GMC 12-170/14-190/16-220: OS NORTE-AMERICANOS DA GM

ELES FORAM VERSÕES BRASILEIRAS DO KODIAC NORTE-AMERICANO, MAS TIVERAM VIDA CURTA.

Em outubro de 1995 a GM decide acabar com a marca de caminhões Chevrolet no Brasil, em Junho de 1996 ela traz a marca GMC no Brasil com os argentinos 6-100/6-150(na época, apenas um 6000 renomeado e por sua vez era um D-40 renomeado), os japoneses 7-110 e 15-190 e os norte-americanos 12-170, 14-190 e 16-220 que eram nada mais nada menos que os Kodiac norte-americanos, Depois de anos de operação "chassi norte-americano e casca local", a GM voltava ao passado e nem falo de 1958 e sim de 1925 nos caminhões: importação e operação CKD o que com o tempo se revelaria um erro.

A CHEGADA DO MODELO NACIONAL se dá em maio de 1997 era iguais norte-americanos, afinal muitas das peças vinham dos EUA, era o modelo 12-170, 14-190 e 16-220, esse último podia ter 4x2 e 6x2, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou manual de seis marchas, essa última exclusiva do 16-220, já o motor era o Caterpillar 3116 de seis cilindros em linha, 6.6 litros com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro era de 105mm e o curso era de 127mm o que totalizavam exatos 6600cm3, dotado de turbo, intercooler e bomba injetora, era quase o mesmo do 15-190, mas esse tinha injeção eletrônica já, mas no caso dos "bicudos" eram três opções, para o 12-170 ele gerava 58KGFM a 1560RPM e 172CV a 2600RPM, para o 14-190 ele gerava 72KGFM a 1560RPM e 188CV a 2600RPM e para o 16-220 ele gerava 83KGFM a 1650RPM e 218CV a 2600RPM e se tornava o caminhão mais potente da GM feito em solo brasileiro, posto que jamais perderá você vai saber o por que mais á frente. A sua suspensão utilizava eixo rígido com feixe de molas nos dois eixos e os freios eram a tambor nas quatro rodas. O tanque era de 300 litros.

O 12-170 tinha motor seis cilindros de 6.6 litros turbo diesel com 172CV.

O 14-190 tinha o mesmo motor, mas calibrado para gerar 188CV.

O 16-220 tinha o mesmo motor mas calibrado para gerar 218CV.


 Em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda, mas vale aqui frisar: custaria ter usado motor MWM ou Cummins? um dos responsáveis pela péssimas vendas do GMC foi justamente o motor Caterpillar que tem boa fama dentro dos EUA, já no Brasil...., outra curiosidade é que o 16-220 era o topo de gama dos caminhões GMC e foi até o fim da produção.
   Em outubro de 1998 na linha 1999 nada, em janeiro vem a desvalorização cambial e isso complicou de vez os motores importados dos EUA, em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda, em outubro de 2001 na linha 2002 nada e em fevereiro a GM encerra a produção de caminhões no Brasil, com isso se encerra uma dinastia que durou 44 anos(contando Chevrolet "Brasil", Série 60 e os últimos Chevrolet).

Infelizmente esse caminhão foi vítima dois erros estratégicos: a primeira foi a criação da GMC no Brasil, algo desnecessário e a segunda foi uso de motores Caterpillar ou Isuzu que "respingaram" até no 6-100/6-150 que usa MWM ou Maxion para se ter uma ideia. Então logo foi o fim da produção da caminhões da GM no Brasil.

Comentários

  1. Acho que a Gmail deveria voltar a fábrica caminhao no Brasil tipo de 14ooo muito bom esses caminhão

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    1. Olha, o mercado de caminhões é um pouco complexo se sair, a volta é difícil, eu particularmente acredito que se a GM tivesse mantido a marca Chevrolet nos caminhões talvez viveria mais alguns anos ou até hoje, lembrando que em 2009 a GM desativou a fabricação de caminhões nos EUA, passando a importar a apenas do Japão e lógico colocando V8 Small-Block á gasolina na entrada.

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  2. Considerando o que a GM fez na Argentina e no Brasil com a linha Silverado e os caminhões GMC 6-100 e 6-150, usando a lataria dos modelos americanos com os chassis mais antigos que se fazia na região, no fim das contas nada justificava ter fracassado com essa linha mais modernizada dos médios. O que atrapalhou mesmo foi tentar dissociar a linha dos caminhões usando outra marca e com uma rede autorizada muito menor.

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    1. Olha a criação da marca GMC foi muito complicada e foi um erro na minha opnião, mais um erro ter usado motor Caterpillar que nos EUA, México e América central(até alguns países da América do Sul) tem boa fama, mas no Brasil ninguém conhece e deu no que deu, os propróis Chevrolet 11000/12000 etc antecessores dele não venderam bem também.

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