Plataforma E 89 da BMW: A vida da última geração do Z4

ESSA GERAÇÃO NÃO TEVE VERSÃO M, MAS NÃO DEIXOU DE TER MOTORES SEIS CILINDROS.

Antes de mais nada já vou adiantando que esse artigo é uma extensão desse artigo aqui:

Aqui os modelos Série 3 E36/E46 e o Z3 a primeira geração do Z4.  e logo depois da renovação do seu sedã da Série 3 a marca decidiu renovar o Z4 que agora não tinha mais um cupê: era um roadster cupê-cabriolet, mas herdava muitos traços da antiga geração.

A CHEGADA AO MERCADO SE DÁ em março de 2009 no Salão de Genebra, ele media 4.23 metros de comprimento, 1.79 metros de largura, 1.29 metros de altura e 2.50 metros de entre - eixos, ele manteve o entre-eixos da antiga geração, ele veio com três opções de câmbio: manual ou automático ambos de seis marchas e o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas chamado de DKG , três opções de versões: Sdrive 23i, Sdrive 30i e Sdrive 35i e lógico com isso três opções de motores, a oferta começava pelo seis cilindros 2.5 24V da família N52 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, o seu diâmetro é de 82mm e o curso é de 78.8mm o que totalizavam 2497cm3, a sua taxa de compressão era de 11:1 e com isso gerava 25.5KGFM a 2750RPM e 204CV a 6000RPM era o motor Sdrive 23i, a segunda opção era o seis cilindros de 3 litros e 24 válvulas também da família N52 e de mesma concepção do 2.5, só que o diâmetro crescia para 88mm o o curso para 88mm o que totalizavam 2996cm3, a sua taxa de compressão era 10,7:1 e com isso gerava 31.6KGFM a 2600RPM e 258CV a 5600RPM esse para o Sdrive 30i e por último o seis cilindros de 3 litros, 24 válvulas, biturbo da família N54 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, biturbo, intercooler e injeção direta, o seu diâmetro é de 84mm e o curso era de 89.6mm o que totalizavam 2979cm3, a sua taxa de compressão era de 10,2:1 e com isso gerava 40.8KGFM a 1300RPM e vai até 5000RPM e 306CV a 5800RPM. A sua suspensão era independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, sendo McPherson na dianteira e Multlink na traseira, os freios eram discos ventilados nas quatro rodas e a direção era do tipo pinhão e cremalheira. a versão que podia vir com câmbio de dupla embreagem era apenas o Sdrive 35i com motor 3 litros, 24 válvulas biturbo. O motor era longitudinal e a tração era traseira.

A segunda geração do Z4 chegava ao mercado com motores seis cilindros 2.5 24V de 204CV, 3 litros e 24 válvulas com 258CV e o 3 litros 24 válvulas biturbo e injeção direta com 306CV., mais tarde chegava uma versão mais potente com 340CV desse seis cilindros biturbo, mais tarde o 2.5 24V e o 3 litros 24V aspirado são trocados pelos 2.nada 16V Turbo de 184CV e 245CV respectivamente.

E o modelo já foi lançado como linha 2010, em março de 2010 já como novidade para a linha 2012 chegava a versão Sdrive 35iS, o motor 3 litros, 24 válvulas, biturbo da família N54 recebia alterações para gerar 45.9KGFM a 1400RPM e vai até 4500RPM e 340CV a 5800RPM.

"PROGRAMA TURBO PARA TODOS"  Em setembro de 2011 na linha 2012 as versões SDrive 23i e SDrive 30i dão o seu adeus e junto com eles os motores seis cilindros 2.5 24V e o 3 litros 24V aspirados, entra no lugar o SDrive 20i que estreava o 2.nada 16V Turbo da famíla N20 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo e injeção direta, o seu diâmetro é de 84mm e o curso é de 90.1mm o que totalizavam 1997cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 27.5KGFM a 1250RPM e vai até 4500RPM e 184CV a 5000RPM e vai até 6250RPM, o SDrive 28i entrava no lugar do 30i, com o mesmo motor 2.nada 16V Turbo do SDrive 20i só que calibrado para gerar 35.7KGFM a 1250RPM e vai até 4800RPM e 245CV a 5000RPM e vai até 6500RPM e tinha um leve aumento na taxa de compressão indo para 10,3:1. Outra mudança foi a troca do câmbio automático de seis marchas pelo de oito marchas chamado de Steptronic  na BMW como o modelo antigo também, ou seja "Programa Turbo para todos" trouxe nova caixa, já os modelos SDrive 35i e SDrive 35iS se mantiveram sem alterações, mas você está perguntado o motor 2.nada 16V Turbo é o mesmo do Série 3(320 e 328) fabricados no Brasil desde 2014? sim eles mesmo. Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda. 

O FACELIFT CHEGA: Em março de 2013 no Salão de Genebra chegava o facelift para o Z4 com pequenas mudanças nos para-choques e na grade e com isso o comprimento foi a 4.29metros e o resto das dimensões foi mantida, marca a estreia do Sdrive 18i que era a versão de entrada que trazia o 2.nada 16V Turbo da família N20 "estrangulado" para gerar 24.5KGFM a 1250RPM e vai até 4400RPM e 156CV a 5000RPM, o Sdrive 20i mantinha esse motor calibrado para 184CV, o SDrive 28i mantinha esse motor calibrado para 245CV, o Sdrive 35i mantinha o seis cilindros de 3 litros 24 válvulas biturbo com 306CV e o Sdrive 35iS mantinha esse mesmo seis cilindros calibrado para gerar 340CV e no resto nenhuma alteração.

Nova grade dianteira, faróis e os motores 2.nada 16V Turbo com 184CV(SDrive 20i), 2.nada 16V Turbo com 245CV(SDrive 25i), seis cilindros de 3 litros, 24 válvulas, biturbo com 306CV(SDrive 35i) e 340CV(SDrive 35iS) e estreava o 2.nada 16V Turbo calibrado para 156CV era o Sdrive 18i.

E já era a linha 2014. Em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda. Em outubro de 2015 na linha 2016 segue sem alterações e em junho de 2016 ele deu o adeus no seu mercado que será um até breve quando vir a nova geração do modelo.

A última geração do Z4 herda muitos traços da Série 3 que é natural, mas também herda do antecessor que era derivado da antiga geração,  essa geração jamais teve versão M ou um cupê, mas nunca deixou de ter motor seis cilindros e ela entrou forte no Downsizing depois da linha 2012.






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