Plataforma B da Ford: o Fiesta nacional e seus herdeiros.

O FIESTA NACIONAL DEIXOU O SEUS HERDEIROS NO BRASIL E NO EXTERIOR.
Com o projeto do Gol de segunda geração o "Bolinha" a Ford esperava receber o seu equivalente, mas a VW não deixou e a Ford vinha só com o Escort Hobby que vinha com o veterano motor CHT 1.nada ou AE 1000 de 50CV e a Pampa ainda tinha a plataforma herdada do Corcel e como herdança da Autolatina e o motor AP 1800 de 95CV.
                                O Veterano Escort MKIV com o motor 1.nada de 50CV.
A Pampa já pedia aposentadoria com o motor 1.8 de 95CV.

Mas o fim da Autolatina a Ford importou o Fiesta e em abril de 1996 ele passou a ser feito no Brasil ou seja era a primeira vez que a Ford entrava nos compactos no Brasil, ele media 3.83metros de comprimento, 1.63metros de largura, 1.39metros de altura e 2.45metros de entre - eixos, ele só tinha uma opção de câmbio: manual de cinco marchas, única versão de acabamento:CLX e duas de carroceria: duas e quatro portas e duas opções de motor: a primeira era o Kent/Valência rebatizado de Endura-E 1.3 que vinha em CKD da espanha com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e corrente metálica e injeção multiponto , o seu diâmetro é de 74mm e o curso  é de 75.5mm o que totalizavam 1299cm3, a sua taxa de compressão é de 8,8:1 e a injeção eletrônica multiponto e com isso gera 10.2KGFMa2500RPM e 58CVa5000RPM e a segunda opção é o Zetec Sigma 1.416V totalmente importado da Espanha e vinha com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada,o seu diâmetro é de 75.9mm e o curso é de 76.5mm o que totalizavam 1388cm3, a sua taxa de compressão é de 10,3:1 e injeção multiponto e com isso gerava 12.5KGFMa4500RPM e 89CVa5600RPM ou seja o contraste era violento como foi 23 anos atrás no Maverick na versão básica o motor mais antigo da produção nacional e a topo de linha o mais moderno e lembrando que o Endura é mais antigo ainda que o própria Renault Sierra/CHT usados em vários Ford e VW nacionais. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira era Independente tipo McPherson e na traseira era semi - independente com eixo de torção e os freios eram discos ventilados na dianteira e tambores na traseira.
O Fiesta nacional chegava ao mercado com motores 1.3 de 58CV e 1.416V de 89CV mais tarde chegava o 1.nada de 52CV e mais tarde o 1.nada vai a 53CV e o 1.3 vai a 60CV.
Em junho de 1996 a versão CLX 1.416V era testada, na pista foi de 0a100KM/H em 12.8segundos, chegou a 173KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.2KM/L e o rodoviário foi de 12.7KM/L, em junho chegava a versão "Básica" que vinha com o motor Kent/Valencia rebatizado de Endura-E 1.nada, o seu diâmetro é de 68.6mm e o curso é de 67.4mm o que totalizavam 999cm3, a sua taxa de compressão é de 9,2:1 e com isso gerava 7.9KGFMa4000RPM e 52CVa5000RPM e de mesma concepção do 1.3 e em julho era vez do 1.nada na pista foi de 0a100KM/H em 19.3segundos, chegou a 141KM/H e o seu consumo urbano foi de 12.2KM/L e o rodoviário de 15.7KM/L,  no mesmo mês o CLX 1.416V enfrentava o Palio 1.5 na pista foi de 0a100KM/H em 12.8segundos contra 14.7segundos do Palio, chegou a 173KM/H contra 160KM/H do Palio e o seu consumo urbano foi de 8.9KM/L contra 8.8KM/L do Palio e o rodoviário foi de 12.7KM/L do Fiesta contra 12.6KM/L do Palio basicamente empataram no consumo. Em agosto de 1996 era vez do Fiesta CLX 1.6 ser testado, na pista foi de 0a100KM/H em 17.4segundos, chegou a 148KM/H e o seu consumo urbano foi de 11.5KM/L e o rodoviário foi de 15.1KM/L carregado e 14.6KM/L vazio. qualidades? bom acabamento e bom acerto de chassi(até hoje presente no Ka atual) defeitos? motor endura que gosta de retifica e é uma bomba para consertar o 1.416V que não aceita que retifica e aí são R$7.200 pelo motor parcial então já era esse sim é o legítimo "descartável" custava ter adotado o velho Renault Sierra/CHT com injeção multiponto no Fiesta nacional? mais um erro estratégico da Ford brasileira. Em outubro de 1996 na linha 1997 nada muda e em março de 1997 chegava o Ka ele mantinha as mesmas medidas do Fiesta com exceção da largura que era de 1.64metros e do comprimento era de 3.62metros, os motores eram os mesmos 1.nada e 1.3 do Fiesta só que agora gerava 53CV no 1.nada e 60CV no 1.3, a suspensão e freios eram os mesmo do Fiesta e as versões de acabamento eram "Básica" e CLX e sempre na carroceria de duas portas.
O Ka chegava nos motores 1.nada e 1.3 já citados no Fiesta e mais tarde ganhava um novo 1.nada que já citaremos a seguir.
Em março de 1997 a versão CLX 1.3 era testada, ele foi de 0a100KM/H em 18.6segundos, chegou a 148KM/H e o seu consumo urbano foi de 12.4KM/L e o rodoviário foi de 15.4KM/L vazio e 14.6KM/L carregado e com o ar condicionado ligado ele fez 10.7KM/L na cidade e 13.8KM/L na rodovia vazio e 13.3KM/L carregado e em abril era vez do 1.nada ser testado, na pista foi de 0a100KM/H em 19.8segundos, chegou a 141KM/H e o seu consumo urbano é de 13.3KM/L na cidade e 15.3KM/L na rodovia e carregado fez 15.6KM/L e no Ford Ka só cabe quatro ocupantes. Em agosto de 1997 Ka e Fiesta 1.nada enfrentavam Uno Mille SX, Palio EDX 1.nada, Gol 1000Mi e Corsa Super 1.nada, eles tiveram o pior 0a100KM/H com 20.8segundos no Ka e 21.1segundos no Fiesta, o Palio fez 18.7segundos, o Gol fez 18segundos, o Corsa fez 17.4segundos e o Uno fez 17.2segundos, o Ka chegou a 140KM/H e o Fiesta a 135KM/H, o Gol cravou 147KM/L, o Uno 149KM/H e Palio e Corsa empataram com 150KM/H e o consumo urbano do Ka é de 12.8KM/L e o Fiesta fez 11KM/L, o seja o Ka só perdeu para Corsa com 12.9KM/L e Palio com 13.2KM/L e o Fiesta ficou atrás do Gol com 11.6KM/L e na frente do Uno com 8.5KM/L e o rodoviário vazio foi de 16.8KM/L do Ka e 14.2KM/L do Fiesta, nesse sentido o Ka foi o mais econômico o Gol com 15.5KM/L, o Corsa fez 15.1KM/L, o Palio empatou com o Fiesta e o Uno fez 12.9KM/L e carregado o Ka fez 16.1KM/L e o Fiesta fez 13.4KM/L ficou empatado com o Gol, o Gol ficou logo atrás com 14.7KM/L, o Corsa fez 14.4KM/L o Palio fez 13.6KM/L e o Uno fez 12.7KM/L e no mesmo mês era lançada a Courier que substituiria a Pampa, ela media 4.45metros de comprimento, 1.68metros de largura, 1.47metros de altura e 2.83metros de entre - eixos, a suspensão dianteira era o mesmo do Fiesta e do Ka e a traseira era eixo rígido com feixe de molas e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira e as versões de acabamento eram Básica,CLX e Si e duas opções de motores: o 1.3 Endura-E  e  o 1.416V Zetec para as versões CLX e Si e a capacidade de carga era de 600KG com motor 1.3 e 700KG com o 1.4.
A Courier chegava ao mercado com os mesmos motores 1.3 e 1.416V do Fiesta.
A Courier brasileira e era o furgão cortado o Báu, na pista a versão CLX 1.416V foi de 0a100KM/H em 13.4segundos, chegou a 162KM/H e o seu consumo urbano é de 12.1KM/L e carregado é de 13.2KM/L vazio e 12.5KM/L e com o ar condicionado foi de 11.1KM/L na cidade e 12.2KM/L carregado e 11.6KM/L vazio e já era linha 1998 e no mês seguinte chegava a linha 1998 de Ka e Fiesta e nada de alterações e no mesmo mês de setembro a Courier é colocada contra Fiorino Working 1.5, Saveiro CL 1.6(alugada) e Corsa Pick-up GL 1.6, ela carregada foi de 0a100KM/H em 20.4segundos ficou atrás da Corsa Pick-up com 17.2segundos e da Saveiro com 18segundos e á frente da Fiorino com 23.3segundos e foi a segunda mais veloz com 162KM/H contra 167KM/H da Corsa, a Saveiro cravou 159KM/H e a Fiorino cravou 150KM/H e no consumo médio vazio a Courier fez 12.7KM/L contra 13.2KM/L da Corsa ficou em segundo, a Saveiro fez 11.1KM/L e o Fiorino 10.9KM/L e carregada a situação se reverteu a favor da Courier com 11.7KM/L contra 10.9KM/L da Corsa, 10KM/L da Fiorino e 9.2KM/L da Saveiro. Em outubro de 1998 na linha 1999 o Fiesta perde o motor 1.3 e ganha a versão acabamento Class adicionada ao motor 1.nada, o Ka ganhava as versões Street e Image e mantinha os 1.nada e CLX sendo que os 1.nada,Image e CLX agora tinha para - choques na cor de do veículo e a Courier perdia a CLX só ficava a básica e a Si e os motores eram mantidos em agosto de 1999 chegava o Ka que abandonava os velhos motores Endura-E pelo Zetec Rocam 1.nada com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples  roletado no cabeçote acionado por corrente metálica e oito válvulas, o seu diâmetro é de 68.8mm e o curso é de 67.4mm o que totalizavam 999cm3, a sua taxa de compressão é de 9,8:1 e com isso gerava 8.9KGFMa3250RPM e 65CVa6000RPM e com isso na pista ele foi de 0a100KM/H em 17.2segundos, chegou 151KM/H e o seu consumo urbano foi de 12.5KM/L e o rodoviário foi de 14.7KM/L e com o ar ligado fez 11.2KM/L na cidade e 14.3KM/L carregado e agora as versões de acabamento do Ka eram três: GL, GL Tecno e GL Image e o motor apenas era o 1.nada o 1.3 dava adeus, em setembro é vez do Fiesta e da Courier trocaram grade dianteira , faróis e para - choques e o Fiesta agora vinha nas versões GL, GL Class e GLX e nos motores 1.nada já citado no Ka e estreava o Zetec Rocam 1.6 de mesma concepção do 1.nada, o seu diâmetro é de 82.1mm e o curso é de 75.5mm o que totalizavam 1598cm3, a sua taxa de compressão de 9,5:1 e com isso gerava 14.3KGFMa2250RPM e 95CVa5500RPM e a Courier agora era só com motor 1.6 e em duas versões de acabamento: L e XL.
O Fiesta ganhava novos faróis e grade dianteira e os motores eram o 1.nada de 65CV e o 1.6 de 95CV.


A Courier também ganhava novos faróis e grade dianteira e o motor é o mesmo 1.6 já citado no Fiesta.
Só que as vendas dos três modelos não eram boas, Fiesta e Ka 1.nada encaravam Corsa Wind 1.nada, Gol 1.nada, Palio EDX 1.nada e Uno Mille e Fiesta e Ka agora estavam com novos motores, e com isso o Ka foi o mais rápido com 16.5segundos seguido do Fiesta com 17.6segundos , do Corsa com 18.3segundos, do Palio com 18.8segundos, 19.1segundos do Uno e 24.2segundos do Gol e carregado o Ka fez 20.5segundos, o Fiesta fez 20.6segundos, o Palio fez 23segundos, o Corsa 23.1segundos, o Uno 23.6segundos e o Gol fez 29.7segundos, o Fiesta foi o segundo mais econômico com 13.7KM/L e o Ka fez 11.2KM/L o mais econômico foi o Gol com 15.3KM/L, o Palio cravou 13KM/L, o Uno empatou com o Ka, o Corsa fez 10.6KM/L e o rodoviário carregado do Ka foi de 17.9KM/L e do Fiesta foi de 15.7KM/L o Ka só ficou atrás do Corsa com 18.2KM/L, o Gol fez 16.7KM/L, o Palio fez 15.7KM/L, o Uno fez 17.6KM/L encostando no Ka  em novembro de 2000 é vez do Fiesta GLX 1.6 ser testado: 0a100KM/H em 12segundos, chegou a 176KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.5KM/L e o rodoviário foi de 16.4KM/L e com ar ligado foi de 7.3KM/L na cidade e 13.2KM/L na rodovia. Em fevereiro de 2000 é vez da Courier XL 1.6 encarar a Strada Trekking 1.6mpi e a Corsa Pick-up GL 1.6 MPFI, a Courier teve o melhor 0a100KM/H com 12.3segundos, a Corsa fez em 13segundos a Strada fez em 14segundos, Strada e Courier chegaram a 160KM/H e a Corsa chegou a 161KM/H e no consumo urbano foi de 10.8KM/L ficou na intermediária a Corsa fez 11.7KM/L e a Strada fez 9.1KM/L e na rodovia foi a mais econômica com 16.2KM/L contra 15.8KM/L da Corsa e 15.5KM/L da Strada, em junho de 2000 chegava a série especial Sport nas versões GL e GLX e nos motores 1.nada e 1.6 e só 1000 unidades, em setembro de 2000 o Ka GL 1.nada é comparado ao Celta 1.nada e ao Uno Mille Smart, ele foi de 0a100KM/H em 16.5segundos, contra 15.5segundos do Celta e 17.3segundos do Uno, chegou a 151KM/H junto com o Uno e o Celta cravou 160KM/H e o seu consumo urbano foi de 11.2KM/L empatou com o Uno e venceram o Celta com 8.8KM/L e o rodoviário foi de 13.8KM/L ficou atrás dos rivais, o Celta com 14.7KM/L e o Uno com 15.5KM/L, em outubro de 2000 na linha 2001 nada mudava nos modelos e em março de 2001 chegava o Ka XR 1.6 por fora aerofólio,spoiler dianteiro e saias laterais, logo "XR" e  "1.6" na traseira, por dentro conta- giros e lógico o motor 1.6 usado um Courier e Fiesta numa embalagem mais leve e para colocar o motor no cofre do capô do Ka tiveram que colocar o motor de baixo para cima e dobrar o número de aletas do radiador para o motor não ferver, mais o acerto de suspensão e de câmbio e o baixo peso do Ka se revelaram um foguete.
Com baixo peso do Ka acoplado ao motor 1.6 chegava o esportivo XR.
Em abril de 2001 ele era testado, na pista foi de 0a100KM/H em 10.8segundos, chegou a 178KM/H e o seu consumo urbano foi de 10.5KM/L na cidade e 14.4KM/L na rodovia ou seja era um foguete, mas ao mesmo tempo era econômico, em outubro de 2001 na linha 2002 três novidades o Ka ganhava nova grade dianteira, novas lanternas traseiras e novo para - choque traseiro e as versões continuavam GL, GL Image e XR 1.6.
Novas lanternas traseiras e novo para- choque traseiro marcam a linha 2002 assim como a nova grade.
O Fiesta Hacht passava  se chamar Street nas carroceria de duas e quatro portas, com duas opções de motores: 1.nada e 1.6 e chegava importado do México o Fiesta Sedan Street que tinha algumas alterações ele mantinha a largura e altura, mas o entre - eixos passava a 2.48metros e o comprimento é de 4.13metros e ele chegava com os motores 1.nada e 1.6.
O Hacht é renomeado Street e os motores eram o 1.nada e o 1.6.

O sedã chegava ao mercado importado do México e com motores 1.nada e 1.6.
Em dezembro de 2002 é vez do Sedan 1.nada ser testado, na pista foi de 0a100KM/H em 19.4segundos, chegou a 150KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.1KM/L e o rodoviário foi de 15.5KM/L, em agosto de 2002 chegava o Ka Action com design mais sóbrio e o mesmo motor 1.6 da XR como linha 2003, em outubro de 2002 na linha 2003 chegava o Fiesta Street e o Fiesta Sedan Street sem alterações, em outubro de 2003 na linha 2004 o Fiesta Street abandona o motor 1.6 e a carroceria duas portas, só fica o 1.nada e as quatro portas e ganha borrachões na cor do veículo e a picape Courier também recebe as alterações visuais e nada de alterações no pequeno Ka.
Borrachões na cor do veículo e agora apenas motor 1.nada.

A Courier também ganha alterações visuais e o motor é o mesmo 1.6 mais tarde o motor 1.6 passava a ser Flex e com isso gerava 96CV com gasolina e 107CV com álcool e depois ele passava de novo por alterações que já citaremos no Ka.
Em novembro de 2003 a Courier XL 1.6 encara Strada Working 1.8, Montana 1.8 Flexpower e Saveiro SuperSurf 1.6 Total Flex, na pista ela foi de 0a100KM/H em 13.3segundos ficou atrás das rivais a Saveiro cravou 12.7segundos, a Montana cravou 12.3segundos e a Strada 12.2segundos, chegou a 159KM/H contra 170KM/H de Montana e Strada e 172KM/H da Saveiro e o seu consumo urbano foi de 7.6KM/L só ficou atrás da Saveiro com 7.8KM/L ficou á frente da Montana com 7.2KM/L e da Strada com 7.1KM/L e na rodovia fez 12.3KM/L ficou atrás da Saveiro com 12.7KM/L e na frente da Montana com 11.7KM/L e da Strada com 11.5KM/L. Em outubro de 2004 na linha 2005 nada mudava nesses modelos, em junho de 2006 o Fiesta Street dava adeus, só ficava o Ka e a Courier e em outubro de 2006 a Courier ganhava a versão Van que devolvia o "baú" para a Courier e isso era linha 2007.
A Courier Van chegava ao mercado e o mesmo motor 1.6 da picape.
Em julho de 2007 na linha 2008 o motor 1.6 da Courier passava as ser Flex, a taxa de compressão passava a 12,3:1 e com isso gerava 14.7KGFMa4250RPM e 96CVa5750RPM e com álcool vai a 15.5KGFM e 107CV nas mesmas rotações e em novembro de 2007 era apresentado o novo Ka que vinha apenas na carroceria de duas portas, ele mantinha as portas e o chassi do modelo anterior, mas o cofre do capô era do Fiesta antigo e com isso o comprimento passou a 3.83metros a largura foi a 1.64metros e altura a 1.42metros e o entre - eixos foi mantido, assim como suspensão e freios e nos motores duas opções o Zetec Rocam 1.nada passava a ser Flex a taxa de compressão passava a 12,8:1 e com isso gerava 8.9KGFMa4750RPM e 69CVa6000RPM e com álcool vai a 9.3KGFM e 73CV nas mesmas rotações e o 1.6 com a taxa de compressão de 12,3:1 passava a gerar 14.2KGFMa4250RPM e 103CVa5750RPM e com álcool vai a 15.2KGFM e 110CV nas mesmas rotações. A suspensão e freios eram os mesmos.
O Ka ganhava novo visual ficava maior e os motores eram o 1.nada de 69CV com gasolina e 73CV com álcool e o 1.6 de 103CV com gasolina e 110CV com álcool e mais tarde o motor 1.6 passava a gerar 101CV com gasolina e 107CV com álcool o mesmo sistema aplicado na picape.
Em dezembro de 2007 o Ka 1.nada era testado, na pista foi de 0a100KM/H em 16.7segundos e chegou a 160KM/H segundo a Ford e o seu consumo urbano foi de 7.4KM/L e o rodoviário foi de 10.6KM/L e os prováveis números com gasolina são 0a100KM/H em 17segundos, chegou a 157KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.6KM/L e o rodoviário é 13.8KM/L e em fevereiro de 2008 o Ka chegava as lojas como linha 2009. Em Abril de 2008 ele enfrentava o irmão Fiesta 1.nada, na pista foi de 0a100KM/H em 16.7segundos e o Fiesta cravou 19.1segundos e chegou a 160KM/H e o irmão N/D e o seu consumo urbano foi de 7.4KM/L contra 8KM/L do Fiesta e o rodoviário foi de 10.4KM/L contra 10.6KM/L do Fiesta e os prováveis números com gasolina o Ka cravou 17segundos e o Fiesta 19.3segundos e o consumo urbano do Ka com gasolina seria de 9.6KM/L contra 10.4KM/L do Fiesta e o rodoviário de 13.5KM/L contra 13.8KM/L do Fiesta, em outubro de 2009 o Ka 1.6 passava a gerar 101CV com gasolina e 107CV com álcool a mesma receita aplicada a Courier. Em julho de 2009 o Ka 1.nada é comparado ao Celta, ao Uno Mille, ao Gol Geração IV e ao Clio Campus, ele ficou para trás no 0a100KM/H com 16.6segundos, contra 15.5segundos do Clio,15.4segundos do Gol, 14.3segundos do Celta e 14.1segundos do Uno, chegou a 148KM/H ficou atrás dos rivais, o Uno chegou a 149KM/H, o Gol a 152KM/H, o Clio a 155KM/H e o Celta a 161KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.4KM/L é o mais sedento o Gol fez 7.5KM/L, o Clio fez 8.3KM/L, o Celta fez 8.4KM/L e o Uno 9.3KM/L e o rodoviário foi de 10.6KM/L foi o mais sedento o Gol e Clio fizeram 10.9KM/L, o Celta fez 11.8KM/L e o Uno fez 12.6KM/L agora os prováveis números com gasolina, o Ka foi de 0a100KM/H em 16.9segundos, contra 15.6segundos do Clio, 15.7segundos do Gol, 14.4segundos do Celta e 14.2segundos do Uno e chegou a 145KM/H,  o Uno chegou a 148KM/H, o Gol chegou a 149KM/H , o Clio a 154KM/H e o Celta a 160KM/H e no consumo urbano o Ka fez 9.6KM/L contra 9.7KM/L do Gol,10.8KM/L do Clio,10.9KM/L do Celta e 12.1KM/L do Uno e o rodoviário foi de 13.8KM/L do Ka, contra 14.2KM/L de Gol e Clio,15.3KM/L de Celta e 16.4KM/L do Uno e em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda em Ka e Courier, em maio de 2010 o Ka enfrenta os mesmos rivais e o Palio Fire também,  todos os modelos repetiram as suas marcas só o Palio que fez em 15.6segundos, a velocidade máxima do Palio não  foi testada, mas a Fiat alega 157KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.1KM/L e o rodoviário de 11.3KM/L e com gasolina os prováveis números são 0a100KM/H em 15.8segundos e velocidade máxima de 155KM/H segundo a Fiat e consumo urbano de 10.8KM/L com gasolina e 14.7KM/L, em outubro de 2010 na linha 2011 Ka e Courier não mudavam, em maio de 2011 ele encara Celta,Chery QQ, Uno Mille e Gol Ecomotion, na pista foi de 0a100KM/H em 16.6segundos contra 15.5segundos do Clio , 14.7segundos do Celta, 14.3segundos do QQ(esse apenas com gasolina), 14.1segundos do Uno e 13.4segundos do Gol, chegou a 148KM/H contra 149KM/H do Uno, 155KM/H do Clio, 161KM/H do Celta e 170KM/H do Gol e aliás tem um porém o QQ não teve a velocidade máxima avaliada e nem divulgada e o seu consumo urbano foi de 7.4KM/L contra 8.3KM/L do Clio, 8.4KM/L do Celta, 9.2KM/L do Gol e 9.3KM/L do Uno e 11.4KM/L do QQ esse último á gasolina e o  rodoviário foi de 10.6KM/L contra 10.9KM/L do Clio, 11.8KM/L do Celta,12.6KM/L do Uno e 12.9KM/L do Gol e 15KM/L do QQ só que á gasolina e com gasolina o Ka fez a prova em 16.9segundos, contra 15.6segundos do Clio,14.8segundos do Celta, 14.2segundos do Uno e 13.7segundos do Gol, com gasolina chegou a 145KM/H contra  148KM/H do Uno, 154KM/H do Gol, 161KM/H do Celta e 167KM/H do Gol e o consumo urbano com gasolina foi de 9.6KM/L contra 10.8KM/L do Clio, 10.9KM/L do Celta,12KM/L do Gol e 12.1KM/L do Uno e o consumo rodoviário foi de 13.8KM/L, contra 14.2KM/L do Clio,15.3KM/L do Celta, 16.4KM/L do Uno e 16.8KM/L do Gol, em agosto de 2001 chegava o Ka 2012 com nova grade dianteira e para -choques e as lanternas agora eram de cor branca e em duas versões de acabamento:Básica e Sport e duas opções de motor: 1.nada e 1.6 ambos Flex e esse último era Exclusivo do Sport.
Novo para-choque e nova grade dianteira e o motor é o 1.nada que já citamos no modelo anterior.
A versão Sport com faixas e rodas de liga-leve que lembram os Mustang e o motor é o 1.6 que já citamos anteriormente.
E a Courier ganhou a linha 2012 sem alterações, em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em fevereiro de 2013 a versão Sport dava adeus e o motor 1.6 dava adeus ao Ka e o Ka só ficava com o 1.nada e em abril de 2013 é vez da Courier dar o seu adeus e com isso o motor Zetec Rocam 1.6 dar o seu adeus nessa plataforma e em outubro de 2013 o Ford Ka dá adeus e só retornaria ao mercado na plataforma do New Fiesta e aí é outra história é o fim dessa plataforma no Brasil.
  Em 1988 a Ford ainda aproveitava a plataforma do Fiesta de primeira geração para a segunda geração do modelo e leque de motores era amplo, começava pelo  1.nada de 6.9KGFMa3500RPM e 45CVa5000RPM ,1.1 de 8.3KGFMa2700RPM e 49CVa5000RPM, o 1.1 sem catalizador com 8.5KGFMa2700RPM e 50CVa5000RPM lembrando que esse motor é o Kent/Valencia ou Endura como ficou conhecido no Brasil, o 1.4 é o CVH na versão com catalizador gerava 10.5KGFMa4000RPM e 71CVa5000RPM e na versão sem catalizador gerava 11KGFMa4000RPM e 73CVa5500RPM, o 1.6 á diesel de 9.7KGFMa3000RPM e 54CVa5500RPM, o S usava o mesmo motor das outras versões com exceção do 1.nada e acabamento do XR e a XR usava o CVH 1.6 em duas configurações a primeira era mais "mansa" que gerava 12.7KGFMa3300RPM e 79CVa5800RPM e versão com comando de válvulas mais bravo e carburador de corpo duplo rendia 13.5KGFMa4000RPM e 95CVa5750RPM.
O Fiesta de segunda geração com motores 1.nada de 45CV, 1.1 de 45CV e 50CV, 1.4 de 71CV e 73CV, 1.6 de 79CV e 95CV esse dois últimos exclusivo do XR2.
Em março de 1989 chegava uma nova plataforma e um novo Fiesta, ele vinha nas carrocerias de duas e quatro portas, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou CVT e um amplo leque de motores como é na Europa, ele media 3.74metros de comprimento, 1.61metros de largura e o entre - eixos e a altura eram os mesmos do modelo nacional lançado em 1996 e nos motores a oferta começava pelo Kent/Valencia HCS 1.nada que aqui conhecemos como Endura é o mesmo diâmetro x curso do Endura nacional, a sua taxa de compressão era de 9,5:1 e carburador de corpo simples e com isso gerava 7.5KGFMa3000RPM e 45CVa5000RPM, o 1.1 que mantinha o diâmetro do 1.nada mas  o curso passava a 75.5mm o que totalizavam 1119cm3, a sua taxa de compressão era de 9,5:1 e com isso gerava 8.8KGFMa2700RPM e 55CVa5200RPM, o 1.1 de injeção eletrônica monoponto que passava a gerar 8.5KGFMa3000RPM e 50CVa5200RPM, o CVH 1.4 da geração anterior era mantido na versão á carburador potência e torque eram mantidos, o seu diâmetro era de 77.2mm e o curso era de 74.3mm o que totalizavam 1392cm3 e sua taxa de compressão era de 8,5:1 , o 1.4 de injeção monoponto que gerava 10.5KGFMa3500RPM e 71CVa5500RPM e estreava o Endura 1.8 Diesel o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 82mm o que totalizavam 1753cm3, a sua taxa de compressão é de 21,5:1 e com isso gerava 11.2KGFMa2500RPM e 60CVa4800RPM, o S agora vinha com o 1.4 de injeção eletrônica e o CHV 1.6 o seu diâmetro é de 80mm e o curso é de 79.5mm que totalizavam  de 1597cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com isso gerava 13.5KGFMa4000RPM e 90CVa5500RPM e o esportivo XR2i que adotada injeção eletrônica multiponto no motor CVH 1.6 na versão com catalizador gerava 13.8KGFMa2800RPM e 103CVa6000RPM e sem  catalizador passava a gerar 14.1KGFMa2800RPM e 110CVa6000RPM. A sua suspensão assim como os freios seguem o modelo nacional.
O Fiesta chegava ao mercado é o modelo espanhol vendido aqui? ele mesmo e os motores eram os 1.nada de 45CV, 1.1 de 50CV com injeção e 55CV carburador, 1.4 de 71CV com injeção e 73CV carburador , 1.6 de 90CV e o 1.8 á diesel de 54CV e mais tarde o 1.3 de 60CV e o 1.616V de 90CV.

O Esportivo XR2i com motor 1.6 na versão com catalizador com 103CV e sem catalizador com 110CV e mais tarde o 1.816V de 105CV.
Devia ser um foguete esse XR2i, em outubro de 1989 na linha 1990 nada mudava e como o céu é o limite em março de 1990 chegava o RS Turbo , o motor 1.6 ganhava um turbo e taxa de compressão de 8,2:1 e injeção mecânica e com isso gerava ótimos 18.8KGFMa2400RPM e 133CVa5500RPM.
O Esportivo RS Turbo que tinha motor 1.6 Turbo de 133CV e mais tarde o 1.8 Turbo Diesel de 77CV
Ou seja um foguete melhor ainda, na mesma época chegava o furgão Courier com os motores 1.4, 1.6 e 1.8 á diesel já citados no Fiesta e a sua suspensão era independente por braços arrastados com barra de torção como nos Peugeot 206/207 e Hoggar.
A Courier chegava ao mercado com os mesmos motores 1.1, 1.4, 1.6 e 1.8 á diesel do Fiesta.

 em outubro de 1990 na linha 1991 nas versões normais nada mudava, assim como nas versões esportivas S,XR2i e a recém- lançada RS Turbo, em outubro de 1991 na linha 1992 chegava o 1.3 da família Kent/Valencia que no Brasil conhecemos como Endura era o mesmo 1.3 dos Fiesta e Ka nacionais na Europa gerava 10.3KGFMa2500RPM e 60CVa5000RPM, no resto dos motores nenhuma alterações e as versões S,XR2i e a RS além do motor á gasolina ganhava a opção do 1.8 Turbo Diesel, uma turbina era adicionada ao motor 1.8 que mantinha a taxa de compressão e com isso gerava 13.8KGFMa2500RPM e 77CVa4500RPM. Em outubro de 1992 na linha 1993 nada muda nas versões comuns, na esportiva S estreava um velho conhecido nosso é o Zeta 1.816V( mais tarde renomado Zetec), com bloco de ferro, cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada  o seu diâmetro era de 80.6mm e o curso era de 88mm o que totalizavam 1796cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 15.6KGFMa4000RPM e 105CVa5500RPM e lembrando que esse motor equiparia o Escort vendido no Brasil seis anos depois, o esportivo XR2i que trocava os motores 1.6 pelos novos Zeta 1.816V na mesma configuração do S e uma configuração mais potente com 16.5KGFMa4500RPM e 130CVa6250RPM e RS 1800 fazia sua estreia substituindo o Turbo e o motor era o mesmo 1.816V já citado no XR2i.
                       O RS Turbo agora era RS 1800 em alusão ao motor 1.816V de 130CV.
Em outubro de 1993 na linha 1994 ele abandonava o motor 1.nada e os motores 1.1 e 1.4 com carburador só ficavam agora os 1.1 e 1.4 de injeção eletrônica e o 1.3 que já tinha injeção era mantido e o 1.8 á diesel também, a versão S abandonava os 1.4 e 1.6 e ficava só com o 1.816V, o XR2i mantinha os motores 1.816V e o RS 1800 mantinha os motores 1.816V e o 1.8 Turbo Diesel que já citamos anteriormente, em outubro de 1994 na linha 1995 nas versões comums era mantido o motor 1.1, 1.3,1.4 e 1.8 á diesel todos com injeção eletrônica e o 1.616V faz sua estreia é o Zeta 1.616V de mesma concepção do 1.8 mantinha o curso, mas o diâmetro passava a 76mm e com isso totalizavam 1597cm3, a sua taxa de compressão produzia 10,3:1 e com isso gerava 13.1KGFMa4000RPM e 90CVa5200RPM e o S passava a oferecer o mesmo motor 1.616V e também a opção do 1.4 das versões comum , o esportivo XR2i dava o seu adeus, o RS continuavam sem alterações, em outubro de 1995 na linha 1996 os esportivos RS e S dava adeus e chegava o modelo de nova geração é igual ao primeiro modelo nacional com carroceria de duas e quatro portas, com nova grade dianteira, faróis e para - choques e novas lanternas e só câmbio manual de cinco marchas e nos motores a oferta começava pelo Kent/Valencia renomeado Endura -E 1.3 "estrangulado" para gerar 9.6KGFMa2500RPM e 50CVa5000RPM e uma versão "normal" com 60CV era mantido, estreava o Zetec-SE  Sigma 1.216V de mesma concepção do nosso 1.416V o seu diâmetro é de 71.9mm e o curso é de 76.5mm o que totalizavam 1242cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1 e com isso gerava 11.2KGFMa4000RPM e 75CVa5200RPM , o 1.416V que era exatamente o mesmo do modelo nacional mas que por lá gerava 12.7KGFMa4500RPM e 90CVa5600RPM e o Endura 1.8 Diesel de 10.7KGFMa2500RPM e 60CVa4500RPM e o antigo modelo era mantido na versão Classic com os motores 1.1, 1.3 e 1.8 á diesel para ser uma opção de entrada.
O Fiesta ganhava nova grade, faróis e lanternas e capô e junto com elas os motores 1.3 de 50CV e 60CV, 1.216V de 75CV e o 1.416V de 90CV e o 1.8 á diesel de 60CV.
Em outubro de 1996 na linha 1997 duas novidades, a Courier era renovada e agora os motores eram o 1.3 de 60CV, o 1.216V, o 1.416V e o 1.8 á diesel já citados no Fiesta e lembrando que o furgão tinha as mesmas medidas de nossa picape e o Ka chegava ao mercado é o mesmo do modelo nacional e duas opções de motores ambas 1.3 do Fiesta que já citamos aqui.
A Courier também era renovada também é basicamente a nossa picape com baú e os mesmos motores 1.3,1.216V e 1.416V e 1.8 á diesel que já citamos no Fiesta.

O Ka fazia sua estreia com motor 1.3 que já citamos no Fiesta e bem mais tarde chegava o 1.3 de 70CV.
O Fiesta Classic de carroceria antiga dava adeus e o Fiesta na linha 1997 nada mudava, em outubro de 1997 na linha 1998 chegava mais uma novidade o cupê de duas portas chamado Puma tinha um visual bonito e era rival do Opel/Vauxhall Tigra  ele mantinha o entre - eixos , mas a largura era de 1.67metros, a altura é de 1.34metros e o comprimento é de 3.98metros e a única opção de motor o Zetec -SE Sigma 1.716V VCT-i de mesma concepção do 1.416V nacional, o seu diâmetro é de 80mm e o curso é de 83.5mm o que totalizavam 1679cm3, a sua taxa de compressão era de 10,3:1 e dotado de duplo comando de válvulas variável no cabeçote e coletores variáveis e com isso gerava 16KGFMa4500RPM e 125CVa6300RPM era mais potente que os rival.
O belo cupê Puma chegava ao mercado com motor 1.716V de 125CV e mais tarde estreava o 1.416V que já citamos no Fiesta e o 1.616V que já citaremos no Fiesta e o 1.716V com 155CV da Racing.
Fiesta, Ka e Courier não mudavam para a linha 1998, em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda no Fiesta, na Courier e no Ka. o Puma ganhava a opção do motor 1.416V que já citamos no Fiesta, em outubro de 1999 na linha 2000 ele ganhava novo para- choques, faróis e grade dianteira e eram mantidos os motores 1.3 de 50CV e 60CV, 1.216V, 1.416V e o 1.8 á diesel e fazia a estreia do 1.8 Di ou seja era Diesel com injeção direta, a taxa de compressão caia para 19,4:1 e com isso gerava 14.3KGFMa1900RPM e 75CVa4000RPM e chegava a versão Sport que fazia a estreia do Zetec-SE Sigma 1.616V de mesma concepção do 1.4 o seu diâmetro é de 79mm e o curso é de 81.4mm o que totalizavam 1596cm3, a sua taxa de compressão é de 11:1 e com isso gerava 14.8KGFMa4000RPM e 103CVa6000RPM e a Courier também ganhava alterações e os motores 1.3,1.216V e 1.416V e esse motor 1.6 é o nosso atual Sigma? ele mesmo. O Ka não mudava de motor e o Puma também não tinha alterações.
O Fiesta ganhava nova grade dianteira e faróis e na Europa os motores 1.3, 1.216V e 1.416V eram mantidos e o 1.8 á diesel também e estreava o 1.8 á diesel de injeção direta com 75CV e o 1.616V de 103CV.

A Courier europeia(furgão) também mudava na dianteira e os motores eram os 1.3, 1.216V e 1.416V e os 1.8 á diesel.
Em outubro de 2000 na linha 2001 o 1.8 á diesel convencional dá adeus a Fiesta e Courier só fica o 1.8 Di e no resto nada de alterações, no Ka a versão 1.3 de 50CV dava adeus e no Puma duas novidades era a estreia do 1.616V e da versão esportiva Racing que vinha com motor 1.716V Sigma VCT-i com alterações nos pistões e outras peças para gerar 16.5KGFMa4500RPM e 155CVa7000RPM. Em março de 2001 o Puma perde a opção do motor 1.416V , Em outubro de 2001 na linha 2002 a chegava do Fiesta de nova geração e uma nova plataforma marca o fim do Puma também e o próprio Fiesta dessa geração só fica nos motores 1.3, 1.216V e o 1.8 á diesel, o 1.416V dava adeus, assim como o 1.616V também que ficaram para a nova geração. a Courier não mudava e o Ka também , em  junho de 2002 o Fiesta dava adeus definitivo nessa plataforma, em outubro de 2002 a Transit Connect dá cabo a Courier europeia e o Ka mantinha o antigo Endura como opção de entrada e estreava Duratec 1.3(que na verdade é o Zetec Rocam importado da África do Sul) que tinha bloco de ferro, cabeçote de alumínio e comando de válvulas simples roletado no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 74mm e o curso é de 75.5mm o que totalizavam 1299cm3, a sua taxa de compressão é de 10,2:1 e com isso gerava 10.8KGFMa3000RPM e 70CVa5600RPM(esse motor fez falta ao Fiesta nacional atualmente chamado de Rocam...). Em outubro de 2003 na linha 2004 as versões 1.3 Endura e "Duratec" não mudavam, estreava as versões SportKa e StreetKa, o primeiro era o esportivo com aerofólio, spoilers e saias laterais e a reboque disso ele veio com o Zetec Rocam 1.6 importado do Brasil, aliás é o mesmo do Ka nacional da época e com isso gerava 13.8KGFMa4250RPM e 95CVa5500RPM e a StreetKa era versão conversível com o mesmo motor do SportKa ou seja o baixo peso do Ka fazia o alto desempenho.
O SportKa chegava ao mercado e o motor era o 1.6 de 95CV.

O StreetKa tinha o mesmo motor do SportKa: o 1.6.
Em outubro de 2004 na linha 2005 ele ganhava um novo painel e continua sem alterações, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em outubro de 2006 na linha 2007 o StreetKa sai de cena, em outubro de 2008 é vez do Ka entrar na plataforma do Fiat 500  e em março de 2009 é vez do SportKa dar o seu adeus e com eles essa plataforma dá o seu adeus na Ford europeia.
Na África do Sul além da Ka e Fiesta teve a picape Bantam na primeira geração era derivada do Escort era na verdade um Escort Express cortado, na segunda geração a dianteira passou a ser do Laser e o resto era igual e ela vinha com duas opções de motor a primeira era o CVH 1.3 de 68CV e o CVH 1.6 de 81CV e no resto a traseira foi herdada da Bantam derivada do Escort.
A Bantam com a dianteira do Laser e os motores eram o 1.3 de 68CV e o 1.6 de 81CV.
Mas em novembro de 2002 como linha 2003  a picape ganha toda a dianteira do Fiesta e na traseira pequenas mudanças na caçamba e agora ela vem com três opções de motores, estreavam o Zetec Rocam 1.3 o seu diâmetro é de 79.9mm e o curso é de 75.5mm o que totalizavam 1297cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1 e com isso gerava 11.2KGFMa3000RPM e 75CVa5500RPM, a segunda opção era a versão 1.6 desse motor que é o conhecido no Brasil que gerava 14KGFMa2500RPM e 95CVa5500RPM e por último o 1.8 á diesel que é o mesmo dos europeus que gerava 10.8KGFMa2000RPM e 60CVa4000RPM.
A Bantam agora é derivada do Fiesta é igual a Courier brasileira e os motores eram o 1.3 de 75CV, 1.6 de 95CV e o 1.8 á diesel de 60CV.
Em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda e seguiu assim até abril de 2009 na linha 2010 quando ela ganhou nova grade dianteira e faróis iguais ao Ikon indiano e junto com elas era mantido o 1.3 e o 1.6 á gasolina e o 1.8 á diesel dava lugar ao Duratorq  1.4TDCi fabricado pela PSA é o mesmo que equipava os nosso EcoSport de exportação, o seu diâmetro é de 73.7mm e o curso é de 82mm o que totalizavam 1399cm3, a sua taxa de compressão era de 18:1, ele tinha turbo, intercooler e injeção common-rail e com isso gerava 16.3KGFMa2000RPM e 68CVa4000RPM ou seja era mais fraco em potência, mas tinha mais torque que os motores á gasolina.
Mais uma mudança na dianteira da Bantam os motores 1.3 e 1.6 á gasolina eram mantidos e estreava o 1.4 Turbo Diesel de 68CV.
Em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda e em outubro de 2011 diante do programa OneFord a Bantam dá o seu adeus.
   Na índia o Fiesta Sedan foi lançado primeiro mas ele foi chamado de Ikon era igual ano nosso Fiesta Sedan nas dimensões, mas não nos motores a oferta começava pelo Zetec Rocam 1.3 que gerava na India 10.7KGFMa2500RPM e 70CVa5500RPM, passa pelo Zetec Rocam 1.6 á gasolina com 13.2KGFMa2500RPM e 92CVa5500RPM e o 1.8 á diesel que por lá gerava 11KGFMa2200RPM e 59CVa4800RPM e foi lançado no final de 1999 como linha 2000 e junto com o visual do Fiesta lançado pelo mundo e as dimensões são as mesmas do modelo vendido no Brasil dois anos depois.

O Ikon chegava ao mercado indiano e os motores eram o 1.3 de 70CV, 1.6 de 92CV e o 1.8 á diesel de 59CV.
Em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda, em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda , em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda e seguiu assim até outubro de 2008 com o lançamento da nova grade e faróis e a linha 2009 e junto com ela o motor 1.6 á gasolina e o 1.8 á diesel se despedem, só ficou o 1.3 á gasolina e estreava o Duratorq 1.4 TDCi  que na terra da Ghandi  gerava 16.3KGFMa2000RPM e 68CVa4000RPM.
O Ikon ganhava nova dianteira e junto com ela o motor 1.3 era mantido e estreava o 1.4 Turbo Diesel de 68CV .
E seguiu assim até outubro de 2011 quando o Fiesta Classic tomou o seu lugar(ele é derivado da próxima geração do Fiesta).
No México ele foi fabricado em outubro de 2000 como linha 2001 e no mercado local ele estava disponível apenas com motor Zetec Rocam 1.6 feito no Brasil que gerava 14.3KGFMa2250RPM e 95CVa5500RPM.
O Ikon mexicano apenas com motor 1.6 de 95CV é o nosso Fiesta Street Sedan? ele mesmo.
E seguiu como opção de entrada da Ford mexicana até outubro de 2009 quando ele deu adeus.
     A Ford europeia fez um acordo com a Mazda e com isso o Fiesta foi vendido como 121 em março de 1996 mudavam os emblemas e a grade dianteira, câmbio manual de cinco marchas e os mesmos motores 1.3,1.216V e 1.8 á diesel já citados no Fiesta europeu da época.
O 121 chegava ao mercado e os mesmos motores do Fiesta europeu.
Em outubro de 1996 na linha 1997 nada muda, em outubro de 1997 na linha 1998 nada muda, em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda e em outubro de 1999 na linha 2000 ele ganhava nova grade dianteira e faróis e com isso passava  a se chamar 123 e nos motores nada mudava.
Com nova dianteira é nomeado 123 e os motores eram os mesmo do Fiesta europeu da época.
Em outubro de 2000 na linha 2001 o motor á diesel dava adeus, em outubro de 2001 na linha 2002 só ficava o 1.3 de 50CV e o 1.216V de 75CV e seguiu até julho de 2002 quando ele deu adeus.
            Com a separação da Volkswagen e o consequente fim da Autolatina a Ford resolve importar o Fiesta da Espanha em duas opções de carroceria: duas ou quatro portas,  única opção de câmbio: manual de cinco marchas e vale lembrar que o Fiesta e seus derivados sempre foram motor transversal e tração dianteiros e a única opção de acabamento denominada pelo motor: 1.3, o seu motor era o Kent/Valência 1.3 rebatizado como Endura-E um ano depois é o mesmo que já citamos aqui várias vezes, mas com injeção eletrônica monoponto e com isso gera 10.3KGFMa2500RPM e 60CVa5000RPM.A suspensão e freios eram os mesmos.
O Fiesta importado da Espanha com motor 1.3 de 60CV.
Em março de 1995 ele é colocada contra o Renault Twingo 1.2 e o Corsa GL 1.4 EFI, na pista ele foi de 0a100KM/H em 17segundos, ficou na frente do Twingo com 17.2segundos e atrás do Corsa com 15.6segundos, chegou a 151KM/H ficou atrás do Corsa com 152KM/H e na frente do Twingo com 149KM/H e o seu consumo urbano foi de 12.7KM/L contra 11.8KM/L do Twingo e 11.4KM/L do Corsa foi o mais econômico e na rodovia fez 16.4KM/L contra 15.6KM/L dos rivais e carregado ele fez 15.4KM/L contra 15KM/L do Corsa e 14.8KM/L do Twingo o Fiesta foi o mais econômico, mas o motor Endura - E depois dos 50.000KM e só retifica e "como óleo á toa" em outubro de 1994 na linha 1995 nada muda, em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda e em abril de 1996 ele dá adeus para dar lugar ao modelo fabricado no Brasil.

O Fiesta colocou a Ford no segmento dos compactos, mas o problema é que ele entrou na época do pós-Autolatina e o seu visual não ajudou a vender bem e ainda a escolha de motor errada no inicio da carreira, se o veterano CHT 1.0 á carburador rendia 50CV uma versão com multiponto poderia render 60CV e um CHT 1.6 poderia render entre 82CV e 90CV. a escolha pelo motor Kent/Valencia/Endura-E teve um preço alto para a Ford brasileira.




































Comentários