Plataforma CT 170 da Ford: O Focus, sua vida no Brasil e seus parentes no exterior.

A PRIMEIRA GERAÇÃO NÃO ALCANÇOU O SUCESSO ESPERADO, MAS MESMO ASSIM MOSTROU MUITAS QUALIDADES.
Depois da Autolatina a Ford brasileira se viu em vender o almoço para comprar a janta e ela era representada nos Hachts médios com o Escort que vinha com duas ou quatro portas(o duas portas era o RS) e usava duas opções de motores:o Zetec Rocam 1.6 que gerava 14.3KGFMa2250RPM e 95CVa5500RPM e o Zetec 1.816V que gerava 16.3KGFMa4500RPM e 115CVa5750RPM e a marca não tinha um três volumes no Brasil desde o fim da importação do Escort Sedan(continuou a ser feito na Argentina).
O Escort estava disponível com os motores 1.6 de 95CV e o 1.816V de 115CV.
E com a concorrência formada por Citroën Xsara, Chevrolet Astra, Peugeot 306, Renault Mégane I e Volkswagen Golf era hora se mexer, mais tarde chegava o Fiat Brava e a resposta da Ford chega no Salão do Automóvel de São Paulo, o Focus chegava ao Brasil em duas carrocerias: Hachtback e Sedã ambos de quatro portas, única opção de câmbio: manual de cinco marchas, duas opções de acabamento:Básica e Ghia, ambos mediam 1.73metros de largura, 1.48metros de altura e 2.60metros de entre - eixos, mas o comprimento era de 4.15metros para o Hacht e de 4.36metros para o Sedã, nos motores o Hacht contava com duas opções de motor: o Zetec-E 1.816V herdado do Escort com bloco de ferro,cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada,o seu diâmetro é de 80.6mm e o curso é de 88mm o que totalizavam 1796cm3, o motor de quatro cilindros em linha, injeção multiponto produzia uma taxa de compressão de 9,8:1 e com isso gerava 16.3KGFMa4500RPM e 115CVa5750RPM e estreava para os modelos do Mercosul a versão 2.nada desse motor, ele mantinha o curso, mas o diâmetro passava 84.8mm o que totalizavam 1989cm3 de mesma concepção do 1.8 e a taxa de compressão era de 10:1 e com isso gerava 18.2KGFMa4500RPM e 130CVa5500RPM e para o Sedã ele vinha com esse último motor, a sua suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira é Multilink entre os fabricados no Mercosul só o Vectra de então seguia essa receita e os freios são discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira.
O Hacht tinha um visual radical e bonito e os motores eram o 1.816V de 115CV e o 2.nada 16V de 130CV, mais tarde o 2.nada passava a ter 126CV e para os argentinos ele tinha opção do 1.8 Turbo Diesel de 90CV.

O Sedã tinha o mesmo motor 2.nada que já citamos no Hacht, mais tarde ele recebe o 1.816V e um visual bonito e legal.
De fato agora a Ford estava em melhor situação e na Argentina onde ele era(e ainda é, em General Pacheco-Buenos Aires-Argentina) além desses dois motores importados da Inglaterra, ainda ele tinha a opção do Endura-D á diesel, o seu diâmetro é de 82.5mm e o curso é de 82mm o que totalizavam 1753cm3, com turbo e intercooler e bomba injetora gerava 20.4KGFMa2000RPM e 90CVa4000RPM, mesmo com suas qualidades e outras coisas, ele não virou um sucesso de vendas, em outubro de 2000 o Hacht 1.816V enfrentava o Golf 2.nada e o Brava ELX 1.616V, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.1segundos empatou com o Brava e ambos venceram o Golf com 11.2segundos, chegou a 182KM/H denovo empate com o Brava e venceu o Golf com 190KM/H, ficou na intermediária em consumo urbano com o ar ligado fez 6.8KM/L contra 5.4KM/L do Brava e 7.6KM/L do Golf e com o ar desligado ele fez 7.9KM/L, contra 7.4KM/L do Brava e 8.6KM/L do Golf e o seu consumo rodoviário com o ar ligado foi de 11.8KM/L ficou na intermediária, contra 11.5KM/L do Brava e 13.1KM/L do Golf e com o ar desligado foi de 13KM/L ficou na intermediária contra 12.5KM/L do Brava e encostou no Golf com 13.2KM/L, no mês seguinte era vez do Sedan Ghia 2.nada 16V, na pista ele foi de 0a100KM/H em 10.5segundos, chegou a 201KM/H segundo a Ford e o seu consumo urbano foi de 6.9KM/L com o ar ligado e 13.1KM/L com o ar ligado, em janeiro de 2001 o Sedan Ghia 2.nada 16V  enfrentava o Vectra GLS 2.2 e o Bora 2.nada, na pista ele foi de 0a100KM/H em 11.4segundos, contra 12.4segundos do Vectra e 12.9segundos do Bora, ficou na frente, chegou a 201KM/H deixou os rivais na poeira, contra 184KM/H do Vectra e 183KM/H do Bora, o seu consumo urbano foi de 10.2KM/L ficou á frente dos rivais com 9.6KM/L do Bora e 8.4KM/L do Vectra e o rodoviário foi de 13.2KM/L contra 12.7KM/L do Bora e 11.6KM/L do Vectra e lembrando que o Focus já era linha 2001, a Ford chegou a pensar na perua para o Brasil, mas diante das minivans a Ford desistiu, em outubro de 2001 na linha 2002 nada muda e em dezembro a versão Básica enfrentava o Civic LX, na pista foi de 0a100KM/H em 11.1segundos contra 12.6segundos do rival, chegou a 187KM/H contra 181KM/H do rival, o seu consumo urbano foi de 7.1KM/L perdeu para o rival com 8KM/L e o rodoviário foi de 13.7KM/L perdeu por pouco para o  rival com 13.9KM/L, em outubro de 2002 na linha 2003 a versão XR do Hacht é mostrada no Salão do Automóvel e motor 2.nada 16V com câmbio manual passava a gerar 17.7KGFMa4500RPM e 126CVa5500RPM e estreava a opção do câmbio automático de quatro marchas importado dos Estados Unidos para os modelos equipados com motor 2.nada(Sedã básico, Hacht e Sedan Ghia) e para o Sedan ele ganhava a opção do motor 1.816V como opção mais barata e em novembro o Focus Sedan 2.nada 16V encarava o Corolla XLi 1.616V, o Astra Sedan 2.nada e o Polo Sedan 2.nada, ele foi de 0a100KM/H em 10.7segundos, ficou á frente dos rivais, o Polo cravou 11.3segundos, o Corolla 11.5segundos e o Astra 11.6segundos, chegou a 192KM/H deixou os rivais atrás o Astra cravou 188KM/H, o Corolla 187KM/H e o Polo cravou 186KM/H, o seu consumo urbano foi de 7.3KM/L só ficou á frente do Astra com 7.1KM/L, o Polo cravou 8KM/L e o Corolla 8.5KM/L e o rodoviário foi de 13.9KM/L só á frente do Polo com 13.2KM/L, atrás do Astra com 14.1KM/L e do Corolla com ótimos 15.4KM/L, em março de 2003 chegava o XR que tinha aerofólio, spoilers saias laterais e logo XR nas portas e tudo isso infelizmente é nada, por que?  o motor 2.nada 16V é o mesmo do Ghia.
           O esportivo XR chegava ao mercado, mas o motor é o mesmo 2.nada 16V do Ghia...
A série era limitada a 390 unidades, podia ser uma versão local do Focus ST? Não né dona Ford, ou ao menos ter estreado o Duratec nessa versão? mas o Duratec chegaria mais tarde, em setembro de 2003 o Sedan básico 2.nada 16V automático enfrentava, Corolla XEi 1.816V automático, Astra Sedan CD 2.nada automático e Civic LXL 1.716V Automático, ele foi de 0a100KM/H em 11.9segundos ficou atrás apenas do Corolla com 11.8segundos, o Astra cravou 12.9segundos e o Civic 13.3segundos, chegou a 185KM/H ficou atrás dos rivais, o Corolla e Civic cravaram 186KM/H e o Astra chegou a 190KM/H e o seu consumo urbano foi de 7.5KM/L foi o mais sedento, contra 7.8KM/L do Astra, 8.1KM/L do Civic e 9.8KM/L do Corolla e o rodoviário foi de 12.5KM/L o mais sedento de novo contra 12.8KM/L do Civic, 13.2KM/L do Astra e 13.9KM/L do Corolla, no mês seguinte o Focus ganhava nova grade dianteira, faróis e para -choques com borrachãos, a versão Ghia é mantida, a versão básica se divide entre GL e GLX(para o Sedan apenas GLX), as duas opções de câmbio era mantidas, o motor 1.816V continuava no Sedan, o 2.nada 16V continuava nas duas carrocerias e agora para o Hacht estreava o Zetec Rocam 1.6 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 82.1mm e o curso é de 75.5mm o que totalizavam 1598cm3 e sua taxa de compressão é de 10:1 e com isso gerava 14.7KGFMa2750RPM e 103CVa5750RPM, suspensão e freios eram mantidos e lembrando que o motor 1.6 era feito no Brasil.
Nova grade dianteira, faróis e para - choques com borrachões e além de manter o 2.nada 16V, estreava o 1.6 de 103CV, mais tarde estreava um novo 2.nada 16V com 147CV com câmbio manual e 140CV com câmbio automático e o 1.6 passava a ser Flex e com isso passava a gerar 105CV com gasolina e 113CV com álcool.

O Sedan também ganhava alterações visuais e os motores 1.816V e 2.nada 16V eram mantidos, mais tarde ele ganhava o 1.6 que já citamos no Hacht e os 2.nada 16V que também citamos no Hacht.
Em fevereiro de 2004 a GL 1.6 enfrentava o Stilo 1.8, o Golf 1.6 e o Astra 2.nada, na pista foi de 0a100KM/H em 13.9segundos empatou com o Stilo, ficou atrás do Golf 1.6 com 13.3segundos e do Astra com 11.4segundos, chegou a 172KM/H ficou de novo na lanterna, contra 176KM/H do Golf, 177KM/H do Stilo e 190KM/H do Astra e o seu consumo urbano foi de 8.1KM/L foi o mais econômico junto com o Golf, venceu o Astra com 7.5KM/L e o Stilo com 7.4KM/L e o rodoviário foi de 12.9KM/L só venceu o Stilo com 11.6KM/L, ficou atrás do Golf com 13KM/L e do Astra com 13.2KM/L, em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda, em fevereiro de 2005 o Sedan Ghia automático é testado num dossiê, na pista foi de 11.9segundos, chegou a 183KM/H , o seu consumo urbano foi de 7.5KM/L e o rodoviário foi de 12.2KM/L  em maio de 2005 chegava a linha 2006 como principal novidade a troca do motor Zetec-E 2.nada 16V importado da Inglaterra pelo Duratec 2.nada 16V importado do México com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, na configuração para o câmbio automático ele gerava 19KGFMa4250RPM e 140CVa6000RPM e para as versões com câmbio manual gerava 19.1KGFMa4250RPM e 147CVa6000RPM, a suspensão e freios foram alterados para o novo motor e a reboque ganhou novas rodas de liga - leve nas versões GLX e Ghia, na pista o Hacht 2.nada manual foi de 0a100KM/H em 10segundos, chegou a 203KM/H e o seu consumo urbano foi de 8.9KM/L e o rodoviário foi de 12.9KM/L e para ver que é um Duratec está na traseira o logo "2.016V" destacando o novo motor , já o 1.6 não mudava e nem recebia alterações, em abril de 2006 o Focus Sedan GLX 1.6 encarava o Marea SX 1.616V, o Astra 2.nada, Bora 2.nada,Mégane Expression 1.616V Hi-Flex e Corolla XLi 1.616V, na pista ele foi de 0a100KM/H em 14.4segundos ficou atrás dos rivais, o Mégane com gasolina cravou 14segundos , o Marea 13.4segundos,o Bora 12.6segundos, o Corolla 11.6segundos e o Astra 11.4segundos, os únicos que podiam andar com álcool o Mégane cravou 13.2segundos e o Astra 10.8segundos, chegou a 184KM/H só venceu o Marea com 182KM/H e o Mégane com 169KM/H, perdeu para o Bora com 185KM/H, contra 187KM/H do Corolla e 197KM/H do Astra e lembrando que Mégane e Astra eram os únicos que podiam usar álcool e com isso no álcool o Megane passava a 174KM/H e o Astra a 204KM/H, o seu consumo urbano foi de 9.7KM/L foi o segundo mais econômico só perdeu para o Corolla com 10.4KM/L, ficou á frente do Mégane com 9.4KM/L, do Astra com 9.2KM/L, do Bora com 9KM/L e do Marea com 8.2KM/L e o seu consumo rodoviário foi de 12.8KM/L empatou com o Astra e só perdeu para o Corolla com 13.9KM/L, ficou á frente do Bora e Mégane com 12.6KM/L e Marea com 11KM/L, e os únicos que podem rodar com álcool naquela época eram o Astra e o Mégane, o Astra fez 5.7KM/L na cidade e o Mégane fez 7.1KM/L e na rodovia empataram com 10.1KM/L, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda no Focus, em maio de 2007 como linha 2008 o motor Zetec Rocam 1.6 passava a ser Flex a taxa de compressão passava a ser de 12,3:1 e com isso com gasolina passou a gerar 15.1KGFMa4250RPM e 105CVa5500RPM e com álcool gerava 15.9KGFM e 113CV nas mesmas rotações e no mês seguinte ele foi colocado na versão GL contra o Golf 1.6 Total Flex, o 307 Presence 1.616V Flex, o Astra Advantage 2.nada Flexpower e o Stilo 1.8 Flex e todos os carros foram testados com álcool, na pista foi de 0a100KM/H em 11.9segundos só ficou atrás do Astra com 10.3segundos, ficou á frente do 307 com 12.5segundos ,do Stilo com 12.7segundos e do Golf com 13.3segundos, chegou a 184KM/H ficou na lanterna contra 188KM/H do Golf, 190KM/H do Peugeot 307 e do Stilo e 201KM/H do Astra, o seu consumo urbano foi de 7.6KM/L ficou na intermediária, a frente do 307 com 6.7KM/L e do Astra com 6.8KM/L e atrás do Stilo com 7.7KM/L e do Golf com 8.1KM/L e o rodoviário é de 11.4KM/L foi o mais econômico, contra 10.8KM/L do Stilo,10.5KM/L do Astra, 10.4KM/L do Golf e 8.8KM/L do 307 e os prováveis números com gasolina são esses: Focus com 12.7segundos, Astra com 11segundos, 307 com 12.8segundos,Stilo com 12.9segundos e Golf com 13.5segundos, chegou a 176KM/H contra 186KM/H do Golf, 187KM/H do 307, 188KM/H do Stilo e 194KM/H do Astra, o consumo urbano com gasolina provável é de 9.9KM/L, contra 8.7KM/L do 307, 8.8KM/L do Astra,10KM/L do Stilo e 10.5KM/L do Golf e o provável rodoviário foi de 14.8KM/L,contra 14KM/L do Stilo,13.6KM/L do Astra,13.5KM/L do Golf e 11.4KM/L do 307, em outubro de 2007 é vez do Hacht GLX 2.nada 16V enfrentar o Vectra GT, o Peugeot 307 Feline 2.nada 16V, o Golf Plus 2.nada e o Tiida S 1.816V, ele foi de 0a100KM/H em 9.9 segundos venceu os rivais, o 307 cravou 10segundos, o Tiida 10.8segundos, Golf e Vectra GT empataram com 11.5segundos, mas o Vectra GT era o único que podia rodar no álcool é bem provável que ele cravasse 10.8segundos no álcool, chegou a 199KM/H deixou os rivais para trás o 307 cravou 195KM/H,o Tiida 187KM/H, o Vectra GT 182KM/H e o Golf 181KM/H lembrando que nos modelos 1.6 os números eram de fabrica, o seu consumo urbano foi de 9.5KM/L só perdeu para o Tiida com 9.8KM/L, ficou á frente do 307 com 8.7KM/L, do Golf com 8.6KM/L e do Vectra GT com 8KM/L e o rodoviário foi de 13.2KM/L empatou com o Golf e ficaram atrás apenas do Tiida com 14.6KM/L esse graças a sexta- marcha, o 307 cravou 12.4KM/L e o Vectra GT 11.3KM/L e em outubro de 2008 na linha 2009 chegava segunda geração feita na plataforma C1 e o Focus antigo continuava nas versões GL e GLX 1.6 Flex para o hacht e GLX 1.6 Flex para o Sedan, lembrando que na Argentina eles sempre tiveram os mesmos motores dos modelos vendidos no Brasil e o motor á diesel foi sempre o mesmo que já citamos acima e a plataforma CT 170 ganhava uma sobrevida no Brasil, até outubro de 2009 na linha 2010 quando chegava o Hacht da nova geração com motor 1.616V e com isso o adeus dessa plataforma no Brasil.
Na Europa o Escort pedia sucessão ou uma nova geração e lógico uma nova plataforma e lógico o Escort na europa usava um amplo leque de motores, nas versões á gasolina começava pelo CVH 1.4 que gerava 11.1KGFMa2750RPM e 75CVa5250RPM, o Zetec -E 1.616V que gerava 13.7KGFMa3000RPM e 90CVa5500RPM e o Zetec E 1.816V de 16.3KGFMa5750RPM e três opções á diesel o Endura-D 1.8 que gerava 11.2KGFMa2500RPM e 60CVa4500RPM e duas versões turbo desse motor que geravam 13.8KGFMa2500RPM e 70CVa4500RPM e a última configuração que gerava 20.4KGFMa2000RPM e 90CVa4000RPM ou seja o leque era amplo.
O Escort na Europa era igual ao nosso, mas o leque de opções de motores era mais amplo: 1.4 de 75CV, 1.616V de 90CV e 1.816V de 115CV e três opções á diesel: 1.8 de 60CV e Turbo com duas configurações 70CV e 90CV.
O esportivo RS2000 já tinha ido embora e no Salão de Genebra de 1998 é apresentado o Focus e em outubro de 1998 ele chegou ao mercado em quatro opções de carroceria: Hachtback de duas portas,HachtBack de quatro portas, Sedan de quatro portas e a Estate/Turnier só vieram para o Mercosul o Hacht de quatro portas e o Sedan, as medidas são as mesmas do modelo nacional, mas a Estate/Turnier ou perua que quase veio ao Brasil media 4.46metros e em todas as carrocerias ele vinha com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas e lá no velho mundo o leque de opções de motores era amplo, começava pelo Zetec-SE Sigma 1.416V com bloco e cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, o seu diâmetro é de 76mm e o curso é de 76.5mm o que totalizavam 1388cm3, a sua taxa de compressão produzia 11:1 é o mesmo motor que equipava o Fiesta CLX 16V brasileira da época, mas no Focus ele gerava 12.5KGFMa3500RPM e 75CVa5000RPM, a segunda opção era o Zetec-SE Sigma 1.616V de mesma concepção do 1.4, o seu diâmetro foi aumentado para 79mm e o curso para 81.4mm o que totalizavam 1596cm3, a sua taxa de compressão é de 11:1 e com isso gerava 14.8KGFMa4000RPM e 101CVa6000RPM é o motor que com atualizações está presente em Fiesta ,EcoSport e Focus atuais? sim ele mesmo, a próxima opção era o mesmo Zetec E 1.816V que gerava 16.3KGFMa4400RPM e 116CVa5500RPM é o mesmo do Focus nacional, o Zetec E 2.nada 16V que gerava 18.1KGFMa4500RPM e 131CVa5500RPM é o mesmo do Focus nacional e nos motores á diesel o 1.8Di era na verdade o 1.8 á diesel dos argentinos, mas sem turbo e com isso gerava 17.8KGFMa1800RPM e 75CVa4000RPM e a versão Turbo Diesel igual ao dos argentinos que gerava 20.4KGFMa2000RPM e 90CVa4000RPM e os motores 1.8,2.nada e á diesel eram feitos na Inglaterra e os 1.4 e 1.6 eram feitos na Espanha. A suspensão e freios seguiam o modelo nacional.
A perua tinha os mesmos motores do Hacht, já o Sedan não tinha o 1.416V e o 1.8 á diesel aspirado.
O Focus chegava ao mercado aqui na carroceria duas portas e os motores eram o 1.416V de 75CV, o 1.616V de 101CV, 1.816V de 116CV, o 2.nada 16V de 131CV e três opções á diesel o 1.8 de 75CV e a versão turbo desse motor com 90CV.

O Hacht de quatro portas com o mesmo motor do modelo duas portas que é o mesmo que foi fabricado na Argentina.

O Sedan que também foi fabricado na Argentina, lá tinha os mesmos motores do duas portas com exceção do 1.416V e do 1.8 á diesel

A Estate/Turnier que tinha os mesmos motores do Hacht.
Ou seja a família Focus já estreou completa na Europa, em outubro de 1999 na linha 2000 nada muda, em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda e em outubro de 2001 na linha 2002 ele ganhava novos para -choques, faróis e grade dianteira é o modelo que conheceríamos dois anos depois no Brasil, nos motores á gasolina nada mudava para e estreava a injeção common-rail e no motor 1.8 Turbo Diesel chamado de TDCi a taxa de compressão era de 18,5:1 e com isso gerava 25.5KGFMa1850RPM e 116CVa3800RPM e esse motor estava disponível também além do Hacht, para o Sedan e para Turnier/Estate(Perua) e o Sedã ganhava a opção do motor 1.416V.
O Hachtback de quatro portas ganhava as alterações e os motores eram mantidos e estreava o 1.8 TDCi com 116CV.

O Sedan também ganhava visual, aqui na versão policial na Irlanda e a reboque da grade estreava o motor 1.416V para essa carroceria.

A Estate/Turnier também recebia alterações no visual os motores continuavam como estava.
Nos utilitários o Escort Express e a Courier derivada do Fiesta estavam envelhecendo, a primeira tinha como opções de motores o  CVH 1.4 de 71CV e 75CV, Zetec-E  1.616V de 90CV e 1.816V de 115CV e os 1.8 á diesel de 60CV e turbo diesel de 90CV e a Courier derivada do Fiesta vinha com o Endura-E 1.3 de 10.3KGFMa2500RPM e 60CVa5000RPM, Zetec SE-Sigma 1.216V de 11.2KGFMa4000RPM e 75CVa5500RPM, o Zetec SE-Sigma 1.416V que é o mesmo que já citamos no Focus mas nela gerava 12.7KGFMa4500RPM e 90CVa5600RPM e o 1.8 á diesel que já citamos na Escort Express, mas era evidente o envelhecimento dos dois furgões da Ford.
A Courier derivada do Fiesta tinha os motores 1.3 de 60CV, 1.216V de 75CV, 1.416V de 90CV e 1.8 á diesel de 60CV.
O Escort Express com os motores 1.4 de 75CV, 1.616V de 90CV, 1.816V de 115CV e 1.8 á diesel e turbo diesel de 90CV.
Em outubro de 2001 é apresentado o Transit Connect que substituía os dois furgões numa paulada só e apenas um motor estava disponível o 1.8 TDCi que já citamos aqui e foi rebatizado de Duratorq e o furgão feito sobre a plataforma do Focus vinha com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 4 marchas e a suspensão traseira independente tipo Multilink foi trocada pelo eixo - rígido com feixe de molas, afinal a necessidade de levar carga levou a essa situação.
A Transit Connect chegava ao mercado europeu e apenas uma opção de motor: o 1.8 TDCi que já citamos no Focus.
Só que uma versão esportiva do Focus fazia falta e isso foi resolvido em abril de 2002 no Salão de Genebra com o lançamento do ST 170 e o RS que foi mostrado no mesmo evento, primeiro vamos se a ter ao ST 170 por fora aerofólio,spoilers, saias e rodas de liga- leve diferenciadas, por dentro decoração esportiva e lógico tudo isso seria nada sem o câmbio manual de seis marchas e o motor Zetec 2.nada 16V que foi preparado em conjunto pela Ford europeia e a SVT americana para gerar 20.1KGFMa5500RPM e 170CVa7000RPM e para isso foi usado dois comandos de válvulas mais bravo e redução de atrito das peças internas, por incrível que pareça não foi preciso mexer na suspensão, mas os freios esses sim tiveram que ser alterados para dar conta dos 170CV.....
                O Esportivo ST 170 com o motor 2.nada 16V preparado para gerar 170CV.
Disponível apenas com carroceria duas portas, em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda nas carroceria Sedan, para o Hachtback mais um esportivo está disponível é o RS por fora o visual invocado ficava pelos para-lamas alargados e saias laterais e rodas diferenciadas, disponível com duas portas, o motor Zetec E 2.nada 16V ganhava pistões, forjados, bielas forjadas e turbo e intercooler e produzia taxa de compressão de 8:1 e com isso gerava 31.7KGFMa2500RPM e 215CVa5500RPM, agora sim a suspensão teve que ser retrabalhada e os freios passaram a ser discos ventilados nas quatro rodas para poder parar os 215CV da versão "mais que esportiva".
O RS chegava ao mercado com rodas diferenciadas e o motor 2.nada 16V Turbo de 215CV.
Na mesma época o Transit Connect ganhava a versão de passageiros que se chamar Tourneo ou seja era colocado bancos na versão e o motor era o mesmo da Transit Connect e no resto nada muda.
             A Tourneo chegava ao mercado e era versão passageiros da Transit Connect.
Em outubro de 2003 na linha 2004 o RS dá o seu adeus e ao mesmo tempo estreia a versão ST 170 para a Turnier/Estate com o mesmo 2.nada 16V de 170CV do Hacht ST e a mesma roda, a diversão era para a família.
Poderosa perua: a ST 170 chegava ao mercado com o mesmo motor do Hacht ST 170.
O adeus do RS marca o adeus do 2.nada 16V Turbo para o Focus(só voltaria no ST de terceira geração), a Transit/Tourneo Connect não mudam, em outubro de 2004 com o lançamento da segunda geração do Focus feito na plataforma C1 o Hacht de duas e quatro portas, o Sedã e a Estate/Turnier mudavam para a nova plataforma, mas era o adeus da C170 no velho continente? Não a Tourneo/Transit Connect seguia sem alterações, em outubro de 2005 na linha 2006 nada muda, em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em outubro de 2007 na linha 2008 nada muda, em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda e em outubro de 2009 ela ganhava nova grade dianteira, faróis e para - choques, como sempre duas opções de câmbio e apenas uma motor que já foram citados.
Nova grade dianteira para o Tourneo Connect e o mesmo motor 1.8 TDCi Duratorq.

Aqui a versão Furgão que é a Transit Connect e o mesmo motor da Multivan.
Você pode ter reparado certa semelhança desse Ford com o Dobló da Fiat, sem dúvidas ele é rival do Dobló no velho continente e seguiu assim até outubro de 2012 quando eles também passaram a plataforma C1 e com isso adeus da plataforma C 170 na Europa.
Nos EUA em 1990 a Ford americana em vez de modificar o modelo europeu a seu gosto, resolveu lançar mão da Mazda e o Escort americano passar a ser uma versão norte - americana do Laser que era vendido na Ásia e que era derivada do 323 do qual herdava a plataforma e o Escort americano( que era feito no México) vinha com duas opções de motor o veterano CVH 2.nada com injeção sequencial que desenvolvia 17.3KGFMa3750RPM e 112CVa5000RPM e para o esportivo ZX2 o Zetec 2.nada 16V que gerava 17.6KGFMa4250RPM e 132CVa5500RPM, mas era lógico a Ford americana precisava se modernizar no segmento de carros compactos para os padrões deles.
Aqui o Escort americano na carroceria cupê e no motor 2.nada 16V de 132CV e havia o antigo 2.nada de 112CV.
Mas em outubro de 1999 na linha 2000 chegava o Focus, em três opções de carroceria: Hachtback de duas portas, Sedan e Wagon, duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de 4 marchas  e duas opções de motores: a primeira era o CVH 2.nada com cabeçote de 8 válvulas e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, com bloco de ferro e cabeçote de alumínio, o seu diâmetro é de 84.8mm e o curso é de 88mm o que totalizavam 1989cm3, a sua taxa de compressão era de 9,3:1 e com isso gerava 17.3KGFMa3750RPM e 112CVa5000RPM esse motor estava disponível para o Sedan LX e o Zetec 2.nada 16V que gerava 18.6KGFMa4500RPM e 132CVa5500RPM e esse motor estava disponível para as versões SE do Sedan, a Wagon estava disponível só com a SE e o Hacht de duas portas como ZX3 e essas versões vinham com esse último motor e no visual a diferença estava na seta de direção no meio da grade.
O Hacht vinha apenas com duas portas e o motor 2.nada 16V de 132CV.

A Wagon tinha o mesmo motor do Hacht.

O Sedan era o único que vinha com duas opções de motor: além do 2.nada 16V vinha com o 2.nada de 112CV.
Em outubro de 2000 na linha 2001 nada muda e lembrando que a família Focus vendida nos Estados Unidos era feito no México, em outubro de 2001 na linha 2002 estreava a opção de carroceria Hacht de quatro portas e o esportivo SVT com carroceria de duas e quatro portas era o ST dos americanos, além da diferença visual ele vinha com câmbio manual de seis marchas e o motor Zetec 2.nada 16V preparado para gerar 20.1KGFMa5500RPM e 172CVa7000RPM a única diferença em relação ao ST europeu era a opção de quatro portas, assim como o europeu a suspensão não foi modificada, mas os freios foram alterados para dar conta de um motor de 170CV e que girava alto.
 
O Hachtback de quatro portas chega a América do Norte e apenas no motor 2.nada 16V do modelo duas portas.

A versão esportiva SVT chegava ao mercado era o ST dos americanos com motor 2.nada 16V de 170CV.

Só os americanos, mexicanos e canadenses tinham a opção das quatro portas para o SVT.
Em outubro de 2002 na linha 2003 nada muda, em outubro de 2003 na linha 2004 o veterano CVH 2.nada dá adeus ao mercado norte - americano, em outubro de 2004 na linha 2005 a Ford troca grade dianteira, faróis e para -choques de todas as carrocerias e a lanterna traseira do sedã, o visual ficou de gosto duvidoso, com alterações o Hacht passou a 4.28metros de comprimento, o Sedã passou a 4.45metros e a Wagon passou a 4.53metros de comprimento, ou seja agora o Hacht de duas portas agora se chama ZX3 e vinha em duas versões de acabamento: S e SE, o Hacht de quatro portas agora se chamava ZX5 e vinha em duas versões de acabamento S e SE, o Sedan agora era ZX4 e vinha nas versões S,SE e SES e a Wagon era ZT4 de mesma configuração do sedã, ele continuava com as duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de 4 marchas e nos motores ele continuava com o Zetec 2.nada 16V mas agora ele passava a gerar 18.3KGFMa4500RPM e 138CVa6000RPM.
Nova grade dianteira e faróis no Hacht e o motor 2.nada 16V passava a 138CV.

O Hacht de quatro portas também mudava e o mesmo motor do duas portas.

O Sedã também ganhava as alterações visuais e o mesmo motor do duas portas.

A Wagon também ganha alterações visuais e o mesmo motor do duas portas.
E a Ford americana apenas rebatizou o motor de "Duratec" mas todos sabem que não é um "Duratec legítimo" e a produção foi transferida do México para os Estados Unidos e o SVT dava adeus, mas em outubro de 2005 na linha 2006 chegava a versão esportiva ST apenas para o sedã com aerofólio, spoilers e saias laterais, a reboque era mantido o câmbio manual de cinco marchas, mas estreava o Duratec 2.316V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por corrente metálica, o seu diâmetro é de 87.5mm e o curso é de 94mm o que totalizavam 2261cm3, a sua taxa de compressão produzia 9,7:1 e com isso gerava 21.3KGFMa4250RPM e 153CVa5750RPM é o mesmo que equipou a nossa Ranger? ele mesmo e também o primeiro Fusion vendido no Brasil, em comparação ao antigo CVT era bem menos potente, mas tinha mais torque.
O Esportivo ST que vinha com uma grande aerofólio e rodas diferentes e reboque o 2.316V de 153CV.
Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda, em fevereiro de 2007 era apresentada no Salão de Detroit a nova geração do Focus americano e na mesma época o Hachtback ganhava a opção de acabamento SES, em outubro de 2007 na linha 2008 chegava a nova geração do Focus norte- americano apenas vendido nos Estados Unidos e Canadá, lembrando que o México passou a importar o Focus Sedan da Argentina desde 2004, ele perdia as carrocerias Hachtback de duas e quatro portas e a Wagon(perua) e mantinha o Sedã e estreava o cupê, ambos medem 4.44metros de comprimento, 1.72metros de largura, 1.48metros de altura e o entre  - eixos passou a 2.61metros, ele veio com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas e automático de quatro marchas, a suspensão e freios eram mantidos, o motores Zetec 2.nada 16V e o Duratec 2.316V davam adeus, agora ele tinha apenas uma opção de motor: o Duratec 2.nada 16V que já citamos no Focus nacional, mas lá nos Estados Unidos tinha duas calibrações para a Califórnia ele era "estrangulado" para gerar 18.3KGFMa4250RPM e 134CVa6000RPM e para os outros estados ele gerava 18.8KGFMa4250RPM e 142CVa6000RPM ou seja agora ele ficava potente, mas os americanos só veriam uma versão esportiva na plataforma C1 e mesmo sendo uma "gambiarra" até que era bonita a segunda geração do Focus americano, nesse ponto na mesma época nos estávamos melhores por que um ano depois receberíamos o Focus de plataforma nova(a C1).
Sobre uma "casca" nova chegava a segunda geração do Focus para os EUA e o motor apenas o 2.nada 16V com 142CV e para a Califórnia com 134CV.

O Belo cupê com os mesmos motores do sedã.
Em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em fevereiro de 2010 o Focus de terceira geração é mostrada no Salão de Detroit e em outubro de 2010 com o lançamento do Hacht, o cupê dava adeus e em outubro de 2011 é vez do sedã americano passar a plataforma C1 afinal a terceira geração manteve a plataforma da primeira geração e agora os americanos estavam bem nesse aspecto e ainda não era o fim da plataforma C170 na América do Norte, por que os próprios americanos e Mexicanos deram um jeito de permanecer com eles.
Em maio de 2008 a Transit Connect chegava aos Estados Unidos importada da Europa, só que o motor para ir aos Estados Unidos foi trocado em vez do TDCi 1.8 Duratorq veio o Duratec 2.nada 16V á gasolina já citado no Focus, em outubro de 2010 na linha 2011 ela ganhava a reforma visual e em outubro de 2013 na linha 2014 ela passava a plataforma C1, para os Mexicanos a Ford local resolveu importar o Sedã da Argentina com motor Zetec 2.nada 16V em outubro de 2004, em outubro de 2005 na linha 2006 ele ganhava o Duratec 2.nada 16V que lá gerava 19.5KGFMa4500RPM e 145CVa6000RPM e seguiu assim até outubro de 2008 quando chegou a nova geração importada da Europa e mais tarde da própria Argentina e seguiu assim até a chegada da terceira geração agora importada dos Estados Unidos ou seja o fim da plataforma C170 na América do Norte foi em 2012.
 
O Focus tem como qualidades suspensão acertada, motor Duratec com bom desempenho e boa confiabilidade, mas existem percalços: manutenção cara, principalmente no modelo com motor Zetec 16V, agora o Focus 1.6 é meio manco, mas o Zetec Rocam 1.6 é mais barato de manter que os outros motores.


 
 
 

 

 
 

 


 
 

 

 
 

 

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