Mercedes-Benz L/LS/LK 312: O Pioneiro estrela de três pontas

O "TORPEDO" FOI O PRIMEIRO CAMINHÃO DA MERCEDES-BENZ FABRICADO NO BRASIL.

Tudo bem que os 1111 e 1113 até hoje são os caminhões mais vendidos de todos os tempos e por tabela são os Mercedes-Benz antigos mais conhecidos, só que antes existiu os LP/LPS/LPK e bem mais antes os L/LS/LK 312 que ficou conhecido no Brasil como "Torpedo".
   A Mercedes-Benz  só importava caminhões e carros até 1956, em 1955 a Sofunge fundiu um motor de caminhão Mercedes-Benz da época e foi justamente do "Torpedo" na época importado.

A CHEGADA AO MERCADO: Em outubro de 1956 chegava o primeiro caminhão Mercedes-Benz nacional era o L/LS/LK 312, o L era o normal, o LK era chassi-curto e LS era cavalo-mecânico, mas esse último é muito raro(aliás o próprio L-312 já é um caminhão raro), o câmbio era manual de cinco marchas, o motor era feito no Brasil fabricado pela Sofunge que mais tarde seria comprada pela Mercedes-Benz, era o seis cilindros em linha de 4.6 litros da família OM312 com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, não tinha injeção direta e sim pré-câmera, o seu diâmetro era de 90mm  e o curso era de 120mm o que totalizavam 4580cm3, a sua taxa de compressão era de 19,8: 1 e com isso gerava 27KGFM a 1600RPM e 112CV a 3000RPM, lembrando que torque é líquido e a potência era bruta, em termos líquidos era 100CV. A sua suspensão utilizava eixo rígido com feixe de molas nos dois eixos e os freios eram a tambor nas quatro rodas.

O L-312 chegava ao mercado com motor seis cilindros de 4.8 litros á diesel com 112CV.

A Pioneiro estrela de três pontas entrou num mercado dominado por Fenemês e caminhões V8, mas tinha o mérito de ter o motor á diesel nacional antes mesmo do FNM, lógico que ele nunca teve o sucesso que os 1111 e 1113 teriam anos mais tarde, mas mesmo assim a Mercedes-Benz teve um papel decisivo no "convencimento" do motor á diesel, algo bem difícil em tempos de petróleo barato e gasolina também. Foi lançado como linha 1956 a Mercedes-Benz completou 50 anos em 2016 que foi o ano passado. Mas por que Torpedo? simples: Por que o bico dele lembrava um Torpedo de guerra. Em outubro de 1957 na linha 1958 nada muda, e em outubro de 1958 na linha 1959 depois de dois anos de produção ele dá lugar ao LP 321 mas aí é outra história. Infelizmente tentei achar a capacidade do tanque dele e não consegui.

O L-312 não teve o sucesso que os 1111 e 1113 teriam anos mais tarde, mas teve importância como primeiro caminhão nacional com motor á diesel fabricado no país(algo que o FNM só foi ter em 1962) graças a Sofunge, até hoje o L-312 é uma figura bem rara nas rodovias brasileiras.

Comentários

  1. Quantas unidades foram produzidas em 1956?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é díficil responder, ele é o caminhão mais raro da Mercedes-Benz no Brasil, acredito que bem poucos, afinal ele é bem raro.

      Excluir
  2. estou arrumando um L312 ano 1957 mais estou com dificuldade de achar pecas para o interior da cabine alguem pode ajudar 018.997850444

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, confesso que é difícil, mas se pudesse ajudaria. espero que o senhor consiga, peças de acabamento são difíceis para carros antigos, imagina para caminhão.

      Excluir
  3. Lastimável, uma fabrica como a Mercedes Bens deveria ter as peças de reposição dos caminhões antigos, talves por esses motivo perdeu espaço para a concorrente volws, é que são peças do painel relógios, limpador de parabriso, Mais valeu meu amigo Welligton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu concordo contigo, mas o problema é que esse caminhão é muito antigo, ou seja peças de acabamento acredito que seja díficil também para um FNM da época, um Ford F600 ou até mesmo um Scania Jacaré, acredito que se o modelo em questão fosse 1113 ou 1111 seria bem mais fácil, mas o lance é garimpar, tomara que tu consiga e se conseguir avise. Agora hoje a Mercedes-Benz voltou a liderança no mercado de caminhões desde 2015, lógico não é os tempos da "Regra 1113", mas ela é líder de mercado. Voltando aos antigos um mundo ideal deveria ter peças para modelos antigos, mas infelizmente esse mundo é complicado

      Excluir
  4. vou procurar em algum desmanche, quem sabe acho algumas peças
    valeu Wellington abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário