Plataforma YN: Hilux de primeira geração e seus parentes no exterior.


A HILUX DE PRIMEIRA GERAÇÃO MOSTROU QUE É HERDEIRA LEGÍTIMA DO BANDEIRANTE.
Por quase 40 anos, na América do Sul a Toyota só tinha um produto feito na América do Sul(tirando a Venezuela é claro) foi o Toyota Bandeirante e em 1994 a Toyota anunciou a fabrica em Zarate, na região metropolitana de Buenos Aires e em outubro de 1997 chegava as Hilux feitas na fabrica do país vizinho, ela chegou em duas opções de cabine: simples e dupla, duas de tração: traseira e 4x4 e lembrando que o último tinha altura mais elevada, três versões de acabamento: Básica, DLX e SR5(essa apenas 4x4), ela media 4.85metros de comprimento, 1.69metros de largura, 1.80metros de altura(1.62metros na 4x2) e 2.85metros de entre - eixos para as duas cabines e aliás a produção argentina fez estrear as cabines simples e opção de tração 4x2 no Brasil e única opção de motor o 2.8 á diesel da família L com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro e o curso são iguais:96mm o que totalizavam 2779cm3, a sua taxa de compressão produzia 22:1 e com isso gerava 17.7KGFMa2400RPM e 77CVa4000RPM ou seja o motor era bem mais fraco que os rivais, a sua suspensão utiliza amortecedores pressurizados, na dianteira é Independente tipo braços duplos triangulares, mas a "Independência" acaba na barra de torção e na traseira é eixo rígido com feixe de molas e os freios são discos ventilados e tambores na traseira.
                               A Hilux chegava ao mercado com motor 2.8 á diesel de 77CV.
 
Em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda, em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda , em julho de 2000 ela enfrenta S10,Ranger e L200 todos cabine dupla, 4x4 e á diesel, mas a Hilux sentiu o motor sem turbo e mais fraco, foi de 0a100KM/H em 30.2segundos ficou atrás das rivais, Ranger com 18.6segundos, L200 com 17.7segundos e S10 com 15.5segundos e carregada fez a prova em longos 45segundos, contra 25.5segundos da Ranger, 24segundos da L200 e 20segundos da S10 e foi a mais sedenta com 8.5KM/L contra 9.2KM/L da Ranger, 9.4KM/L da L200 e 10.3KM/L da S10 e o rodoviário foi de 9.9KM/L foi a mais sedenta com 10.2KM/L da Ranger, 11.7KM/L da L200 e 13.4KM/L da S10, em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda e em setembro de 2001 na linha 2002 a Hilux ganhava nova grade dianteira e junto com ela vinhas novos faróis, o chassi dos modelos de tração traseira e 4x4 agora eram altos, a suspensão e freios eram os mesmo, mas a mudança principal é o adeus do 2.8 á diesel em seu lugar veio  o 3.nada da mesma família, manteve o curso mas o diâmetro foi a 99.5cm, o que totalizavam 2986cm3, a taxa de compressão se manteve 22:1 e com isso gerava 19.6KGFMa2400RPM e 90CVa3800RPM, uma versão turbo desse motor que gerava 32.1KGFMa2000RPM e 116CVa3600RPM e fazia estreia dos motores á gasolina na Hilux no Brasil era o 2.716V á gasolina da família RZ o seu diâmetro x curso são iguais:95mm o que totalizavam 2693cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e injeção eletrônica multiponto e com isso gerava 23.2KGFMa4000RPM e 142CVa4800RPM era a picape média á gasolina de quatro cilindros mais potente da época.
A Hilux ganhava nova grade dianteira e faróis e junto com eles os motores 2.716V de 142CV e os 3.nada á diesel de 90CV e turbo de 116CV.

A Cabine dupla recebe as alterações e os mesmos motores da cabine simples.
No mesmo mês o teste com a versão 3.nada á diesel, na pista ela foi de 0a100KM/H em 25.5segundos, chegou a 135KM/H e o seu consumo médio foi de 10.6KM/L, qualidades? robustez mecânica, defeitos? suspensão dura e baixo desempenho das versões á diesel sem turbo, o desempenho é melhor na versão turbo diesel e a versão á gasolina dessa época é "mosca-branca do olho azul".  Em outubro de 2002 na linha 2003 o motor á gasolina dava o seu adeus na Hilux(só retornaria na outra plataforma), em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em setembro de 2004 ela enfrentava  Ranger, Frontier e S10, na pista ela foi de 0a100KM/H em 16.9segundos, ficou atrás das rivais a S10 fez a prova em 15.5segundos, a Frontier em 14.3segundos e a Ranger em 13.5segundos, chegou a 155KM/H ficou atrás da Frontier com 157KM/H, Ranger e S10 com 170KM/H e o seu consumo urbano foi de 9.3KM/L só ficou atrás da Frontier com 9.9KM/L, á frente da S10 com 8.6KM/L e da Ranger com 8.4KM/L e o seu consumo rodoviário foi de 12.8KM/L ficou só a frente da Ranger com 12.7KM/L ,ficou atrás da S10 com 13.3KM/L e da Frontier com 13.8KM/L, no mês seguinte era lançada a linha 2005 da picape e seguiu até março de 2006 quando chegou uma nova geração em nova plataforma e com isso essa plataforma deu adeus da América do Sul.
A Hilux já era longeva no mundo, e a terceira geração tinha três opções de motores, o 2.0 á gasolina da família R que gerava 16.8KGFMa2400RPM e 91CVa4800RPM, o 2.2 á gasolina da família R que gerava 17.8KGFMa2400RPM e 98CVa4200RPM e o 2.2 da família L que gerava 12.8KGFMa2000RPM e 62CVa4200RPM.
A Hilux da plataforma anterior com motores 2.nada de 91CV, 2.2 de 98CV e 2.2 á diesel de 62CV.
Em agosto de 1983 na linha 1984 chegava a IV geração que media 4.43metros de comprimento para a cabine simples, 4.79metros para a cabine estendida e para cabine dupla com caçamba comum e 5metros para a dupla com caçamba longa, 1.62metros de largura para a normal 1.67 metros para a cabine estendida e 1.69metros para a cabine dupla, 1.54metros de altura para a tração traseira e 1.70metros de altura para a tração 4x4 e o entre - eixos era de 2.61metros para a cabine simples, 2.86metros para a cabine estendida e dupla com caçamba normal e 3metros para a cabine dupla com caçamba longa, ela vinha com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de três marchas e nos motores a oferta começava pelo 2.4 da família R com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada e carburador de corpo duplo, o seu diâmetro é de 91.9mm e o curso é de 88.8mm o que totalizavam 2366cm3, a sua taxa de compressão é de 8:1 e com isso gerava 17.7KGFMa2800RPM e 97CVa4800RPM, uma versão com injeção eletrônica 18.9KGFMa2800RPM e 106CVa4800RPM e a injeção eletrônica monoponto e duas opções á diesel ambos da família L, a primeira é o 2.2 o seu diâmetro é de 90mm e o curso é de 92mm o que totalizavam 2188cm3, a sua taxa de compressão é de 22:1 e com isso gerava 12.8KGFMa2000RPM e 62CVa4200RPM e a segunda opção era o 2.4 á diesel, o curso foi mantido, mas o diâmetro foi a 92mm o que totalizavam 2446cm3(na verdade 2.45) e com isso gerava 16.8KGFMa2800RPM e 84CVa4200RPM. A suspensão e freios eram iguais ao modelo nacional.
A quarta geração chegava ao mercado aqui é cabine simples e 4x2 os motores eram o 2.4 de 97CV e 2.4 com injeção eletrônica e 106CV e os 2.2 á diesel de 62CV e o 2.4 á diesel de 84CV e mais tarde vinha o 2.4 Turbo Diesel de 94CV, o 2.4 Turbo de 137CV e o V6 de 3 litros com 152CV.

A Cabine dupla com tração traseira e os mesmos motores da cabine simples.
E lembrando que a Hilux nos EUA se chamava Toyota Pick-up apenas, em outubro de 1984 na linha 1985 nada mudava a estreava a 4Runner ou Hilux Surf no Japão, ela tinha os mesmas opções de câmbio da picape e ela tinha o mesmo entre  - eixos da cabine simples, altura e largura de 1.70metros e comprimento de 4.40metros, nos motores eram os mesmo 2.4 á carburador e injeção eletrônica da picape e o 2.4 á diesel que já citamos na picape. ou seja a avó da atual SW4 era apenas com duas portas e parecia um picape adaptada, convenhamos que coisa feia...
A 4Runner parecia uma picape adaptada, e sempre apenas na tração 4x4 e os motores que já citamos na picape.
Em outubro de 1985 na linha 1986 a picape ganhava a opção do motor 2.4 Turbo da família R á gasolina, aliás ele ganhava injeção multiponto e taxa de compressão de 8:1 e com isso gerava 23.9KGFMa2800RPM e 137CVa4800RPM e a 4Runner ou Hilux Surf recebia esse motor, em outubro de 1986 na linha 1987 o motor 2.4 Turbo á gasolina dava adeus do mercado americano e chegava para todo mundo o 2.4 Turbo Diesel mantinha a taxa de compressão e com isso gerava 22KGFMa2400RPM e 94CVa4000RPM e esse motor também estava disponível para a 4Runner e em outubro de 1987 na linha 1988 para o americano americano chegava o V6 de 3 litros da família VZ com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, 12 válvulas, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 87.5mm e o curso é de 82mm o que totalizavam 2958cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1 e a injeção eletrônica era multiponto e com isso gerava 24.9KGFMa2400RPM e 150CVa4800RPM era o presente de despedida dessa geração da Hilux e o Turbo dava adeus em lugar do V6 no resto mundo e em outubro de 1988 é vez da 4Runner ou Hilux Surf ganhar o V6 e em outubro de 1988 na linha 1989 chegava a quinta geração da picape é o modelo que chegaria ao Brasil importado em 1993 e depois Argentino em 1997 e ela vinha em três opções de cabine: simples , estendida e dupla e as dimensões eram as mesmas do modelo anterior e do modelo nacional, só as cabine estendida e dupla que no exterior eram diferentes, duas opções de tração: traseira e integral e nos motores o V6 de 3 litros e o 2.4 á diesel era mantido, o 2.4 ganhava injeção eletrônica multiponto e com isso passava a gerar 19.3KGFMa3400RPM e 114CVa4600RPM e estreava o nosso conhecido 2.8 á diesel da família L mas no exterior ele gerava 19.2KGFMa2400RPM e 90CVa4000RPM e isso era em todos os mercados, para o americano japonês além desses motores ela tinha o 1.8 á gasolina da família Y com bloco e cabeçote de ferro, quatro cilindros em linha, 8 válvulas e comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro é de 86mm e o curso é de 78mm o que totalizavam 1812cm3, a sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 14.3KGFMa3200RPM e 79CVa5000RPM e injeção multiponto á gasolina e para os mercados asiáticos gerava 14.3KGFMa2800RPM e 82CVa4000RPM e para os americanos onde a picape se chamava apenas Toyota Pick-up só estava disponível o 2.4 e o V6 de 3 litros e duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 4 marchas.
A Hilux chega ao mercado mundial em todos os mercados o 2.4 de 114CV e o V6 de 3 litros da geração anterior era mantido, para os EUA apenas esses dois motores, para o Japão ainda existia o 1.8 de 79CV, o 2.4 á diesel da geração anterior e estreava o 2.8 á diesel de 90CV e para os mercados asiáticos o 1.8 á gasolina gerava 82CV.

Aqui a picape com cabine estendida e os mesmos motores da simples.

Aqui a nossa conhecida cabine dupla e os mesmos motores  da cabine simples.
Em outubro de 1989 na mudava nas picapes e estreava a 4Runner ou Hilux Surf que vinha agora nas opções de carroceria: duas ou quatro portas, duas opções de câmbio e para os EUA apenas o 2.4 o V6 de 3 litros que já citamos na picape, para o mundo era mantido os 2.4 á diesel e turbo diesel que já citamos na geração da picape e para o mercados asiáticos o 2.nada da família Y o seu diâmetro o mesmo do 1.8 e o curso passava aos mesmos 86mm o que totalizavam 1998cm3 e com isso gerava 16.3KGFMa3800RPM e 97CVa4800RPM  a carroceria de duas portas continuava com a aparência de uma adaptação da picape, mas agora não tão evidente, já a quatro portas é uma velha conhecida nossa.
A 4Runner ou Hilux Surf na Asia chegava ao mercado nos EUA o 2.4 e o V6 de 3 litros já citados na picape, para Ásia além desses motores o 2.nada de 97CV , o 2.4 á diesel e Turbo Diesel já citado na picape que mais tarde foi substituído pelo 3.nada Turbo Diesel de 131CV.

A 4Runner na carroceria de quatro portas, o mesmo motor da duas portas? é a nossa SW4 de primeira geração? ela mesma.
Em outubro de 1990 na linha 1991 nada muda, em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda e ela passava a Hilux passava a ser produzida nos EUA como Toyota Pick-up, em outubro de 1992 na linha 1993 ele ganhava um novo emblema da Toyota, em outubro de 1993 na linha 1994 para os mercado asiáticos o 2.4 Turbo diesel dá lugar ao 3.nada Turbo Diesel da família KZ o seu diâmetro é de 96mm e o curso é de 102mm o que totalizavam 2982cm3, a sua taxa de compressão é de 21:1 e com isso gerava 29.2KGFMa2000RPM e 131CVa4000RPM e perdia a opção da carroceria de duas portas a SW4. Em outubro de 1994 na linha 1995 a Hilux é substituída nos EUA pela Tacoma, no resto do mundo continua a Hilux e o motor 2.nada dava lugar ao 2.2 também da família Y, o seu curso do 2.nada era mantido, mas o diâmetro passava 91mm o que totalizavam 2237cm3, a sua taxa de compressão de 10:1 e com isso gerava 18.6KGFMa3000RPM e 95CVa4400RPM , em outubro de 1995 na linha 1996 a 4Runner ou Hilux Surf ganhava uma reforma visual que automaticamente ficou como se fosse uma nova geração, ela media agora 4.54metros , 1.71metros de largura, 1.80metros de altura e 2.67metros de entre - eixos e nos EUA vinha com duas opções de motores o primeiro era o 2.716V da família RZ que já citamos na Hilux nacional que nos EUA gerava 24.5KGFMa4000RPM e 152CVa4800RPM e o V6 agora era um 3.4 litros e 24 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 93.5mm e o curso de 82mm foi mantido o que totalizavam 3378cm3, a sua taxa de compressão é de 9,6:1 e injeção eletrônica multiponto e com isso gerava 30KGFMa3600RPM e 186CVa4800RPM e no resto do mundo além desses dois ela vinha com o 3.nada Turbo Diesel da família KZ que mantinha a mesma potência. afinal com o lançamento da Tacoma a 4Runner tinha alinhar a picape e no exterior ela mantinha o nome Hilux Surf.
A 4Runner ou Hilux Surf entra em nova geração e os motores agora eram o 2.716V de 152CV e o V6 de 3.4 litros com 186CV e com exceção dos EUA o 3.nada Turbo diesel de 131CV.
Em outubro de 1996 na linha 1997 nada muda tanto na Hilux como a 4Runner ou Hilux Surf, em outubro de 1997 na linha 1998 a 4Runner não muda e a Hilux entra na Sexta geração com alterações visuais com nova grade dianteira, faróis e lanternas, A Cabine simples mede 4.69metros, a estendia 5.09metros e a dupla mede 4.79metros, a largura é de 1.65metros para os tração traseira e 1.70metros para os tração integral, 1,60metros de altura para os tração traseira, 1.75metros de altura para o 4x4 Cabine simples e 1.79metros para 4x4 cabine dupla e estendida e o entre - eixos é de 2.85metros para a cabine simples e dupla e 3.09metros para a cabine estendida, ela continuava com as duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 4 marchas, nos motores 1.8 dava adeus, o 2.nada da família RZ com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro x curso são iguais:86mm para cada, a taxa de compressão produz 9:1 e com isso gera 17KGFMa2800RPM e 109CVa5000RPM, o 2.416V da família RZ que vem com duplo comando de válvulas no cabeçote e cabeçote de 16 válvulas, mantinha o curso do 2.nada mas o diâmetro passava a 95mm o que totalizavam 2438cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com isso gerava 22.1KGFMa4000RPM e 144CVa5000RPM, o 2.716V que já citamos na 4Runner que gera 24.5KGFMa4000RPM e 152CVa5000RPM e o V6 de 3.4 litros já citados na 4Runner e nos motores á diesel apenas o 3.nada á diesel da família L que é o mesmo que equipava a Hilux nacional em 2001 só no exterior ele gerava 19.6KGFMa2400RPM e 98CVa4000RPM.
A Hilux chegava a nova geração com alterações visuais e nos motores o 2.nada de 109CV, o 2.416V de 144CV, o 2.716V de 150CV, o V6 de 3.4 litros com 186CV e o 3.nada á diesel de 97CV e mais tarde esse motor vai a 105CV e depois ganha o 3.nada Turbo Diesel já citado na 4Runner e o 2.516V Turbo Diesel de 102CV.

A Cabine dupla também entra em nova geração e os mesmos motores da cabine simples.

A Cabine estendida com entre - eixos maior e o mesmos motores da cabine simples.
Em outubro de 1998 na linha 1999 a Hilux não mudava e a 4Runner ou Hilux Surf ganhava alterações na grade dianteira, nada mudava nos motores  e câmbio. apenas alterações visuais.
                               A 4Runner ou Hilux SW4 ganhava alterações na grade dianteira e nada muda no motor.
Em outubro de 2000 na linha 2001 o motor 3.nada ganhava monitoramento eletrônico em lugar da bomba injetora e com isso gerava 20.4KGFMa2600RPM e 107CVa4000RPM e a 4Runner ou Hilux Surf trocava a grade dianteira, era última grade, até a troca da plataforma.
A Ultima mudança na grade até a troca da plataforma e os motores são mantidos.
Em março de 2001 o 3.nada á diesel dava lugar ao Turbo Diesel da família KZ que já citamos na 4Runner e em outubro de 2001 na linha 2002 esse motor é substituído pelo 2.5 D-4D da família KD com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, turbo, intercooler, injeção common-rail, cabeçote de 16 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro era de 92mm e o curso de 93.8mm o que totalizavam 2494cm3, a sua taxa de compressão produzia 18,5:1, turbo e intercooler que gerava 33.1KGFMa1600RPM e vai até 3600RPM e 119CVa3400RPM é o mesmo que equipou a nossa Hilux de 2005  até 2012? sim, mas o nosso não tinha intercooler, em outubro de 2002 na linha 2003 a 4Runner ou Hilux Surf passava a plataforma do Land Cruiser e serviria a Tacoma e o 2.nada dava adeus e a Hilux seguiu sem alterações até outubro de 2004 na linha 2005 quando ganhou uma nova plataforma, mas essa é outra história.
Nos EUA enquanto começava a produção local da Pick-up(Hilux) a Toyota começava a projetar uma picape para os americanos, ou seja com menos dureza que a Hilux em fevereiro de 1995 chegava a Tacoma nas cabines simples e estendida, ela media 4.44metros de comprimento para a cabine simples e 4.58metros para a cabine estendida,1.70metros de largura,1.55metros de altura para a tração traseira e 1.70metros de altura para a 4x4 e o entre - eixos de 2.62metros para a cabine simples e 2.69metros para a cabine estendida, a suspensão e freios são os mesmos da Hilux, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e três opções de motores: o 2.416V,o 2.716V da família RZ e o V6 de 3.4 litros da família VZ que já citamos nesse artigo, a Tacoma não tem opção de motor á diesel e o visual era um pouco diferente da Hilux.
A Tacoma chegava ao mercado com motor 2.4,2.7 ambos 16V e o V6 de 3.4 litros que já citamos nesse artigo e essa é uma cabine estendida.
A Tacoma também tinha opção de cabine simples e os mesmos motores da estendida.

Em outubro de 1995 chegava a linha 1996 nada muda, em outubro de 1996 na linha 1997 nada muda, em outubro de 1997 na linha 1998 só uma nova grade dianteira, em outubro  de 1998 na linha 1999 nada muda, em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 chegava a cabine dupla, o comprimento passava a 5.16metros e o entre -eixos a 3.09metros, no resto na mudava e também mudava grade dianteira e faróis e lembravam até a Hilux, o câmbio e os motores eram os mesmos. assim como os freios e a suspensão .
A Tacoma Cabine simples com grade e faróis reestilizados e os mesmos motores da cabine estendida.

A Estreante Cabine dupla com os mesmos motores da cabine simples.
Em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda , em outubro de 2003 na linha 2004 nada muda, em fevereiro de 2005 ela passava a uma nova plataforma que é a mesma do Land Cruiser e isso o deixa numa outra história.
A Volkswagen alemã queria uma picape, a Saveiro brasileira seria inviável e aí ela entrou em acordo com a Toyota, afinal a Toyota queria uma maior participação do mercado europeu e com isso em janeiro de 1989 a Taro passava a ser produzida na Alemanha em Hannover e os motores eram o 1.8 e 2.4 á gasolina já citados na Hilux e o 2.4 á diesel que já citamos, suspensão e freios eram os mesmos da Hilux e apenas uma opção de cabine: a simples e a de tração: traseira.
A Taro chegava ao mercados e os mesmos motores 1.8, 2.4 e 2.4 á diesel já citados na Hilux.
Ou seja se você achou que a primeira picape média da Volkswagen foi a Amarok se enganou(embora ela seja de projeto legitimamente Volkswagen), em outubro de 1989 na linha 1990 nada muda, em outubro de 1990 na linha 1991 nada muda, em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda e em outubro de 1992 na linha 1993 a picape ganhava as opções de tração integral e cabine estendida e dupla, as dimensões são as mesma da Hilux e ela estreava o 2.4 Turbo Diesel que já citamos na Hilux. só que as cabine estendida e dupla eram feitas no Japão.
A Cabine estendida chega ao mercado e traz a opção de tração 4x4 e o motor 2.4 á diesel dá lugar ao 2.4 Turbo Diesel.

A Cabine dupla também chegava ao mercado e os mesmos motores da cabine simples.
Em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda, em outubro de 1994 na linha 1995 nada muda, em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda e em outubro de 1996 diante das baixas vendas ela dá  o seu adeus e a Hilux passava ser vendida na Europa como Hilux e o emblema da Toyota.
Em outubro de 1993 a Toyota começava a importar a Hilux do Japão, ela era igual ao modelo vendido no exterior e o que seria fabricado na Argentina quatro anos depois, ela vinha apenas com cabine dupla e tração 4x4, câmbio manual de cinco marchas e o motor 2.8 á diesel da família L que já citamos na parte Mercosul desse artigo. A Toyota já mostrava que não dava para viver de Bandeirante.
A Hilux chegava ao mercado com motor 2.8 á diesel.
E no mesmo mês ela enfrentava a L200 da Mitsubishi que era a sua rival direta, ela foi de 0a100KM/H em 29.6segundos contra 25.6segundos da rival, chegou a 126KM/H contra 127KM/H da rival e o seu consumo urbano foi de 7.5KM/L contra 7.1KM/L rodoviário e o rodoviário foi de 9.6KM/L vazio e 9KM/L carregado, contra 10.3KM/L da L200 vazio e 9.7KM/L carregado, em outubro de 1994 na linha 1995 chegava a linha 1995 e chegava o utilitário esportivo SW4 que nos EUA era 4Runner e no Japão era Hilux Surf e ela chegou apenas com motor 2.8 á diesel da família L e detalhe ela já vinha ao Brasil por importação independente.
A SW4 chegava ao mercado e os motores eram o 2.8 á diesel, mais tarde chegava o 2.716V e o V6 de 3.4 litros.
Em outubro de 1995 na linha 1996 nada muda, em outubro de 1996 na linha 1997 nada muda, em outubro de 1997 na linha 1998 ela abandona o 2.8 á diesel em favor do 3.nada Turbo Diesel que é o mesmo da Hilux nacional de 2001 e o 2.716V á gasolina que gerava 24KGFMa4000RPM e 148CVa4200RPM e o V6 de 3.4 litros que gerava 30KGFMa2600RPM e 186CVa4600RPM e esse V6 trazia a reboque o câmbio automático de quatro marchas e a picape passava a vir da Argentina.  Em outubro de 1998 na linha 1999 nada muda só abandona os motores á gasolina e só ficava o turbo diesel, em outubro de 2000 na linha 2001 ela ganhava nova grade dianteira e continua só, o câmbio manual de cinco marchas continuava o mesmo e motor também.
Com nova grade dianteira a SW4 chegava ao mercado e agora apenas o 3.nada Turbo Diesel.
Em maio de 2001 ela foi testada: 0a100KM/H em 16.8segundos, não houve teste de velocidade máxima e o seu consumo urbano foi de 8.8KM/L e o rodoviário foi de 10KM/L, em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda e em março de 2003 ele dá o seu adeus do mercado brasileiro(retornaria numa nova plataforma e produção Argentina).
 
A Hilux de primeira geração mostrou que é herdeira legítima do Bandeirante com valentia no fora de estrada e suspensão dura, no mundo ela mostrou resistência como no Brasil, inclusive por guerrilheiros terroristas no oriente médio e por um programa de televisão inglesa que tentou destruir a Hilux e não conseguiu e tudo bem que o fraco desempenho pesou nas versões sem turbo, mas mesmo assim essa plataforma foi longeva na Toyota mundial(21 anos) e para os EUA serviu de base a primeira geração da Tacoma.

 
 
 
 
 

 

 
 

 

 
 

 
 

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