Primeira geração do Iveco Daily: A "Diária" da Iveco.


CAMINHÃO LEVE MARCOU O RETORNO DA IVECO NO BRASIL.

Em 1938 a FNM é inaugurada "Fenemê, em 1949 chegava os primeiros caminhões sob licensa da Isotta Fraschini, depois vieram os Alfa Romeo que ficaram no mercado 14 anos, em 1967 ela passou o controle da Alfa Romeo, em 1973 a Fiat comprou 43% das ações da Alfa Romeo no Brasil. Em 1977 a Fiat tomou o controle total da Alfa Romeo no Brasil. Em 1982 passou ser administrada pela Iveco, mas em 1985 decidiu por encerrar as operações de caminhões no Brasil fechando a fábrica de Duque de Caxias-RJ.

O RETORNO: Em outubro de 1997 na linha 1998 a Iveco retorna ao Brasil com o Daily importado da Itália tinha versões chassi-cabine e furgão, mas isso era "balão de ensaio" por que a Fiat começava a construir a fábrica de Sete Lagoas-MG que além de Daily viria a produzir a Fiat Ducato e mais tarde caminhões Iveco.

A CHEGADA DO MODELO NACIONAL AO MERCADO: Se dá em outubro de 2001 na linha 2002 vou focar nos modelos chassi-cabine, eram os modelos 35-11, 45-11,49-12 e 59-12, duas opções de motores ambas Fiat-Iveco 8140 2.8 Turbo Diesel Intercooler com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, turbo e intercooler ,o seu diâmetro é de 94.4mm e o curso é de 100mm o que totalizavam 2799cm3 e sua taxa de compressão de 17,3:1 e com isso na primeira configuração gerava 26.5KGFM a 1800RPM e 105CV a 3800RPM que era para os modelos 35-11 e 49-11 ,e para os 49-12 e  59-12 ele gerava 122CV pena não ter o torque dele disponível para os leitores, mas se tiver já atualizarei. A sua suspensão utilizava amortecedores telescópicos, na dianteira era Independente por braços duplos triangulares com barra de torção no lugar de mola, a "Independência" acaba na barra de torção e a traseira é eixo rígido com feixe de molas. Os freios eram discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. Você deve estar perguntando posso chamar 2.8 litros? sim. e é o mesmo da Ducato? sim. O câmbio era manual de cinco marchas e o tanque era de 90 litros.

O Daily nacional chegava ao mercado aqui, o 59-12 com motor 2.8 Turbo Diesel de 122CV e havia também de 105CV para os modelos 35-11 e 45-11.

Em outubro de 2001 na linha 2002 o 59-12 é renomeado 60-13, graças ao aumento na capacidade de carga, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 chegava a opção da Cabine dupla e essa com tanque de 70 litros, em outubro de 2004 na linha 2005 era vez do 70-12 que substituía o 60-12 e aumentando a capacidade de carga. 

O FACELIFT E MOTOR ELETRÔNICO: A linha Daily ganhava nova grade dianteira, faróis, para-choques, junto com facelift o motor Fiat-Iveco 8140 de 2.8 litros, recebia a injeção common-rail e agora todas as versões tinham esse motor com 29KGFM a 1800RPM e 125CV a 3800RPM, a sua taxa de compressão subiu para 19,3:1 e agora os modelos eram 35-13, 55-13 e 70-13, além é claro do estreante 4x4.

O Daily 4x4 estreava junto com motor 2.8 litros JTD de 125CV.

De fato a Daily se tornou figura comum nas rotinas diárias que se tornou líder do segmento, posição que mantém até hoje. Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 com a chegada da nova geração e aí é outra história.

A "Diária" da Iveco marcou o retorno da marca depois de 12 anos de exílio, além do que o retorno da produção nacional depois 16 anos(embora em outro estado), compartilhou motores com a Ducato da época e segue líder do mercado nacional.


Comentários