AVALIAÇÃO: VOLKSWAGEN VIRTUS HIGHLINE 200 TSI: EFICIÊNCIA GERAL

ESTREIA MUNDIAL DA VOLKSWAGEN AGRADA AO VOLANTE.

Quando a Volkswagen lançou o Virtus, já fiquei de olho se fosse aparecer na concessionária mais próxima de casa. Perto de completar uma semana fui na concessionária Futura tinha um modelo exposto, mas não para test-drive e o vendedor que atendeu naquele dia falou que só seria na semana seguinte, ok menos de uma semana fui atrás do modelo.
  E chegando perto vejo algo diferente mais perto ainda é o Virtus que estava lá, vou e converso com o vendedor(que agora era outro) e explico sobre o blog, expliquei que já tinha feito matéria do Polo perto do lançamento e que já tinha feito a matéria, queria fazer a mesma coisa e ele aceitou. aliás tenho agradecer pelo bom atendimento dos vendedores da Futura e aí fomos ao test-drive.

POR FORA: Que o Virtus é um espécie de sedã do Polo, isso todo mundo sabe, mas a Volkswagen foi mais além, aproveitou a flexibilidade da plataforma MQB e fez alterações para esse sedã, lembra do famoso "Programa MQB para todos?" sim, aqui no Virtus ele está presente, afinal é feito na plataforma MQB  é uma plataforma que além dele serve ao Golf, Golf Variant, Passat e o próprio Virtus, além é claro do Polo que é seu irmão por assim dizer. O visual dele é bonito, até tem um jeito de sedã médio(se analisar que as dimensões se aproximam bastante de qualquer sedã médio do final dos 1990 e início dos anos 2000, isso faz sentido). Não existe exageros visuais, com vincos exagerados, na dianteira remete ao Polo com leve mudança na grade dianteira, faróis e para-choques são iguais, nas laterais até o fim da porta - traseira igual, inclusive com a identificação da versão na lateral e aí do fim da porta - traseira ele começa a ter personalidade própria com caimento do teto e lanternas que lembram um pouco o Passat alemão de atualidade,  ele mede 4.48 metros de comprimento, 1.75 metros de largura, 1.46 metros de altura e 2.65 metros de entre - eixos.

O Virtus apresenta um visual bonito, na dianteira grade levemente diferente do Polo.

Na traseira lanterna que lembram o Passat atual.

Agora vamos as comparações com o Polo carro que lhe deu origem:

Comprimento: 4.05 metros.
Largura: 1.75 metros
Altura: 1.46 metros
Entre - eixos: 2.56 metros.

Dá para notar que a Volkswagen não foi apenas fazer um "implante de traseira" como é de praxe nos fabricantes, foi mais além manteve largura e altura por questões óbvias, mas o comprimento é 43cm maior e o entre - eixos é 9cm maior.

A versão Highline foi a avaliada.

Logotipo 200 se refere ao torque do motor, TSI ao motor turbo e injeção direta e o Automatic ao câmbio.

Agora vamos colocar contra as dimensões dos rivais:

CHEVROLET COBALT:
Comprimento: 4.48 metros, largura 1.73 metros, altura 1.51  metros e entre - eixos 2.62 metros

FORD FIESTA SEDAN

Comprimento: 4.41 metros,largura 1.72 metros, altura 1.47 metros e entre - eixos 2.49 metros

HONDA CITY

Comprimento: 4.45 metros, largura 1.69 metros, altura 1.49 metros e entre - eixos 2.60 metros

TOYOTA ETIOS 

Comprimento: 4.27 metros, largura 1.70 metros, altura 1.51 metros e entre - eixos 2.55 metros

Lembrando que o Etios que está aqui é o Platinium e o Cobalt é o Elite, se fosse o Comfortline  o leque seria maior as versões abaixa desses que são a XLS e a LTZ respectivamente,  estariam Prisma LTZ, o próprio  New Fiesta Sedan intermediário e outros, mas como é o Highline então o leque é mais enxuto, digamos assim. Voltando as dimensões no comprimento é maior deles num empate com o Cobalt, é dono da maior largura 2cm de vantagem sobre o segundo colocado o Cobalt, é o segundo mais baixo só vencendo o City por 1cm e tendo o maior entre - eixos entre esses quatros, o segundo colocado é o Cobalt de novo e desta vez  a vantagem do Virtus é ampliada para 3cm. Você deve estar perguntando pelo Fiat Cronos, ele não está por um fato simples: ele não foi lançado, então é carta fora do baralho no momento.

Rodas de Liga-leve aro 17 muito bonitas

 E tal estreia mundial? o Virtus  foi desenvolvido pela engenharia brasileira da marca e lógico terá clientes na América Latina, afinal tirando Argentina e México(que são clientes mais recentes), afinal esses países são clientes desde da época do Fusca, já Argentina é da década de 1980 quando a Volkswagen comprou as instalações da Chrysler local e no Mèxico é desde os anos 1990 com o Gol, que lá se  chamava Pointer. Mas ele vai além, é bem provável que aposente o Polo Sedan indiano e talvez até o novo Santana chinês lançado em 2013(não confundir com os modelos fabricados no Brasil, que foram fabricados também na China durante anos), teria chances de Europa já que é irmão do Polo, mas o mercado europeu, infelizmente não gosta de sedãs compactos, uma pena. De qualquer forma a estreia mundial se dá em solo brasileiro.

POR DENTRO: O acabamento é bom, com uma leve faixa de tecido, mas a Highline reforça isso com os bancos de couro e o painel totalmente em tela TFT iguais aos Audi e são bem visíveis ao motorista . os seus itens de série são ABS, Air Bag duplo, Alarme, Ar Condicionado digital, Air Bag duplos laterais, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Central multimídia chamada de Coumposion Touch, ESP, Controle de tração, Hill HolderVidros/Travas e Espelhos elétricos, em comparação com os rivais o Chevrolet Cobalt Elite é mais barato, mas deve ESP, Controle de tração, Hill Holder e Air Bag duplo lateral e de quebra o Ar Condicionado do Chevrolet não é digital, o Ford Fiesta Sedan Titanium Plus traz tudo que o Virtus traz e agrega Air Bag duplo de cortina e Air Bag de joelhos, mas é mais caro, o Honda City EXL é mais caro, mas deve ESP, Controle de tração e Hill Holder, você pode alegar que tem Air Bag duplo de cortina, ok, mas ainda assim perante os ESP , Controle de tração e Hill Holder do Virtus fica díficil para o Honda. já o Etios Platinum é mais barato, mas fica devendo ESP, Controle de tração, Hill Holder, Air Bag duplo lateral e até mesmo espelhos elétricos! então se resume assim: o Virtus é bem equipado, o City é mais caro e menos equipado, o Fiesta é mais equipado, mas é mais caro, depois veja os outros ponto fracos do Ford , já Etios e Cobalt estão no mesmo barco: mais baratos, mas bem menos equipados que o novo Volkswagen. 

O volante é de boa pegada.

A instrumentação é toda em tela TFT.

Central multimídia.

 Já o espaço interno para a minha pessoa é excelente na dianteira eu me ajustei bem fácil, já na traseira é também excelente com os bancos na minha posição, sobrou um espaço gigantesco, com os bancos recuados ainda sobrou uma fresta. ou seja o espaço interno dele é excelente.  Além dos itens de série já citados ele vem com : Bloqueio do diferencial, Computador bordo com I-System, Sistema de partida por botão chamada de Kessy pela marca alemã, Sistema de alarme por controle remoto chamado KeyLess, Sensor de estacionamento traseiro chamado de Park Pilot pela Volkswagen, Piloto automático, Banco do motorista com regulagem de altura, apoio de cabeça para todos os passageiros, Antena no teto, Banco traseiro rebatível e com encosto bipartido, Cinto de segurança de três pontos, Descanso de braços dianteiros com porta-objetos, Aero Wischer(Limpador de para-brisas com design aerodinâmico, Espelos elétricos com funçao tilt down no lado direito, Faróis de Neblina, Faróis duplos, IsoFix, iluminação do porta-luvas e do porta-malas, Luz de led diurna, Manopla do freio de mão e do câmbio em couro, Maçanetas das portas e retrovisores na cor do veículo, Para-sóis com espelho para motorista e passageiro, Rodas aro 16 batizadas de Design Nick, Revestimento dos bancos em tecido, USB para celular  com entrada para carga e Volante multifuncional com borboletas no volante. 

                                       
Botão Star/Stop, infelizmente o sol forte atrapalhou, mas está escrito em cima.

Espaço na minha posição é excelente, sobrou um latifúndio, o que é bom

Com o banco recuado, ainda sobrou uma fresta.

 Agora equipar o carro com Park Pilot 2:Sensor de estacionamento dianteiro(o traseiro é de série), Porta-malas com ajuste variável de espaço, Antena Diversity, Comando de voz, Câmera de ré, Detecto de fadiga, Espelho eletrocrômico, Farol com ajuste automático de intensidade e função comming/leaving home, Indiciador de pressão dos pneus e post Collision Brake, Actve Info Display(é o painel todo em tela de TFT), Rede no porta-malas, Sensor de Chuva/crepuscular e Discovery Media que é central multimídia com tela de 8 polegadas e aí o preço aumenta para R$83.290. se adicionar o Space Pack que é o banco traseiro rebatível aí o preço vai a R$80.290, se adicionar apenas Rodas de Liga-leve aro 17 Razor o preço vai a R$81.190 e se adicionar Bancos de Couro e revestimento native em Couro o preço vai a R$80.790 e se adicionar os pacotes todos? aí o preço vai a R$85.590 e se adicionar a cor prata desse veículo o preço vai a R$87.040, ok são R$90.000, eu só abriria mão por questões financeiras, caso o orçamento lhe permite cada um deles tem suas vantagens: Rodas de liga-leve por exemplo são bonitas, o painel de tela de TFT vem junto com sensor de estacionamento que aliás são práticos e no caso da tela TFT dá um "toque de Audi", não dá para dizer  que é exagero gastar, mas também não dá para dizer que é um gasto perdido. 

   O seu porta- malas leva 521 litros é maior porta-malas entre os sedãs da Volkswagen á venda no Brasil, inclusive superando Passat e Jetta. vamos as comparações com os rivais.

CHEVROLET COBALT: 563 litros
FORD FIESTA SEDAN: 465 litros
HONDA CITY: 536 litros
TOYOTA ETIOS: 562 litros.

Note que ele só venceu o Fiesta Sedan, a vantagem foi de quase 60 litros, mas não dá para dizer que é ruim, aliás o porta-malas do Polo dá e sobra para uma família, está mais próximo do City do que próprio Fiesta, afinal a distância é menor: 15 litros apenas. Vamos a média do segmento: 529.4 litros, ficou um pouco abaixo da média, mas não dá para dizer que é ruim, primeiro vamos analisar: aqui existem várias "fazendas", talvez o Fiesta não seja tanto, mas o resto dá para dizer, não dá para dizer que deixou de ser "fazenda" por menor que ela seja. O Virtus tem um porta-malas que dá e sobra para uma família de quatro pessoas tranquilamente.

O Seu porta-malas é de 521 litros 

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas, o motor é o três cilindros 1.nada(1 litros,1.0 ou 1000 como queira entender) 12V TSI com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta, é o único sedã compacto com turbo e injeção direta no mercado, lembrando que o HB20 1.nada 12V Turbo só tem o Turbo, não tem injeção direta. Com isso o Virtus gera 20.4KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM e 116CV a 5500RPM e com álcool mantém o torque vai a 128CV, o motor é o mesmo usado no irmão Polo e também com calibrações diferentes no Up TSI e no Golf 1.nada 12V TSI de entrada, a calibração aqui segue o Polo. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi-independente com eixo de torção,  os rivais seguem o mesmo esquema  tático. Os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, já os rivais na traseira são tambores.

O câmbio é automático de seis marchas.

Agora vamos a que família pertence os motores dos rivais e  o câmbio usado por eles.

CHEVROLET COBALT ELITE 1.8
MOTOR: Família I 1.8 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada
CÂMBIO: Automático de seis marchas

FORD FIESTA SEDAN TITANIUM PLUS
MOTOR: Zetec-Sigma SE 1.6 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis
CÂMBIO:  Manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas chamado Powershift pela Ford.

HONDA CITY EXL 
MOTOR: 1.5 16V da família L com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
CÂMBIO: CVT

TOYOTA ETIOS PLATINUM
MOTOR: 1.5 16V da família NR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
CÂMBIO: Automático de quatro marchas.

Nesse caso nos motores temos três escolas distintas com o Virtus, esse no caso segue a atual escola de Downzising, depois vem os cabeçote 16V e bloco de alumínio de Etios, City e Fiesta. Já no câmbio temos aqui quatro escolas: Automática de seis marchas seguida por Virtus e Cobalt, o único dupla embreagem é o Fiesta e o único automático de quatro marchas é o Etios. 

Agora vamos a potência e torque dos rivais

CHEVROLET COBALT 1.8 AT

TORQUE: 16.8KGFM a 2800RPM com gasolina e 17.7KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 106CV a 5200RPM com gasolina e 111CV com álcool nas mesmas rotações


FORD FIESTA SEDAN 1.6 DCT

TORQUE: 15.8KGFM a 4250RPM com gasolina e 16KGFM a 5000RPM com álcool
POTÊNCIA:125CV a 6500RPM com gasolina e com álcool vai a 128CV nas mesmas rotações

HONDA CITY 1.5 CVT

TORQUE: 15.2KGFM a 4800RPM com gasolina e 15.3KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA: 115CV a 6000RPM com gasolina e 116CV com álcool nas mesmas rotações

TOYOTA ETIOS 1.5 AT4

TORQUE: 14KGFM a 4000RPM com gasolina e 14.6KGFM com álcool nas mesmas rotações
POTÊNCIA:102CV a 5600RPM com gasolina e 110CV com álcool nas mesmas rotações

No torque que o Turbo e injeção direta começa a jogar a favor do motor de menor cilindrada do Virtus, afinal ele tem o maior torque de todos os rivais e até da categoria em geral, uma distância de 3.6KGFM sobre o segundo colocado o Chevrolet Cobalt com gasolina e com álcool a distância cai para 2.7KGFM, mas ainda é uma vantagem bem alta para o sedã da Volkswagen, já na potência com gasolina ele é o segundo mais potente fica 9CV atrás do Fiesta e apenas 1 a frente do City, mas com álcool o jogo vira: se torna o mais potente junto com o Fiesta abrindo 12CV de vantagem sobre o segundo colocado que é o Honda City.

O três cilindros 1.nada 12V Turbo e injeção direta gera 115CV com gasolina e 128CV com álcool.

ANDANDO COM ELE Já começo ajustar minha posição de dirigir, é fácil de achar posição no sedã da Volkswagen, lógico que o calor acabou dando alguns sustos, afinal o carro estava parado e sol bateu em cima do vidro e aí esquentou, foi ligado o ar condicionado, inclusive o vendedor me disse que para ligar tem que pisar no freio, confesso que num Volkswagen focado nos EUA como o Jetta por exemplo eu esperava isso, mas não num Volkswagen compacto o que é uma grata surpresa, o por que disso? sinceramente não sei, mas eu acredito que seja na plataforma MQB mesmo, já que ela é uma plataforma versátil e então tem que atender todos os requisitos de qualquer mercado, depois coloco câmbio na posição D que aliás é de fácil manuseio e os comandos são como extensões do braço do motorista bem fácil de achar, saio da Futura e vou entrar na avenida Santos Saraiva que é movimentada, espero uma leva de carros passar e vejo o painel bem bonito a minha frente, dobro a esquerda já que é uma pista com uma mão só, vou seguir afinal tenho preferencial e dou um Kickdown já que não tinha ninguém na minha frente, mas aí vem uma Hyundai Santa Fé cortando e para no meio, sou obrigado a virar o volante e acabo tendo um susto, no outro lado não tinha nada e volto a trajetória do carro ,afinal tem um semáforo a frente.  mas aqui o a direção elétrica se mostrou bem acertada, ele passa uma sensação de carro médio e não de carro compacto na direção, fruto da MQB e lógico essa sensação é reforçada pela versão Highline que foi  avaliada. na minha frente uma Scénic II(aquelas que foram importadas) começa a entrar "enviasado" e aí  espero ela entrar totalmente, abre o sinal entro na Avenida Gaspar Dutra, até aí não tinha entregado nada do piso para mim e aí entra de novo o semáforo e aí paro o carro, depois de aberto eu sigo em linha reta, até que a Scénic II resolve dar uma reduzida para entrar e eu sou obrigado a parar e quase no início do morro, o Hill Holder segurou o carro e para retomar eu faço um "Kickdonw" e o motor respondeu bem, aliás algo que aconteceu no Polo aspirado que teve test-drive aqui se repete: nada de vibrações e se ninguém me dissesse nada, eu até acharia que estaria num sedã 2.nada(2 litros, 2000 ou 2.0 como queira) mérito do turbo e injeção direta, aliás o câmbio e o motor três cilindros turbo se acertaram muito bem, depois para para entrar na Ivo Silveira como ninguém entrou vou entrar no pequeno trecho da Ivo Silveira e aí com o limite maior vou a 60KM/H, o motor respondeu bem, aliás nem exigiu que fosse pisar muito, mérito do torque já a 2000RPM, outra coisa, longe de ser um carro duro, mas justo como é o Fox por exemplo, aqui a suspensão absorve bem as irregularidades como no Polo, mas a roda aro 17 e as condições um pouco piores ajudaram a ter uma comunicação da situação do piso, digo que ela é sincera, não apresentou as famosas "pancadas", apenas uma comunicação que o asfalto não está aquelas coisas, mas é algo que você vai saber diferenciar se andou no Polo com rodas aro 15 como aconteceu comigo, mas se não andou com o Polo rodas aro 15, digo para você que é bem tranquilo, afinal a roda maior tende a entregar situações do piso o que é natural. depois vou entrando na Jucelino Kubichtek e aí ele começa a se mostrar um carro na mão, como o seu irmão, lógico que aqui foi reforçado ainda mais e aí entro na Libia Cruz e espero o movimento passar que é alto na Santos Saraiva e aí entro e entro na concessionária Futura e aí bato as fotos que você viu aqui.

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O seu preço é de R$79.990 o deixa abaixo dos R$80.000, o Chevrolet Cobalt Elite 1.8 custa R$73.890 ok é R$6000 mais barato, mas deve ESP, Controle de tração, Air Bag duplo laterais e Hill Holder para o Polo e de quebra o motor é bem inferior ao Virtus, o Ford Fiesta Sedan  Titanium Plus 1.6 16V Powershit custa R$81.760 traz Air Bag duplo de cortina e Air Bag de joelhos, é mais caro e mais equipado que Polo ok, mas o seu porta-malas é menor e de quebra tem bem menos torque, o Honda City EXL 1.5 16V CVT custa R$83.760 é mais caro, tem o Air Bag duplo de cortina, ok, mas deve ESP, Controle de tração e Hill Holder, ou seja: fica devendo em equipamentos, e lógico como você viu o motor é inferior  e o Toyota Etios Platinum custa R$69.990 é mais barato ok, mas deve ESP, Controle de tração, Hill Holder e Air Bag duplo lateral e lógico o motor é bem mais fraco que o Virtus.  O seu consumo pelo Conpet com álcool é de 7.8KM/L na cidade e 10.2KM/L na rodovia e com gasolina o consumo urbano é de 11.2KM/L e o rodoviário é de 14.6KM/L.  Agora vamos ver contra os rivais:

CHEVROLET COBALT 1.8 AT6
Consumo urbano com álcool: 7.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool:10KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.1KM/L
Consumo urbano com álcool: 14.4KM/L

FORD FIESTA SEDAN  1.6 DCT6
Consumo urbano com álcool: 7.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.3KM/L

HONDA CITY 1.5 CVT
Consumo urbano com álcool: 8.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.3KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:14.5KM/L

TOYOTA ETIOS 1.5 AT4
Consumo urbano com álcool: 8.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.4KM/L
Consumo urbano com gasolina:12.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina:14.9KM/L

No consumo urbano com álcool ficou na intermediária venceu Cobalt e Fiesta e ficou atrás do Etios, no consumo rodoviário com álcool ficou na mesma posição: venceu o Cobalt e ficou atrás do Etios e no consumo urbano com gasolina também ficou na mesma posição: á frente do Cobalt e Fiesta e atrás do Toyota Etios e no consumo rodoviário com gasolina só ficou atrás do Toyota Etios. 


E se eu compraria se tivesse R$80.000? Sim!, contra pesa apenas o preço da versão Highline, mas isso pode estender a versões EXL e Titanium  de City e Fiesta e no caos do Honda com aquele agravante: sem ESP e Controle de tração, e vale lembrar que pela quantidade de equipamentos as versões Elite do Cobalt e Platinum do Etios apesar de serem mais baratas, também dá para dizer que são caras, o que pesa a favor: o excelente conjunto motor e câmbio, com direito a ter o maior torque da categoria, o excelente espaço interno, mesmo o porta-malas que só ficou á frente do Fiesta, ainda é excelente, recursos tecnológicos inexistentes na categoria, freios á disco nas quatro rodas que é uma exclusividade na categoria de sedãs compactos, cinco estrelas no LatinNcap , plataforma moderna compartilhada com modelos mais caros do grupo Volkswagen(inclusive até Audi A3), ou seja o "Programa MQB para todos"(não tem nada de pejorativo, ok?) continue! afinal está rendendo bons frutos. Outra qualidade do Virtus é o leque de opções de versões que já vou dizer á frente e pelo contato inicial ele tem boas chances de fazer sucesso seja no mercado brasileiro e onde provavelmente será vendido futuramente por que ele é eficiente em todos os aspetos, ou seja a eficiência é geral. só não para dizer que ele é "Mini-Jetta" por uma causa: o Jetta ainda não entrou na MQB, ou seja o Virtus tem base mais moderna que o médio da Volkswagen, já que o Jetta ainda está na PQ35, apenas por isso, mas não pelo Virtus em si que apresentou Virtudes muito boas e algumas ótimas no seu segmento.

Agora vamos as outras versões:

Comfortline 200 TSI: R$73.470, você economiza R$6000, mantém ESP, Controle de tração e Hill Holder,o motor três cilindros 1.nada 12V TSI e o câmbio automático de seis marchas, pode ser uma boa pedida para você que quer o conjunto mecânico, mas dispensa alguns itens que você pode considerar "desnecessário".

MSI 1.6 16V: R$59.990, aqui o câmbio é manual de cinco marchas e o motor é o EA 211 1.6 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e com isso gera 15.8KGFM a 4000RPM e 110CV a 5750RPM e com álcool vai a 16.7KGFM e 117CV nas mesmas rotações, caso você não faça questão de ter um sedã turbo e injeção direta  e quer um sedã espaçoso e bem acertado dinamicamente, ele pode ser o seu número, lógico que você vai ter que abrir mão de ESP, Hill Holder, Bloqueio do diferencial, Controle de tração e Air Bags laterais e que nele são opcionais.

 Dá para ver que a Volkswagen abrangeu um leque de rivais muito grade que vai do Chevrolet Prisma ao Honda City, considerando todas as versões. uma curiosidade que o vendedor me contou: pela diferença de dimensões a Volkswagen decidiu dar nome próprio ao sedã ao invés de Polo Sedan, o que para mim foi uma excelente escolha da Volkswagen, mas hoje em dia todos os fabricantes tem nomes próprios para os sedãs.



   Ele está disponível nas cores: Preto Ninja sólida, Vermelho Tornado sólida que acrescenta R$450, o Branco Cristal sólida que acrescenta R$450, as metálicas: Azul Night que acrescenta R$1.450, Cinza Platinium que também acrescenta R$1.450, Prata Sirius que acrescenta R$1.450 e Prata Tungstênio que é cor do veículo avaliado e que também acrescenta R$1.450 ao valor do carro.

                                                    FICHA TÉCNICA

MOTOR: Dianteiro, transversal, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, turbo, intercooler e injeção direta
CILINDRADA: 999cm3
DIÂMETRO X CURSO: 74.5mm x 76.4mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 10,5:1
POTÊNCIA: 115CV/128CV a 5500RPM
TORQUE: 20.4KGFM  a 2000RPM e vai até 3500RPM
CÂMBIO: Automático de seis marchas
CARROCERIA: Sedã, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.48 metros, Largura 1.75 metros, Altura 1.46 metros e entre - eixos 2.65 metros
PESO: 1192KG
PESO/POTÊNCIA : 10.3KG/CV com gasolina e 9.3KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 58.4KG/KGFM 
VOLUMES: Porta - malas 521 litros e tanque de combustível 52 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi- independente com eixo de torção
FREIOS : Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS, EBD, ESP, Hill Holder e Controle de tração
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 17(opcionais), aro 16 de série, 205/50/R17(opcionais) e 205/55/R16 de série.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo, Alarme, Ar Condicionado digital, Central multimídia, Coluna de direção regulável, Direção elétrica, Air Bag duplo lateral, ESP, Controle de tração, Hill Holder, Vidros/Travas e Espelhos elétricos
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Active info Display(o painel em tela de TFT), Central multimídia de 8 polegadas e Rodas aro 17.
GARANTIA: 3 anos
PREÇO: R$ 79.990.





AGRADECIMENTOS A FUTURA VOLKSWAGEN PELO CARRO CEDIDO, PELA CONFIANÇA NO PRODUTO E PELO EXCELENTE ATENDIMENTO DO VENDEDOR! 







Comentários

  1. Respostas
    1. Aí depende de cada um, mas o Virtus tem qualidades com motor turbo , mas eu andei no Versa 1.6 16V MT é um carro bem agradável também. Mas enfim o Virtus além de ter motor turbo é bem completo.

      Excluir

Postar um comentário