AVALIAÇÃO: FIAT CRONOS PRECISION 1.8 16V AUTOMÁTICO: ELE CONSEGUE SER TRADICIONAL E MODERNO AO MESMO TEMPO

NOVO SEDÃ DA FIAT CONSEGUE DUAS COISAS DIFÍCEIS DE CONSEGUIR NO MESMO PACOTE.

Muitas vezes é difícil juntar tradição e modernidade juntos, mas como assim? realmente é uma equação complicada, mas o Cronos consegue isso.

  O Plano original não era o Cronos, afinal fui em busca da nova Ducato, outro lançamento recente da Fiat e fui na Repecon, mas no meio do caminho apareceu o lançamento do Cronos e aí lógico o foco foi todo para ele, mas teve um dia que o carro chegou e não estava emplacado e aí lógico resolvi esperar o lançamento da concessionária e o leitor sabe que tive que coisas para fazer no meio da semana e duas semanas depois....

  Chego na concessionária, falo com o vendedor que me atendeu no Argo, mas ele me disse que não poderia me atender, mas disse que poderia tentar outro vendedor,  aí esperei um pouco e falei com o outro vendedor e aí foi o que me atendeu, no test-drive, aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento dele e aí fui fazer o test-drive.

POR FORA: O Visual é bonito e até parece uma "miniatura" do Alfa Romeo Giulia,especialmente quando você olha  de traseira, feito na plataforma MP-S da Fiat e essa é derivada da MP1 do Argo e esse por sua vez herda 20% do Punto,  mais aços reforçados de Jeep Renegade e Fiat Toro, aí deve dar uns 20%, os outros 60% são meio que herdados do antecessor Grand Siena, a famosa plataforma Economy da Fiat que serve ao Mobi, Argo e também ao Uno e última geração do Palio, sem contar a dianteira da Fiorino, se você achou confuso essa mistura de peças, isso não é, o que importa são os resultados e eles são ótimos com você verá a seguir.  Ele mede 4.36 metros de comprimento, 1.73 metros de largura, 1.51 metros de altura e 2.52 metros de entre - eixos, na posição de preços e equipamentos a lista de rivais do Cronos é ampla,  mas antes vamos a comparação com antecessor Grand Siena, que é vendido com motor 1.4 ou 1.nada(1 litro, 1000 ou 1.0 como queira entender), sim eu sei que no Argo  falei em suspeitar ser a plataforma do Jeep Renegade e da Fiat Toro, mas infelizmente eles não tem, a não ser os aços reforçados.

GRAND SIENA
Comprimento: 4.29 metros    Largura: 1.68 metros   Altura: 1.50 metros  e  Entre - eixos: 2.50 metros

O Cronos é  7cm mais comprido, 5cm mais largo, 1cm mais alto e 2cm a mais entre - eixos, ou seja é maior que o antecessor em todas as medidas.(que convive na concessionária como opção mais barata e a Fiat garantiu a produção dele até 2019).

O Visual do Cronos é bonito e de quebra

Na traseira parece um "Mini-Alfa Romeo Giulia".

Rodas aro 17 

  Agora vamos colocar as medidas do Cronos contra os rivais

FORD FIESTA TITANIUM 1.6 16V POWERSHIFT

Comprimento: 4.41 metros   Largura:  1.72 metros   Altura : 1.47 metros  e Entre - eixos: 2.49 metros

HONDA CITY EXL 1.5 16V CVT

Comprimento: 4.45 metros   Largura: 1.69 metros   Altura: 1.49 metros e Entre- eixos: 2.60 metros

HYUNDAI HB20S PREMIUM 1.6 16V AUTOMÁTICO

Comprimento: 4.23 metros  Largura: 1.68 metros  Altura: 1.47 metros  e Entre - eixos: 2.50 metros

NISSAN VERSA UNIQUE 1.6 16V CVT

Comprimento:  4.49 metros  Largura: 1.69 metros  Altura: 1.51 metros e Entre - eixos 2.60 metros

RENAULT LOGAN DYNAMIQUE 1.6 16V EASY-R

Comprimento: 4.35 metros  Largura : 1.73 metros  Altura: 1.53 metros e Entre - eixos 2.63 metros

TOYOTA ETIOS SEDAN PLATINUM 1.5 16V AUT

Comprimento: 4.27 metros  Largura: 1.70 metros  Altura: 1.51 metros e Entre - eixos 2.55 metros

VOLKSWAGEN VIRTUS HIGHLINE 1.NADA 12V TSI AUT

Comprimento: 4.48 metros   Largura: 1.75 metros  Altura : 1.46 metros e Entre - eixos: 2.65 metros

CHEVROLET PRISMA LTZ 1.4 AUTOMÁTICO

Comprimento: 4.28 metros  Largura: 1.70 metros  Altura: 1.48 metros e Entre - eixos: 2 .53 metros

CHEVROLET COBALT ELITE 1.8 AUTOMÁTICO

Comprimento: 4.48 metros   Largura  1.73 metros  Altura: 1.51 metros e Entre - eixos: 2.62 metros

Note que em comparação aos rivais, no comprimento é maior que Logan, Etios, Prisma e HB20S e menor que Versa, Cobalt, City, Fiesta e Virtus, na largura empata com Logan e Cobalt e os três só ficam atrás do Virtus, na altura empata com Cobalt, Etios e Versa e só ficam atrás do Logan  e no entre - eixos ele só vence o Fiesta e o HB20S é o terceiro menor entre - eixos.

Se quer colocar contra o Argo, por incrível que pareça graças ao para-choque é 2cm mais estreito(1.75 metros contra 1.73 metros), 1cm mais alto, o mesmo entre - eixos e 36cm mais largo, graças é claro ao porta-malas. Vale destacar aqui as lanternas todas por led e os faróis com led diurno.

Logotipo "AT6" identifica o 1.8 com câmbio automático.

Maçanetas cromadas reforçam o ar requintado.

Versão Precision foi a avaliada

POR DENTRO: Assim com o Argo, ele é totalmente diferente de outros compactos da Fiat no passado, o acabamento dele é bom, lógico que você pode alegar as saídas de ar redondas, mas lógico estão mais próxima das usadas nos Alfa Romeo/ Mercedes-Benz do que as usadas no Renault Duster, tá ok, sim lógico que ele não tem um acabamento de Mercedes-Benz, mas faz bonito no seu segmento nessa área. Quanto ao espaço interno na dianteira você acerta a posição de dirigir fácil,  Os seus principais itens de série são: ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei),Alarme, Ar Condicionado, Coluna de direção regulável em altura e profundidade, Central Multimídia de 7 polegadas, Direção Elétrica, Vidros/Travas/Espelhos elétricos, ESP, Controle de tração e Hill Holder. Vale a observação que os vidros são todos One-Touch e tem sensor de esmagamento. O Fiesta Sedan Titanium traz além dos itens de série do Cronos, os Air Bag duplo laterais e de cortina, mas o preço do Fiesta é bem mais alto: ao redor de R$12.000 a mais e o Cronos ainda pode vir com Air Bag duplo lateral e com isso o Cronos ainda fica mais barato: ao redor de R$9000 a mais, o City EXL custa cerca de R$14.000 a mais, mas deve ESP e Controle de tração que o Cronos vem de série, tá ok, o City tem os Air Bag duplo laterais de cortina, mas colocando os Air Bag duplo laterais no Cronos a desvantagem diminui para R$9000 e considerando que o Honda não tem ESP e Controle de tração nem como opcional, então o Honda fica devendo, o Hyundai HB20S Premium fica devendo ESP, Controle de tração e a direção é hidráulica ao invés de elétrica e custa o mesmo preço do Cronos, o Nissan Versa Unique custa um pouco mais barato que o Cronos, mas deve ESP, Controle de tração e Hill Holder para o Cronos, o Renault Logan Dynamique custa mais barato, a direção é eletro-hidráulica no lugar da hidráulica, custa R$6000 a menos de quebra na versão Easy-R tem ESP, Hill Holder e Controle de tração, mas o Renault está em vias de receber um facelift e de quebra ele tem outra dividida perante o Cronos que será mostrada mais embaixo, o Toyota Etios Platinum que acabou de ganhar ESP, Hill Holder e Controle de tração, continua devendo espelhos elétricos e ainda custa R$2000 a mais que o Cronos, o Volkswagen Virtus Highline talvez o que tenha mais equipamentos que Cronos, além é claro do Fiesta, mas custa R$10.000 a mais e o Cronos equipado com Air Bag duplo lateral que aí fica igual nos equipamentos, o Cronos fica ao redor de R$7000 mais barato, a dupla da Chevrolet, o Prisma LTZ 1.4 é R$700 mais barato que o Cronos, mas deve ESP, Controle de tração e Hill Holder e o Cobatl Elite 1.8 é R$4000 mais caro que o Cronos e deve ESP, Hill Holder e Controle de tração. Dá para dizer que Cronos veio resgatar uma  tradição boa da Fiat: mais por menos, mesmo equipado com opcionais é mais barato que os rivais. O Painel tem excelente visualização e instrumentação.

Instrumentos com boa visualização e tela de TFT de 7 polegadas.(opcional)

Volante com boa pegada.

 Agora vamos a outros itens de série do Cronos: segunda porta-USB para o passageiro traseiro, Alerta do limite de velocidade e manutenção programada, Luzes ambientes, Encosto de braço para motorista(se o carro não estiver equipado com Air Bags laterais, Apoia pé para o motorista, Banco do motorista com regulagem de altura, Banco traseiro bipartido 60/40, Banco traseiro rebatível, Brake-Light, Android Auto, App, Bluetooh , Entrada USB, Chave com telecomando para abertura do porta-malas, portas e vidros, Sistema de reconhecimento de voz, Check Control, Cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros, Computador de Bordo, Borboletas no volante quando o câmbio for o automático, Desembaçador do vidro traseiro, Acelerador eletrônico, ESS(sinalização de frenagem de emergência), Encosto de cabeça para todos os passageiros, Espelho no sol para motorista e passageiro, Faróis de Neblina, Follow me Home, IsoFix, Faróis com luz de led diurno e lanternas traseiras em led, Lane Change(função auxiliar para acionamento das setas indicando troca de faixa), Limpador e lavador do vidro/ traseiro com função intermitente, Maçanetas e frisos cromados, Piloto automático, Tela de TFT em 3.5 polegadas, Retrovisores elétricos com função Tilt Down e setas integradas, Rodas de liga-leve aro 16, Sensor de estacionamento, Star & Stop, Sistema de monitoramento de pressão dos pneus, Botão Star/Stop, Travamento automático a 20KM/H, Comando de som no volante e volante em Couro. Dá para ver que a lista é grande.

Botão Star/Stop


   O Espaço interno como eu disse na dianteira se acha o melhor espaço, na traseira com os bancos na minha posição sobra muito espaço para o passageiro na traseira, já com o banco recuado, não aperta apenas "roça", talvez se a Fiat tivesse mandando o entre - eixos para 2.60 metros seria melhor, mas mesmo assim não dá para dizer que é apertado longe disso, afinal tem outros carros com entre - eixos maiores que tem essa característica, um feito até notável para quem tem apenas 2.52 metros, mas lógico que poderia ser melhor, isso poderia, mas repito aqui: é igual a um Logan por exemplo que tem 11cm de entre - eixos a mais, mérito do posicionamento dos bancos do Fiat.

Com os bancos na minha posição sobra um espaço muito bom.

Com os bancos recuados "roça" mas não aperta.

  Agora vamos ao modelo que foi avaliado, ele  vem com Air Bag duplo laterais, Câmera de ré, Tela TFT de 7 polegadas, Bancos de Couro ecológicos, Rodas aro 17, Keyless entry´n go, Retrovisores externos elétricos rebatíveis com luz de conforto, Ar Condicionado digital, Tela de TFT personalizável com 7 polegadas, Sensor Crepuscular, Sensor de Chuva e espelho eletrocrômico e com isso o preço vai R$80.330 e se adicionar a cor do modelo avaliado aí aumenta mais R$2000 e com isso são R$82.330.  O seu porta - malas leva 525 litros, agora vamos colocar contra os rivais:

FORD FIESTA SEDAN: 465 litros
HONDA CITY: 536 litros
HYUNDAI HB20S: 450 litros
NISSAN VERSA: 460 litros
RENAULT LOGAN: 510 litros
TOYOTA ETIOS: 562 litros
VOLKSWAGEN VIRTUS: 521 litros
CHEVROLET COBALT: 563 litros
CHEVROLET PRISMA: 500 litros

 Em comparação ao antecessor a vantagem é de apenas 5 litros(520 litros para o Grand Siena), outra curiosidade é botão star/stop que fica bem no lugar onde é a chave, se é ruim para bater foto, ele é ótimo para ligar, afinal você se flagra que é bem no lugar onde estaria a chave normal e isso é ótimo, então como o botão é para ligar.... logo está excelente a localização. Voltando ao Porta-Malas a média do segmento é de 515.7 litros ou vamos arredondar: 516 litros, o porta-malas do Cronos está acima da média, dá e sobra para uma família de quatro pessoas. De qualquer forma a modernidade está na bela tela de TFT e no Ar Condicionado digital. Faço um pedido de desculpas aqui por não ter fotografado a central multimídia.


                                       O Seu porta- malas é de 525 litros, dá e sobra uma família.

MECANICAMENTE: O câmbio é o automático de seis marchas, já usado no Argo, Toro e no Jeep Renegade, o motor é o Tritec/E-Torq 1.8 16V Evo II com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis, a variação 1.6 foi usada nos Mini Cooper de 2002 até 2008(os modelos não vendidos no Brasil), a Fiat comprou a Tritec e fez os trabalhos e lançou o 1.8 em 2010, em 2015 no Jeep Renegade ganhou o comando de válvulas variável e em 2016 na Toro ganhou o coletor variável é justamente essa versão que está presente no próprio Jeep Renegade, Argo e o Cronos que é o carro da avaliação, ele gera 18.8KGFM a 3750RPM e 135CV a 5750RPM e com álcool vai a 19.3KGFM e 139CV nas mesmas rotações. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi-independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, colocando contra os rivais todos seguem a mesma receita de suspensão, já nos freios o único a ter freios á disco sólidos na traseira é o Virtus TSI, já o resto segue a receita igual ao Cronos.

O motor 1.8 16V gera 135CV com gasolina e 139CV com álcool.

 Agora vamos colocar o que os rivais tem e depois a potência e torque oferecida por eles, só lembrando que o Ford Ka + não está aqui por não ter opção do câmbio automático.

FORD FIESTA SEDAN
MOTOR: Zetec-Sigma 1.6 16V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis
CÂMBIO: Manual-Automatizado de dupla embreagem com seis marchas chamado de Powershift pela Ford.

HONDA CITY
MOTOR: i-VTEC 1.5 16V da família L com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
CÂMBIO: CVT

HYUNDAI HB20 S
MOTOR: 1.6 16V da família Gamma com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
CÂMBIO: Automático de seis marchas

NISSAN VERSA
MOTOR: 1.6 16V da família HR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
CÂMBIO: CVT

RENAULT LOGAN
MOTOR: 1.6 16V SCe da família HR de mesma concepção do motor do Versa.
CÂMBIO: Manual-automatizado com cinco marchas chamado de Easy-R pela Renault

TOYOTA  ETIOS
MOTOR: VVT-i 1.5 16V da família NR com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica e coletores variáveis
CÂMBIO: Automático de quatro marchas

VOLKSWAGEN VIRTUS
MOTOR: Três cilindros 1.nada 12V TSI da família EA 211 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis, turbo, intercooler e injeção direta
CÂMBIO: Automático de seis marchas

CHEVROLET PRISMA
MOTOR: Família I 1.4 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada
CÂMBIO: Automático de seis marchas

CHEVROLET COBALT
MOTOR: Família I 1.8 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada
CÂMBIO: Automático de seis marchas.

 Note que aqui temos várias escolas diferentes nos motores: bloco de ferro no Cronos e nos modelos GM, alumínio nos demais, cabeçote 16V para quase todos com exceção dos modelos GM, comando de válvulas variável e coletor variável também com exceção para os modelos GM, comando de válvulas simples em Cronos, City e modelos GM, sendo duplo nos demais. O único turbo e injeção direta que é o Virtus. No câmbio a escola se diversifica menos, câmbio automático de seis marchas na mesma escola do Cronos: Virtus, HB20, modelos GM, manual-automatizado de uma embreagem para o Logan, manual-automatizado de dupla embreagem para o Fiesta, CVT para City e Versa. O antigo automático de quatro marchas para o Etios.

Agora o Grand Siena com motor 1.6 16V que deu adeus(apenas o 1.4 e o 1.nada segue na linha)

MOTOR: 1.6 16V da família Tritec/E-Torq de mesma concepção do 1.8 do Cronos, mas ausência de comando de válvulas e coletores variáveis
CÂMBIO: Manual-automatizado de cinco marchas chamado de Dualogic pela Fiat.

Agora vamos a comparação dos números de potência e torque,  primeiro contra o Grand Siena 1.6 16V

GRAND SIENA 1.6 16V
POTÊNCIA: 115CV a 5500RPM e 117CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 16.2KGFM a 4500RPM e 16.8KGFM com álcool nas mesmas rotações.

 Em comparação com o antecessor o ganho foi de 20CV com gasolina e 22CV com álcool, além de um ganho de torque de 2.6KGFM com gasolina e 2.5KGFM com álcool, a explicação além dos 200cm3 cúbicos extras, está também na inclusão de comando de válvulas e coletores variáveis indisponíveis no Grand Siena 1.6 16V.


  Agora números de potência e torque dos rivais

FORD FIESTA SEDAN TITANIUM
POTÊNCIA: 125CV a 6500RPM e com álcool vai a 128CV nas mesmas rotações
TORQUE: 15.8KGFm a 4250RPM e com álcool vai a 16KGFM nas mesmas rotações

HONDA CITY EXL
POTÊNCIA: 115CV a 6000RPM com gasolina e 116CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:15.2KGFM a  4800RPM com gasolina e 15.3KGFM com álcool nas mesmas rotações

HYUNDAI HB20S 1.6 16V
POTÊNCIA: 122CV a 6000RPM com gasolina e 128CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 16KGFM a 4500RPM com gasolina e 16.5KGFM a 5000RPM com álcool

NISSAN VERSA 1.6 16V
POTÊNCIA: 111CV a 5600RPM nos dois combustíveis
TORQUE: 15.1KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis

RENAULT LOGAN 1.6 16V
POTÊNCIA: 115CV a 5500RPM com gasolina e 118CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE: 16KGFM a 4000RPM nos dois combustíveis

TOYOTA ETIOS 1.5 16V
POTÊNCIA: 102CV a 5600RPM com gasolina e 110CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:14KGFM a 4000RPM com gasolina e 14.6KGFM com álcool nas mesmas rotações

VOLKSWAGEN VIRTUS 1.NADA 12V TSI
POTÊNCIA: 116CV a 5500RPM e com álcool vai a 128CV nas mesmas rotações
TORQUE: 20.4KGFM a 2000RPM

CHEVROLET PRISMA 1.4
POTÊNCIA: 98CV a 6000RPM com gasolina e 106CV com álcool nas mesmas rotações
TORQUE:13KGFM a 4800RPM com gasolina e 13.9KGFM com álcool nas mesmas rotações

CHEVROLET COBALT 1.8
POTÊNCIA: 106CV a 5200RPM com gasolina e com álcool vai a 111CV nas mesmas rotações
TORQUE: 16.8KGFM a 2800RPM com gasolina e com álcool vai a 17.7KGFM

 Sabe aquela divida do Logan? além do Easy-R tem os 2.8KGFM de torque a menos com gasolina e 3.3KGFM com álcool, na potência a divida é de 20CV a menos com gasolina e 21CV a menos com álcool, está explicado por que custa menos, e lembre que o Renault terá facelift daqui a pouco tempo. Contra os outros rivais o Cronos tem o segundo maior torque da categoria, tanto com álcool como com gasolina, com gasolina a desvantagem para o Virtus é de 1.6KGFM e vantagem sobre o terceiro colocado o Cobalt é de 2KGFM, com álcool a devantagem para o Virtus diminui para 1.1KGFM e a vantagem sobre o Cobalt também diminui para 1.6KGFM. Ele de quebra é o mais potente do seu segmento, abrindo 10CV de vantagem sobre o segundo colocado rodando com gasolina que é o Fiesta Sedan e com álcool ele abre maior vantagem: 11CV sobre o trio de segundo colocados: Virtus, Fiesta Sedan e HB20S. O Cronos faz valer sua maior litragem na potência, graças ao cabeçote 16V, comando de válvulas variável e coletor variável, algo que não tem no Cobalt.

ANDANDO COM ELE: Chegou a hora de andar, inclusive o próprio vendedor abriu o carro e disse que poderia entrar, afinal a partida a botão pode ser dada com a chave dentro do carro, ok, por mais que você tente não olhar, vai acabar olhando a bela tela de TFT, liguei o carro, saindo da Repecon eu começo a perceber que a suspensão dele é mais macia que no Argo(lembre-se eu andei na 1.nada), algo inverso do que ocorreu com o Polo em relação ao Virtus(lembre-se no Polo foi o 1.nada 12V e o Virtus foi o 1.nada 12V TSI), em que sedã se mostrou um pouco mais duro por culpa dos pneus maiores, aqui não. Espero a cancela abrir e aí estou autorizado a sair e aí entro no trevo da Avenida Leoberto Leal que  sempre é movimentada e para minha surpresa o movimento naquela hora era baixo, entro no trevo já que onde eu ia não estava vindo carro, passo a lombada 20KM/H, espero um Kangoo entrar para a pista da esquerda em direção a BR e resolvo fazer o Kickdown em direção aos 60KM/H e a resposta foi pronta, sem suspenses ou trancos, foi logo muito bem, lógico que você pode alegar que é o conjunto mecânico de Toro e Jeep Renegade Flex, sim, ok, mas lembre-se: num veículo mais leve e aí ele se sente bem mais vontade,  vou reto pela marginal, limite de 60KM/H, não vou me exagerar nessa, vejo que está vazio resolvo chamar na borboleta reduzo uma: pronto, reduziu e depois aumento de volta para aquela marcha padrão, até brinco com o vendedor "Para economizar combustível de vocês", o vendedor só dá uma risada. aliás tenho que agradecer pelo excelente atendimento. E aí entro numa rua de paralelepípedo e para minha surpresa: a suspensão não entregou nada, aliás volta e meia dava uma olhada na tela de TFT, foi muito competente nesse aspecto, a direção elétrica se mostrou muito prestativa, aliás por falar nela, o volante tem ótima pegada e é agradável as mãos, depois entro numa avenida secundária, afinal existe o trânsito de carros contrários e a avenida apertada complica, mas acaba sendo tranquilo e aí em direção mostrou muita competência nesse aspecto. Chegou para entrar numa outra rua que dá em direção a Leoberto Leal, um Cargo quer entrar na mesma rua, não há espaço para nós dois, dou a preferência, o motorista agradece e quando o caminhão já estava quase entrando todo, o Star&Stop entra em ação: foi sincero avisou que desligou para poupar combustível e nessa hora, vejo que a tela de TFT no modo automático denuncia as marchas do tipo "D1,D2,D3,etc(óbvio vai até D6). Entro na pequena rua e logo depois para entrar na Leoberto Leal vejo que um Fluence está meio longo e aí entro na avenida e vou em direção a Repecon Fiat para fazer as fotos que você viu na matéria.

PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: O preço de tabela é de R$69.990, é um preço muito interessante, o Ford Fiesta Sedan Titanium tem mais Air Bags(sete no total) mas custa R$81.760 e equipar o Cronos com Air Bag duplo lateral o preço do Cronos vai a R$72.590, ainda é uma diferença de preço muito alta, mesmo o Fiesta sendo mais equipado, o Honda City EXL 1.5 16V CVT custa R$83.400 deve ESP , Controle de tração e Hill Holder nem como opcional, você pode alegar que o City tem Air Bags duplo de cortina também, mas mesmo assim fica difícil o City nessa situação, o Cronos equipado com Air Bag duplo lateral ainda sai mais barato e de quebra tem ESP e Controle de tração, o Hyundai HB20S Premium 1.6 16V que custa o mesmo preço do Cronos e ainda deve ESP, Controle de tração e Hill Holder que não tem nem como opcional, o Nissan Versa Unique 1.6 16V que custa R$68.840 é mais barato, mas deve ESP, Controle de tração e Hill Holder para o Cronos, o Renault Logan Dynamique 1.6 16V Easy-R custa R$64.950 ok, é R$5000 mais barato, tem ESP, Controle de tração e Hill Holder de série(quando equipado com câmbio Easy-R), mas deve motor e câmbio para o Cronos, o Toyota Etios Platinum custa R$71.150 custa R$2000 mais caro, acabou de ganhar ESP, Controle de tração e Hill Holder, mas deve Espelhos elétricos para o Cronos, o Volkswagen Virtus Highline custa R$79.990, dos rivais além do Fiesta é o único mais equipado e tem Air Bag duplo laterais de série, só que equipar o Cronos com Air Bag duplo lateral, o sedã da Fiat ainda fica mais barato que o Volkswagen. O Chevrolet Prisma LTZ 1.4 Automático custa R$69.340 é R$700 mais barato, mas deve ESP, Controle de tração e Hill Holder e o Chevrolet Cobalt Elite 1.8 custa R$73.890 é quase R$4000 mais caro que o Cronos e ainda deve ESP, Hill Holder e Controle de tração. Realmente o custo/benefício  do Cronos é excelente.

  Já o no consumo segundo o Inmetro/Conpet ele tem consumo urbano com álcool de 7.2KM/L e o rodoviário com álcool de 9.6KM/L, já o consumo urbano com gasolina é de 10.3KM/L e o rodoviário com gasolina é de 13.3KM/L. Agora vamos ao consumo comparado aos rivais.

FORD FIESTA SEDAN 1.6 16V DCT-6
Consumo urbano com álcool: 7.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.8KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.1KM/L
Consumo Rodoviário com gasolina: 14.3KM/L

HONDA CITY EXL 1.5 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 8.5KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.3KM/L
Consumo urbano com gasolina: 12.3KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.5KM/L

HYUNDAI HB20S PREMIUM 1.6 16V AUT-6
Consumo urbano com álcool: 7KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.3KM/L
Consumo urbano com gasolina:10.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 12.9KM/L

NISSAN VERSA 1.6 16V CVT
Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.6KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.1KM/L

RENAULT LOGAN 1.6 16V EASY-R
Consumo urbano com álcool: 7.9KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 9.1KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.8KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 13.4KM/L

TOYOTA ETIOS 1.6 16V AUT-4
Consumo urbano com álcool :8.4KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.4KM/L 
Consumo urbano com gasolina: 12.2KM/L
Consumo Rodoviário com gasolina: 14.9KM/L

VOLKSWAGEN VIRTUS HIGHLINE TSI AUT-6
Consumo urbano com álcool: 7.8KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.2KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.2KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.6KM/L

CHEVROLET PRISMA LTZ 1.4 AUT-6
Consumo urbano com álcool:  8.1KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10.2KM/L
Consumo urbano com gasolina:  11.9KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.7KM/L

CHEVROLET COBALT ELITE 1.8 AUT-6
Consumo urbano com álcool: 7.6KM/L
Consumo rodoviário com álcool: 10KM/L
Consumo urbano com gasolina: 11.1KM/L
Consumo rodoviário com gasolina: 14.4KM/L

 Nota-se que o Cronos foi o segundo mais sedento, só venceu o HB20S, e ficou 0.4KM/L atrás de Fiesta e Cobalt com álcool na cidade, com álcool na rodovia já melhorou vencendo o Logan além do HB20S e colou no Fiesta com uma diferença de 0.2KM/L, na cidade com gasolina só venceu o HB20S e ficou 0.8KM/L atrás de Cobalt e Fiesta e na rodovia com gasolina só venceu o HB20S e ficou 0.1KM/L atrás do Logan Easy-R. 

   O Cronos honra a tradição de um sedã compacto da Fiat com: bom porta-malas, espaço adequado para a família e ao mesmo tempo traz modernidades como comando de válvulas variável no motor, tela em TFT no painel , botão star/stop e o moderno câmbio automático de seis marchas, o Cronos conseguiu fazer os dois ao mesmo tempo.

  Se eu compraria se tivesse R$70.000? a resposta é sim, o que pesou a favor foi o excelente porta-malas, bom acabamento, o espaço adequeado, o excelente custo/benefício, o conjunto motor-câmbio, o bom desempenho  o que pesa contra é mesmo o consumo, mas vale para o HB20S e para o Logan Easy-R na rodovia com álcool também. já no espaço interno, sim ele é bom, mas eu tenho a sensação que poderia ser ainda melhor se a Fiat tivesse mandado o entre - eixos para 2.60 metros e é claro aproveitado isso, ainda como ela aproveita e bem os 2.52 metros de Cronos/Argo.

Ele está disponível nas cores: Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Branco Banchisa, as metálicas Cinza Scadium, Preto Vesúvio, Prata Bari e as perolizadas Vermelho Marsala(a do modelo avaliado) e Branco Alaska. Se ficou interessado e achou o preço ao redor dos quase R$70.000 alto, sem problemas, desde que é claro que você abra mão de algumas coisas:

Precision 1.8 16V Manual: R$62.990, é a Precision com motor 1.8 e câmbio manual de cinco marchas 
Drive 1.3 GSR: R$60.990, troca o motor 1.8 pelo 1.3 da família GSE/Fire Fly com bloco e cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples e variável no cabeçote acionado por corrente metálica e com isso gera  13.7KGFM a 3500RPM e 101CV a 6250RPM e com álcool vai a 14.2KGFM e 109CV e o câmbio é o  manual-automatizado de cinco marchas chamado de GSR pela Fiat.

Drive 1.3 Manual: R$55.990 é a de câmbio manual e perde ESP, Hill Holder e Controle de tração e o motor é a mesma do modelo citado acima.

1.3 Manual: R$53.990 é a versão de entrada do modelo.

                                                     FICHA TÉCNICA
MOTOR: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando de válvulas simples e variável no cabeçote, coletores variáveis, Flex
CILINDRADA: 1747cm3
DIÂMETRO X CURSO: 80 X 85,8mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 12,5:1
POTÊNCIA: 135CV/139CV a 5750RPM
TORQUE: 18.8KGFM/19.3KGFM a 3750RPM
CÂMBIO: Automático de seis marchas e tração dianteira
CARROCERIA: Sedã, quatro portas e cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.36 metros, largura 1.73 metros, altura 1.51 metros e entre - eixos 2.52 metros
PESO: 1271KG
PESO/POTÊNCIA: 9.4KG/CV com gasolina e 9.1KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 67.6KG/KGFM com gasolina e 65.8KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta - malas 525 litros e tanque de combustível 48 litros
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi-independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, EBD, ESP, ASR e Hill Holder
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 16(aro 17 opcional), 195/55/R16(205/45/R17 opcionais vem junto com as rodas aro 17)
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag duplo(obrigatório por lei), Alarme, Ar Condicionado, Coluna de direção regulável, Central Multimídia de sete polegadas, Direção elétrica, Vidros/Travas/ Espelhos elétricos, ESP, Controle de tração e Hill Holder
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Air Bag duplo lateral, Computador de bordo em tela de TFT de 7 polegadas, Ar Condicionado digital.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem
PREÇO: R$69.990

AGREDECIMENTOS A REPECON FIAT PELO CARRO CEDIDO, PELA CONFIANÇA NO PRODUTO! E TAMBÉM AO VENDEDOR PELO EXCELENTE ATENDIMENTO.












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