Chevrolet C 6400/6500: O Pioneiro "Chevrolet Brasil"

O CAMINHÃO "CHEVROLET BRASIL" FOI O PRIMEIRO GM NACIONAL.

Desde 2002 a GMB não faz um caminhão em solo brasileiro, ela abandonou esse mercado, aliás fruto da desastrada criação da marca GMC no Brasil.
  Mas existe a ironia: o primeiro nacional dela foi justamente o caminhão antes mesmo da 3100, lógico que hoje muitos deles estão na ativa com motor diesel Mercedes-Benz(o mais comum) por que sustentar um caminhão á gasolina é totalmente impossível nos dias hoje.

O COMEÇA DA GENERAL MOTORS DO BRASIL FOI EM 1925 na época se limitava a fazer carros, caminhões e ônibus em CKD que vinham desmontados dos Estados Unidos, na década de 1950 passou a fazer os ônibus com chassi importado dos Estados Unidos e carrocerias metálicas brasileiras(viação Cometa é um caso famoso da época), mas em 1953 a marca para de fazer os automóveis em CKD e começa a se preparar para produzir caminhões e utilitários, mas veio o suicídio de Getúlio Vargas e acabou atrasando, em 1955 a GM começa a  se definir pelo GEIA para fabricar caminhões e picapes.

A CHEGADA AO MERCADO DOS CAMINHÕES 6500 OU "BRASIL":  Se dá em março de 1958, ele chega apenas como 4x2, o câmbio era manual de quatro marchas, o motor era o seis cilindros 261 de 4.3 litros pertencente a segunda geração de motores seis cilindros Chevrolet(o do Opala pertence a terceira) com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro era de 92mm e o curso era de 100mm o  que totalizavam 4278cm3, dotado de carburador de corpo simples a taxa de compressão era de 7,8:1 e lógico 12 válvulas ele gerava 31.2KGFM a 2400RPM e 136CV a 3800RPM era inferior ao Ford V8 da época em termos de potência, mas a fama de robusto desde os tempos em que era usado em carros e caminhões CKD lhe ajudou. A sua suspensão era dependente tipo eixo rígido com feixe de molas nos dois eixos, os freios eram a tambor nas quatro rodas, infelizmente tentei achar a capacidade do tanque dele, mas não consegui é bem provável que tenha os 105 litros dos sucessores D60/70/80, a direção era setor e rosca sem fim. O apelido "Brasil" veio por causa do Mapa do Brasil que vinha dentro do símbolo da Chevrolet, uma forma de dizer que não era mais um CKD norte-americano, inicialmente o motor era importado dos Estados Unidos.

O "Brasil" chega ao mercado o nome oficial era C-6500/6400 e o motor era o seis cilindros 261 de 4.3 litros á gasolina com 136CV.

Em outubro de 1958 na linha 1959 o motor era nacionalizado e fabricado ainda em São Caetano do Sul-SP, em outubro de 1959 na linha 1960 nada muda, em outubro de 1960 na linha 1961 nada muda.

FACELIFT E MAIS POTÊNCIA NO MOTOR SEIS CILINDROS Á GASOLINA: Em setembro de 1962 a GM lança a linha 1963 com nova grade dianteira, os faróis que eram simples, passaram a ser duplos, também houve mudanças mecânica, o câmbio manual de quatro marchas dá lugar ao de cinco marchas, já o motor seis cilindros 261 de 4.3 litros á gasolina passou a gerar 31.7KGFM a 2400RPM e 142CV a 3800RPM aliás nos Estados Unidos ele é conhecido como JobMaster e ele agora passava a ser feito na recém-inaugurada fábrica de São José dos Campos-SP.

Na linha 1963 faróis duplos redondos, nova grade dianteira, câmbio de cinco marchas e o motor seis cilindros 261 de 4.3 litros agora gerava 142CV.

Vale lembrar que os números de potência e torque eram brutos. Ele seguiu sem alterações até outubro de 1964 quando ele deu lugar a nova geração de caminhões Chevrolet e aí  é outra história.

O Chevrolet "Brasil" hoje é muito raro de se ver, inclusive até fotos foi difícil de achar, mas mesmo assim tem as glórias de ser o primeiro GM nacional após 33 anos de CKD e nunca teve motor á diesel em sua vida, a não ser é claro os instalados fora da fábrica.







Comentários

  1. Acho que tem um equívoco: "A CHEGADA AO MERCADO DOS CAMINHÕES 6500 OU "BRASIL": Se dá em março de 1968, ..." Acho que o correto seria 1958. Gostei do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! vou editar , na verdade escrevi 1968 pensando em 1958 e você está certo é 1958!

      Excluir
  2. Tenho um 6400 1950, não estou encontrando a história dele ou frente parecida, pelo ano, é possível que seja um modelo americano que foi importado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha pelo ano provavelmente importado, afinal o nacional só veio em 1958, no Máximo esse modelo 1950 que você tem, talvez seja CKD.

      Excluir

Postar um comentário