cor laranja.

O nome Kwid vem estampado na traseira.

Faróis de Neblina.

Calotas que evocam uma roda de liga-leve.

"E ainda não derrubou dois preconceitos" já vou derrubar dois de uma vez, a primeira plataforma do Kwid é a CMF no caso do Kwid acrescenta o "CMF-A" no caso é pelo tamanho do Kwid, essa plataforma é a modular da Renault além de servir ao Kwid, a versão, por assim dizer C/D serve ao Mégane IV. Talisman, Koleos, Scénic IV europeus então ele base de carro maior e isso se vê no Cofre do motor e também é mais moderna que usada em Logan/Sandero/Duster/ Duster Oroch/Captur é bem provável que as próximas gerações desses modelos entrem na CMF(mas não se sabe quando). Um preconceito foi por terra e outro preconceito sobre o carro ser lançado na Índia, muitas vezes nós sempre olhamos mercados europeus e o norte-americano e sentimos inferiores(com razão até), mas se esquecemos que tem mercados inferiores ao nosso com o é caso da Índia . A Renault brasileira colocou mãos a obra e com isso 82% do modelo brasileiro foi modificado em relação ao modelo indiano e o modelo brasileiro ganhou reforço estrutural que aumentou o seu peso em 128KG, mas ainda assim é mais leve que os rivais. ou seja: mais um preconceito derrubado. os preconceitos dois e quatro tenho certeza que jogou na lata do lixo.

POR DENTRO: Num carro popular não se espera acabamento de carro de luxo, isso é óbvio, o painel é simples, mas ao mesmo tempo ele é melhor que o indiano que usa que tem aquela instrumentação digital estranha, já o modelo nacional tem modelos analógicos que parecem "miniaturas" da usada em Sandero/Logan/Duster e Duster Oroch e isso foi escolha acertada da Renault brasileira. A central multimídia  Media Nav é bem legal é bem fácil de usar, sobre os equipamentos infelizmente a Renault não lançou oficialmente o modelo, mas vou colocar o mais importante, a versão avaliada que é a Intense com o Pack Connect vem de série com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatórios por lei), Ar Condicionado, Direção Elétrica, Media Nav 2.0, Vidros dianteiros/Travas/Espelhos elétricos, Chave canivete e Faróis de Neblina. e vou mais além: Air Bag duplos laterias e isofix, vamos comparar aos rivais: tanto Move Up! e Mobi Drive devem Air Bag Duplo lateral e isofix e isso torna o Kwid único no segmento.  No caso do Mobi Drive ele tem com ABS, Air Bag duplo frontal(obrigatório por lei), Ar Condicionado, Direção elétrica, Vidros dianteiros e travas elétricas e se acrescentar: Retrovisores elétricos que acrescenta Rodas de Liga-leve e chave canivete , Sistema Live On que transforma o celular em central multimídia o preço vai a R$46.795 é uma diferença de R$7000 de vantagem para o Renault e contra o Move Up!  o modelo da Volkswagen tem ABS e Air Bag Duplo obrigatórios por lei, Ar Condicionado, Direção elétrica, Vidros dianteiros e travas elétricas, além é claro de chave canivete, Espelhos elétricos até aí tirando o lance dos Air Bags laterais e IsoFix, fica devendo a central multímidia que é o esquema igual ao da Fiat que transforma o celular em central Multímidia e está disponível apenas em High. Cross e Pepper e esse só vem com motor 1.nada 12V TSI  e aí  o preço dele é de R$48.790 é quase R$10.000 a mais é muito dinheiro e ainda mais no segmento de entrada, onde o público por qualquer R$500 pode optar por um carro ou outro, imagina R$7000 ou R$10.000, ponto para o Kwid.
A Instrumentação analógica, só o combustível é digital, mas integrado ao computador de bordo.

A bela central multimídia  


   E o preconceito? popular pode ser seguro sim, afinal Air Bag duplo lateral e isofix não são obrigados por lei e o Kwid trouxe além dos obrigatórios preconceito cinco derrubado.
    No espaço interno é muito fácil de ajustar a posição de dirigir e como o meu velho tem um Clio 1.nada 16V posso dizer com clareza: se acha a posição mais fácil no Kwid do que no Clio, o espaço para a dianteira é muito bom, na traseira com os bancos na minha posição uma surpresa: sobrou uma fresta e detalhe: não estava totalmente avançado e se avançar mais pode ter certeza que terá mais, agora com o banco recuado os 2.42 metros de entre - eixos  não podem fazer milagres e ele aperta, mas ao menos é melhor que o Mobi no aspecto e o contra o Up! o Kwid leva vantagem para o passageiro do meio que vai mais á vontade nele, já que o VW na versão brasileira virou "cinco lugares na marra".
O bancos na minha posição, sobrou uma fresta.

Com os bancos recuado aperta.

Faixa no acabamento da porta.
Vale lembrar que o Up! tem lataria á mostra e o Kwid não e o Mobi também não. Sobre o porta - malas o Kwid leva 290 litros é maior que os rivais, aqui prova que houve reforço estrutural afinal o modelo indiana leva 300 litros uma perda 10 litros, o Volkswagen Up! leva 285 litros e o Fiat Mobi leva 220 litros é o maior porta - malas da categoria e a média do segmento é de 265 litros o que o deixa acima da média no segmento.
Porta - malas é de 290 litros é o maior da categoria.

MECANICAMENTE : O câmbio é manual de cinco marchas nesse aspecto igual aos rivais. O motor é o três cilindros SCe 1.nada 12V da família nova família B da Renault também conhecido com B4D ou BR10DE  com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, tiraram a variação de comando e de coletor presentes em Logan/Sandero e com isso ele gera 9.4KGFMa4250RPM e 66CVa5500RPM e com álcool vai a 9.8KGFM e 70CV nas mesmas rotações. "Ah, o terceiro preconceito se mantém" só que não. (depois eu explico o por que). A sua suspensão utiliza molas helicoidais  e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira semi-independente com eixo de torção e os freios são discos sólidos na dianteira e tambores na traseira , contra os discos ventilados na dianteira dos rivais. Talvez seja um dos poucos defeitos do Kwid, considerando as limitações do segmento(não que não freou bem,longe disso).

MOBI DRIVE 
Três cilindros GSE FireFly com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica.
10.4KGFMa3250RPM e  72CVa6000RPM com gasolina
10.9KGFMa3250RPM e  77CVa6250RPM com álcool.

MOVE UP!
Três cilindros EA 211 12 válvulas com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis.
9.7KGFMa3000RPM e   75CVa6000RPM
10.4KGFMa3000RPM   e  82CVa6000RPM

Ok, o Renault é o menos potente que os rivais, tem outro detalhe importante e ainda mais no segmento de entrada: o  Peso de 786KG do Kwid contra 935KG do Mobi e 922KG do Up! e com isso a relação peso/potência fica assim e torque fica assim:

KWID: 11.9KG/CV com gasolina e 11.2KG/CV com álcool
              83.6KG/KGFM com gasolina e 80.2KG/KGFM com álcool.

MOBI DRIVE: 13KG/CV com gasolina e 12.1KG/CV com álcool
                          89.9KG/KGFM com gasolina e 85.8KG/KGFM com gasolina

UP: 12.3KG/CV com gasolina e 11.2KG/CV com álcool
       95KG/KGFM com gasolina e 88.7KG/KGFM com álcool.

Já vou mandar o preconceito três na lata do lixo, olha só: ele tem a melhor relação peso/torque em qualquer situação e a melhor relação peso/potência em quase todas as situações e empatou com o Up! quando abastecido com álcool

O três cilindros 1.nada 12V gera 66CV com gasolina e 70CV com álcool.

ANDANDO COM ELE:  Infelizmente como a documentação não chegou tive que dar volta ao pátio da concessionária, mas é relativamente grande é na área ao redor, mas ainda assim é o mesmo trajeto usado pelo Sandero três cilindros, giro a chave e logo de cara percebo duas coisas: eu até hoje embaralho nos ponto morto da Renault, o único que acertei de primeira foi o Duster Manual , Sandero R.S e Oroch, mas estes últimos tem seis marchas, já no Sandero três cilindros me embaralhei e no Clio 1.nada 12V do meu velho também.  achei o câmbio um pouco duro no Sandero três cilindros e no Clio do meu velho nem se fala..... , já no Kwid surpresa: o câmbio de cinco marchas é parelho com o do Duster, mas não sei  se é o mesmo câmbio(acredito que não), mas é bem melhor que as utilizadas em Logan e Sandero, e os 66CV/70? deram conta do recado muito bem, inclusive ele tem uma sensação de esperteza melhor que o Sandero três cilindros , Fiar Argo Drive 1.nada  e Clio 1.nada 12V , graças ao baixo peso. Preconceito três derrubado: ele anda sim e bem para um carro 1.nada 12V, não vou ser hipócrita: seria legal ver com os 82CV do Sandero, mas questões de custos e mercadológicos infelizmente ele não tem, mas como já se viu: os 70CV se viraram muito bem, a direção elétrica se mostrou muito boa também, a suspensão não sei se é pela altura, mas o modelo demonstrou ser mais macio que o Sandero três cilindros, mas lógico passei alguns sustos, estava conversando com o vendedor no test-drive e aí um cara do Fiesta conversando e dirigindo ao mesmo tempo sem olhar e aí o vendedor "espera" e aí parei e vi que ele parou, nos deu um susto. Voltando ao modelo da Renault, uma coisa eu confirmo: tem que pisar um pouco mais que no Sandero três cilindros em alguma situações por não ter comando de válvulas variável, chegou para a concessionária para fazer as fotos e aí na subida leve sinto que tenho que pisar um pouco mais, mas ainda assim é melhor que o antecessor que usava o D4D 1.nada 12V e só melhorava em alta, o Kwid é só no início, depois você pode pisar normal, lógico que o três cilindros se mostrou mais ruidoso que o Sandero três cilindros, mas ainda assim dá para dizer que dentro da média do segmento, lembre-se: rivais do Kwid são Mobi e Up!

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS:  A estratégia de pré-venda funcionou e muito bem, até melhor que a Renault esperava, o preço dessa versão Intense Pack é de R$39.990 é por R$10 existe popular ao menos de R$40.000, o Mobi Drive custa R$41.260 o curioso que o Way que tem visual aventureiro e o antigo motor Fire 1.nada de quatro cilindros também custa o mesmo preço é quase R$2000 mais barato e o Move Up! custa R$ 48.790 uma diferença de quase R$10.000 a favor do Renault. "Ah, mas ainda está beirando os quarenta mil" OK. fique calmo que tem versões mais baratas, o consumo no Inmetro foi de 10.3KM/L com álcool e 14.9KM/L com gasolina na cidade e na rodovia foi de 10.8KM/L com álcool e 15.6KM/L. vamos ver contra os rivais.

MOBI DRIVE:
CIDADE:
9.6KM/L com álcool         13.7KM/L com gasolina
RODOVIA:
11.3KM/L com álcool        16.1KM/L com gasolina

MOVE UP!
CIDADE:
9.6KM/L com álcool          14.2KM/L com gasolina
RODOVIA:
10.6KM/L com álcool        14.3KM/L com gasolina.

O Kwid foi o mais econômico na cidade que os rivais em qualquer combustível, na rodovia com álcool ficou á frente do Up e atrás do Mobi.

E trate de enterrar o preconceito 2 por que temos duas opções mais baratas:

Zen: 34.990 perde alguns equipamentos como retrovisores elétricos, central multímidia, mas mantém os Air Bags laterais e IsoFix, segundo o gerente a versão mais vendida.

Life: R$29.990 perde o Ar Condicionado, Direção elétrica, Vidros dianteiros e travas elétricas, mas mantém o Air Bags laterais e Isofix.  


É o primeiro carro de um grande fabricante a ter preço abaixo dos R$30.000 em anos. E você pergunta se eu teria o Kwid se tivesse condições ? a balança pesou a favor pelo bom desempenho, boa posição de dirigir, câmbio melhor que o antecessor e espaço surpreendente, o que tem contra é mais algo inerente ao próprio segmento, o espaço com  banco recuado esse não tem jeito e lógico os 82CV seriam legais, mas os 70CV fazem o modelo andar e muito bem para um carro 1.nada. Digo isso com a autoridade de quem o pai tem um Clio: O Kwid é bem melhor, ele honra a obrigação de ser melhor em tudo que o antecessor.

O Kwid mostra que:

1 Popular pode ter plataforma moderna e compartilhada com os irmãos famosos e no caso os franceses Talisman e Mégane IV e o sul-coreano Koleos.

2 Existe popular abaixo dos R$40.000 o curioso é que a versão completa do Kwid custa quase o mesmo preço do Take Up! que vem "pelada"

3 70CV e 66CV fazem o carro andar bem para um 1.nada sim, inclusive lembre-se que o antigo Uno Mille e o Celta de 70CV eram bem espertos para um carro 1.nada e ainda eram mais pesados que o Kwid.

4 Ok,tenho uma boa notícia e duas más notícias para você que manteve o preconceito : a boa notícia é que ele estreou na Índia, só que vem as duas más notícias: o modelo brasileiro foi 82% modificado em relação aquele mercado, inclusive ganhando reforço estrutural que o engordou 128KG e outra má notícia, lembre-se que o Kwid tem a mesma plataforma(só que diminuída)  dos franceses Talisman, Mégane IV e do sul-coreano Koleos.

5 Popular pode ter segurança sim e pode vir além dos obrigatórios e o Kwid traz Air Bags laterais e Isofix, esse último é muito bom, para casais com filhos recém nascido.


Realmente o compacto da Renault provocou uma revolução popular e  o sucesso é merecido. também temos que agradecer ao bom atendimento da Globo Renault como sempre.

FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica.
CILINDRADA: 999cm3
DIÂMETRO X CURSO: 71 x 84mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 12:1
POTÊNCIA: 66CV/70CVa5500RPM.
TORQUE: 9.4/9.8KGFMa4250RPM.
CÂMBIO: Manual de cinco marchas, tração dianteira.
CARROCERIA: Hachtback, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 3.68 metros , largura 1.58 metros, altura 1.50 metros, entre - eixos 2.42 metros
OFF-ROAD: Ângulo de entrada 24 graus, altura livre do solo 18cm, ângulo de saída 40 graus.
PESO: 786KG
PESO/POTÊNCIA: 11.9KG/CV com gasolina e 11.2KG/CV com álcool.
PESO/TORQUE: 83.6KG/KGFM com gasolina e 80.2KG/KGFM com álcool.
VOLUMES: Porta -malas 290 litros e tanque de combustível 38 litros.
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi-independente com eixo de torção.
FREIOS: Discos sólidos na dianteira e tambores na traseira
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira.
RODAS E PNEUS:  Aço aro 14, 175/65/R14
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: Ar Condicionado, Direção elétrica, Media Nav, Vidros dianteiros, Travas elétricos, espelhos elétricos, ABS, Air Bag duplo, Air Bag duplo lateral e isofix.
* A RENAULT AINDA NÃO DIVULGOU O QUE É DE SÉRIE E O QUE OPCIONAL NESSA VERSÃO VOU ESPERAR PARA ATUALIZAR.
PREÇO: R$39.990
GARANTIA: 3 anos .


AGRADECIMENTOS A GLOBO RENAULT PELA CONFIANÇA NO PRODUTO, PELO TEST-DRIVE CEDIDO , PELO EXCELENTE ATENDIMENTO DO VENDEDOR E DO GERENTE.
















Comentários