MERCEDES-BENZ 608/708: A ESTRELA MENOR

O "MERCEDINHO" FEZ SUCESSO NAS ENTREGAS URBANAS E CHEGOU A TER OPÇÃO Á ÁLCOOL

Nos anos 1970 só existia dois caminhões leves: o Ford F350 e o Dodge D400, na época a Volkswagen caminhões não exista(surgiria pós-espólio da Dodge), a Agrale só entraria na década de 1980,  a Puma entraria um pouco antes e até a GM só entraria na década de 1980 com o D40. A Estrela de três pontas resolveu entrar no mercado, só que com uma novidade para o segmento: o motor á diesel.

A CHEGADA AO MERCADO se dá em Março de 1972, ele ganhou apelido de "Mercedinho" por que era menor que os AGL, o câmbio era manual de cinco marchas. Já o motor era o quatro cilindros OM-314 de 3.8 litros, o seu diâmetro era de 97mm e o curso era de 128mm o que totalizavam 3784cm3, a sua taxa de compressão era de 11:1 e com isso gerava 24KGFM a 1800RPM e 85CV a 2800RPM em valores líquidos, já brutos eram de 28KGFM e 95CV respectivamente, esse motor era o motor do 1113 com dois cilindros  a menos, com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, bomba injetora de atuação mecânica. Esse motor também era usado no Toyota Bandeirante, a sua suspensão era eixo rígido com feixe de molas nos dois eixos e os freios eram a tambor nas quatro rodas, o tanque era de 70 litros.

O 608 chegava ao mercado e o motor era o OM 314 3.8 á diesel de 85CV(95CV brutos).

Em outubro de 1972 na  linha 1973 nada muda, em outubro de 1973 na linha 1974 nada muda e estoura a crise do Petróleo e aí o Mercedes-Benz 608 por ser á diesel começa a seguir a trilha do 1113: sucesso de vendas. Em outubro de 1974 na linha 1975 nada muda, em outubro de 1975 na linha 1976 segue sem alterações, em outubro de 1976 na linha 1977 nada muda, em outubro de 1977 na linha 1978 nada muda, em outubro de 1978 na linha 1979 nada muda,  Em outubro de 1979 na linha 1980 continuava sem alterações. Em outubro de 1980 na linha 1981 sem alterações. Em outubro de 1981 na linha 1982 sem alterações, Em outubro de 1982 na linha 1983 sem alterações.

A CHEGADA DE PEQUENAS MUDANÇAS se dá em outubro de 1983 na linha 1984 ele ganhava faixas laterais coloridas , quebra-vento no lugar das janelas de correr, eram mudanças pequenas, o motor  continuava o mesmo, mas agora gerava 23KGFM a 1800RPM e 82CV a 2800RPM.Em outubro de 1984 na linha 1985 nada muda. Em outubro de 1985 chegava o 610 á álcool, o OM 314 de 3.8 litros e quatro cilindros passava a ter carburador de corpo duplo no lugar da bomba injetora mecânica, a taxa de compressão subia para 11:1 com isso gerava 31KGFM a 1600RPM e 92CV a 2800RPM. O restos dos componentes sem alterações, era a linha 1986.

O 610 á álcool chegava ao mercado com motor OM 314 3.8 convertido para o álcool para gerar 92CV e o 608 á diesel passou a gerar 82CV e esse já tem a nova grade dianteira.

 Em outubro de 1986 na linha 1987 a Mercedes-Benz renomeia o seu 608 D para 708 E, graças a maior capacidade de carga, já o 610 dava o seu adeus do mercado depois de um ano de mercado.

O 708 E aumentava a capacidade de carga, mas o motor de 82CV era mantido.

 Em outubro de 1987 na linha 1988 nada muda, em outubro de 1988 chegava a nova geração do "Mercedinho": a LN que é outra história.

  O "Mercedinho" foi um caminhão importante para a Mercedes-Benz brasileira, além de inaugurar o diesel nos caminhões leves, se tornou sucesso e muitos até hoje, estão rodando por aí.








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