PLATAFORMA S50/S54/S57 DA NISSAN: A SEGUNDA GERAÇÃO DO SKYLINE

NESSA ÉPOCA ELE FOI O "OPALA DOS JAPONESES"

O Skyline tem o status de lenda, graças aos Skyline GT-R dos anos 1970 e dos anos 1990. Hoje é um sedã de luxo que nos EUA é chamado de Infinity G35  ou G37(dependendo do motor), mas o Skyline começou a sua vida como um sedã famíliar, qualquer semelhança com o Opala é mera coincidência.

A CHEGADA AO MERCADO SE DÁ em outubro de 1963 na linha 1964 ele media 3.99 metros de comprimento, 1.49 metros de largura, 1.43 metros de altura e 2.59 metros de entre - eixos, ele veio nas duas opções de carroceria: sedã de quatro portas e perua, que os japoneses chamam de Van, infelizmente não tenho dimensões dela, mas o entre - eixos é o mesmo. Duas opções de câmbio: manual de quatro marchas no assoalho ou automático de três marchas na coluna e apenas uma opção de motor: o quatro cilindros 1500 da família G da Nissan que na verdade é um motor herdado da Prince com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro é de 75mm e o curso é de 84mm o que totalizavam 1484cm3, a sua taxa de compressão infelizmente não se tem, mas ele gerava 11.6KGFM a 3000RPM e 70CV a 4800RPM e alem disso tinha carburador de corpo simples. A sua suspensão era independente tipo braços duplos triangulares na dianteira com molas helicoidais e na traseira é eixo rígido com feixe de molas. Os freios eram a tambores nas quatro rodas. A Perua ou Van usava a mesma mecânica.

O Skyline chegava ao mercado com motor 1.5 de 70CV.

A Perua com o mesmo motor do sedã.

A CHEGADA OS ESPORTIVOS GT SE dá em maio de 1964 eram duas versões lançadas ao mesmo tempo, ambas estreavam o motor seis cilindros e para isso foi alongado o capô e com isso ele passou a 4.10 metros, já o resto das dimensões sem alterações, o GT estreou o motor Seis cilindros de 2 litros da família G da Nissan esse tem bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro x curso são iguais(75mm para cada um) o que totalizavam 1988cm3, a sua taxa de compressão era de 8.8:1 e com isso gerava 16KGFM a 4400RPM e 106CV a 6000RPM essa versão tinha carburador de corpo duplo e para o GT-B trazia três carburadores e taxa de compressão de 9,3:1 e com isso gerava 17.7KGFM a 4000RPM e 126CV a 6000RPM. Molas e amortecedores foram recalibradas, assim como o freios dianteiros passaram a ser a disco no lugar do tambor e para o GT-B o câmbio manual de quatro marchas era trocado pelo de cinco marchas.

O Esportivo GT chegava ao mercado com motor seis cilindros 2 litros de 106CV e o GT-B da foto capa trazia três carburadores e ia a 125CV.

 Em outubro de 1964 na linha 1965 nada muda, em outubro de 1965 na linha 1966 nada muda, em outubro de 1966 na linha 1967 sem grandes alterações, em agosto de 1967 chegava o modelo S57, o primeiro modelo com motor 1500 é o S50 e os seis cilindros são S54. Na verdade era um facelift com grade dianteira e faróis diferentes, mas trouxe novidades mecânicas, o motor 1.5 de comando de válvulas no bloco dá lugar ao 1.5 de comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 80mm eo  curso é de 70.2mm o que totalizavam 1483cm3 e com carburador de corpo duplo passou a gerar 13.2KGFM a 4000RPM e 88CV a 6000RPM era a linha 1968.

O Skyline ganha facelift e junto com ele o motor 1.5 da família G, mas com comando de válvulas no cabeçote e 88CV.

Em outubro de 1968 na linha 1969 ele dá lugar a terceira geração ou C10 que aí é outra história.






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