PLATAFORMA MQB DA VOLKSWAGEN: GOLF/POLO/VIRTUS A VIDA NO BRASIL E NO EXTERIOR DESSES MODELOS

A PLATAFORMA MODULAR DA VOLKSWAGEN DEU ORIGEM A VÁRIOS CARROS DO GRUPO.

No final de 2012 na Europa com a chegada do Golf VII estreou sua plataforma modular do grupo, a MQB que prevê varias aplicações. todo mundo sabe que muitas vezes se aproveita plataforma para fazer um carro maior e muitas vezes não é aquele resultado... então logo a MQB veio justamente para ser prevista para qualquer tipo de aplicação, tanto que você viu aqui sem ser pejorativo "MQB para todos", assim como "CMF para todos" na Renault e por aí vai.

A CHEGADA AO BRASIL: Lógico que chegou nos Golf alemães, mas com você verá uma resenha mais para frente, vou falar sobre o mexicano. Lançado em outubro de 2014, lógico perdeu equipamentos como freio de mão elétrico por exemplo,  ele media 4.25 metros de comprimento, 1.80 metros de largura, 1.47 metros de altura e 2.63 metros de entre - eixos, ele veio em três versões de acabamento: Comfortline, Highline e GTi, três opções de câmbio: manual de seis marchas, manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas e o manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas exclusivo do GTi, nos motores vieram duas opções de motores, a primeira era o EA 211 1.4 16V TSI com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta, o seu diâmetro é de 74.5mm e o curso é de 80mm o que totalizavam 1395cm3, turbo, intercooler e injeção direta, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 4500RPM e 140CV a 4500RPM e vai até 6000RPM e a segunda opção exclusiva do GTi era o 2.nada 16V TSI da família EA888 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 92.8mm o que totalizavam 1984cm3, a sua taxa de compressão é 9,6:1 dotado de turbo, intercooler, injeção direta e indireta e com isso gerava 35.7KGFM a 1500RPM e vai até 4400RPM e 220CV a 4500RPM e vai até 6200RPM. A sua suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, sendo McPherson na dianteira e Multilink na traseira e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, mas a direção é do tipo pinhão e cremalheira. sim, as fotos abaixo são do modelo alemão, mas esteticamente é igual ao mexicano.

O Golf chegava ao mercado nacional e o motor é o 1.4 16V TSI de 140CV.

O GTi chegava junto com motor 2.nada 16V TSI de 220CV.

Em maio de 2015 era vez da Golf Variant chegar ao Brasil, de início apenas na versão Highline, largura e entre - eixos foram mantidos, mas altura foi a 1.48 metros e o comprimento foi a 4.56 metros, no câmbio duas opções: manual de seis marchas ou manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas. Suspensão, freios e direção eram iguais ao Golf.

A Golf Variant  chegava ao mercado nacional e o mesmo motor 1.4 16V TSI do Golf, mais tarde passava a ser Flex

E ela já era linha 2016, em outubro de 2015 a linha era complementada com a Golf Variant Comfortline. 

A CHEGADA DO GOLF NACIONAL se dá em fevereiro de 2016 antecipando a linha 2017, ele teve mudanças, as versões de acabamento continuavam as mesmas: Comfortline, Highline e GTi, mas existia mudanças no câmbio: estreava o manual de cinco marchas e o automático de seis marchas entrava no lugar do DSG de sete marchas, aliás o câmbio manual automatizado de dupla embreagem é chamado de DSG na Volkswagen, o DSG de seis marchas é mantido, assim como o manual de seis marchas, nos motores para a Comforline era a estreia do MSI 1.6 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e injeção multiponto, o seu diâmetro é de 76.5mm e o curso é de 86.9mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão é de 11,5:1 e com isso gerava 15.8KGFM a 4000RPM e 110CV a 5750RPM e com álcool vai a 16.8KGFM e 120CV nas mesmas rotações, a Highline mantinha o 1.4 só que agora era Flex que mantinha a taxa de compressão, mas gerava 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 3500RPM e 150CV a 4500RPM e vai até 6000RPM nos dois combustíveis e por último o GTi que mantinha o motor 2.nada 16V TSI apenas á gasolina do modelo mexicano, o Comfortline 1.6 16V estava disponível com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis marchas, o Highline 1.4 16V TSI estava disponível com câmbio manual de seis marchas ou automático de seis marchas e o GTi apenas com o dupla embreagem de seis marchas. Já na suspensão outro retrocesso: para os Comfortline e Highline a suspensão traseira passou a ser semi-independente com eixo de torção, só GTi manteve o Multlink, Já os freios foram mantidos.

O Golf nacional chegava ao mercado com motores 1.6 16V de 110CV com gasolina e 120CV com álcool  e o 1.4 16V TSI de 150CV nos dois combustíveis, mais tarde o três cilindros 1.nada 12V TSI de 116CV com gasolina e 125CV com álcool.

O GTi também virava nacional graças ao 2.nada 16V TSI de 220CV.

Na versão GTi assumia o posto de carro de passeio nacional mais potente do país. Em junho de 2016 era vez do três cilindros 1.nada 12V TSI da família EA 211 de mesma concepção do 1.4, o seu diâmetro era de 74.5mm e o curso de 76.4mm o que totalizavam 999cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 20.4KGFM a 2000RPM e 116CV a 5500RPM e com álcool vai a 125CV nas mesmas rotações e mantém o torque e o câmbio era manual de seis marchas para esse motor. Em outubro é vez da Golf Variant receber o 1.4 TSI Flex presente no Golf e  no próprio Audi A3 Sedan nacional. 

A CHEGADA DO POLO se dá em setembro de 2017 como linha 2018,  ele assim com o Golf veio na carroceria hacht de quatro portas, ele media 4.05 metros de comprimento, 1.75 metros de largura, 1.46 metros de altura e 2.56 metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de seis marchas, quatro versões de acabamento "Básica", MSI, Comfortline e Highline, três opções de motores: a primeira era o três cilindros 1.nada 12V também da família EA 211 repete o diâmetro x curso da versão TSI, mas perde a injeção direta e a taxa de  compressão é de 11,2:1 e com isso gera 9.7KGFM a 3000RPM e 75CV a 6350RPM e com álcool vai a 10.4KGFM e 84CV nas mesmas rotações, a segunda opção é o 1.6 16V MSI é o mesmo já citado no Golf, mas calibrado para gerar 15.8KGFM a 4000RPM e 110CV a 5750RPM e com álcool vai a 16.7KGFM e 117CV nas mesmas rotações e o três cilindros 1.nada 12V TSI que aqui foi calibrado para gerar 20.4KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM e 116CV a 5500RPM e com álcool mantém o torque e vai a 128CV, o motor 1.nada 12V e o 1.6 16V vem apenas com câmbio manual, ao passo que o 1.nada 12V TSI vem apenas com câmbio automático e com isso as versões estão assim: "Básica 1.nada 12V", MSI 1.6 16V, Comfortline TSI 1.nada 12V e Highline TSI 1.nada 12V. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira semi-independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, para as versões com motor TSI os freios são disco sólidos.

O Polo chegava ao mercado nacional com motores 1.nada 12V de 75CV com gasolina e 84CV com álcool, 1.6 16V de 110CV com gasolina e 117CV com álcool e o  três cilindros 1.nada 12V TSI de 116CV com gasolina e 128CV com álcool.


Na mesma época, é lançada a linha 2018 do Golf, a Golf Variant sem  mudanças, já o Hacht para dar espaço ao Polo perdia a opção do motor 1.6 16V e junto com ele o câmbio manual de cinco marchas, só ficava o 1.nada 12V TSI, o 1.4 16V TSI e o GTi 2.nada 16V TSI. 

A CHEGADA DO VIRTUS em janeiro de 2018 chegava o Virtus, que é o sedã do Polo, mas com mudanças grandes, aproveitando a versatilidade da MQB, ele manteve largura e altura, mas o comprimento foi a 4.48 metros e o entre - eixos a 2.65 metros, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de seis marchas,  duas opções de motores: o 1.6 16V MSI já citado no Polo e o 1.nada 12V TSI também com a calibração do Polo, as versões de acabamento eram três MSI, Comfortline e Highline, a MSI apenas com o motor 1.6 16V atrelado ao câmbio manual e a Comfortline e Highlline apenas com câmbio automático atrelado ao motor três cilindros 1.nada 12V, a suspensão segue o Polo, assim como os freios, que são discos sólidos na traseira para as versões equipadas com motor TSI.

O Virtus chegava ao mercado com motor 1.6 16V já citado no Polo e o três cilindros 1.nada 12V TSI com a calibração do Polo.

Já adianto que esse "Programa MQB para todos" não vai para aí , teremos facelift do Golf, utilitário esportivo compacto(provávelmente T-Cross) e uma picape do porte da Fiat Toro.

DEPOIS DE NOVE ANOS  COM FIM da produção do antigo Audi A3  feito na plataforma PQ34, a Audi volta a fabricar no país, aproveitando a plataforma MQB é o Audi A3 Sedan lançado em novembro de 2015, ele media 4.46 metros de comprimento, 1.80 metros de largura, 1.42 metros de altura e 2.64 metros de entre - eixos. De início veio apenas na versão Ambiente, o câmbio era o automático de seis marchas, o motor é o EA 211 1.4 16V TSI já citado em detalhes no Golf que no Audi nacional já estreou Flex e com isso gerava 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 4000RPM e 150CV a 4500RPM e vai até 6500RPM e isso nos dois combustíveis, o motor foi citado em detalhes no Golf. A sua suspensão utilizava molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi-independente com eixo de torção, o que foi muito criticado na época e os freios eram discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.

O Audi A3 Sedan nacional chegava ao mercado com motor 1.4 16V TSI de 150CV nos dois combustíveis, mais tarde veio a opção do 2.nada 16V TSI de 220CV.

No mês seguinte chegava a versão Ambition que trazia o motor 2.nada 16V TSI da família EA888 já citados em detalhes no Golf GTi e com isso gerava 35.7KGFM a 1500RPM e vai até 4000RPM e 220CV a 4500RPM e vai até 6000RPM e atrelado a ele, veio o câmbio manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas chamado S-Tronic pela Audi, é o mesmo DSG do Golf só que com outro nome e a suspensão traseira nessa versão é independente tipo Multilink na traseira, no lugar do semi-independente com  eixo de torção do 1.4 16V TSI.

Em outubro de 2016 na linha 2017 nada muda e e em março de 2017 na linha 2018 veio o modelo com facelift pequeno e os mesmos motores e câmbio disponíveis.

A CHEGADA DA NOVA GERAÇÃO DO GOLF em outubro de 2012 representou mais do que a chegada uma nova geração do modelo mais vendido da marca e sim de uma nova plataforma, começa a estreia da plataforma MQB, ele chegou nas carrocerias duas portas e quatro portas, as dimensões são as mesmas dos modelos mexicano e nacional. Três opções de câmbio: manual de seis marchas, manual-automatizado de dupla embreagem com seis ou sete marchas, o dupla embreagem com seis marchas era exclusivo do GTi, nos motores a oferta começava pelo 1.2 16V TSI da família EA 211 de mesma concepção do nosso 1.4, o seu diâmetro era de 71mm e o curso de 75.6mm o que totalizavam 1197cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 17.8KGFM a 1400RPM e vai até 3500RPM e 105CV a 5000RPM, a segunda opção é a versão "estrangulada" do 1.4 16V TSI que gerava 20.4KGFM a 1400RPM e vai até 3500RPM e 122CV a 6000RPM, a terceira opção é o 1.4 16V TSI conhecido dos brasileiros que gerava 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 3500RPM e 140CV a 4500RPM e vai até 6000RPM, o 2.nada 16V TSI da família EA888 exclusivo do GTi que gerava 35.7KGFM a 1500RPM e vai até 4400RPM e 220CV a 4500RPM e vai até 6000RPM, nos diesel duas opções a primeira é o 1.6 16V TDI da família R4 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 79.5mm e o curso é de 80.5mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão é de 16,2:1 com turbo, intercooler e injeção direta e com isso gerava 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 2750RPM e 105CV a 3000RPM e vai até 4000RPM e por último o 2.nada 16V Turbo Diesel da família R4 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, turbo, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 95.5mm o que totalizavam 1968cm3, a sua taxa de compressão é de 16,2:1 e com isso gerava 32.6KGFM a 1750RPM e vai até 3000RPM e 150CV a 3500RPM e vai até 4500RPM e se está perguntando: é o motor da Amarok? sim, mas com calibração diferente. A sua suspensão era independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, sendo McPherson na dianteira e Multilink na traseira, com exceção do 1.2 que era semi-independente com eixo de torção e os freios eram discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.

O Golf VII estreia no mercado com motores 1.2 16V TSI de 105CV, 1.4 16V TSI de 122CV e 140CV, 1.6 16V TDI de 105CV e o 2.nada 16V TDI de 150CV,  e estreava  mais tarde o três cilindros 1.nada 12V TSI de 116CV.

O Hacht de quatro portas com as mesmas opções de motores.

O Esportivo GTi com motor 2.nada 16V TSI de 220CV, mais tarde ele ganha a versão Performance com 230CV e Clubsport com 290CV e Clubsport S com 310CV, além é claro do GTD com motor turbo diesel  de 184CV que é o 2.nada 16V TDI.

O GTi quatro portas com os mesmos motores do duas portas, com exceção da Clubsport S.

A CHEGADA DA VARIANT E DE NOVAS VERSÕES PARA O GOLF em outubro de 2013 na linha 2014 chegava a perua Variant, as dimensões são iguais ao modelo mexicano vendido no Brasil,  nos motores além de ter os mesmos 1.2 16V TSI de 105CV, 1.4 16V TSI de 122CV e 140CV, o 1.6 16V TDI de 105CV e o 2.nada 16V TDI de 150CV do Hacht, ela estreava uma configuração mais barata do 1.2 TSI só que com cabeçote de 8 válvulas(único da família EA 211 é ter esse tipo de configuração), com comando de válvulas simples no cabeçote, mas o resto de construção: igual bloco e cabeçote de alumínio e comando acionado por correia dentada, além de turbo, intercooler e injeção direta, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava 16.3KGFM a 1400RPM e vai até 3500RPM e 86CV a 4300RPM e vai até 5300RPM e era única a vir com câmbio manual de seis marchas.

A Golf Variant fazia sua estreia no mercado com os motores 1.2 TSI de 86CV, além dos 1.2 16V TSI, 1.4 16V TSI de 122CV e 140CV já citados no Hacht e os diesel 1.6 16V TDI e 2.nada 16V TDI também já citados no Golf.

Já o Golf Hacht acrescentava mais versões, nos modelos á gasolina, fazia a estreia do GTi Peformance que mantinha o torque do GTi convencional, mas gerava 230CV a 4700RPM e vai até 6200RPM e o R 4Motion, que trazia a versão mais forte do EA888 que mantinha a taxa de compressão de 9,3:1, mas agora ele gerava 38.7KGFM a 1800RPM e vai até 5500RPM e 300CV a 5500RPM e vai até 6200RPM, essa versão vinha com duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas, a reboque do motor mais potente, veio a tração integral, já nos motores á diesel ele estreava a versão Bluemotion que mantinha o torque do 1.6 16V TDI mas agora era calibrado para gerar 110CV a 3200RPM e vai até 4000RPM e o GTD que vinha com motor 2.nada 16V Turbo Diesel calibrado para gerar 38.7KGFM a 1750RPM e vai 3250RPM e 184CV a 3500RPM e vai até 4000RPM.

O Golf R chegava ao mercado com tração integral e o motor 2.nada 16V EA 888 calibrado para 300CV.

O R com carroceria quatro portas e o mesmo motor do R de duas portas.


A CHEGADA DA GOLF SPORTVAN, PASSAT  E MAIS MUDANÇAS NA LINHA GOLF TODA em outubro de 2014, chegava a Golf SportVan, ela mede 4.34 metros de comprimento, 1.81 metros de largura, 1.54 metros de altura e 2.68 metros de entre - eixos, nas opções de câmbio as mesmas do Golf, nos motores o três cilindros 1.2 TSI de 86CV já citado na Golf Variant foi mantido, o 1.2 16V TSI agora gerava 110CV, o 1.4 16V TSI agora gerava 125CV na versão "mansa" e 150CV na versão mais potente, nos diesel o 1.6 16V TDI de 110CV do Golf Bluemotion e o 2.nada 16V TDI de 150CV era mantido, essas alterações de motores foram estendidas do Hacht e da Variant.

O Golf SportVan chega ao mercado e junto com ele, além de manter o 1.2 TSI de 86CV e o 2.nada 16V TDI de 150CV, estreava o 1.2 12V TSI de 110CV, o 1.4 16V TSI de 125CV e 150CV e o 1.6 16V TDI de 110CV opções que foram estendidas ao Golf Hacht e Variant.

 Na mesma   época era lançado a nova geração do Passat, ou seja o "Programa MQB para todos" começava a se intensificar, ele media 4.77 metros de comprimento, 1.83 metros de largura, 1.45 metros de altura e 2.79 metros de entre -eixos, a perua Variant curiosamente tinha  as mesmas medidas, nos motores a oferta começava pelo 1.4 16V TSI de 125CV e a calibração mais forte com 150CV, já nos motores á diesel o 1.6 16V TDI nele mantinha o torque, mas gerava 120CV a 3500RPM e vai até 3600RPM, o 2.nada 16V TDI e estreava o 2.nada 16V Biturbo Diesel que aqui nós conhecemos na Amarok, mas lá ele era calibrado para gerar 51KGFM a 1750RPM e vai até 2500RPM e 239CV a 4000RPM.

O Passat chegava ao mercado com os motores 1.4 16V TSI de 125CV e 150CV, o 1.6 16V TDI de 120CV, o 2.nada 16V TDI de 150CV e o 2.nada 16V BTDI com 239CV, mais tarde ganhava o 2.nada 16V TSI de 220CV e 280CV.

A Passat Variant com o mesmo motor do sedã.



A CHEGADA DA TOURAN  se dá em outubro de 2015 como modelo 2016, além disso vieram novas versões para o Golf e Passat que vou citar mais á frente, era linha 2016, primeiro vamos focar na minivan Touran, ele mede 4.53 metros de comprimento, 1.83 metros de largura, 1.63 metros de altura e 2.79 metros de entre - eixos, as opções de câmbio são a manual de seis marchas, manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas ou seis marchas, no caso exclusivo para o 2.nada 16V TDI, já nos motores ela veio com o 1.4 16V TSI de 150CV dos irmãos, assim como o 1.6 16V TDI e o 2.nada 16V TDI.

A Minivan Touran chegava ao mercado com motores 1.4 16V TSI de 150CV e os 1.6 16V TDI e 2.nada 16V TDI já citados no Golf, mais tarde ganhava a opção do 1.8 16V TSI de 179CV, 1.6 16V TDI de 115CV e o 2.nada 16V BTDI de 190CV esse último disponível no Passat também.


  Para o Golf Hacht e Golf Sportvan a estreia do motor três cilindros 1.nada 12V TSI da família EA 211, igual ao do Golf nacional e que gerava 20.4KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM e 116CV a 5000RPM e vai até 5500RPM, o GTi Performance de 230CV ganha a opção da DSG de seis marchas e estreava o GTi Clubsport que vinha manual ou manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas, e o EA 888 2.nada 16V TSI ganhou alterações para gerar 290CV a 5500RPM e vai até 6200RPM e o torque era o mesmo do R:38.7KGFM a 1750RPM e vai até 5300RPM. 

  Já a Golf Variant também recebeu o três cilindros 1.nada 12V TSI e estreou a versão fora de estrada Alltrack , nos motores á diesel ela manteve o 1.6 16V TDI de 110CV, o 2.nada 16V TDI de 150CV e 184CV e fazia estreia do 1.8 16V TSI da família EA 888, de mesma concepção do 2.nada 16V, o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 84.1mm o que totalizavam 1798cm3, a sua taxa de compressão é de 9,6:1 e com isso gerava 28.5KGFM a 1350RPM e vai até 4500RPM e 180CV a 4500RPM e vai até 6200RPM e ela tinha tração integral.


               A Golf  Variant Alltrack chegava ao mercado com motor 1.8 16V TSI de 180CV e o 1.6 16V TDI de 115CV  e os 2.nada 16V TDI de 150CV e 184CV.

O Passat também não ficou de fora e recebeu três novas opções de motores: o 1.8 16V TSI da Golf Variant AllTrack, o 2.nada 16V TSI de 220CV do Golf GTi e 2.nada 16V TSI calibrado para 280CV e manteve o torque, nos diesel a linha Passat ganhava o 2.nada 16V Biturbo Diesel ou BTDI que gerava 40.8KGFM a 1750RPM e vai até 3000RPM e 190CV a 3500RPM e vai até 4000RPM, caso pergunte: sim é o mesmo da Amarok vendida no Brasil.

Em outubro de 2016 na linha 2017 chegavam mais novidades, a primeira é para a minivan Touran: o 2.nada 16V Biturbo diesel de 190CV já citado no Passat e o 1.8 16V TSI já citado na Golf Variant Alltrack, para a Golf Variant sem alterações e para o Hacht ele ganha a versão GTi Clubsport S,  dotada de câmbio manual ele tinha o mesmo torque da Clubsport "normal", mas gerava 310CV a 5500RPM e vai até 6300RPM. Já na linha Passat era a estreia da Variant Alltrack que tinha tração integral, ela vinha com o 2.nada 16V TSI de 220CV á gasolina e três opções á diesel: 2.nada 16V TDI de 150CV e os biturbo diesel de 190CV e 239CV todos já citados no modelo comum do Passat.

A Passat Variant Alltrack chegava ao mercado com motor 2.nada 16V TSI de 220CV e o 2.nada 16V TDI de 150CV e os BTDI de 190CV e 239CV.

A FAMILIA GOLF RECEBE FACELIFT em maio de 2017 com nova grade dianteira, faróis e para-choques, um mudança sutil é verdade, nos motores o três cilindros 1.nada 12V TSI agora gera 110CV a 5000RPM e vai até 5500RPM e mantém o torque, o 1.4 16V TSI agora só tem a calibração de 125CV, estreava o novo EA 221 1.5 16V TSI , o seu diâmetro é de 74.5mm e o curso é de 86.9mm o que totalizavam 1498cm3, a sua taxa de compressão é de 12,5:1 de mesma concepção do 1.4, inclusive com turbo e injeção direta, curiosamente gerava os mesmos 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 3500RPM e 150CV a 5000RPM e vai até 6000RPM, já o GTi 2.nada 16V TSI herdava a calibração do antigo Performance com 230CV a 4700RPM e vai até 6200RPM e mantendo o torque, e o R mantinha o motor calibrado para 300CV e 38.7KGFM do modelo pré-facelift, já a Variant com exceção do GTi manteve esses motores, nos diesel o 1.6 16V TDI vai a 115CV, o 2.nada 16V TDI de 150CV e de 184CV foram mantidos, esse no Hacht era para o GTD. A Variant pela primeira vez ganhava opção da versão R. O motor 1.2 16V TSI e o 1.2 TSI de apenas 8 válvulas dão o seu adeus.

O Golf recebia facelift, o motor três cilindros 1.nada 12V TSI de 110CV, 1.4 16V  TSI de 125CV, 1.5 16V TSI de 150CV e nos diesel o 1.6 16V TDI de 115CV e o 2.nada 16V TDI de 150CV.

O GTi duas portas agora com motor 2.nada 16V TSI de 230CV e tinha o GTD com motor 2.nada 16V  TDI com 184CV.

O GTi quatro portas com o mesmo motor do duas portas.

O R com motor 2.nada 16V TSI calibrado para 300CV.

A Golf Variant com os mesmos motores do Hacht convencional, acrescentado do 2.nada 16V TDI de 184CV do GTD.

O Variant R com o mesmo motor do hacht R: 300CV.


A Golf SportVan também foi reestilizada e os mesmos motores do Hacht.

Em junho de 2017 era vez do Arteon, que entrava no lugar do Passat CC, ele media 4.86 metros de comprimento, 1.87 metros de largura, 1.45 metros de altura e 2.84 metros de entre - eixos, o câmbio sempre era o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas, já nos motores o 2.nada 16V TSI de 280CV já citado no Passat e o 2.nada 16V TDI de 150CV e BITDI de 239CV todos já citados no Passat, aliás a suspensão segue o Golf, com exceção óbvia da 1.2(e mais tarde da três cilindros 1.nada 12V TSI). e trouxe a versão de acabamento R-Line.

O Arteon chegava ao mercado com motor 2.nada 16V TSI de 280CV e os 2.nada 16V TDI de 150CV e BTDI de 239CV.

A versão R-Line com os mesmos motores.

A CHEGADA DA NOVA GERAÇÃO DO POLO em julho de 2017 era vez do "Programa MQB" para todos se ampliar  com a chegada do novo Polo, de início apenas na carroceria de quatro portas, as medidas são iguais ao modelo nacional, a única mudança é a grade dianteira e os para-choques no visual é claro, as opções de câmbio são: manual de cinco marchas ou de seis marchas, no caso do GTi tem a opção DSG de seis marchas,ou manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas. nos motores o leque é amplo: a oferta começa pelo três cilindros 1.nada 12V igual ao nosso que gera 9.7KGFM a 3000RPM e vai até 4300RPM e 75CV a 6200RPM, lembrando que esse motor no Brasil é flex, a segunda opção é o 1.nada 12V TSI calibrado para gerar 17.8KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM e 95CV a 5000RPM, sua taxa de compressão é de 10,5:1, a terceira opção é a opção mais forte do 1.nada 12V TSI que gera 20.4KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM e 116CV a 5500RPM, a primeira calibração é parecida com a usada no Up! brasileira e a segunda é usada no Polo brasileiro que já foi citado em detalhes mais á frente e por último 2.nada 16V TSI da família EA888 exclusiva versão GTi, mas calibrada para gerar 32.6KGFM a 1500RPM e vai até 4350RPM e 200CV a 4500RPM e vai até 6500RPM nos diesel duas opções 1.6 16V TDI, a primeira opção calibrada para gerar 23.4KGFM a 1500RPM e vai até 2250RPM e 80CV a 3000RPM e vai até 4000RPM e a segunda calibração desse 1.6 16V TDI gerava 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 2500RPM e 95CV a  3000RPM e vai até 4000RPM.

O Polo chega ao mercado europeu com motores três cilindros 1.nada 12V de 75CV, 1.nada 12V TSI de 95CV e 116CV e o 1.6 16V TDI de 80CV e 95CV.

O GTi tinha o 2.nada 16V com 200CV.

A CHEGADA DO UTILITÁRIO ESPORTIVO T-ROC  ele mede 4.23 metros de comprimento, 1.82 metros de largura, 1.59 metros de altura e  2.57 metros de entre - eixos, nos motores três opções motores, a primeira é o três cilindros 1.nada 12V TSI de 116CV já citado no Polo, o 1.5 16V TSI de 150CV já citado no Golf e por último o 2.nada 16V TDI de 150CV já citado no Golf. Ele chegou ao mercado em agosto de 2017.

O Volkswagen T-Roc chegava ao mercado com motores três cilindros 1.nada 12V TSI de 116CV, 1.4 16V TSI de 150CV e o 2.nada 16V TDI de 150CV.


A CHEGADA DO TIGUAN se dá em outubro de 2017, ele mede 4.49 metros de comprimento, 1.84 metros de largura, 1.65 metros de altura(1.67 metros se for tração integral) e 2.68 metros de entre -eixos, câmbio sempre manual de seis marchas ou manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas ou seis marchas, duas opções de tração: dianteira ou integral, nos motores a oferta começa  1.4 16V TSI de 150CV já citado no Golf, 1.6 16V TDI de 115CV já citado no Golf, 2.nada 16V TDI de 150CV também já citado no Golf, essa última é a única pode ter tração integral ou dianteira, as outras só dianteira e por último o 2.nada 16V BTDI de 239CV já citado no Passat e apenas com tração integral.

O Tiguan de nova geração chega ao mercado com motores 1.4 16V TSI de 150CV, 1.6 16V TDI de 115CV, 2.nada 16V TDI de 150CV e o 2.nada 16V BTDI de 239CV.

A MQB da Volkswagen alemã não vai parar por aí: teremos prováveis lançamentos do T-Cross, facelift de Passat e Touran e até uma nova geração do Golf nessa base, mas isso é para o futuro apenas.

A CHEGADA DO NOVO AUDI A3 se deu na mesma época em setembro de 2012, ele de início veio apenas na carroceria hacht de duas portas ele media 4.24 metros de comprimento, 1.77 metros de largura, 1.42 metros de altura e 2.60 metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual ou manual-automatizado de sete marchas chamado de S-Tronic pela Audi, nos motores a oferta começa pelo EA 211 1.4 16V TSI que gerava 20.4KGFM a 1400RPM e vai até 3500RPM e 122CV a 6000RPM, a segunda opção é o EA 888 1.8 16V TSI que gerava 28.5KGFM a 1350RPM e vai até 4500RPM e 180CV a 4500RPM e vai até 6000RPM e nos diesel o 1.6 16V TDI que gerava 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 2750RPM e 105CV a 3000RPM e vai até 4000RPM e o 2.nada 16V TDI que gerava 32.6KGFM a 1750RPM e vai até 3000RPM e 150CV a  3500RPM todos já citados em detalhes no Golf, a sua suspensão é independente nas quatro rodas, sendo McPherson na dianteira e Multlink na traseira, os freios eram discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, além da tração dianteira, ele estava disponível com a tração integral quattro  mas essa tração só podia escolher com os motores 1.8 16V TSI e o 2.nada 16V TDI.

O A3 chegava ao mercado com motores 1.4 16V TSI de 122CV, 1.8 16V TSI de 180CV e os diesel 1.6 16V TDI de 105CV e o 2.nada 16V TDI de 150CV 


AMPLIAÇÃO DA FAMÍLIA JÁ SE DÁ em outubro de 2013 como linha 2014, chegava o Hacht de quatro portas chamado de Sportback, que media 4.31 metros de comprimento, 1.78 metros de largura e 2.62 metros de entre - eixos, do duas portas só manteve a altura, trouxe a reboque mais duas opções de motores: o EA 211 1.2 16V TSI que gerava 17.8KGFM a 1400RPM e vai até 3500RPM e 105CV a 5000RPM e o 1.4 16V TSI calibrado para gerar 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 3500RPM e 140CV a 4500RPM e vai até 6000RPM esse modelo com opção intermediária entre o 1.4 16V TSI de 122CV e o 1.8 16V TSI de 180CV, já no câmbio sem alterações, o Sportback também tinha a versão Quattro e apenas com motores 1.8 16V TSI e o 2.nada 16V TDI, estreava também o sedã, as medidas são iguais do modelo nacional, nos motores o 1.4 16V TSI que nele era calibrado para 125CV, o 1.4 16V TSI de 150CV, o 1.8 16V TSI de 180CV e o 1.6 16V TDI de 105CV e o 2.nada 16V TDI de 150CV todos herdados do Hacht, assim como suspensão e freios, havia também o modelo Quattro, apenas com motor 1.8 16V TSI e o 2.nada 16V TDI, estreava também o Cabriolet que media 4.42 metros de comprimento, 1.79 metros de largura, 1.41 metros de altura e 2.59 metros de entre - eixos, as opções de câmbio são as mesmas do hacht duas portas e três opções de motores: o 1.4 16V TSI calibrado para 140CV, o 1.8 16V TSI de 180CV e o 2.nada 16V TDI de 150CV de início apenas com tração dianteira e como última novidade o esportivo S3 nas carrocerias hacht de duas portas, sportback(hacht de quatro portas) e sedã, o câmbio era o manual ou manual-automatizado de dupla embreagem ambos com seis  marchas, suspensão modificada para maior potência, freios á discos sólidos foram trocados pelos ventilados na traseira e o mais importante: o EA 888 2.nada 16V TSI calibrado para gerar 38.7KGFM a 1800RPM e vai até 5500RPM e 300CV a 5500RPM e vai até 6200RPM e como todo o S3 da Audi desde a primeira geração: tração integral.

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O A3 Sportback chegava ao mercado com as mesmas opções do hacht duas portas, mas trazia a opção do 1.2 16V TSI de 105CV e do 1.4 16V TSI calibrado para 140CV, mais tarde o 1.2 16V TSI vai 110CV, o 1.4 16V TSI vai 150CV e o 1.6 16V TDI vai a 110CV.

O A3 Sedan com o motor 1.4 16V TSI calibrado para 125CV, o 1.8 16V TSI, o 1.6 16V TDI e o 2.nada 16V TDI já citados no Hacht duas portas.

O Esportivo S3 chegava com motor 2.nada 16V TSI de 300CV.

O S3 Sportback com os mesmo motor do duas portas.

O S3 Sedan com o mesmo motor do duas portas e do SportBack.

O A3 Cabriolet com motor 1.4 16V TSI de 140CV, o 1.8 16V TSI já citado no Hacht duas portas e o 2.nada 16V TDI também já citado no Hacht duas portas.

A CHEGADA DA NOVA GERAÇÃO DO TT como você sabe o "Programa MQB para todos" segue na Volkswagen, era natural um novo TT ele veio ao mercado em julho de 2014 como modelo 2015,   ele media 4.18 metros de comprimento, 1.83 metros de largura, 1.35 metros de altura e 2.50 metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de seis marchas e o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas, nos motores a oferta começava pelo EA 888 2.nada 16V TSI calibrado para gerar 37.7KGFM a 1600RPM e vai até 4300RPM e 230CV a 4500RPM e vai até 6200RPM, o 2.nada 16V TDI  da família R4 calibrado para gerar 38.7KGFM a 1750RPM e vai até 3250RPM e 184CV a 3500RPM e vai até 4000RPM é o mesmo do Golf GTD, já os freios eram discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, o TTS.

O TT chegava ao mercado com motor 2.nada 16V TSI de 230CV e o 2.nada 16V TDI de 184CV.


Mas era apenas o começo da linha 2015, em outubro de 2014 para o Hacht duas portas e quatro portas chegava o 1.2 16V TSI passava 110CV, o 1.4 16V TSI passava a 125CV e 150CV nas duas calibrações, o 1.6 16V TDI passava 110CV, o 2.nada 16V TDI de 150CV era mantido e estreava o 2.nada 16V TDI de 184CV do TT, a opção de tração quattro ganha a opção do motor 2.nada 16V TDI, estreava para o Sportback as versões E-Tron e G-Tron, no caso do E-Tron era o modelo híbrido, o motor 1.4 16V TSI era acoplado ao motor elétrico e juntos eles gerava 35.7KGFM a 1500RPM e vai até 3500RPM e 204CV a 5000RPM e vai até 6000RPM e o G-Tron era o 1.4 16V TSI movida a gás natural e com isso gerava 20.4KGFM a 1500RPM e vai até 3500RPM e 110CV a 4800RPM.


O A3 E-tron chegava ao mercado com motor 1.4 16V TSI em conjunto com motor elétrico gerava 204CV.

O A3 G-Tron com gás natural gerava 110CV no motor 1.4 16V TSI.
   
   O Sedan trazia o 1.4 16V TSI calibrado para 150CV, já que o 1.4 16V TSI de 125CV estava desde o lançamento, além de manter o 1.8 16V TSI, o 1.6 16V TDI foi a 110CV, manteve o 2.nada 16V TDI de 150CV e estreava o 2.nada 16V TDI de 184CV também disponível na tração integral quattro, sendo que o quattro só com o 1.8 16V TSI e o 2.nada 16V TDI,  o Cabriolet trouxe mais novidades: o 1.4 16V TSI calibrado para 125CV era opção de entrada, estreava o 1.6 16V TDI de 110CV e o 2.nada 16V TDI de 184CV, além do 1.4 16V TSI calibrado para 150CV, a versão Quattro que trazia os motores 1.8 16V TSI, 2.nada 16V de 150CV e agora de 184CV, e o cabriolet ganha a versão esportiva S3, com o mesmo motor do Hacht e do Sedã S3 e as mesmas opções de câmbio, estreava o novo TTS, o motor 2.nada 16V TSI da família EA888 nele foi calibrado para gerar 310CV a 5800RPM e vai até 6200RPM, o câmbio era manual ou manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas e nesse caso sempre dotado de tração integral.

O S3 Cabriolet chegava ao mercado com o mesmo motor do hacht.

O TTS chegava ao mercado com motor 2.nada 16V TSI calibrado para 310CV.


Em outubro de 2015 na linha 2016 nada muda para os A3, A3 Sedan, A3 Cabriolet e por tabela os S3,S3 Sedan e S3 Cabriolet, mas ele ganhava uma versão mais forte: os RS3 apenas na carroceria Sportback, o câmbio era o manual-automatizado de sete marchas, o motor é o cinco cilindros EA 885 2.5 20V TFSI com bloco e cabeçote de ferro, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo e intercooler e injeção direta ,o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso era de 92.8mm o que totalizavam 2480cm3, a sua taxa de compressão é de 10,5:1 e com isso gerava ótimos 47.4KGFM a 1625RPM e vai até 5500RPM e 367CV a 5550RPM e vai até 6800RPM, suspensão e freios foram modificadas para alta potência. O TT e sua versão TTS ganhavam a versão conversível chamada de Roadster e junto com ele trouxe o 1.8 16V TSI  já citado no Hacht como nova opção de entrada.

O RS3 chegava ao mercado com motor cinco cilindros 2.5 20V TFSI de 367CV.

O TT Roadster chegava ao mercado e estreava o 1.8 16V  TSI já  citado no Hacht duas portas, além do 2.nada 16V TSI e o 2.nada 16V TDI de 184CV.

O TTS Roadster também chegava junto com o motor 2.nada 16V TSI de 310CV do irmão cupê.


A CHEGADA DO FACELIFT se dá em maio de 2016 era linha 2017 antecipada com nova grade dianteira, faróis e para-choques, o 2.nada 16V TDI de 184CV dava o adeus para a linha A3, os motores á diesel 1.6 16V TDI de 110CV e o 2.nada 16V TDI de 150CV era mantidos, mas a principal novidade eram nos motores á gasolina: o 1.2 16V TSI dava lugar ao três cilindros 1.nada 12V TSI que gera 20.4KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM e 115CV a 5500RPM, o 1.4 16V TSI de 150CV foi mantido, o 1.8 16V TSI dá lugar ao 2.nada 16V TSI calibrado para gerar 32.7KGFM a 1500RPM e vai até 4200RPM e 190CV a 4250RPM e vai até 6000RPM,  o Cabriolet e o Sedan também ganhavam o três cilindros 1.nada 12V TSI, o 2.nada 16V TSI já citados no Hacht, o , já o modelo  com tração integral são os únicos a manter o 2.nada 16V TDI de 184CV, os esportivos S3 Hacht, Sportback, Sedan e Cabriolet ganhavam o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas e o motor 2.nada 16V TSI ganhou a mesma calibração dos TTS: 310CV. Já os modelos E-Tron e G-Tron vieram sem modificações mecânicas.

O Hacht ganhava o facelift, os motores 1.6 16V TDI e  2.nada 16V TDI de 150CV e 184CV eram mantidos, mas estreava novidades nos motores á gasolina: o 1.4 16V TSI de 150CV era mantido e estreava o três cilindros 1.nada 12V TSI de 115CV e o 2.nada 16V TSI de 190CV.

O Hacht de quatro portas com os mesmo motores.

O sedã também tinha os mesmos motores do Hacht duas portas.

O Cabriolet também tinha os mesmos motores do Hacht duas portas

O Esportivo S3 agora com motor 2.nada 16V TSI calibrado para 310CV.

O S3 de quatro portas com o mesmo motor do duas portas.

O S3 Sedan com o mesmo motor do duas portas e do quatro portas.

O S3 Cabriolet com o mesmo motor do hacht duas portas, sedã de quatro portas e hacht de quatro portas.

O A3 E-Tron mantendo o conjunto: 1.4 16V TSI e o motor elétrico que juntos geram 204CV.

O A3 G-Tron com GNV e motor 1.4 16V TSI com 110CV.

 Em junho de 2016 na linha 2017 como principal novidade era vez do TT-RS, tanto na versão cupê como no Roadster, o câmbio era manual de dupla embreagem com sete marchas, ele estreava um novo motor cinco cilindros 2.5 20V TFSI com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis, turbo, intercooler, injeção direta e indireta, o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 92.8mm o que totalizavam 2480cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava ótimos:48.9KGFM a 1700RPM e vai até 5840RPM e 400CV a 5850RPM e vai até 7000RPM, suspensão e freios foram modificados, lembrando que o TTS já tem discos ventilados na traseira, é natural que o TT-RS também tenha, essa disponível nas carrocerias cupê e roadster(conversível).

O TT-RS chegava ao mercado com motor cinco cilindros 2.5 20V TFSI com 400CV.

O TT-RS Roadster e o mesmo motor do cupê.

 Em julho de 2016 era vez do Q2, o utilitário esportivo media  4.19 metros de comprimento, 1.79 metros de largura, 1.51 metros de altura e 2.60 metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas e duas opções de motores: o 1.4 16V TSI de 150CV e o 1.6 16V TDI de 115CV, o primeiro atrelado ao câmbio de dupla embreagem com seis marchas e o segundo  atrelado ao manual de cinco marchas.

O Q2 chegava ao mercado com motor 1.4 16V TSI de 150CV e o 1.6 16V TDI de 115CV. logo depois chegava o 2.nada 16V TDI de 150CV e BTDI de 190CV

Em outubro de 2016 a oferta para o Q2 é ampliada, com o 2.nada 16V TDI de 150CV e o 2.nada 16V BTDI que é o biturbo diesel que gera 40.8KGFM a 1750RPM e vai até 3000RPM e 190CV a 3500RPM e vai até 4000RPM,, nesse caso a tração integral vinha a reboque o câmbio manual-automatizado de dupla embreagem também, mas também estreava o câmbio manual de seis marchas para o 1.4 16V TSI e o manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas para o 1.6 16V TDI de 115CV esses caso apenas de tração dianteira. A suspensão é independente nas quatro rodas, sendo McPherson na dianteira e Multilink na traseira.

Em agosto de 2017 chegava a linha 2018 para o A3,A3 Sportback A3 Sedan, A3 Cabriolet, S3, S3 Sportback, S3 Cabriolet e S3 Sedan sem alterações, assim como o TT. Estreava o RS3 com facelift e junto com ele o motor cinco cilindros 2.5 20V TFSI de 400CV já citado no TT-RS e além do facelift e do novo motor ganha a companhia do sedã, já o Q2 estreava o três cilindros 1.nada 12V TSI de 115CV para a opção com tração dianteira.

O RS3 ganha o facelift e o motor cinco cilindros 2.5 20V TFSI com 400CV

O RS3 também estava disponível como sedã.

Ainda não é fim da MQB na Audi, afinal está no começo, provavelmente veremos próxima geração do A1, do Q3 e do próprio A3 nessa base, tem muito futuro pela frente.

A SKODA DA REPÚBLICA TCHECA  ganhava  o seu modelo feito na MQB era o Octavia de terceira geração, ao contrário dos Audi e Volkswagen que começaram com o Hacht, o Octavia era um sedã de quatro portas ele era lançado em março de 2013 , ele media 4.66 metros de comprimento, 1.81 metros de largura, 1.46 metros de altura e 2.69 metros de entre - eixos, nos motores a oferta começava pelo 1.2 TSI que gerava 16.3KGFM a 1400RPM e vai até 3500RPM e 86CV a 4300RPM e vai até 5300RPM, a segunda opção era o 1.2 16V TSI que gerava 17.8KGFM a 1400RPM e vai até 3500RPM e 105CV a 5000RPM, a terceira opção é o 1.4 16V TSI na calibração que gerava 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 3500RPM e 140CV a 4500RPM e vai até 6000RPM esses motores são da família EA 111, a quarta opção é o 1.8 16V TSI da família EA 888 que gerava 28.5KGFM a 1350RPM e vai até 4500RPM e 180CV a 4500RPM e vai até 6200RPM e por último o 2.nada 16V TSI exclusivo do RS que gerava 35.7KGFM a 1500RPM e vai até 4400RPM e 220CV a 4500RPM e vai até 6000RPM esses dois são da família EA888 e o último é exclusivo do RS.por último os diesel eram o 1.6 16V TDI que gerava 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 2750RPM e 105CV a 3000RPM e vai até 4000RPM e o 2.nada 16V TDI na calibração que gerava 32.6KGFM a 1750RPM e vai até 3000RPM e 150CV a 3500RPM e vai até 4500RPM. A sua suspensão até o 1.4 16V TSI e nos diesel era molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira semi-independente com eixo de torção, já para os modelos 1.8 e RS 2.nada 16V TSI a suspensão traseira era independente tipo Multilink e os freios eram discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.

O Octavia chegava ao mercado com motores 1.2 TSI de 86CV, 1.2 16V TSI de 105CV, 1.4 16V TSI de 140CV, 1.8 16V TSI de 180CV e o  2.nada 16V TSI de 220CV exclusivo do RS, além dos 1.6  16V TDI de 105CV e o 2.nada 16V TDI de 150CV e mais tarde o 1.4 16V TSI a GNV com 110CV.

A FAMÍLIA É AMPLIADA COM A COMBI em outubro de 2013 é vez da perua Octavia Combi(a Skoda chama suas peruas assim) curiosamente ela tinha as mesmas medidas do sedã, com os mesmos motores 1.2 TSI. 1.2 16V TSI, 1.4 16V TSI, 1.8 16V TSI, 2.nada 16V TSI, 1.6 16V TDI e o 2.nada 16V TDI já citado no sedã era linha 2014 e o RS ganha a opção do 2.nada 16V TDI calibrado para gerar 38.7KGFM a 1750RPM e vai até 3250RPM e 184CV a 3500RPM e vai até 4500RPM, ele tinha três opções de câmbio: manual de cinco marchas para o 1.2 TSI, manual de seis marchas para todos eom exceção óbvia do 1.2 TSI e manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas que era disponível para quase todos com exceção do 1.2 TSI e dos RS á gasolina ou turbo diesel. Para o R.S Turbo Diesel a suspensão seguia o modelo á gasolina: Independente tipo Mulilink na traseira.

A Perua Octavia Combi chegava ao mercado com os mesmo motores do sedã e estreava o 2.nada 16V TDI calibrado para 184CV.

Em outubro de 2014 na linha 2015 chegava o modelo movido a GNV com o motor 1.4 16V TSI como ele é no GNV ele gerava 20.4KGFM a 1500RPM e vai até 3500RPM e 110CV a 4800RPM era o mesmo do Audi A3 G-Tron e nesse caso sempre o câmbio é manual de seis marchas.

A CHEGADA DO SUPERB E DA VERSÃO SCOUT DA OCTAVIA COMBI se dá em outubro de 2015 como linha 2016, vamos antes falar no Superb ele chegou nas carrocerias sedã e perua(Combi nos modelos da marca Checa) o sedã mede 4.86 metros de comprimento, 1.86 metros de largura, 1.47 metros de altura e 2.84 metros de entre - eixos, a perua Combi tinhas as mesmas medidas  , a oferta de motores começava com o 1.4 16V TSI calibrado para gerar 150CV mas mantinha o torque, o 1.8 16V TSI já citado no Octavia, o 2.nada 16V TSI com a calibração de 220CV já citado no Octavia e por último a calibração mais forte desse último motor que manteve o torque da calibração de 220CV, mas gerava 280CV a 5600RPM e vai até 6200RPM e nos diesel o 1.6 16V TDI calibrado para gerar 120CV e mantendo o torque, o 2.nada 16V TDI de 150CV já citado no Octavia e o 2.nada 16V Biturbo Diesel que gerava 40.8KGFM a 1750RPM e vai até 3000RPM e 190CV a 3500RPM e vai até 4000RPM.

O Superb chegava ao mercado com motores 1.4 16V TSI de 150CV, 1.8 16V TSI de 180CV, 2.nada 16V TSI de 220CV e de 280CV. nos diesel o 1.6 16V TDI de 120CV, o 2.nada 16V TDI de 150CV e o 2.nada 16V BTDI de 190CV.

A Perua Superb Combi com os mesmos motores do sedã.

 Já a Octavia Scout estreava no mercado com tração integral, suspensão elevada e os motores eram os mesmos: 1.8 16V TSI á gasolina e o 1.6 16V TDI. 2.nada 16V TDI de 150CV e 184CV já citados nas versões "comum" do Octavia.

A CHEGADA DO KODIAQ ao mercado europeu se dá em outubro de 2016 como linha 2017, ele mede 4.70 metros de comprimento, 1.88 metros de largura, 1.65 metros de altura e 2.79 metros de entre - eixos, nas opções de motores a oferta começava pelo 1.4 16V TSI calibrado para gerar 20.4KGFM a 1400RPM e vai até 3500RPM e 125CV a 5000RPM e vai até 6000RPM, o 1.4 16V TSI de 150CV, o  2.nada 16V TSI calibrado para gerar 32.6KGFM a 1500RPM e vai até 3900RPM e 180CV a 3900RPM e vai até 6000RPM, ele veio com versões de cinco e sete lugares,  o 2.nada 16V TDI de 150CV e o 2.nada 16V BTDI de 190CV, as versões 1.4 apenas com tração dianteira, a 2.nada 16V TSI tinha tração dianteira e integral e os diesel apenas integral. A Sua suspensão é independente  nas quatro rodas, tipo McPherson na dianteira e Multlink na traseira. Para o Octavia e Superb nada muda.

O Kodiaq chegava ao mercado com motores 1.4 16V TSI de 125CV e 150CV, o 2.nada 16V TSI de 180CV e os 2.nada 16V TDI de 150CV e o 2.nada 16V BTDI de 190CV.

  A REESTILIZAÇÃO DO OCTAVIA E A CHEGADA DO KAROQ se dão em outubro de 2017 na linha 2018, primeiro vamos ao facelift do Octavia nas carrocerias sedã, Combi e Scout que é a versão aventureira da Combi, com o facelift o comprimento foi a 4.67 metros, nos motores ele troca os 1.2 TSI e 1.2 16V TSI pelo três cilindros 1.nada 12V TSI que gera 20.4KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM e 110CV a 5500RPM, o 1.4 16V TSI agora gera 150CV é a mesma calibração usada no Superb, o 1.8 16V TSI de 180CV herdado da antiga geração, o RS agora tem duas opções do motor EA 888 2.nada 16V TSI a primeira calibração gera 230CV a 4700RPM e vai até 6200RPM e mantém o torque e uma versão com calibração mais forte com seus 37.7KGFM a 1600RPM e vai até 4300RPM e 245CV a 4400RPM e vai até 6000RPM e nos motores á diesel o 1.6 16V TDI de 116CV, os 2.nada 16V TDI de 150CV e o 2.nada 16V TDI de 184CV para o RS e esse último inclusive tinha a opção da tração integral. Suspensão, freios e direção não mudam, seguiam o esquema tático.

O Octavia ganhava o facelift com motores três cilindros 1.nada 12V TSI de 116CV, 1.4 16V TSI de 150CV e o 1.8 16V TSI de 180CV, além dos 1.6 16V TDI de 116CV e o 2.nada 16V TDI de 150CV.

A Octavia Combi com os mesmos motores do sedã.

O Octavia RS com motor 2.nada 16V TSI de 230CV e calibração mais forte com 245CV e o 2.nada 16V TDI de 184CV.

A Octavia Combi RS com o mesmo motor do sedã.

Além desses ele manteve a opção a GNV com motor 1.4 16V TSI de 110CV, a Scout mantinha as opções de motores: 1.8 16V TSI, 2.nada 16V TDI de 150CV e 184CV. O Utilitário esportivo compacto Karoq também chegava ao mercado, ele mede 4.38 metros de comprimento, 1.84 metros de largura, 1.60 metros de altura e 2.64 metros de entre - eixos, apenas com tração dianteira, a primeira opção é o três cilindros 1.nada 12V TSI do Skoda Octavia, a segunda opção é o novo EA 211 1.5 16V TSI que gera 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 3500RPM e 150CV a 5000RPM e vai até 6000RPM e nos diesel o 1.6 16V TDI de 116CV e o 2.nada 16V TDI de 150CV. Já o Superb, Superb Combi e o Kodiaq não tinham alterações.

O Karoq chegava ao mercado com motores três cilindros 1.nada 12V TSI de 116CV, 1.5 16V TSI de 150CV, 1.6 16V TDI de 116CV e o 2.nada 16V TDI de 150CV.


Essa plataforma tem alguns anos pela frente, é bem provável que vá dar abrigo a próxima geração do Fabia, além é claro das próxima geração do Octavia e do facelift do Superb, sem contar o motor 1.5 16V TSI que estreou no Karoq e talvez vá para outros modelos da marca.

A ESPANHOLA SEAT tem o seu modelo da MQB, a nova geração do Leon lançada em 2012, ele chegou apenas como hacht de quatro portas, ele media 4.26 metros de comprimento, 1.81 metros de largura, 1.46 metros de altura e 2.64 metros de entre - eixos,  duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas, nos motores a oferta começava pelo 1.2 TSI que gerava 16.3KGFM a 1400RPM e vai até 3500RPM e 85CV a 4300RPM e vai até 5300RPM, a segunda opção é o 1.2 16V TSI que gera 17.8KGFM a 1500RPM e vai até 3500RPM e 105CVa5000RPM, a terceira opção é o 1.4 16V TSI calibrado para gerar 20.4KGFM a 1500RPM e vai até 3500RPM e 122CV a 6000RPM, a quarta opção é o 1.4 16V TSI calibrado para gerar 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 3500RPM e 140CV a 4500RPM e vai até 6000RPM, a quinta opção é o 1.8 16V TSI que gerava 28.5KGFM a 1350RPM e vai até 4300RPM e 180CV a 4500RPM e vai até 6200RPM, três opções de motores turbo diesel o 1.6 16V TDI calibrado para gerar 23.4KGFM a 1250RPM e vai até 2750RPM e 90CV a 2750RPM e vai até 4000RPM, o 1.6 16V TDI calibrado para gerar 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 2750RPM e 105CV a 3000RPM e vai até 4000RPM, o 2.nada 16V TDI que gerava 32.6KGFM a 1750RPM e vai até 3000RPM e 150CV a 3500RPM e vai até 4500RPM, o câmbio manual estava atrelado ao motor 1.2 TSI e aos diesel ao passo que os demais vinham apenas com o manual-automatizado de dupla embreagem.  A sua suspensão até o 1.4 e ao 1.6 TDI de 105CV á diesel era semi-independente com eixo de torção na traseira, já os modelos para cima eram multlink.

O Leon chegava ao mercado com motores 1.2 TSI de 86CV, 1.2 16V TSI de 105CV, 1.4 16V TSI de 122CV e 140CV, 1.8 TSI de 180CV, o 1.6 TDI de 90CV e 105CV e o 2.nada 16V TDI de 150CV, mais tarde o 1.2 16V TSI vai a 110CV, o 1.4 16V TSI vai a 125CV e 150CV e o 1.6 TDI vai a 110CV.

A AMPLIAÇÃO DA FAMÍLIA SE dá um ano depois, com a chegada do hacht de duas portas e da perua ST em outubro de 2013 como linha 2014,  o hacht duas portas era chamado de SC era 1cm mais baixo, já a perua ST media 4.54 metros  de comprimento e 1.44 metros de altura, largura e entre - eixos eram mantidos, como novidade mecânica o câmbio é manual é estendido aos outros motores e estreava o 2.nada 16V Turbo calibrado para gerar 38.7KGFM a 1750RPM e vai até 3250RPM e 184CV a 3500RPM e vai até 4500RPM era o mesmo do Golf GTD.

A Léon ST chegava ao mercado, os mesmos motores do Hacht, na foto a versão R que viria dois anos depois, a novidade era o 2.nada 16V Turbo Diesel de 184CV. já o Cupra R será detalhado mais abaixo.


Em março de 2014 como antecipação da linha 2015 chegava o 1.2 TSI de 110CV, o 1.4 16V TSI de 125CV e 150CV e o 1.6 TDI vai a 110CV todos sem mudanças de torque, mas a principal novidade era a chegada do esportivo Cupra, nas versões "normal" e R, o câmbio além do manual de seis marchas era o manual-automatizado de dupla embreagem de seis marchas, o motor é o EA888 2.nada 16V TSI para o Cupra "convencional" gerava 35.7KGFM a 1750RPM e vai até 5300RPM e 265CV a 5350RPM e vai até 6250RPM e o Cupra-R  tinha o mesmo torque, mas gerava 280CV, essa versão chegou a ser recordista do Inferno verde entre os carros de tração dianteira por um mês até que a Renault acabou pegando o recorde de novo, de qualquer forma é um espanhol de sangue de quente. A perua recebeu as mesmas alterações de motor do hacht com exceção claro do motor do Cupra, além disso estrava a a versão fora de estrada leve X-Perience com tração integral e o motor 1.8 16V TSI de 180CV, 1.6 16V TDI de 110CV, 2.nada 16V TDI de 150CV e 184CV. Voltando ao Hacht, além do Cupra chegava a opção do modelo 1.4 16V TGI com GNV que gerava 20.4KGFM a 1500RPM e vai até 3500RPM e 110CV a 4800RPM.

O Esportivo Cupra-R chegava ao mercado com motor 2.nada 16V TSI de 280CV e havia o Cupra "comum" de 265CV.

Em outubro de 2015 na linha 2016 era vez da perua ST ganhar as versões Cupra e Cupra-R com seus 265CV e 280CV respectivamente é a perua da foto acima. 

A CHEGADA DO SEAT TCHECO se dá em outubro de 2016, a Seat lança uma versão rebatizada do Kodiaq chamada de Ateca, mudava grade faróis e para-choques, inclusive ele era feito na República Tcheca ao contrário dos outros Seat que são feitos na Espanha, ele mede 4.36 metros de comprimento, 1.84 metros de largura, 1.60 metros de altura e 2.64 metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de seis marchas e manual-automatizado de dupla embreagem com sete marchas, nos motores a oferta começava pelo  três cilindros 1.nada 12V TSI que gera 20.4KGFM a 2000RPM e vai até 3500RPM e 116CV a 5500RPM e vai até 5500RPM, o 1.4 16V TSI de 150CV e nos diesel o 2.nada 16V TDI de 150CV e o 2.nada 16V BTDI que era biturbo diesel que gerava 40.8KGFM a 1750RPM e vai até 3000RPM e 190CV a 3500RPM e vai até 4000RPM e tração integral era exclusiva dos modelos á diesel.

O Ateca chegava ao mercado com motor três cilindros 1.nada 12V TSI de 116CV, 1.4 16V TSI de 150CV, 2.nada 16V TDI de 150CV e BTDI de 190CV.

Era linha 2017 e na mesma época chegava o facelift para o Leon, tanto para o Hacht como para o ST e também para o SC, a perua perdia a a versão Aventureira, já nos motores o 1.2 16V TSI de 110CV é mantido, o 1.4 16V TSI de 125CV e 150CV é mantido e o Cupra agora gerava 38.7KGFM a 1800RPM e vai até 5500RPM e 300CV a 5600RPM e vai até 6200RPM e nos diesel os 1.6 16V TDI de 90CV e de 115CV, o 2.nada 16V TDI de 150CV e 184CV. além do 1.4 16V TSI de 110CV com GNV e os motores também estavam disponível para a ST.


A Perua Ibiza ganhava o facelift assim com o Hacht e os motores são o 1.2 16V TSI de 110CV, 1.4 16V TSI de 125CV e 150CV, 2.nada 16V TSI de 300CV para o Cupra, o 1.6 16V TDI de 90CV e 110CV e o 2.nada 16V TDI de 150CV e 184CV.

A CHEGADA DO ARONA E DO NOVO IBIZA em outubro de 2017 na linha 2018 duas novidades, a primeira é o utilitário esportivo Arona, que media 4.18 metros de comprimento, 1.78 metros de largura, 1.55 metros de altura e 2.57 metros de entre - eixos, três opções de motores: o 1.nada 12V TSI calibrado para gerar 17.8KGFM a 1500RPM e 95CV a 5000RPM, a segunda opção é o 1.nada 12V TSI calibrado para gerar 115CV ambos três cilindros, o 1.5 16V TSI que gerava 25.5KGFM a 1500RPM e vai até 3500RPM e 150CV a 5000RPM e vai até 6000RPM e o 1.6 16V TDI de 95CV que manteve o torque do modelo de 90CV. 

O Arona chegava ao mercado com motores três cilindros 1.nada 12V TSI de 95CV e 115CV, 1.4 16V TSI de 150CV e o 1.6 TDI de 95CV.

E também chegava a nova geração do Ibiza, ele mede 4.06 metros de comprimento, 1.78 metros de largura ,1.44 metros de altura e 2.56 metros de entre - eixos, ele vem com quatro opções de motores,  no caso dos modelos á gasolina todas três cilindros 1.nada 12V, a primeira opção é a aspirada que gerava 9.7KGFM a 3000RPM e vai até 4300RPM e 75CV a 6200RPM, a segunda opção é o TSI calibrado para gerar 95CV, a terceira opção é o TSI calibrado para gerar 116CV e disponível fora da Espanha e o 1.6 TDI de 95CV é o único á diesel disponível.

O Ibiza chegava ao mercado com motores três cilindros 1.nada 12V de 75CV, 1.nada 12V TSI de 95CV e 116CV(vendido fora da espanha) e o 1.6 16V TDI de 95CV.


Só que o MQB na Seat não acabou, é provável que a próxima geração do Léon venha nessa base, assim como a provável versão esportiva do Ibiza.

NOS TRÊS PAÍSES DA AMÉRICA DO NORTE , temos o Golf feito no México que era vendido aqui até 2016 e o motor 1.4 16V TSI de 150CV e o 2.nada 16V TSI de 220CV exclusivo do GTi, o novo Tiguan feito no México com motor 1.4 16V TSI de 150CV e o 2.nada 16V TSI de 180CV, mas não é só isso, afinal á fábrica de Puebla também fabricará o próximo Jetta, mas como ele ainda não é  lançamento, vamos subir um pouco e falar do modelo norte-americano, é o utilitário esportivo Atlas feito em Chanatooga, o Passat norte-americano ainda é feito na PQ46 uma versão alongada da PQ45, ele mede 5.04 metros de comprimento, 1.90 metros de largura, 1.78 metros de altura e 2.98 metros, o câmbio é automático de oito marchas e tração integral, duas opções de motores:o 2.nada 16V TSI da família EA888 que gerava 35.7KGFM a 1500RPM e vai até 4300RPM e 240CV a 4500RPM e vai até 6000RPM e a segunda opção é o VR6 3.6 24V FSI com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, coletores variáveis e injeção direta, o seu diâmetro é de 86mm e o curso é de 90.9mm o que totalizavam 3598cm3, a sua taxa de compressão é de 11,4:1 também chamado de EA 390 ele gera 36.7KGFM a 2750RPM e 280CV a 6200RPM. A sua suspensão é independente nas quatro rodas sendo McPherson na dianteira e mutilink e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira. Ele foi lançado em outubro de 2016 na linha 2017.

O Atlas chegava ao mercados da América do Norte com motores 2.nada 16V TSI de 240CV e o VR6 3.2 FSI  24V de 280CV.

Em outubro de 2017 na linha 2018 nada muda e o Golf mexicano ganhou o facelift e como eu já disse o próximo MQB fabricado nos países do Nafta é o Jetta.

A IMIGRAÇÃO ALEMÃ PARA O BRASIL NA PARTE  DA VOLKSWAGEN se dá bem em setembro de 2013 quando o Golf chega importado da Alemanha, nas versões Comfortline, Highline e GTi, já os motores eram o 1.4 16V TSI e o 2.nada 16V TSI esse último exclusivo do GTi,  três opções de câmbio: manual de seis marchas, manual-automatizado dupla embreagem com sete marchas e o manual-automatizado dupla embreagem com seis marchas exclusivo do GTi, no ano seguinte é substituído pelo modelo mexicano e esse é substituído pelo modelo brasileiro em 2016. Em maio de 2015 chegava a  nova geração do Passat ao mercado brasileiro, apenas com câmbio manual-automatizado de dupla embreagem com seis marchas, na versão de acabamento Highline e no motor 2.nada 16V TSI de 35.7KGFM a 1500RPM e vai até 4400RPM e 220CV a 4500RPM e vai até 6000RPM é a única opção de motor e já era linha 2016.

O Passat chegava ao mercado nacional com motor 2.nada 16V TSI de 220CV.

Em outubro de 2017 na linha 2018 nada muda.

A AUDI JÁ ESTAVA TRAZENDO APENAS modelos importados desde 2006 quando deixou de produzir o Audi A3 de primeira geração, em março de 2013 chegava o Hacht de duas portas e duas opções de motores: o 1.4 16V TSI que gerava 20.4KGFM a 1500RPM e vai até 3500RPM e 122CV a 6000RPM e a segunda opção era o EA 888 1.8 16V TSI que gerava 28.5KGFM a 1350RPM e vai até 4500RPM e 180CV a 4500RPM e vai até 6200RPM. Em março de 2014  a chegada opção  da carroceria sedã com o mesmos motores 1.4 16V TSI e 1.8 16V TSI já citados no Hacht e em outubro de 2014 chegava o esportivo S3 com seu motor 2.nada 16V TSI calibrado para gerar 38.7KGFM a 1800RPM e vai até 5500RPM e 300CV a 5500RPM e vai até 6200RPM e disponível nas carrocerias Hachtback e sedan, chegava também o Cabriolet ao Brasil com os mesmo motores do sedã. Em março de 2015 chegava o Audi TT com o motor 2.nada 16V TSI que gerava 37.7KGFM a 1600RPM e vai até 4500RPM e 230CV a 4500RPM e vai até 6200RPM, em outubro de 2015 o A3 Sedan passava a ser nacional.Em março de 2016 chegava duas novidades: o TTS com esse motor 2.nada 16V calibrado para 310CV e o hachtback RS3 com seu motor cinco cilindros EA885 2.5  20V TFSI que gerava 47.4KGFM a 1625RPM e vai até 5500RPM e 367CV a 5500RPM e vai até 6800RPM e como sempre dotado de tração integral, em fevereiro de 2017 é vez do A3 Sedan nacional ser reestilizado, em março de 2017 é vez do hacht duas portas dá adeus, apenas o Sportback vem ao Brasil com motor 1.4 16V TSI de 122CV, em março de 2018 estreava o RS3 reestilizado e junto com ele o sedã, além disso o próprio TT-RS os três estreavam o novo cinco cilindros 2.5 20V TFSI que gerava 48.9KGFM a 1700RPM e vai até 5840RPM e 400CV a 5850RPM e vai até 7000RPM e essa foi a última notícia dos Audi importados á venda no Brasil.




Essa plataforma MQB nasceu para ser versátil e ela está sendo: servindo a compactos, médios, utilitários esportivos compactos e médios, sedãs compactos e médios, sedãs grandes e peruas grandes  e até um um utilitário esportivo grande é bem provável que vá para mais tipos de carrocerias, além é claro do motores além dos diesel quatro cilindros,  pode ter motores de três cilindros, quatro cilindros, cinco cilindros e até VR6 e pode ter motores aspirados e turbo, só está apenas no começo da carreira.








































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