AVALIAÇÃO: LIFAN X60 TALENT 1.8 16V: NO RUMO CERTO

UTILITÁRIO ESPORTIVO MOSTRA QUE FABRICANTES CHINESAS ESTÃO NO RUMO CERTO PARA EVOLUÇÃO.

Eu estava voltando e no meio do caminho uma necessidade e aí nenhum local tinha e fui até a concessionária Lifan e aí pedi, eles cederam e aí no meio do caminho dou uma olhada no Lifan X60 e aí o olhando e aí o próprio gerente me atendeu.

   E aí expliquei para ele que tinha um blog que fazia notícia sobre carros e pedi se ele podia ceder o modelo para test-drive, mas o plano era o modelo CVT e aí ficam com um bom papo, inclusive o gerente mostrou desenvoltura para conversa e inclusive até mostrou o próprio site da Lifan chinesa que tem vários modelos interessantes e aí combinamos para dois dias depois e aí tudo certo.

 Dois dias depois cheguei como o combinado pedi para falar com o gerente que eu tinha falado, eu esperei ele me atender, afinal estava conversando com um cliente e aí depois da conversa ele organizou o carro para o test-drive e só tinha o modelo manual na ocasião, o plano era o modelo CVT, mas estava em exposição com o próprio gerente disse depois, mas calma que a CVT está nos planos sim, só peço que aguardem e de quebra acabei mostrando o meu blog para ele.

POR FORA: Normalmente chineses são acusados de copiar alguém, mas o caso do X60 não dá para dizer que é uma cópia, apesar de notar semelhanças de visual com os Rav4 antigos, mas não dá para dizer que é cópia e por incrível que pareça ele teve a produção parada no Uruguai(feito em CKD) por um ano e ano passado voltou com o facelift na grade dianteira e com isso mudança nos para-choques, o gerente me explicou que foram feitas 16 mudanças no utilitário esportivo e até trocou de pessoal na linha de produção. Ele mede 4.40 metros de comprimento, 1.79 metros de largura, 1.69 metros de altura e 2.60 metros de entre - eixos. O visual eu qualificaria como simpático: não dá para dizer que é um expoente em beleza, mas também não dá para dizer que ele é feio, pelo contrário: o excesso de vincos em muitos modelos atuais, mas o Lifan se dar bem nessa. Já a Plataforma até suspeitava ser do Corolla antigo, mas não. É  base própria.

A Lifan modificou a dianteira do seu modelo.

Na traseira um visual interessante, mas o visual é simpático no geral e longe de ser feio.

Logotipo de motor "1.8 VVT" estampado na tampa do porta - malas.


Agora vamos as dimensões dos rivais

PEUGEOT 2008: 4.16 metros de comprimento, 1.75 metros de largura, 1.56 metros de altura e 2.54 metros de entre - eixos.

RENAULT CAPTUR: 4.33 metros de comprimento, 1.81 metros de largura, 1.62 metros de altura e 2.67 metros de entre - eixos

RENAULT DUSTER: 4.32 metros de comprimento, 1.82 metros de largura, 1.67 metros de altura e 2.67 metros de entre - eixos

FORD ECOSPORT: 4.27 metros de comprimento, 1.76 metros de largura, 1.69 metros de altura e 2.52 metros de entre - eixos

HONDA HR-V: 4.29 metros de comprimento, 1.77 metros de largura, 1.58 metros de altura e 2.61 metros de entre - eixos

HYUNDAI CRETA: 4.27 metros de comprimento,1.79 metros de largura, 1.63 metros de altura e 2.59 metros de entre - eixos

JEEP RENEGADE: 4.25 metros de comprimento, 1.79 metros de largura, 1.72 metros de altura e 2.57 metros de entre - eixos

NISSAN KICKS:  4.29 metros de comprimento, 1.76 metros de largura, 1.59 metros de altura e 2.62 metros de entre - eixos.

 Note que o utilitário esportivo sino-uruguaio, por assim dizer, tem o maior comprimento da turma, o segundo colocado é o Captur que fica 7cm atrás, na largura ele é o terceiro junto com Creta e Renegade e atrás de Captur e Duster e fica 2cm á frente do Honda HR-V, ele é o segundo mais alto junto com o EcoSport só perde para o Renegade e 2cm á frente do Renault Duster que é o terceiro colocado. No entre - eixos por incrível que pareça ele fica na intermediária: á frente do Peugeot 2008, Ford EcoSport , Jeep Renegade e Hyundai Creta. Atrás do Honda HR-V, Nissan Kicks e da dupla da Renault.

Rodas de liga-leve aro 17 

Maçaneta cromada dá um toque de requinte.

Farol de led diurno

A versão avaliada foi a Talent.

POR DENTRO:  O Painel também mudou conta agora com conta-giros central e velocímetro digital, o conta-giros central faz lembra os Porsche, me ajustar para os bancos foi um pouco complicado, não pelo carro em si, mas é por que não estava acostumado, mas depois que acostumei estava tranquilo, tirando é claro a parte do encosto do banco, mas isso não é exclusivo dele, carros mais caros também tem isso. Ele vem de série com ABS, Air Bag duplo(obrigatórios por lei), Alarme, Ar Condicionado, MP3/Player, Central Multimídia, Coluna de direção regulável, Direção Hidráulica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos. No caso dos rivais o Peugeot 2008 Allure traz Air Bag duplo lateral indisponível no Lifan, mas custa R$5000 a mais e o Peugeot tem assistência elétrica na direção, o Renault Duster Dynamique tem uma lista parecida com a do Lifan, mas troca-se a direção hidráulica pela eletro-hidráulica só que aí custa quase R$7000 a mais, o outro Renault o Captur Zen tem a mais Air Bag duplo laterais, controle de tração e estabilidade de série algo indisponível no Lifan, mas a versão de entrada do Captur a central multimídia é opcional e mesmo assim a diferença é de quase R$12.000, o Ford EcoSport SE 1.5 além dos equipamentos do Lifan ainda traz ESP, Controle de tração, Hill Holder, Air Bags duplos laterais, Air Bags duplos de cortina e de joelhos, mas custa R$10.000 a mais, o Honda HR-V LX traz todos os itens do Lifan menos roda de liga-leve e traz de série ESP, Controle de tração(conjunto chamado VSA pela Honda) e Hill Holder indisponíveis no Lifan. o Hyundai Creta tem uma lista parecida com a do Lifan, mas custa exatos R$7000 a mais e o Nissan Kicks S manual por incrível que pareça fica devendo central multimídia para o Lifan, já no resto é parecido e custa R$4.000 a mais e o Jeep Renegade Sport que não traz central multimídia de série, mas contra-ataca com ESP, Hill Holder e Controle de tração de série, mas custa quase R$15.000 a mais. Ou seja: Lifan pode até dar menos que a maioria dos rivais, mas cobra menos. Lembrando que todos os rivais dele tem computador de bordo e  a direção com assistência elétrica em quase todos os rivais, com exceção da dupla da Renault que é eletro-hidráulica. 

Conta-giros a moda Porsche.

Central multimídia Navitech 

   Outra coisa é o acabamento, até material softtouch no painel tem, ao menos os chineses já evoluíram nesse aspecto e muito bem(embora o modelo seja um sino-uruguaio, mas aí é outra história). O espaço interno com o banco na minha posição sobra um verdadeiro latifundío e com o banco todo recuado, também sobra, uma pouco mas sobra e isso o Lifan se mostra melhor que os rivais de marcas tradicionais.

Banco na minha posição sobra muito espaço.

Recuado ele sobra ainda uma fresta.

 Os outros itens de série do modelo são: EBD nos freios, IsoFix, Trava das portas traseiras para crianças, Aviso sonoro do cinto de segurança, Brake-light, Sensor de estacionamento, Câmera de ré na central multimídia, Luz de led diurna, Faróis de Neblina, Seta de direção nos retrovisores, Sensor crepuscular de acendimento dos faríos, Barra de proteção nas portas, Cinto traseiro de três pontos para todos os passageiros, Rodas de liga-leve aro 17, Rack de teto, Faróis e Lanternas em Leds, Espelhos na cor do veículo, Faróis biparábola, Moldura do porta-malas, Cobertura do motor, Maçanetas cromadas, Para-choques na cor da carroceria, Chave tipo canivete, Banco do motorista com regulagem de altura, Banco traseiro bipartido, banco traseiro reclinável, Encosto de cabeça no banco traseiro com ajuste de altura, Sistema My light way que mantém os fários 30segundos acessos após a chave no contato, Ajuste elétrico dos faróis, Regulagem de iluminação no painel, Desembaçador do vidros traseiro, Abertura interna do porta- malas, Porta óculos no teto, Porta revista atrás dos bancos, Para-sóis integrados ao teto com iluminação, Porta - mapas e porta copos na dianteira, Relogio digital, indicador de temperatura externa, Velocímetro digital, conta-giros, marcador de temperatura e tanque de combustível, Luzes internas independente para motorista, passageiro e porta-malas e também independente para motorista e passageiro na dianteira. Descansa pé para o motorista, Radio AM/FM. Bluetooh, Antena externa Shark, 4 alto falantes e 2 tweeters. Se existe alguns deslizes nos equipamentos como computador de bordo, ESP, Controle de tração(que aliás nessa versão básica é atenuada por que Duster manual e  Kicks S(apenas opcional) não tem esses dois últimos itens, ao menos ela compensa com outros itens. O seu porta - malas leva 425 litros, vamos colocar agora lado a lado com os rivais.

O Porta - malas leva 425 litros e no dia estava ocupado.

FORD ECOSPORT: 362 litros
PEUGEOT 2008: 355 litros
RENAULT DUSTER: 475 litros
RENAULT CAPTUR: 437 litros
HONDA HR-V: 431 litros
HYUNDAI CRETA:431 litros
NISSAN KICKS: 432 litros
JEEP RENEGADE: 260 litros

Dá para notar que ele fica á frente de Jeep Renegade e 2008 e fica atrás de HR-V e Creta, mas no caso ele fica com 63 litros de vantagem sobre o EcoSport e apenas 6 litros de desvantagem sobre HR-V e e Creta. a média do segmento: 397.1 litros, ou arredondando: 397 litros, ou seja o porta - malas do X60 atende uma família e muito bem.


MECANICAMENTE:  O câmbio é manual de cinco marchas é como em todos os rivais dotado de caixa manual. O motor é o 1.8 16V VVT  que atende pelo código LFB479Q que na verdade é o Toyota ZZ usado no Corolla nacional de 2002 até 2011 rebatizado com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e inclusive o diâmetro x curso repete aquele motor e com isso gera 16.8KGFM a 4200RPM e 128CV a 6000RPM e apenas á gasolina, mas você está perguntando é cópia? Não, afinal a Lifan  faz Toyota no mercado chinês a própria Toyota autorizou o uso desse motor. A sua suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira semi-independente com braços arrastados, nos rivais todos são eixo de torção na traseira com exceção do Jeep Renegade que é McPherson também na traseira. Os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, contra os rivais apenas o Renegade tem discos sólidos na traseira também, os rivais são todos á tambor, o próprio HR-V só tem freios á disco na versão topo de linha que é com câmbio automático e aí a conversa é outra.

Motor 1.8 16V gera 128CV e já esteve no Corolla nacional de 2002 até 2011.

Agora vamos as comparações com os rivais

PEUGEOT 2008 1.6 16V 
Família TU com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, sendo variável na admissão

TORQUE: 15.5KGFM a 4000RPM com gasolina e 16.4KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 115CV a 5800RPM com gasolina e  122CV com álcool nas mesmas rotações

RENAULT CAPTUR E DUSTER 1.6 16V 
SCe da família HR da Nissan com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

TORQUE: 16.2KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 118CV a 5500RPM e com álcool vai a 120CV nas mesmas rotações

FORD ECOSPORT  1.5 12V
Dragon  1.5 12V de três cilindros com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis

TORQUE: 15.6 KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.1 KGFM nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 130CV a 6500RPM com gasolina e 137CV nas mesmas rotações

HONDA HR-V 
1.8 16V i-VTEC da família R, com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

TORQUE:  17.4KGFM  a 5000RPM com gasolina e 17.3KGFM a 4800RPM com álcool
POTÊNCIA: 140CV a 6500RPM com gasolina e 139CV a 6300RPM com álcool

HYUNDAI CRETA 1.6 16V

Família Gamma com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e  coletores variáveis

TORQUE: 16KGFM a 4500RPM com gasolina e com álcool vai a 16.5KGFM nas mesmas rotações
POTÊNCIA:123CV a 6000RPM com gasolina e com álcool vai a 130CV nas mesmas rotações

JEEP RENEGADE 1.8 16V

Família Tritec/E-Torq EVO II  com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis

TORQUE: 18.8 KGFM a 3750RPM com gasolina e com álcool vai a 19.3KGFM nas mesmas rotações

POTÊNCIA:135CV a 5750RPM com gasolina e com álcool vai a 139CV nas mesmas rotações

NISSAN KICKS

O mesmo já citado na dupla da Renault, mas com diferenças na calibração e ausência de Start&Stop

TORQUE: 15.5KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis
POTÊNCIA: 114CV  a 5600RPM.

 Com os rivais rodando com gasolina ele perde no torque apenas o Honda HR-V e o Jeep Renegade e vence o quarto colocado por 0.6KGFM que é a dupla da Renault, mas vale lembrar: o Renegade sofre sobrepeso, já na potência ele perde além de Honda HR-V e Jeep Renegade, fica atrás do Ford EcoSport que ganhou o três cilindros no final do ano passado, mas fica 7CV á frente do Creta 1.6 rodando com gasolina, os rivais podem rodar com álcool, algo impossível no X60, mas vamos ser honestos: hoje em dia ninguém roda com álcool, mas fica a título de curiosidade: com álcool ele continua atrás de Honda HR-V e Jeep Renegade no torque e fica 0.3KGFM á frente do Creta com 16.5KGFM e na potência aí a maioria dos rivais se beneficiando do álcool: Creta e EcoSport, além de HR-V e Renegade, o Hyundai vence o sino-uruguaio por 2CV e o EcoSport por 9CV , mas ainda o X60 ainda tem uma vantagem de 8CV de vantagem sobre a dupla da Renault. O Kicks tem uma vantagem boa: um baixo peso, mas mesmo assim a diferença de potência é enorme.

ANDANDO COM ELE: Começo o contato tentando me ajustar ao carro, não que seja ruim, longe disso , estou um pouco desacostumado, a algumas situações, mas mesmo assim se destacou o painel digital e o câmbio bem a mão, saio do pátio da concessionária em Capoeiras e aí começo engatar a primeira, notei que o câmbio ele exige uma certa perícia do motorista, é do tipo "Tem certeza que quer engatar essa marcha?" se sim, engate .existe câmbio piores lógico, mas existe câmbio melhores, faz lembrar o jeito de ser do Peugeot Expert(que é um furgão) e o próprio Corolla 2002 até 2008(no caso do câmbio), mas ao menos não existe a dúvida que as marchas entraram. aí entrei na rua transversal a concessionária e aí fui trocando as marchas, a suspensão apesar de independente lembrou um pouco a do Duster: entrega as coisas do piso, apesar de ser independente, mas mesmo assim não é nada de mais: dura mais justa(mas teve trechos também complicados também, o asfalto também tem culpa), já a assistência de direção se mostrou boa, apesar das limitações por ser hidráulica e aí a vendedora "Por aqui" e aí acabo passando da linha e entro em outra rua e aí ela disse "Já que você foi, então vá por aqui mesmo" e aí acabei indo, nas lombadas ele foi muito bem graças  a altura do solo, um Prisma taxi veio em direção contrária e aí entrou, com isso acabou me liberando um espaço, notei que o ruído do motor invade a cabine, algo que existia nos Corolla de 2002 até 2008 isso é meio que culpa do motor, aliás não só acontece com ele, o Duster quando era equipado com motor da Família K também acontecia isso e aí paro, espero o trânsito e entro na rodovia e aí posso esticar um pouco mais e aí vou colocar em quinta e o ruído do motor diminui e o motor mantém a 60KM/H em giros baixos tranquilos(lembre-se o limite da via é isso, afinal é uma margina da BR), pelo visto dá a impressão que a quinta é longa e para mim isso é bom. Logo depois tem um placa de pare, espero  e aí entro na rua que dá em direção a concessionária, o motor respondeu bem em qualquer situação, algo que é uma qualidade desde aqueles tempos e no caso do Lifan tem um detalhe á mais: o peso maior que aqueles antigos Corolla e aí entro na concessionária para fazer as fotos que você viu na matéria.

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$67.990 é o utilitário esportivo mais barato do país, já que ele é uruguaio(na verdade sino-uruguaio) não paga imposto de importação, o Peugeot 2008 Allure 1.6 16V Manual custa R$72.990 é R$5000 mais caro e ok tras os Air Bags laterais de série, mas o motor é mais fraco tanto no torque como na potência, mesmo com álcool se aproxima, mas não alcança, o Renault Captur Zen 1.6 16V Manual custa R$80.450 é quase R$13.000 mais caro, ok traz ESP, Controle de tração e Air Bag duplo laterais a mais, mas é uma diferença muito alta, fora que o motor mesmo com álcool tem 8CV a menos e menos torque, o Renault Duster Dynamique 1.6 16V manual custa R$75.990 é R$8000 tem uma lista de equipamento parecida com o do Lifan e o motor segue a mesma situação do Captur, o Ford EcoSport SE 1.5 12V custa R$77.990 traz sete Air Bags, ESP, Controle de tração e Hill Holder, ele tem uma diferença de R$10.000, mas ao menos esse tem mais potência que o Lifan, mas tem menos torque, o Honda HR-X LX 1.8 16V Manual custa R$80.990 traz ESP, Controle de tração, Hill Holder e o motor tem mais potência e torque, mas é uma diferença muito alta: R$13.000, o Hyundai Creta Attitude 1.6 16V Manual custa R$74.990 tem uma lista parecida com a do Lifan  nos equipamentos é R$7000 mais caro, mas o motor 1.6 16V só fica mais potente no álcool e perde no torque e o Jeep Renegade Sport 1.8 16V Manual custa R$82.990 tem ESP e Controle de tração, mas deve central multimídia de série e aí o preço é de R$82.990 é uma diferença de R$15.000!  

 E você compraria? se tivesse R$68.000? olha a resposta é sim, afinal pesa a favor dele bom espaço interno, bom porta- malas, motor competente(digo que quase sobra um pouco de motor) e mais potente que a grande maioria dos rivais , o que pesa contra ele é algumas coisas, como por exemplo: computador de bordo, o gerente me citou que os clientes se queixam muito disso, afinal ele não tem , é um segmento que exige esse equipamento , se lembrar que a Lifan usa componentes Toyota e se espelha na Toyota é só lembrar que o Corolla de 2002 até 2008 só tinha isso no SE-G, outras não dá para dizer que é negativo ou positivo: ruído do motor invadindo a cabine, não dá para dizer que é negativo ou positivo considerando a origem do motor, já que ele apresentou isso desde aquela época, já o câmbio também, afinal o lance do "tem certeza que quer engatar?" para um carro desse nível é um pouco complicado, mas ainda assim não dá para dizer que é ruim, mas pode melhorar. Em relação ao modelo pré-facelift ele já evolui e muito, destaque para o acabamento, mas as empresas automotivas chinesas(falo de todas aqui) tem que evoluir ainda e o X60 mostra que está no rumo certo para evolução. Ela está disponíveis nas cores: Branco Marfim, Preto Must, Prata Arian, Vermelho Piros e Cinza Duman.


FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis á gasolina
CILINDRADA: 1794cm3
DIÂMETRO X CURSO: 79 X 91.5mmm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10:1
POTÊNCIA: 128CV a 6000RPM
TORQUE: 16.8KGFM a 4200RPM
CÂMBIO: Manual de cinco marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Utilitário esportivo, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.40 metros , largura 1.79 metros , altura 1.69 metros, entre - eixos 2.60 metros
PESO: 1330KG
PESO/ POTÊNCIA: 10.4KG/CV
PESO/TORQUE: 79.2 KG/KGFM
VOLUMES: Porta - malas 425 litros e tanque de combustível 55 litros
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
DIANTEIRA: McPherson
TRASEIRA: Braços arrastados
DIREÇÃO: Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17, 215/60/R17
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo, Alarme, Ar Condicionado, MP3 Player, Central Multimidia, Direção Hidráulica, Vidros/Travas e espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Não tem
PREÇO: R$67.990 




AGRADECIMENTOS A LIFAN NOX PELA CONFIANÇA NO SEU PRODUTO! PELO EXCELENTE ATENDIMENTO DO GERENTE! E PELO ATENDIMENTO DO VENDEDOR! 



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