AVALIAÇÃO: CITROËN JUMPY 1.6 HDI: CARA DE UTILITÁRIO, MAS JEITO DE CARRO DE PASSEIO

FURGÃO DA CITROËN AGRADA AO VOLANTE, APESAR DA CARA DE UTILITÁRIO.

Ok, sim eu sei que ela tem a dianteira dos carros de passeio da marca, mas ainda assim ela ficou mais cara de utilitário que a sua irmã que depois você vai saber quem é.

 Sabemos que o mercado de furgões desde o ano passado começou a aquecer forte e parece que em 2018 tem mais, ok, a Jumpy demorou a aparecer por aqui, mas ela veio, fui na região do estreito bairro de Florianópolis, afinal tem um monte de concessionária por lá e uma delas é a Le Monde Citroën, depois de ir numa concessionária para ver outro lançamento, fui ver a Jumpy e ela estava o furgão, afinal a concessionária estava expondo o modelo em vários eventos e aí foi díficil pegar ela no lançamento. Cheguei a concessionária e aí falei com o vendedor e aí o vendedor pediu autorização para a gerente chegou lá a notícia "Você pode fazer test-drive, mas não poderá fazer fotos, a não ser com autorização da moça do marketing(não vou falar o nome dela, mas ele falou o nome dela, óbvio)" eu confesso até pensei em fazer isso, mas não : resolvi falar com ele ver se dava para fazer as fotos e publicar a matéria só com a autorização.

     Ele disse que não, a regra é clara, não funciona com o jeitinho e disse que por ele autorizaria e recomendou falar com a moça, ok, mandei um e-mail para ela, pedindo sobre isso e aí ela me retornou dizendo que eu teria que mandar um documento comprometendo a não cobrar nada, bom eu nunca  cobrei uma avaliação, tem gente que até defende que cobre, mas regras são regras. sabe por que não cobro? por que assim se é pago, você estará meio que "preso" e não estará livre, lógico elogiamos o que tiver que elogiar e criticar o que tiver que criticar, mas não é algo do tipo, lógico o furgão não pode ser comprado como um sedã médio por exemplo ou um carro convencional, tem que ser dentro dos furgões, mandei o documento passaram duas semanas.


    Depois recebi o email dizendo "está autorizado", mas teria que levar a declaração assinada, ok, levei a declaração assinada e aí com a declaração espero o vendedor atender um cliente e espero a gerente chegar e logo depois já começamos o test-drive.

POR FORA:  Esse segmento é a "função determina a forma" claro que terá detalhes parecidos, afinal são furgões também, e vamos ser honestos "Beleza não põe carga e nem dinheiro no bolso do transportador", então a beleza não tem importância nenhuma, mas não dá para dizer que ele ficou feio, até que ficou bonito para um furgão, apesar de ter mais cara de utilitário que o seu irmão que é o Peugeot Expert, mas aí entra a questão do "facefamily" da Citroën, mas isso é outra conversa. Vou deixar Kia Bongo e Hyundai HR de fora por que são "chassi-cabines",  Ele é feito na plataforma EMP2 a mesma que serve ao Citroën C4 Picasso e Gran Picasso vendidos no Brasil e outros modelos da Citroën pelo mundo, além é claro da irmã Peugeot Expert e do Peugeot 3008 vendido aqui, ele é feito em CKD no Uruguai pela Nordex a mesma que fez os Citroën ZX vendidos aqui nos anos 1990, já fez carros para Renault, Geely e Kia, o curioso que além do Expert que irmã de projeto, ela faz o Kia Bongo também, só por curiosidade. Ela mede 5.31 metros de comprimento, 1.92 metros de largura, 1.93 metros de altura e 3.27 metros de entre - eixos. 

A dianteira dos carros de passeio da marca o deixou com cara de utilitário por incrível que pareça.

A Traseira, sem surpresas, afinal é um furgão.

Agora vamos a comparação aos rivais:

FIAT DUCATO FURGÃO CURTO

Comprimento: 4.96 metros , Largura: 2.10 metros, altura  2.25 metros e entre -eixos 3.00 metros

MERCEDES-BENZ VITO FURGÃO 111

Comprimento: 5.14 metros, largura 1.93 metros, altura 1.91 metros e entre - eixos 3.20 metros

PEUGEOT EXPERT (IRMÃ DE PLATAFORMA)

Comprimento: 5.31 metros, largura 1.92 metros, altura 1.94 metros e entre - eixos 3.27 metros

RENAULT MASTER LH1H1

Comprimento: 5.05 metros, largura 2.71 metros, altura 2.30 metros e entre - eixos 3.18 metros

Em comparação com a irmã de plataforma é apenas 1cm mais baixa e no resto das dimensões é igual, já contra os outros é mais comprida que os rivais, abrindo 16cm de vantagem sobre a segunda colocada a Vito, na largura é mais estreita, na altura é mais baixa, mas aqui lembre-se um detalhe: os shopping exigem menos de 2 metros para fazer entregas e infelizmente a Ducato e e Master estão acima disso e no entre - eixos é o maior da turma, ficando 7cm á frente do segundo colocado que é o Virtus.

Ela vem apenas em versão única

Rodas aro 16.
Faróis de led diurnos 
POR DENTRO: Não se espera acabamento de luxo num furgão que é um veículo focado no trabalho, mas o acabamento para onde está o motorista está muito bom dentro do segmento e considerar que é um furgão, o interior foi bem desenhado, o painel tem excelente visualização com conta-giros e computador de bordo são bem visíveis,  ela vem de série com ABS, Air Bag duplo(obrigatórios por lei), Coluna de direção regulável, MP3/Player, Direção eletro-hidráulica, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Vidros e travas elétricas a lista é exatamente igual a Expert, em comparação aos rivais a Ducato Cargo Curta custa mais caro e ainda deve o travamento elétrico das portas que não tem como opcional, o Mercedes-Benz Vito tem Ar Condicionado de série, mas é bem mais caro e a Master não tem ESP, Controle de tração, Hill Holder nem como opcionais e vidros elétricos, travas e espelhos elétricos junto com o Ar Condicionado que todos são opcionais. Se equipar o Jumpy com Ar Condicionado e Espelhos elétricos o preço vai a R$87.990 ainda fica mais barata que a Vito e que a Ducato, mas acrescentar Ar Condicionado, Alarme e Espelhos elétricos o preço da Ducato vai a R$120.040 uma diferença de R$32.050 em favor do furgão da Citroën. e a Ducato equipar com Ar Condicionado, Vidros/Travas/Espelhos elétricos e alarme o preço vai a R$138.390 e aí a diferença é de R$50.400! em favor do Citroën dá para comprar um C3 três cilindros 1.2 e sobra troco. A sua capacidade de carga é de 1500KG na versão com Ar Condicionado e 1519KG na versão sem Ar Condicionado.
   Os outros itens de série são Faróis led diurno, Computador de bordo, Rodas aro 16, Check-Control, Indicador de marcha GSI, 2 alto-falantes e 2 tweeters , o rádio MP3 Player vem com UBS e Bluetooh, Tomada dianteira de 12 volt, Separador de carga e Protetor de Carter e a versão equipada estava com o Pack que além de Ar Condicionado e espelhos elétricos, acrescenta sistema com trava seletiva do compartimento de carga, Moduwork(extensão do compartimento de carga), Tomada de 12 volts no compartimento de carga, Faróis de Neblina e suporte para escritório móvel e o preço já é o citado acima. O próprio Moduwork é útil para carregar uma ripa de madeira ou viga de ferro, já que estende o espaço para  cargas embaixo do banco do passageiro.

Painel com instrumentação bem visível 

Volante de boa pegada

  E agora vamos a comparações com os rivais:

FIAT DUCATO CARGO CURTO
CAPACIDADE DE CARGA: 1378KG 

MERCEDES-BENZ VITO FURGÃO 111
CAPACIDADE DE CARGA:1225KG

PEUGEOT EXPERT
CAPACIDADE DE CARGA:1519KG(1500KG com ar condicionado) 

RENAULT MASTER
CAPACIDADE  CARGA: 1593KG

Lógico que a Expert é sua irmã e de qualquer forma só perderam para a Master, com Ar Condicionado ficou 74KG atrás do modelo da Renault e com Ar Condicionado a desvantagem ampliou para 93KG, mas a vantagem em relação a segunda colocada que é a Fiat Ducato é alta: 141KG no modelo sem Ar Condicionado e com Ar Condicionado a vantagem diminui para 122KG ainda assim uma diferença alta. Sem Ar Condicionado a média é de 1446.8, ou vamos arredondar: 1447KG e com Ar Condicionado a média ficou em 1439KG, ou seja bem acima da média, outra sacada é a trava na porta-traseira que libera elas para 180 graus e é claro a porta-corrediça que ajuda nas entregas laterais.

A Capacidade de carga é 1519KG para o modelo sem Ar Condicionado e de 1500KG com ar condicionado.

Porta corrediça facilita o acesso lateral.

Modo ProWork aumenta espaço para carga 


A Trava que libera a porta para maior abertura

A trava do outro lado

Pronto: portas com maior abertura.

MECANICAMENTE: O câmbio é o manual de seis marchas, o motor é o 1.6 HDi da família PSA DV ou Ford DL-D desenvolvido em conjunto PSA-Ford é usado nos Peugeot e Citroën europeus á diesel, além de alguns Ford europeus também  também, com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail e com isso gera 30.6KGFM a 1750RPM e 115CV a 3500RPM. A sua suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira é braços arrastados, a Mercedes-Benz Vito segue a receita do Jumpy e por tabela do Expert da Peugeot, já a Master é Independente por braços duplos triangulares, mas na dianteira e a traseira é eixo rígido com feixe de molas, a Ducato na traseira segue o esquema da Master e na dianteira é Independente tipo McPherson. Os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, apenas a Master tem freios a tambor na traseira, já Ducato é discos sólidos na traseira como é o Jumpy, Peugeot Expert e Mercedes-Benz Vito. todos com câmbio manual de seis marchas.

O motor 1.6 HDi turbo diesel gera 115CV.

Agora vamos as comparações com os rivais, vou deixar o Expert de lado, já que usa o mesmo conjunto mecânico.

FIAT DUCATO:
MOTOR: Multjet 2.3 16V Turbo Diesel com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote, turbo, intercooler e injeção common-rail

MERCEDES-BENZ  VITO FURGÃO 111 
MOTOR: 1.6 16V Turbo Diesel da família OM622 ou Renault R com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail

RENAULT MASTER
MOTOR: 2.3 16V Turbo Diesel DCi da família MR com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, turbo, intercooler e injeção common-rail.

Agora vamos aos números

FIAT DUCATO
POTÊNCIA: 130CV a 3600RPM
TORQUE:32.6KGFM a 1800RPM

MERCEDES-BENZ VITO
POTÊNCIA:114CV a 3800RPM
TORQUE:27.5KGFM a 1500RPM e vai até 2500RPM

RENAULT MASTER
POTÊNCIA :130CV a 3500RPM
TORQUE:31.7KGFM a 1500RPM

Note que ela tem 1CV a mais que o Vito e 15CV atrás de Master e Ducato, mas lembre-se que o modelo da Fiat e da Renault são mais pesados, no torque ficou em penúltimo á frente da Vito com 2.9KGFM de vantagem e 1.1KGFM atrás do segundo colocado que é a Master, mas essa da Renault é mais pesada e se ficou curioso sim: o motor da Vito é de origem Renault. outro aviso: o Vito furgão é de tração dianteira como rivais, tração traseira é  o Tourer de passageiros.

ANDANDO COM ELE Se você já veio de um furgão, você já fica alguma coisa mais experiente e acaba saindo "vacinado", mas algumas impressões transformaram em certeza: o câmbio é meio "chucro" é do tipo "tem certeza que quer engatar essa marcha", caso afirmativo é engatar, mas lógico é bem mais fácil de engatar marcha nele do que num caminhão leve, para quem vem de veículos de passeio e queira colocar o próprio negócio ou está saindo de uma picape leve, pode estranhar um pouco o câmbio, mas não é nada do que não se acostume.  Já o freio de mão infelizmente tem que deslocar para acionar e "desacionar", mas  ao menos o freio de mão se toca pouca vezes no transito, lógico que comecei a me sentir um motorista de entregas, afinal tive que tomar todos os cuidados no paralelepípedos da Le Monde, foi muito bem, nem senti os impactos da suspensão, mérito da suspensão  independente, entrei na General Liberato Bittencourt e me mantive na faixa da esquerda e essa rua dá em direção a General Eurico Gaspar Dutra e o motor 1.6 á diesel nem me entregou que era um diesel, poderia achar que era á gasolina tranquilamente, aliás só entrega que é a diesel no lado de fora, mérito do isolamento acústico, além de silencioso mostrou uma boa desenvoltura, como eu  disse faria o trajeto que eles fazem normalmente e lógico chegou o semáforo,  mas logo ficou verde e passeio e o outro já estava verde e aí aproveitei para passar, logo veio a subida , lógico que o furgão estava vazio, mas o 30.6KGFM de torque estavam a disposição, o vendedor disse "A Preferencial é sua" vai e aí na outra tinha placa de pare, bem em frente a concessionária da BMW, como a área envidraçada em furgão é boa para a frente, para os lados é limitada e na traseira é inexistente, tive que esperar a autorização do vendedor para poder entrar e não bater no carro e disse "Vai", entrei na pista e em direção e Fulvio Aducci e entrei nessa rua e de quebra pela primeira vez entrei na Beira Mar continental do estreito, antes tinha o semáforo e aí depois do sinal verde entrei na avenida Beira Mar com o limite é 60KM/H, eu fui engatar a sexta-marcha e quando vi no velocímetro "epa" estou a quase 90KM/H e detalhe:nem senti que estava essa velocidade, aliviei o pé para os 60KM/H, afinal os carros de projeto francês as velocidades estão em 30,50,70 e assim por diante, ou seja: o jeito de carro de passeio se mostra mais uma vez, mérito do isolamento acústico de bom projeto, lógico que o asfalto dessa região é muito bom,  no máximo um bueiro ou alguma coisa, depois voltei para quinta marcha e mais tarde na sexta para economizar combustível e tranquilo.  Aí entro no primeiro semáforo e dou seta e digo "entrar aqui", "aí é contramão", ufa! quase um embaraço, ainda bem que estava no sinal vermelho desativei a seta e fui reto, aliás tenho que agradecer ao vendedor pelo excelente atendimento e por ter salvado de um "embaraço" e aí depois finalmente entrei na avenida certa que é a Liberato Bittencourt e aí depois entro na Le Monde Citroën onde faço as fotos. Antes que termine a direção eletro-hidráulica foi muito bem, fazendo os mais de 5 metros do furgão parecerem terem bem menos.

Câmbio a mão(no caso em posição excelente para esse tipo de veículo).

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: A Jumpy custa R$79.990 na versão de entrada, em comparação as rivais a Fiat Ducato Cargo Curta custa R$111.190 não tem o mesmo nível de equipamentos é R$32.000 mais cara, a Mercedes-Benz Vito Furgão 111 CDI custa R$99.107 uma diferença de R$20.000 e equipar a Jumpy ao mesmo nível vai a R$87.990 ainda fica R$10.000 mais barata e a Renault Master Furgão LH1H1 que custa R$127.990 ou seja uma diferença de R$48.000 e Master ainda deve equipamentos para a rival. E se você compraria se tivesse condições e um comércio ? sim! a balança pesou a favor pelo bom desempenho do motor 1.6, pela boa dirigibilidade, pelo pacote de equipamentos, belas sacadas (algumas opcionais como Promoduwork), outra de série como a "liberação" para maior abertura das portas  e o preço, que aliás o vendedor me contou que no mês que vem vai aumentar, mas quanto eu não sei, o que pesa contra é inerente a todos os furgões: falta de visibilidade em algumas situações, mas isso é do próprio segmento, quanto ao câmbio é na intermediária: não dá para dizer que é ruim, ao menos tempo que não dá para dizer que é excelente, como eu disse no início: quem vem um caminhão leve é moleza o câmbio do Jumpy, agora quem vem de um carro de passeio vai ter que se reeducar, mas é algo que em cinco minutos já havia me acostumado, imagina quem vai ficar um bom tempo com o carro seja trabalhando como o dono, ou como motorista contratado e se for terá a Jumpy como um excelente instrumento de trabalho nas mãos. O Furgão  "franco-uruguaio" está disponível em duas cores: Branco Banquise( o modelo da foto) e Prata Aluminium que acrescenta R$1.690 ao preço do carro.

FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros, 8 válvulas, turbo, intercooler, injeção common-rail á diesel
CILINDRADA: 1560cm3
DIÂMETRO X CURSO: 75 X 88.3mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 17,9:1
POTÊNCIA: 115CV a 3500RPM
TORQUE: 30.6KGFM a 1750RPM
CÂMBIO: Manual de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Furgão, três portas e três lugares
DIMENSÕES: Comprimento 5.31 metros, largura 1.92 metros, altura 1.93 metros e entre - eixos 3.27 metros
PESO: 1700KG
PESO/POTÊNCIA: 14.8KG/CV
PESO/TORQUE: 55.5KG/KGFM
VOLUMES: Capacidade de carga 1519KG(1500KG com Ar Condicionado) e tanque de combustível 69 litros
SUSPENSÃO: Independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: McPherson
TRASEIRA: Braços arrastados
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
DIREÇÃO: Eletro-hidráulica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Aço estampado aro 16, 215/65/R16
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo, Coluna de direção regulável, Direção elétro-hidráulica, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Vidros e Travas elétricas
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Ar Condicionado e espelhos elétricos
GARANTIA: 3 anos ou 100.000KM ou o que ocorrer primeiro
PREÇO: R$79.990

AGRADECIMENTOS A CONCESSIONÁRIA LE MONDE POR TER CEDIDO O MODELO PARA O TEST-DRIVE, AO VENDEDOR QUE ME  DEU UM EXCELENTE ATENDIMENTO E PELA MOÇA DO MARKETING QUE AUTORIZOU O TEST-DRIVE.












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