Plataforma A da Volkswagen: A plataforma que não deu certo no Brasil, mas que se virou em vários carros na Europa e os imigrantes mexicanos,alemães e espanhois que vieram ao Brasil.

A PLATAFORMA DA VOLKSWAGEN QUE NÃO DEU CERTO NO BRASIL, MAS FOI QUE O QUE A PLATAFORMA B FOI PARA A VWB NA EUROPA.
Corria no ano de 1993 começava o desenvolvimento do Gol de segunda geração( o Gol "Bolinha") e junto com ele a nova Parati e a nova Saveiro e o Voyage? bem a Volkswagen resolveu apostar suas fichas no Logus que era um produto com plataforma do Escort, mas em 1994 tudo mudou a Autolatina foi descontinuada e a VWB teria que se virar ou desenvolver um Voyage "Bolinha" ou apenas adaptar o Polo Classic as ruas brasileiras, naquela época o segmento formado pelo próprio Voyage e Fiat Duna representava pouco mercado e em 1995 ela dá adeus ao Voyage e resolve apenas adaptar o Polo Classic o que foi um erro estratégico e lógico o Logus como carro de combate nessa faixa até o final e a VWB resolveu fazer estoques do Logus até março de 1997.
                      Voyage importado da Argentina com motor 1.8 á gasolina de 86CV.
O Logus nos seus últimos anos com motor 1.6 de 76CV, 1.8 de 88CV e 2.nada de 116CV.
Mas em março de 1997 chegava o Polo Classic, Por fora as linhas eram modernas, mas atrapalhada pela seta de cor alaranjada, ele mede 4.11metros de comprimento, 1.63metros de largura,1.42metros de altura e 2.44metros de entre - eixos, o espaço interno era maior que o Gol, o câmbio é manual de cinco marchas feito na Argentina e o motor é o AP 1800 feito no Brasil com bloco de ferro,cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada , o seu diâmetro é de 81mm e o curso é de 86.4mm o que totalizavam 1781cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1e com isso gerava 15.1KGFMa3500RPM e 99CVa5600RPM o motor era transversal e a tração dianteira era o primeira Volkswagen "legítimo" com motor transversal feito no Mercosul(já que ele era Argentino), A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente  com eixo de torção e os freios eram discos ventilados na dianteira e tambores na traseira e ele vinha na única versão de acabamento que era denominada pelo motor.
O Polo Classic chega ao mercado e o motor era o 1.8 de 99CV e mais tarde ele cai para 97CV.
Seis meses antes de ser lançado no Brasil ele havia sido testado na Argentina onde ele já havia sido lançado, ele foi de 0a100KM/H em 11.8segundos,chegou a 172KM/H(afinal a reta é curta no autódromo de Buenos Aires) e o seu consumo urbano foi de 9.2KM/L, na rodovia foi de 12.1KM/L vazio e 11.4KM/L, em julho de 1997 já como gasolina nacional e em território nacional encarou o Ford Escort Sedan GLX 1.816V,o Fiat Siena HL 1.616V e o Corsa Sedan GLS 1.6 MPFI, ele foi de 0a100KM/H em 12.4segundos só ficou á frente do Corsa com 12.8segundos,contra 11.7segundos do Siena e 10.4segundos do Escort, chegou a 183KM/H só ficou á frente do Corsa com 176KM/H, encostou no Siena com 184KM/H e o Escort esmagou os rivais com 203KM/H, o seu consumo urbano foi de 9.2KM/L foi o mais sedento, contra 9.4KM/L do Siena,9.6KM/L do Corsa e 9.7KM/L do Escort e o seu consumo rodoviário foi de 13.8KM/L vazio foi o segundo mais econômico só perdeu para o Corsa com 14.3KM/L e venceu o Siena com 13.5KM/L e o Escort com 13.1KM/L e carregado fez 13.2KM/L contra 13.8KM/L do Corsa,13KM/L do Siena e 12.4KM/L do Escort mas o modelo não vendeu bem, a Volkswagen na época chegou a cogitar um novo Voyage que viria junto com a reforma do Gol(o Geração III) , mas a Volkswagen preferiu na investir e pagou carro por isso , vendo a GM vender bem o Corsa Sedan(Hoje Classic) e a Fiat com o Siena anos depois e como estava previsto as opções de motor 1.6 e 2.nada elas não vieram na linha 1998 em outubro de 1997 e em agosto de 1998 chegava a linha 1999 que trocava a seta de direção laranja pelas brancas e o motor AP 1800 passava a gerar 15.5KGFMa3000RPM e 97CVa5500RPM. qualidades? bom desempenho e espaço interno, defeitos? manutenção cara e dificuldade de achar peças, a não ser que você more em Dionísio Cerqueira ou Uruguaiana e com isso você ache peças do outro lado da fronteira....( a não ser o motor AP 1800 que é o mesmo da linha brasileira da Volkswagen) em fevereiro de 1999 chega o furgão Van que media 4.25metros de comprimento, a largura é a mesma, a altura é de 1.55metros e o entre - eixos é o mesmo e o câmbio é o mesmo, mas o motor no utilitário era o AP 1600 de mesma construção do 1.8, mantinha o diâmetro do 1.8 mas o curso passava a 77.4mm o que totalizavam 1595cm3 e sua taxa de compressão era de 10:1 e com isso  gerava 13.7KGFMa3250RPM e 90CVa5250RPM era mais potente que a Fiorino e era um furgão menor e mais moderno que a Kombi e assim como o Polo Classic ela era feita em General Pacheco-Buenos Aires -Argentina.
O Furgão Van chegava ao mercado e o motor era o 1.6 de 90CV.
Em março de 1999 chegava o Seat Inca que era a Volkswagen Van com grade e símbolo diferentes, motor e câmbio eram os mesmos da Van e também era feito em General Pacheco.
                                O Inca mudava grade dianteira e símbolo em relação a Van e o motor era o mesmo 1.6 já citado na Van.
Em outubro de 1999 chegava a linha 2000 dos modelos e nada mudava, em outubro de 2000 na linha 2001 o Polo Classic ganhava nova grade, faróis e lanternas, motor e câmbio não mudava nada, Van e Inca continuavam sem alterações e o Córdoba passava a vir da Argentina, ele media 4.16metros de comprimento,1.64metros de largura,1.42metros de altura e 2.44metros de entre - eixos, o câmbio era o mesmo, mas o motor aqui era o EA 111 1.6 SR que curiosamente mantinha o diâmetro x curso do nosso AP 1600 mas esse motor tinha bloco e cabeçote de alumínio esse com fluxo cruzado e comando de válvulas simples variável no cabeçote acionado por correia dentada, bielas de 149mm  e com isso gerava 14.8KGFMa3800RPM e 101CVa5800RPM, a sua suspensão e freios seguiam o esquema do Polo Classic.
O Córdoba passava a vir da Argentina com motor 1.6 de 101CV.
Nova grade dianteira, faróis e lanternas para a linha 2001 e o motor continuava o 1.8 de 97CV.
 
Em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em outubro de 2002 na linha 2003 os modelos Polo Classic é substituído pelo Polo Sedan feito no Brasil e os modelos Van e Seat Inca dão adeus, o Córdoba deixa de ser produzido e o seu estoque vai até agosto de 2003 e com isso o adeus definitivo dessa plataforma no Brasil.
Na Alemanha essa plataforma serviu de base para vários modelo, assim como a plataforma do Passat 1974 serviu ao Gol(até hoje serve ao modelo) e ao Santana(que servia ao modelo na Alemanha) essa plataforma de motor transversal serviu a vários carros na Alemanha e ela começou a sua estreia no Golf de segurada geração, antes havia o Golf e o Jetta de primeira geração que usavam a mesma plataforma, o Golf de primeira geração media 3.82metros de comprimento,1.61metros de largura,1.41metros de altura e 2.40metros de entre - eixos e o Jetta mantinha o entre - eixos que mantinha o mesmo entre - eixos , largura e altura mas o comprimento passava a 4.20metros e nos motores o Golf começava com o 1.1 que gerava 8KGFMa3000RPM e 50CVa6000RPM, passava pelo 1.3 que gerava 9.5KGFMa3500RPM e 60CVa5600RPM, pelo 1.5 que gerava 11.2KGFMa3500RPM e 70CVa5600RPM e o 1.8 de injeção mecânica exclusivo do GTi que gerava 15.6KGFMa3500RPM e 112CVa5800RPM e duas opções á diesel o 1.6 que gerava 10.6KGFMa2000RPM e 54CVa4800RPM e aliás o 1.5 era o mesmo do primeiro Passat nacional, o 1.8 é o nosso conhecido AP e o 1.6 é o mesmo da nossa Kombi á diesel e uma versão Turbo desse motor com 13.5KGFMa2600RPM e 70CVa4500RPM e no Jetta os mesmos motores do Golf, mas era hora de mudar.
A primeira geração do Golf com motores 1.1 de 50CV,1.3 de 60CV,1.5 de 70CV, 1.8 de 112CV e os 1.6 á diesel de 50CV e turbo de 70CV.

O Jetta de primeira geração com os mesmos motores do Golf.
Em outubro de 1983 chegava a segunda geração do Golf, ele agora media 3.98metros de comprimento,1.66metros de largura,1.41metros de altura e 2.47metros de entre - eixos, ele vinha com três opções de câmbio: manual de quatro marchas, manual de cinco marchas e automático de 3 marchas e os motores eram todos da família EA 827 com bloco de ferro e cabeçote de alumínio e comando de válvula simples no cabeçote acionado por correia dentada, começava pelo 1.3 que tinha diâmetro de 72mm e curso de 75mm o que totalizavam 1272cm3, a sua taxa de compressão era de 9,5:1 e com carburador de corpo duplo gerava 9.8KGFMa3300RPM e 54CVa5400RPM, outra versão 1.3 também com carburador de corpo duplo mas que gerava 10.2KGFMa3500RPM e 60CVa5600RPM, o 1.6 que o nosso AP 1600 já citado na Van é ele mesmo e que gerava 12.7KGFMa2500RPM e 75CVa5500RPM, o 1.8 que era na verdade o nosso AP 1800 e com taxa de compressão de 10:1 que gerava 14.7KGFMa3300RPM e 90CVa5500RPM e por último para o GTi o 1.8 de comando de válvulas mais bravo e injeção mecânica que gerava 15.8KGFMa3100RPM e 112CVa5500RPM e aliás esse motor é o nosso AP 1800 S inclusive ele tem o mesmo diâmetro  x curso do AP 1800 já citado no Polo Classic e dois motores á diesel da geração anterior eram mantido 1.6 á diesel que equipou a nossa Kombi e a versão Turbo desse motor.
A segunda geração do Golf chega ao mercado com motores 1.3 de 54CV e 60CV, 1.6 de 75CV, 1.8 de 90CV e os 1.6 á diesel e 1.6 Turbo Diesel já citados na matéria, mais tarde chegava o 1.6 á diesel com catalizador.
O Esportivo GTi com motor 1.8 de injeção mecânica e 112CV e as rodas iguais ao nosso Gol GTS.
Em março de 1984 chegava o Jetta de segunda geração com os mesmo motores do Golf com exceção do 1.3 de 60CV as dimensões eram iguais, o comprimento passava a 4.31metros, as mesmas opções de câmbio e de motores.
A segunda geração do Jetta chegava ao mercado com o mesmo 1.3,1.6 e 1.8 e 1.8 de injeção mecânica do Golf.
Em outubro de 1984 na linha 1985 o Jetta ganhava a versão GTX com motor 1.8 agora de injeção eletrônica multiponto e com isso gerava 15.7KGFMa3250RPM e 107CVa5750RPM.Em outubro de 1985 na linha 1986 chega a tração Syncro ao motor 1.8 de injeção multiponto e o GTi ganhava a opção do cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e injeção multiponto e com isso gerava 17.1KGFMa4800RPM e 129CVa5800RPM.
O GTi 16V chega ao mercado com motor 1.816V de 129CV e mais tarde o 1.8 com compressor com 160CV.
Em outubro de 1986 na linha 1987 chega a tração Syncro ao Jetta e ao Jetta GTX o motor 1.816V do Golf GTi e nessa época a todo vapor estava em desenvolvimento a terceira geração do Passat. mas o Passat de segunda geração seguia carreira na Europa(aqui conhecido como Santana) e por lá os motores eram o 1.8 que já citamos no Golf, o 2.nada(aqui conhecido com o AP2000) que lá gerava 16.8KGFMa3200RPM e 114CVa5500RPM, o cinco cilindros 2.2 de 10 válvulas( aliás que seria um AP2200 de cinco cilindros) que gerava 18.7KGFMa3300RPM e 136CVa5700RPM e por último 1.6 Turbo Diesel já citado no Golf.
O Passat de segunda geração com motor 1.8 já citado no Golf, 2.nada de 114CV, cinco cilindros 2.2 de 136CV e o 1.6 Turbo Diesel de 70CV é o nosso Santana? ele mesmo.

A Passat Variant com os mesmos motores do sedã é a nossa Quantum? ela mesma.
Em outubro de 1987 na linha 1988 nada muda, em outubro de 1988 na linha 1989 chegava a Passat de terceira geração pela primeira vez na sua história ele tinha motor transversal e duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 3 marchas, tanto ele como a Variant mediam 4.58metros de comprimento,1.70metros de largura,1.43metros de altura e 2.62metros de entre - eixos e nos motores a oferta começava com o 1.6 já citado no Golf, o 1.8 com duplo carburador e o 1.8 de injeção eletrônica já citado Golf e por último a estreia do 2.nada 16V o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 92.8mm o que totalizavam 1984cm3, a sua taxa de compressão é de 10,8:1 e com isso gerava 18.3KGFMa4400RPM e 136CVa5500RPM é basicamente um "AP 2000 16V" e o 1.6 Turbo Diesel já citado no Golf
A terceira geração do Passat chega ao mercado e os motores 1.6,1.8 já citados no Golf e estreia o 2.nada 16V de 136CV, mais tarde chega o 2.nada de 115CV, 1.8 com compressor com 160CV, o VR6 de 2.8 litros com 174CV e o 1.9 á diesel com 68CV e mais tarde com 75CV.
A Variant com os mesmos motores do sedã.
O Scirocco já pedia aposentadoria e ele mantinha a plataforma do Golf I e os motores eram o ,1.3,1.6 e 1.8 já citados no Golf só que o 1.8 nele gerava 95CVa5400RPM e mantinha o torque.
O Scirocco já pedia aposentadoria e os mesmos motores 1.3, 1.6 já citado no Golf e o 1.8 com 95CV.
 
Em outubro de 1989 na linha 1990 chegava o cupê Corrado que media 4.05metros de comprimento e 1.67metros de largura, 1.32metros de altura e mantinha o entre - eixos e ele só tinha uma opção de motor era a G60 que era o motor 1.8 com compressor e intercooler e com isso gerava 22.9KGFMa4000RPM e 160CVa5800RPM. além dele chegava o 1.6 á diesel com catalizador no Golf que gerava 11.2KGFMa2400RPM e 60CVa4500RPM e para a Passat e Variant vem o 1.9 á diesel o seu diâmetro é de 79.5mm e o curso é de 95.5mm o que totalizavam 1896cm3, a sua taxa de compressão é de 22,5:1 e com isso gerava 12.9KGFMa2400RPM e 69CVa4400RPM substituía o 1.6 Turbo Diesel.
O Corrado chega ao mercado com motor 1.8 com compressor já citado no Golf GTi , mais tarde chegavam os 2.nada 16V, VR6 2.9 litros de 190CV  e 2.nada já citado no Passat.
   Em outubro de 1990 na linha 1991 chegava o GTi G60 com motor 1.8 com compressor do Corrado e para o Passat chegava o motor 1.8 de injeção monoponto que substituía o 1.6 e com isso gerava 14.2KGFMa2500RPM e 75CVa5000RPM, ganhava o 1.8 com compressor do Corrado e fazia a estreia do EA 113  2.nada que nada mais é um AP 2000 com cabeçote de fluxo cruzado e está presente no Jetta e Golf nacionais, ele gerava 16.9KGFMa3200RPM e 116CVa5400RPM  e ele ganha a opção de tração integral Syncro tanto no 1.8 com compressor como no 2.nada Em outubro de 1991 na linha 1992 o Corrado substituía o 1.8 com compressor pelo VR6 2.9 litros, o motor tem seis cilindros em V só que num ângulo de 15 graus o que permite apenas ter um cabeçote e o R de Reinhe que quer dizer linha em alemão, o seu diâmetro é de 82mm e o curso era de 90.3mm o que totalizavam 2893cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1 esse motor tinha 12 válvulas e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica e com isso gera 25KGFMa4200RPM e 190CVa5800RPM e ganha uma opção mais barata era 16V com motor 2.nada 16V do Golf GTi e  Passat e Passat Variant ganhavam o VR6 só com 2.8 litros ele mantinha tudo do 2.9 menos o curso que era de 81mm e com isso passava ser 2792cm3 e com isso passava a gerar 24.5KGFMa4200RPM e 174CVa5800RPM e além dele ganhavam o 1.9 á diesel com catalizador que passava a gerar 14.3KGFMa2200RPM e 75CVa4200RPM e chegava o Golf Rallye com série especial para o Homologação o motor 1.8 com compressor passava a 210CV para o homologar o Golf nos ralis e o deixava mais potente. Em outubro de 1992 na linha 1993 chegava o Golf de terceira geração e a sua versão sedã o Vento junto, ele mantinha a plataforma , mas passava a 4.08metros de comprimento,1.70metros de largura,1.42metros  de altura e 2.48metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 4 marchas e nos motores a oferta começava pelo 1.4 o seu diâmetro é de 75mm e o curso de 78.7mm o que totalizavam 1391cm3, a sua taxa de compressão de 9,5:1 e sua injeção eletrônica é monoponto é uma espécie de "AP 1400" e com isso gerava 10.9KGFMa2800RPM e 60CVa5200RPM,  estreava o EA 111 1.6 no Golf mas com injeção monoponto, o seu diâmetro era de 76.5mm e o curso era de 86.9mm, que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1 e com isso gerava 13KGFMa2400RPM e 75CVa5000RPM, o 1.8 de 75CV já citado no Passat era mantido, assim como  1.8 de injeção monoponto que gerava 14.8KGFMa2500RPM e 90CVa5500RPM é o nosso AP 1800 já bem conhecido no Brasil, estreia o GTi 2.nada e 2.nada 16V que faziam a estreia do EA 113 que nada mais é um AP com cabeçote de fluxo cruzado, tanto que mantém o diâmetro x curso, aliás no 16V ganhava biela mais longa, o de 8 válvulas gerava 16.9KGFMa3200RPM e 115CVa5400RPM e o 16V é o mesmo do nosso Gol GTi 200016V que gerava 18.3KGFMa4800RPM e 150CVa6000RPM e por último o VR6 de 2.8 litros do Passat passava a equipar o Golf lembrando que a injeção era multiponto nos três últimos motores e mantinha o 1.9 á diesel do anterior e estreava a versão Turbo desse motor com 15.3KGFMa2400RPM e 75CVa4200RPM
O Golf chegava ao mercado aqui na carroceria duas portas e nos motores 1.4 de 60CV, o 1.6 de 75CV, 1.8 de 75CV e sua versão  90CV ,o 1.9 á diesel que já citamos na geração anterior e o Turbo de 70CV mais tarde chegava o 1.4 de 60CV, o 1.6 de 100CV e o 1.9 Turbo Diesel de 90CV e depois o de 110CV, além do 1.9 SDI que mantinha a mesma potência do antigo 1.9 á diesel.

Aqui a carroceria de quatro portas e os mesmos motores do duas portas era o modelo vendido no Brasil nos anos 1990? ele mesmo. mas vou falar sobre ele mais tarde.
O GTi com motor 2.nada de 8 válvulas com 115CV

Aqui o GTi 2.nada 16V com quatro portas e 150CV

Estreava o VR6 de 2.8 litros com 174CV que mais tarde foi trocado pelo 2.9 de 190CV.
Em outubro de 1993 na linha 1994 chegavam três novidades, a primeira o Cupê Corrado ganhava a opção do motor 2.nada de 8 válvulas sendo mais barato que as outras versões, o Passat e Variant ganhavam nova grade dianteira, faróis e lanternas e a Volkswagen chamava de quarta geração( quem disse que golpe de marketing e coisa da Volkswagen brasileira) e o Passat mantinha os motores herdados da antiga geração o 1.8 em duas configurações, o 2.nada, o VR6 de 2.8 litros e o 1.9 Turbo Diesel, o 1.9 á diesel dava adeus. chegava o sedã do Golf que agora era chamado de Vento e os mesmos motores do Golf já citados ele mantinha todas as dimensões só o comprimento que passava a 4.38metros, estreava a perua Golf Variant que mantinha todas as dimensões e o comprimento passava a 4.34metros e o Cabrio voltava a estar em dia com as outras versões do Golf só que ele media 4.01metros de comprimento e lembrando que a perua não tinha o VR6 de 2.8 litros e nem o 2.nada 16V  e o Cabriolet também não tinha o 2.nada 16V e muito menos o VR6 de 2.8 litros e o motor 1.9 á diesel e Turbo é o mesmo do Golf e o Golf recebia o motor 1.9 TDi agora o motor turbo trocava a bomba injetora pena injeção common-rail e agora gerava 20.6KGFMa1900RPM e 90CVa4000RPM.
\O Passat ganhava a reforma da dianteira e traseira os mesmos motores do Golf.

A perua Variant seguia a reforma de estilo do sedã.

O Vento substituía o Jetta e os motores eram os mesmos do Golf.

A Golf Variant chegava ao mercado e os motores eram os mesmos do Golf Hacht com exceção do VR6 de 2.8 litros e o 2.nada 16V e mais tarde chegava  o VR6 de 2.9 litros com 190CV.
O Cabriolet chegava os motores eram os mesmo do Golf com exceção do 1.4 e 1.6 e dos VR6 de 2.8 e 2.9 litros.
 O Polo envelheceu afinal havia duas opções de Hacht de duas portas, uma com teto alto e outro com teto baixo que lembra até o nosso Gol, ele media 3.72metros de comprimento,1.57metros de largura,1.35metros de altura e 2.34metros de entre - eixos , duas opções de câmbio: manual de quatro ou cinco marchas e nos motores as opções começavam com o EA 827 1.1 ou "AP 1050", o seu diâmetro é de 75mm e o curso é de 59mm o que totalizavam 1049cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1 e com injeção eletrônica monoponto e com isso gerava 7.7KGFMa2800RPM e 45CVa5200RPM, depois vinha o 1.3 de injeção monoponto é o mesmo que equipou o Golf de segunda geração e no Polo gerava 9.9KGFMa3000RPM e 52CVa5500RPM, o 1.3 de injeção multiponto com 10.1KGFMa3600RPM e 75CVa5900RPM, o G40 com compressor no motor 1.3 e com isso passava a gerar ótimos 15.3KGFMa3800RPM e 113CVa6000RPM e por último o 1.4 á diesel, ele mantinha o diâmetro do 1.3 mas o curso passava a 79.1mm o que totalizavam 1398cm3, a sua taxa de compressão era de 22,3:1 e com isso passava a gerar 8.7KGFMa3100RPM e 48CVa4800RPM.
O Polo de segunda geração com motor 1."nada e meio" de 45CV, 1.3 de 54CV e 75CV, 1.3 com compressor e 113CV e o 1.4 á diesel de 48CV.
Em outubro de 1994 na linha 1995 o Polo chegava a terceira geração ele ganhava um novo desenho, ele vinha nas carrocerias hacht de duas e quatro portas, única opção de câmbio: manual de cinco marchas, ele media 3.72metros de comprimento, 1.66metros de largura, 1.41metros de altura e 2.40metros de entre - eixos e nos motores começava com o 1.nada herdado da geração anterior, estreava o EA 111 1.3, o seu diâmetro era o mesmo do 1.6 mas o curso era de 70.5mm o que totalizavam 1298cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1 e com isso passava a gerar 10.2KGFMa2800RPM e 52CVa5200RPM de injeção monoponto e por último o 1.6 que já foi citado no Golf.
O Polo chegava ao mercado aqui na carroceria hacht de duas portas e os motores eram o 1."nada e meio" já citado no Polo anterior, o 1.3 de 52CV e o 1.6 já citado no Golf, mais tarde chegavam o 1.nada de 50CV, o 1.4 de injeção multiponto com 60CV, o 1.6 de injeção multiponto mantendo a mesma potência, o 1.416V com 100CV, o 1.9 á diesel de 64CV e outro 1.9 á diesel com injeção common-rail e também 64CV.

Pela primeira vez o Polo ganhava a opção de quatro portas e os motores eram o mesmo do duas portas.
Na mesma época o Golf ganhava o motor EA 111 1.6 SR  que foi citado no Seat Córdoba acima e com isso gerava 14.8KGFMa3800RPM e 100CVa5800RPM é o mesmo que conheceríamos futuramente no Golf IV alemão e nacional de 1999 a 2001, o Golf Variant recebe o 2.nada á gasolina e o Passat e Passat Variant recebem o 1.9 TDi. e o Furgão Caddy que ainda era baseado na plataforma do Golf de primeira geração pedia aposentadoria.
O Caddy era versão Furgão do Golf de primeira geração
 
 Em outubro de 1995 na linha 1996 chegava o nosso conhecido Polo Classic que mantinha as dimensões do modelo nacional, mas nos motores estava a diferença e vinha com três opções de motores começava pelo EA 111 1.4 o seu diâmetro é de 76.5mm e o curso é de 75.6mm o que totalizavam 1390cm3, a sua taxa de compressão é de 10,2:1 e a injeção eletrônica é multiponto é o mesmo da nossa atual Kombi que está se aposentando agora e com isso gera 11.8KGFMa2800RPM e 60CVa4700RPM, o EA 111 1.6 que já citamos no Golf e o EA 111 1.6 SR também já citado e o Furgão Caddy chegava ao mercado com os mesmos motores era a nossa Van? é ela mesma e os motores eram os mesmos já citados no Polo Classic.
O Conhecido Polo Classic com motor 1.4 de 60CV e os 1.6 já citados no Golf e mais tarde chegavam o 1.9 á diesel já citados no Golf.
A Caddy agora era derivada do Polo e o motores eram os mesmo do Polo Classic é a nossa Van? ela mesma.

Na mesma época o Polo Hacht recebia o mesmo 1.4 já citado no Polo Classic que substituía o 1.3, o 1.6 era mantido e estreava o EA 111 1.416V o diâmetro x curso era o mesmo do 1.4 só com cabeçote de 4 válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas no cabeçote e com isso gerava 13KGFMa4400RPM e 100CVa6000RPM,o Golf recebia o 1.4  já citado no Polo Classic, o 1.6 também já citado no Polo que substituía o EA 827 1.6(aqui conhecido como AP 1600) na configuração de 75CV e o GTi ganhava a opção do VR6 de 2.9 litros que já citamos no Corrado que vinha com o Syncro a reboque(tração integral) e o cupê Corrado dava o seu adeus e o 1.9 á diesel recebia a injeção common-rail e com isso passava gerar 12.6KGFMa2000RPM e 64CVa4200RPM, o Vento recebia o 1.4 á gasolina e o 1.9 á diesel já citado, a Golf Variant também ganhava o motor 1.4, o 1.6 de 100CV e o 1.9 SDI e os Passat e Passat Variant não mudavam  o Polo Hacht ganhava o 1.9 á diesel herdado do Golf e o EA 111 1.nada o seu diâmetro é de 67.1mm e o curso é de 70.6mm o que totalizavam 999cm3, a sua taxa de compressão era de 10,7:1 e com isso gerava 8.8KGFMa3000RPM e 50CVa5400RPM e aliás esse mesmo motor equipou o nosso Gol na época(e está no modelo até hoje)  e o Cabriolet ganhava o 1.9 TDi que já citamos no Hacht. Em outubro de 1996 na linha 1997 o Polo Classic recebe o 1.9 SDI já citado no Hacht, Golf, Golf Cabriolet,Golf Variant,Vento,Passat e Passat Variant recebem o 1.9 TDI que ganhava o intercooler e passava a gerar 23.9KGFMa1900RPM e 110CVa4800RPM, em maio de 1997 o Passat passa a compartilhar a base com o A4 e aí ele se despede dessa plataforma, em outubro de 1997 na linha 1998 o Polo Classic ganhava o 1.9 TDI do Golf só que na versão anterior e na mesma época chegava a Polo Variant que tinha as mesmas dimensões do Polo Classic e os motores eram os EA 111 1.4 e 1.6 e na mesma época o Golf passava a plataforma PQ34 que havia feito sua estreia no Audi A3 e com isso essa base só ficava na família Polo e estreava o Lupo que media 3.52metros de comprimento,1.64metros de largura,1.46metros de altura e 2.32metros de entre - eixos e duas opções de motor a primeira era o EA 111 1.nada de 8 válvulas já citado no Polo e o 1.416V que já citamos no Polo mas que foi "estrangulado" para gerar 12.8KGFMa3800RPM e 75CVa5000RPM e o 1.7 á diesel SDi o seu diâmetro era de 79.5mm e o curso era de 86.4mm o que totalizavam 1716cm3, a sua taxa de compressão é de 19,5:1 e com isso gerava 11.7KGFMa2200RPM e 60CVa4200RPM e na mesma época a Golf Variant ganhava o 1.6 SR de 100CV já citado no Golf Hacht.
A Polo Variant chegava ao mercado e os mesmos motores do Polo Classic.

O pequeno Lupo chegava ao mercado com motor 1.nada já citado no Polo , 1.416V de 75CV e o 1.7 á diesel , mais tarde chegava o 1.416V já citado no Polo, além do 1.4 de 8 válvulas,o 1.4 TDI com 75CV,o 1.416V de injeção direta com 105CV.
Em maio de 1998 chegava o Golf  Cabriolet de quarta geração que na verdade era o Cabriolet de terceira geração com  a dianteira  do modelo de quarta geração era uma gambiarra da Volkswagen alemã e mantinha os mesmos motores da antiga geração os 1.8 e 2.nada á gasolina,além dos 1.9 Turbo Diesel TDi.
A dianteira da IV geração com o resto da III geração o Golf Cabrio seguia sua carreira com os mesmos motores da geração anterior.
Em outubro de 1998 na linha 1999 a Golf Variant passava a IV geração do Golf, assim como Vento que dava lugar ao Bora que seria o sedã do Golf de IV geração, no Polo Classic nada mudava e na Variant ela ganhava o 1.6 SR já citado no Golf e o Lupo também não muda, Em maio de 1999 o Polo Hacht ganha uma reforma na grade dianteira, faróis e lanternas e junto com elas algumas mudanças era a linha 2000, o Polo Classic dava adeus na Europa, os motores 1.nada de 8 válvulas,1.4 de 8 válvulas, 1.416V com duas configurações de potência eram mantidos e estreava o esportivo GTi com motor EA 111 1.616V dotado de duplo comando de válvulas no cabeçote aliás sempre acionado por correia dentada os motores nesse artigo e com isso gerava 15.5KGFMa3000RPM e 125CVa5600RPM e nos motores á diesel o 1.9 á diesel e o 1.9 SDI eram mantidos e o 1.4TDI fazia sua estreia o seu diâmetro era de 79.5mm e o curso era de 95.5mm o que totalizavam 1422cm3, com turbo, intercoler e injeção common- rail passava a gerar 19.9KGFMa2200RPM e 75CVa4400RPM.
O Polo ganhava uma reforma de estilo e os motores eram o 1.nada, 1.4 , 1.416V em duas configurações de potência já citados e o 1.9 á diesel e o 1.4 Turbo Diesel já citado no Lupo.

O hacht de quatro portas e o mesmo motor do modelo duas portas.

O esportivo GTi com motor 1.616V de 125CV.
Em outubro de 1999 na linha 2000 o Lupo ganhava o 1.416V de 100CV e nos motores á diesel ele ganhava duas opções, a primeira era o 1.2 TDi com três cilindros e 6 válvulas, turbo e intercooler com bloco e cabeçote de alumínio, o seu diâmetro era de 76.5mm e o curso era de 86.4mm o que totalizavam 1192cm3, a sua taxa de compressão era de 19,5:1 e com isso gerava 14.3KGFMa1800RPM e 61CVa4000RPM e o 1.4 TDi que já citamos no Polo e a Polo Variant ganhava a opção do 1.416V com 75CV.
O Lupo 3L com motor 1.2 Turbo Diesel de três cilindros e 61CV.
Em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda na linha Polo e Lupo  e o furgão Caddy e o adeus da perua Polo Variant, em outubro de 2001 na linha 2002 o Polo passava a plataforma PQ 24 e com isso só Lupo e Caddy ficavam na antiga plataforma e com isso ele ganhava o EA 111 1.4 de 8 válvulas já citado no Polo e em outubro de 2002 na linha 2003 chegava o Lupo GTi o motor é o EA 111 1.616V é o mesmo do Polo GTi chegou a ser cogitado para um hipotético Fox GTi nacional, mas não foi para frente.
O Lupo GTi chegava ao mercado e o motor era o 1.616V do Polo GTi deveria ser um foguetinho....
Em outubro de 2003 na linha 2004 o Caddy passava a plataforma PQ35 do Golf V e com isso só o Lupo era o representante da antiga plataforma e ele ganhava injeção direta no motor EA 111 1.416V que aliás a Volkswagen chamava de FSi e com isso a taxa de compressão passava a 11,5:1 e com isso gerava 13.2KGFMa4500RPM e 105CVa6200RPM, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda e em maio de 2005 ele é substituído pelo Fox e com isso o adeus dessa plataforma na Alemanha.
   Na espanhola Seat que pertencia a Volkswagen desde 1986 chegava ao mercado o primeiro produtos com plataforma Volkswagen era o sedã Toledo que aliás ficava uma posição acima do Malága, o Toledo media 4.32metros de comprimento,1.66metros de largura,1.42metros de altura e 2.47metros de entre - eixos, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e três opções de motores todos da família EA 827 (aqui conhecidos como AP) começava com o 1.6( o nosso AP 1600) com injeção monoponto gerava 12.6KGFMa2750RPM e 71CVa5200RPM, o 1.8(o nosso AP 1800) com injeção monoponto que gerava 14.3KGFMa3000RPM e 88CVa5250RPM, o 2.nada que já citamos no Passat e a versão esportiva GTi 16V com motor 1.816V e esses últimos com injeção multiponto e com isso gerava 16.3KGFMa4500RPM e 125CVa6250RPM aliás esse último motor é um AP 1800 com cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote e nos diesel o 1.9 á diesel e o 1.9 Turbo Diesel também já citados no Golf.
O sedã Toledo chegava ao mercado com motor 1.6 de 71CV, 1.8 de 88CV, 2. nada já citado no Passat e o 1.816V do GTi com 125CV e os 1.9 á diesel e Turbo já citados no Golf.
Em outubro de 1992 na linha 1993 nada mudava já o Ibiza mostrava que estava velho sendo feito na mesma plataforma do Ritmo, assim com o Málaga que era uma versão sedã, nos motores eram o 0.9 de 5.7KGFMa3000RPM e 44CVa4800RPM da Fiat,o 1.2 de origem Seat e projetado pela Porsche que gerava 9.7KGFMa4000RPM e 72CVa6000RPM, o 1.5 de injeção monoponto que gerava 12.2KGFMa4600RPM e 90CVa5600RPM e por último o 1.7 de 14KGFMa3800RPM e 90CVa5800RPM e á diesel o Fiat 1.7 á diesel de 10KGFMa2300RPM e 55CVa4300RPM, já o Málaga vinha com os 1.2 e 1.5 e o 1.7 á diesel.
O Ibiza de segunda geração com motores 0.9 de 45CV, 1.2 de 70CV, 1.5 de 90CV, 1.7 de 98CV e o 1.7 á diesel de 55CV.
O sedã Málaga com os motores 1.2 e 1.5 e 1.7 á diesel já citados no Ibiza.
Em outubro de 1993 na linha 1994 chegava a segunda geração do Ibiza agora sobre a plataforma da Volkswagen, ele media 3.81metros de comprimento, 1.64metros de largura,1.42metros de altura e 2.44metros de entre - eixos,  o câmbio sempre era manual de cinco marchas e a oferta de motores começava com o 1.3 que já citamos no Golf, o 1.6 também já citado no Golf, o 1.8 também já citado todos da família EA 827(conhecidos no Brasil como AP) e por último o EA 113 2.nada estreava que é nada mais nada menos que um AP 2000 que já citamos aqui nesse artigo que é exclusivo do GTi e o 1.9 á diesel já citado nesse artigo.
 

O Ibiza chegava ao mercado com os mesmos motores 1.3,1.6 e 1.8 já citados no artigo e o 2.nada também e o 1.9 á diesel, mais tarde chegavam os 1.4,1.6,1.816V, 2.nada 16V e 1.nada e nos diesel o 1.9 Turbo Diesel, 1.9 SDI e 1.9 TDI.
Aqui a nossa conhecida versão de quatro portas do Ibiza.
       O Ibiza GTi com motor 1.816V já citado no Golf, mais tarde ganhava o 2.nada 16V.
 
Em outubro de 1994 na linha 1995 estreava duas novidades era o 1.4 da família EA 827 já citado no Golf que substiuia o 1.3,o GTi ganhava a opção do 1.816V da família EA 827 presente no Golf de segunda geração e o 1.9 á diesel já citado nesse artigo, chegava o Córdoba com carroceria sedã de quatro portas e o coupé de duas portas e os mesmos motores do Ibiza com direito a opção de versão GTi com motor 1.816V e o exclusivo 2.nada de 8 válvulas e os 1.9 á diesel e turbo já citados no Ibiza.
O Córdoba chegava ao mercado com os mesmos motores já citados no Ibiza.

Até que o Córdoba Coupé até que é um cupê elegante.
E o Toledo ganhava nova grade dianteira e a potência dos motores era alinhada com os irmãos e trocada o 1.816V pelo 2.nada 16V da família EA 113 que nada passava de um AP 2000 com cabeçote de 4 válvulas por cilindro e fluxo cruzado é o mesmo do nosso Gol GTi da época.
Nova grade dianteira e faróis e junto com elas os motores 1.6, 1.8 e 2.nada 16V já citados, mais tarde chegavam os novos 1.6, 2.nada e 1.9 TDI.
Na mesma época Córdoba e Ibiza ganhavam câmbio automático de 4 marchas nos motor 1.8.
 Em outubro de 1995 na linha 1996 o Ibiza ganhava o 1.9 TDI na sua versão de 90CV,  o Córdoba não tinha alterações e o Toledo recebia o 1.9 SDI e TDI, Em outubro de 1996 na linha 1997 o Ibiza e Córdoba ganhavam os motores EA 111 1.4 e EA 111 1.6 SR e o 1.9 TDI de 90CV  e o Toledo 1.9 TDI de 110CV . Em outubro de 1997 na linha 1998 chegava o Arosa que era versão Seat do Lupo e com duas opções de motores os EA 111 1.nada e 1.4 que já citamos no Polo.
O Arosa chegava ao mercado com os motores 1.nada e 1.4 e o 1.7 SDI.

e estreava a Córdoba Vario que era a versão perua com os mesmos motores do sedã com exceção do 2.nada.
A Perua Vario chegava ao mercado com os mesmo motores do Ibiza com exceção os 2.nada e 1.816V.
O Ibiza  GTi ganhava o motor 2.nada 16V já citados no Golf GTi de terceira geração e o sobrenome Cupra e o Toledo passava a plataforma PQ 34 e Ibiza e Córdoba ganhavam o 1.9 TDI de 110CV e o Arosa ganhava o 1.7 SDI já citado no Lupo, em maio de 1999  Ibiza, Córdoba e Córdoba Vario ganhavam novos faróis, grade dianteira e lanternas e nos motores ele começava com os EA 111 1.4 e 1.6, EA 111 1.6 SR e para o esportivo Cupra o motor EA 113 1.820V Turbo que na verdade é um AP com cabeçote de fluxo cruzado, cinco válvulas por cilindros(três de admissão e duas de escape), turbo e intercooler e com isso gerava 21.4KGFMa1800RPM e 156CVa5800RPM e Córdoba Sedan e Vario tem os mesmos motores do Ibiza com exceção do 1.8 Turbo e o Córdoba Coupé tem o mesmo motor 1.820V Turbo do Ibiza.
O Ibiza chegava ao mercado renovado com motores 1.4 e 1.6 já citados.

O Córdoba também é renovado e os mesmos motores do Ibiza.

O Córdoba coupé e com opção de versão Cupra e mais abaixo falo sobre o motor....

O Esportivo Cupra com motor 1.820V Turbo de 156CV.

O Ibiza de carroceria de quatro portas.
 
                                           A perua Vario com os mesmo motores 1.4 e 1.6 do Ibiza.
Em outubro de 1999 na linha 2000 é vez do Arosa ganhar nova grade dianteira e junto com ela opção do motor 1.416V á gasolina e o 1.4 TDI já citados no Lupo.
Nova grade dianteira e faróis na linha 2000 do Arosa, além do 1.nada e 1.4 e mantém os 1.7 SDI e 1.4 TDI.
Em outubro de 2000 na linha 2001  o 1.416V que já citamos no Lupo e Polo, em outubro de 2001 na linha 2002 o Arosa dá o seu adeus e o Ibiza ganhava a versão Cupra R com o motor 1.820V Turbo que gerava nessa versão gerava 24KGFMa1900RPM e 180CVa5500RPM é o mesmo que equipou o Golf GTi nacional até 2009 e o Audi A3 nacional até 2006.
O Ibiza Cupra R chegava ao mercado e o motor era o 1.8 20 válvulas Turbo de 180CV era o presente de despedida dessa geração do Ibiza.
Em outubro de 2002 na linha 2003 Ibiza e Córdoba passavam a plataforma PQ 24.
     Em outubro de 1984 na linha 1985 chegava na África do Sul a segunda geração do Golf e convivendo com a primeira, ele tinha as mesmas medidas do modelo europeu e nos motores a oferta começa com o EA 827 1.3 de 10.2KGFMa3500RPM e 60CVa6000RPM, o 1.6 de 12.7KGFMa2500RPM e 75CVa5500RPM, o 1.8 de 14KGFMa3000RPM e 90CVa5500RPM e o 1.8 com injeção mecânica e comando de válvulas mais bravo exclusivo do GTi que gerava 15.5KGFMa3100RPM e 112CVa5500RPM e o 1.6 á diesel(o mesmo da nossa Kombi á diesel) com 10.6KGFMa2000RPM e 54CVa4800RPM.
O Golf de segunda geração é lançado no mercado sul- africano com motores 1.3 de 60CV, 1.6 de 75CV, 1.8 de 90CV e o 1.8 de injeção mecânica com 112CV, mais tarde chegava o 1.816V de 129CV e sempre o 1.6 á diesel de 50CV.
Em março de 1985 o Jetta chegava ao mercado sul- africano com os mesmos motores do Golf sul-africano com exceção do 1.8 de injeção mecânica.
O Jetta de segunda geração chega ao mercado com motores 1.3,1.6 já citados no Golf, mais tarde chegava o 1.816V de 129CV.
Em outubro de 1985 na linha 1986 nada muda nos modelos, em outubro de 1986 na linha 1987 nada muda, em outubro de 1987 na linha 1988 tanto o Golf GTi como o  Jetta estreava a versão GTi ganhava o motor 1.816V de 17.1KGFMa4800RPM e 129CVa5800RPM. Em outubro de 1987 na linha 1988 nada muda, em outubro de 1989 na linha 1990 nada muda, em outubro de 1990 na linha 1991 chegava o 1.6 á diesel de 11.2KGFMa2400RPM e 60CVa4800RPM no Golf, em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda, Em outubro de 1992 na linha 1993 nada muda e em outubro de 1993 na linha 1994 o Golf e o Jetta chegavam a terceira geração, o design é o mesmo dos modelos europeu e nos motores a oferta começa pelo EA 827 1.4 que gerava 10.6KGFMa3500RPM e 60CVa5500RPM, o EA 111 1.6 que gerava 13KGFMa2400RPM e 75CVa5000RPM, o EA 827 1.8 de injeção monoponto que gerava 14.8KGFMa3000RPM e 90CVa5500RPM e para o GTi tinha duas opções de motores o EA 113 2.nada com cabeçote de 8 válvulas que gerava 16.9KGFMa3200RPM e 115CVa5400RPM e a versão com cabeçote de 16 válvulas que gerava 18.3KGFMa4800RPM e 150CVa6000RPM e nos motores á diesel estreava o motor 1.9 á diesel de 14.3KGFMa2200RPM e 75CVa4200RPM e a 1.9 Turbo Diesel com 15.3KGFMa2200RPM e 75CVa4200RPM e o Jetta muda também.
O Golf de terceira geração chega ao mercado e os motores eram 1.4 de 60CV, 1.6 de 75CV, 1.8 de 90CV, 2.nada de 115CV e 2.nada 16V de 150CV ambos exclusivo do GTi e mais tarde chegava o 1.6 de 100CV e os 1.9 á diesel e turbo com 75CV e mais tarde o 1.9 TDI de 90CV e o 1.6 de 100CV.

O Jetta tem os mesmos motores do Golf.
Em outubro de 1994 na linha 1995 nada muda, em outubro de 1995 na linha 1996 chegava o 1.9 TDI de 20.6KGFMa2000RPM e 90CVa4000RPM, em outubro de 1997 na linha 1998 ele ganhava o EA 111 1.6 SR de 14.8KGFMa3800RPM e 100CVa5800RPM que entrava no lugar do 1.8 e na mesma época chegavam os Polo Playa e Polo Classic, aliás o Polo Playa era um Seat Ibiza com logo diferentes, nos motores estreava o EA 111 1.4 de 11.8KGFMa2800RPM e 60CVa4700RPM e o EA 111 1.6 SR já citado no Golf.
O Polo Playa chegava ao mercado com motor 1.4 de 60CV e 1.6 já citado no Golf.
 
 Em outubro de 1998 na linha 1999 o Golf sul-africano passava a plataforma PQ 34, assim com o Jetta. na família Polo nada muda, em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001, em outubro de 2002 na linha 2003 eles davam lugar ao novo Polo baseado na PQ 24.
Na China depois que o governo abriu o mercado ao capital estrangeiro  em 1978 , a Volkswagen lançou dois modelos que ficariam em linha naquele mercado, o Santana e o Jetta II e no caso ele foi lançado em outubro de 1991  na linha 1982 e os motores eram os EA 827 1.6 de 12.7KGFMa2500RPM e 75CVa5500RPM e o 1.8 de 14KGFMa3000RPM e 90CVa5500RPM.
O Jetta chegava ao mercado chinês com motor 1.6 de 75CV e o 1.8 de 90CV.
Em outubro de 1992 na linha 1993 nada muda, em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda, em outubro de 1994 na linha 1995 o modelo que era feito em CKD passa a ser feito com as peças locais na China e ele perdia a opção do motor 1.8 só ficava o 1.6 , Em outubro de 1996 na linha 1997 nada muda, em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda e em junho de 1998 ele ganhava uma nova dianteira era mesma do Passat de quarta geração já citado e o motor era o mesmo 1.6 mas agora com injeção monoponto e 13KGFMa3250RPM e 75CVa5500RPM.
O Jetta chinês ganhava a dianteira do Passat e o motor era sempre o 1.6 agora com injeção monoponto e 75CV e mais tarde injeção multiponto e 90CV.
E o modelo seguiu sem alterações até outubro de 2003 na linha 2004 quando o motor 1.6 ganhava injeção eletrônica e passava a gerar(lembrando que o EA 827 é nosso AP) 13.7KGFMa3250RPM e 90CVa5500RPM e seguiu até março de 2010 quando ganhou uma reestilização na dianteira inspirado e o motor sempre é o mesmo EA 827 1.6.
A última reforma com visual inspirado nos Volkswagen atuais e o motor era o mesmo 1.6 que já citamos antes.
E seguiu assim até março de 2012 quando ele foi passou a ser feito na plataforma PQ 25.
No México o Golf de primeira geração era chamado Caribe e havia duas opções de motores ambos EA 827 (aqui conhecido como AP) o primeira era o 1.6 de 12KGFMa2750RPM e 66CVa5000RPM e o segundo era o 1.8 de 14KGFMa3000RPM e 85CVa5500RPM e o sedã Atlantic era versão local da primeira geração do Jetta e as duas opções de motores já citados no Caribe.
O Caribe tinha as opções de motores 1.6 de 66CV e o 1.8 de 85CV.

O sedã Atlantic tinha os mesmos motores do Golf.
Mas em março de 1987 o Golf e Jetta passavam a ser feito no México, aliás no México o sedã passava a se chamar Fox, o Golf herdava o nome original e nos EUA e o nome passou ser Golf nos EUA, no mercado Mexicano ele vinha com duas opções de motores ambos EA 827 1.8 o primeiro com carburador de corpo simples e com isso gerava 13KGFMa3300RPM e 75CVa5500RPM e a segunda é o 1.8 de 14KGFMa3000RPM e 85CVa5500RPM e nos EUA o 1.8 tinha injeção eletrônica e com isso gerava 14.5KGFMa3000RPM e 90CVa5500RPM mas em julho de 1988 á fabrica no norte - americana foi fechada e eles passavam a vir do México e chegou até ganha a opção de cupê de duas portas para o Jetta no mercado americano.
O Golf chegava ao mercado mexicano e americano e os motores eram o 1.8 de 72CV e 85CV para o mercado mexicano, no americano era o 1.8 de injeção monoponto e 90CV e mais tarde o 2.nada 16V de 134CV para o mercado americano.
O sedã feito para o mercado americano e o mexicano e os motores do Golf.
Em outubro de 1987 na linha 1988 nada muda e o modelo mexicano passava a ser feito nos EUA. Em outubro de 1988 na linha 1989 nada muda, em outubro de 1989 na linha 1990 nada muda, em outubro de 1990 na linha 1991 os modelos GTi vendido no mercado americano tinha o mesmo motor 1.8 da demais versões trocava pelo EA 827 2.nada 16V que gerava 18.3KGFMa4400RPM e 134CVa6000RPM e em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda, em outubro de 1992 na linha 1993 o Golf MK3 passava a ser feito no Brasil assim como o Vento que lá era chamado de Jetta inclusive no mercado mexicano e os motores na América do norte eram os EA 827 1.8 de injeção monoponto com 14KGFMa3000RPM e 90CVa5500RPM e o EA 113 2.nada com injeção multiponto com 16.9KGFMa2400RPM e 115CVa5400RPM e para o GTi vendido no mercado americano além o 2.nada de 8 válvulas tinha a versão com cabeçote de 16 válvulas que produzia 18KGFMa4500RPM e 150CVa6000RPM e para o Jetta só havia o 2.nada.
A Terceira geração do Golf vendido na América do norte era feito no México com motores 1.8 de 90CV, 2.nada de 116CV e o 2.nada 16V de 150CV e da Alemanha vinha o VR6 de 2.8 litros e 174CV.
Já o Jetta só vinha com o 2.nada já citado no Golf.
Em outubro de 1994 na linha 1995 nada muda, em outubro de 1995 na linha 1996 chegava o VR6 com motor VR6 de 2.8 litros, em outubro de 1996 na linha 1997 nada mudava, em outubro de 1998 na linha 1999 o Golf passava vir da Alemanha para o mercado americano e mexicano e o Jetta continuava, em outubro de 1999 na linha 2000 o Jetta passava a plataforma PQ 34 do Golf(chamado de Bora no Brasil) e em junho de 2000 o Golf passava a vir do Brasil(plataforma PQ 34).
Nos anos 1990 o Governo Collor abre as importações (fechado de 1976 a 1990) e lógico a Autolatina não queria perder o filão, fora que o Fiat Tipo importado da Itália já arregaçava as mangas e a aí a Volkswagen optou por trazer do México  em Março de 1994 a  terceira geração do Golf em única opção de carroceria: Hacht de duas portas, única opção de acabamento: GTi, única opção de câmbio: manual de cinco marchas e única opção de motor o EA 113 2.nada que é na verdade um "AP 2000 com cabeçote de fluxo cruzado e bloco alto " ou seja era a estreia do AP com cabeçote de fluxo cruzado e com isso gerava 16.8KGFMa3200RPM e 115CVa5400RPM, a sua suspensão seguia o mesmo esquema  da Europa, assim como freios e dimensões.
                        O Golf GTI chegava ao mercado e o motor era o 2.nada de 115CV.
Em abril de 1994 ele foi testado 0a100KM/H em 11segundos, velocidade máxima de 185KM/H e o seu consumo urbano foi de 10.4KM/L e o rodoviário foi de 14.6KM/L vazio e 15.7KM/L carregado, até que foi econômico.... Em outubro de 1994 é anunciado o fim da Autolatina com o Pointer que era baseado no Escort recém - lançado e com isso ele estava cotado para dar adeus até o final do acordo e aí a Volkswagen aproveitou o baixo imposto de importação e trouxe as versões GL e GLX com carroceria de quatro portas do Golf, importado do México e lógico o GLX vinha com o mesmo motor do GTi e a GL vinha com o AP 1800 de injeção monoponto que gerava 14.9KGFMa2500RPM e 90CVa5500RPM ou seja era uma opção mais barata do Golf.
O Golf ganha a opção de carroceria de quatro portas e essa tinha duas opções de motor a 2.nada do GTI e a 1.8 de 90CV.
Em março de 1995 a Volkswagen trazia da Alemanha a quarta geração do Passat(na verdade uma reforma sobre a terceira) a segunda era conhecida aqui como Santana e a primeira o modelo bem conhecido dos brasileiros e ele chegava nas duas opções de carroceria: sedã de quatro portas e a perua de quatro portas(Variant),  duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 4 marchas e duas opções de motor a primeira era o 2.nada já citado no Golf só que no Passat era bloco alto e cabeçote de fluxo convencional  e a segunda era o VR6 de 2.8 litros que gerava 23.2KGFMa4200RPM e 174CVa6000RPM.
O Passat chegava ao mercado com duas opções de motores: 2.nada já citado no Golf GTI e VR6 de 2.8 litros com 174CV.

A Variant vinha com os mesmos motores.
Em maio de 1995 o sedã era testado na pista foi de 0a100KM/H em 14.5segundos, chegou a 180KM/H e o seu consumo urbano foi de 10.2KM/L e o rodoviário foi de 12.9KM/L vazio e 12.3KM/L carregado, andou mal e foi mais econômico na cidade , ou seja o motor 2.nada sentiu o peso. Em julho de 1995 é vez do Golf GL 1.8 ser testado, na pista foi de 0a100KM/H em 14.3segundos,chegou a 168KM/H e o seu consumo urbano foi de 11.3KM/L e o rodoviário foi de 14.3KM/L e o carregado foi de 13.5KM/L, e lembrando que nessa época o dólar era barato o famoso "populismo cambial" e o imposto de importação voltava a 70% em fevereiro, em outubro de 1995 na linha 1996 nada mudava em Golf, Passat e Passat Variant. Em outubro de 1996 na linha 1997 chegava três novidades para o Golf, a primeira a opção de câmbio automático para o GLX, a segunda era os importados a Alemanha o Cabrio que era equipado com o 2.nada e o VR6 com mesmo motor VR6 de 2.8 litros do Passat só em carroceria mais leve e Passat e Passat Variant nada mudam.
O Cabriolet chegava ao mercado com mesmo motor 2.nada do GTI

O VR6 chegava ao mercado é o mesmo motor do Passat VR6.
Em julho de 1997 o GLX 2.nada automático era testado:0a100KM/H em 13.5segundos,chegou a 183KM/H e o seu consumo urbano foi de 11.5KM/L na cidade e o consumo rodoviário vazio foi de 12.1KM/L e o rodoviário foi de 11.5KM/L carregado, em outubro de 1997 na linha 1998 nada mudava nos modelos, em julho de 1998 Passat e Passat Variant chegavam em nova geração importada da Alemanha com nova plataforma e em outubro de 1998 na linha 1999 é vez do Golf entrar na plataforma PQ 34 e aí essa plataforma continuava no Polo Classic.
Na Argentina uma situação curiosa, até 2000 sua história era igual a brasileira, com exceção do motor 1.9 SDi de 13KGFMa2000RPM e 75CVa4800RPM e nome Caddy para o Van na Argentina  assim com o Inca e o futuro Cordoba, mas em outubro de 2000 na .linha 2001 ele receba a opção do motor AP 2000 que lá gerava 16.8KGFMa3000RPM e 110CVa5500RPM e em outubro de 2002 na linha 2003 os modelos Seat deixam de ser produzidos, em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda e em outubro de 2004 na linha 2005 eles são reestlizados ganhando nova grade dianteira, faróis e lanternas e sempre mantendo os mesmos motores e ele era exportado com o nome Derby para o México .
O Polo Classic era reforma na Argentina por lá além do 1.8 de 99CV, havia o 2.nada de 110CV e o 1.9 SDI de 75CV.

O Furgão Caddy também era reformado e os motores eram o 1.6 de 90CV e o 1.9 SDI já citado no sedã.
Em outubro de 2005 na linha 2006 nada mudava e seguiu assim até outubro de 2008 quando eles deram adeus, o Caddy não teve substitutos e o Polo Classic foi substituído pelo Voyage.(ironia do destino) ele teve que substituir o Gacel que era o Voyage feito no mercado local.
Em março de 1995 a Volkswagen trouxe a Seat para o Brasil e com dois modelos: o Hachtback Ibiza e o sedã Córdoba e eles vinham em única opção de câmbio: manual de cinco marchas e única opção de motor o mesmo AP 1800 de injeção monoponto já citado no Golf ou EA 827 se preferir.
O Ibiza chegava ao mercado brasileiro e o mesmo motor 1.8 do Golf.

O Córdoba também chegava ao mercado e o mesmo motor do Golf 1.8.
Em junho de 1995 ele é testado junto com o Golf 1.8  ele foi de 0a100KM/H em 14.1segundos, chegou a 174KM/H e o seu consumo urbano foi de 10KM/L e o rodoviário foi de 12.8KM/L carregado e 13.3KM/L vazio. Em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda, em outubro de 1996 na linha 1997 nada muda, em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda , em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda e em outubro de 1999 na linha 2000 eles ganhavam nova grade dianteira, faróis e lanternas e chega a perua Vario, o câmbio sempre era manual de cinco marchas e o motor AP 1800 era substituído pelo EA 111 1.6 SR que gerava 14.8KGFMa3800RPM e 101CVa5800RPM.
O Ibiza ganhava nova grade dianteira e novas lanternas e o motor agora era o 1.6 de 101CV e mais tarde o 1.nada 16V de 69CV.

O Córdoba também passava por alterações visuais e também agora era 1.6.

A perua Vario também chegava ao mercado.
Em outubro de 2000 na linha 2001 o Córdoba passava a vir da Argentina, a Vario não mudava e o Ibiza além de motor 1.6, ganhava a opção do EA 111 1.nada 16V com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro era de 67.1 x 70.6mm o que totalizavam 999cm3,a sua taxa de compressão era de 10,8:1 e com isso gerava 9.4KGFMa4500RPM e 69CVa5750RPM. Em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda e em outubro de 2002 tanto a Vario e o Ibiza deixam de ser importado, afinal na mesma época o Ibiza ganhava nova geração na Europa e a Vario dava adeus.
 
A Volkswagen já fez plataformas comuns no passado como a atual MQB, essa plataforma A foi o cavalo de batalha da Volkswagen alemã, agora ela aposta as fichas na MQB e de fato o Polo Classic não deu certo, mas o Golf MKIII teve relativo sucesso. essa plataforma não deu certo no Brasil. mas acabou dando certo na Alemanha , México e Argentina e como curiosidade nenhum modelo com essa plataforma foi feito no Brasil já que o Polo Classic é Argentino. 
 
 
 
 
 
 

 

 

 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
 


 

 
 

 
 
 
 


 

 
 

 

 
 

 


 

 

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