Avaliação: Fui na Vox conhecer o CrossFox.

                         A IDÉIA ERA GOLF VARIANT OU SPACEFOX, MAS O PEQUENO MOSTROU
                         ATRIBUTOS.
Bom pessoal fui com uma ideia em mente, era Golf Variant ou SpaceFox e aí fui conversar com o vendedor, eu até pensei em vender meu carro, mas por enquanto vou deixar.
   E aí ele falou que a Golf Variant só chega semana que vem e a SpaceFox não tinha, mas então eu estava certo em ir para casa, mostrei o blog e ele me ofereceu o CrossFox, " Mas por que o CrossFox, se já faz um tempo que ele foi lançado?" é simples: afinal nunca tinha experimentado o motor EA 211 1.616V(só três cilindros do Up!) aliás vou até fazer uma meia culpa, eu tinha "vergonha" de divulgar o meu blog e aí ninguém sabia da existência, então ficava a impressão de picaretagem minha e depois que um leitor me "chamou" para fazer o test drive do Renegade, eu resolvi embarcar na Ideia e lógico tinha a SpaceFox e a Golf Variant na minha mente. e nessa mesma linha agora vem do CrossFox que é o carro que foi avaliado e outro motivo: motor e câmbio são os mesmos da SpaceFox então eu estava em casa, afinal o Fox é feito na plataforma PQ24 a mesma que serviu ao Polo e Polo Sedan e que serve a Fox/SpaceFox/CrossFox e também a Gol/Voyage e Saveiro.
    Para aqueles que não gostam de aventureiros urbanos, vou explicar bem claro: desde que tenha suspensão elevada e pneus de uso misto é válida, é minha opinião. mas existem pessoas que não gostam e existem pessoas que gostam e outra: o CrossFox é versão importante de vendas na linha Fox, ou seja o mercado gosta deles.
    POR FORA, confesso que não tinha gostado do visual da versão Highline/Trendiline ao vivo, na dianteira tinha ficado legal e na traseira a lanterna imitando o Golf, achei pesado, mas não é que ao vivo me acostumei? e sobre o estepe na traseira, é uma polêmica que nem vou mais entrar, por que muitos gostam e outros não, mas ele para mim é mais honesto que o Pepper, mas lógico para muitos a alternativa mais "viável" a Highline, mas ambos tem o mesmo conjunto motor e câmbio da Highline, sobre o visual ele é até bonito ao vivo e nesse cor o ajudou e muito, ele mede 4.05metros de comprimento, 1.66metros de largura, 1.60metros de altura e 2.47metros de entre - eixos, os seus rivais são o HB20X e o Sandero Stepway e na boa a gente que não goste do estepe na traseira e até entendo, para mim deixa quieto, mas existe gosto para tudo não é o mesmo? e fora que agora ele tem um suporte decente para o estepe e não aquela gambiarra que tinha no primeiro CrossFox e a outra as rodas são donas de uma belo visual, bem estilizadas, até.
O CrossFox se inspira no Golf na dianteira.

Na traseira o estepe, as lanternas do Golf eu já me acostumei e nessa versão ficaram boas.
POR DENTRO A Volkswagen tem seguido a filosofia de painel simples, mas bem acabado e isso é bom, ou seja deu um salto em relação ao primeiro Fox, com aquele painel que parecia da Kombi. Esse modelo não, tem instrumentos legíveis e bem claros, algo típico dos VW e isso é muito bom e ainda de quebra ele traz coisas de gente grande: Volante de Golf atual, Navegador GPS da Tiguan e também o teto solar do Golf antigo, e os itens de série? Ele vem  de série com os obrigatórios ABS, Air Bag Duplo, além deles traz Chave Canivete, Alarme, Ar Condicionado, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção Elétrica chamada de Easy Drive pela Volkswagen, Vidros/Travas e Espelhos elétricos e os outros itens de série são Banco traseiro rebatível e corrediço(ARS), Painel que acende automaticamente ao abrir a porta do motorista, Controle de tração, Limpador/Lavador/Desembaçador do vidro traseiro, Para - choques nas cor do veículo e suspensão elevada com pneus de uso misto, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro , computador de bordo com I-System e  Roda de Liga-leve aro 15 com pneus 205/60/R15. Nos opcionais, ele pode vir com Banco, volante e revestimento das portas em couro chamado de Native pela Volkswagen, Roda Liga-leve aro 16 com pneus 195/55/R16, Luz de leitura dianteira e Teto solar, Controle de estabilidade, assistência em partidas, ABS com função off-Road, Faróis auxiliares com tripla função: Neblina, Longo alcançe e cornering light(luz de curva), Piloto automático, espelho elétrico eletrocrômico, Sensor de chuva e crepuscular, Sistema de som com GPS, Bluetooh e USB e com esses equipamentos o preço sobe para R$72.394 é um pouco salgado, na concessionária creio que uns R$75.000, é um pouco alto, mas dá para contornar isso, quer ver? quer só apenas a central multimídia e os sistemas de som? acresce R$3000 na conta e ele fica mais em conta, quer apenas controle de estabilidade? acresce mais R$1200, quer teto solar, acresce mais R$2620, quer acabamento Native acrece mais R$710, o que bugou? não entendeu, bom então vamos lá, quer o GPS e o sistema de som aí o preço é de R$66.809 na concessionária deve estar uns R$69.000,  caso queira o controle de estabilidade aí o preço vai R$64.782 na concessionária deve custar uns R$67.000, caso queira apenas o Teto Solar vai a R$66.194 na concessionária deve custar R$69.000, caso queira apenas a Roda de liga-leve aro 16 o preço vai a R$65.057 e ai vai a R$68.000 na concessionária, mas enfim a cor escolhida é a da foto. O seu porta-malas leva 280 litros. como todo Hacht é pequeno e não existe milagres, os seus rivais tem porta - malas maiores, mas não se distanciam: o HB20X leva 300 litros e o Sandero Stepway leva 320 litros. então aqui não existe milagres, mas a grande sacada do Fox é o banco dianteiro indo para frente e com isso o porta - malas vai para 353 litros, mas o espaço interno fica muito prejudicado e o espaço? para cabeça é muito bom, eu particularmente não tive dificuldades para se adaptar ao modelo e se alguém sentar atrás de mim, tem um belo espaço, mas se for recuar o banco dianteiro, aí vai complicar um pouco , mas para cabeça é excelente e caso o banco dianteiro recuado e o banco traseiro avançado vai sofrer um monte, uma coisa me chamou atenção nos bancos: lembra daquele recall de 2008 com o problema de decepa dedos do Fox? pois é agora, tem um aviso e uma fita para não esmagar os dedos e achei isso muito bom, embora chega a ser meio que engraçado, lembre-se é o modelo de Test Drive. então se você reparou alguma coisa, suja entenda que não é culpa deles e sim minha: eu pedi que fosse o de test drive, assim seria mais real, para vocês ver, mas não é que a Vox seja desleixada longe disso, pelo contrário até me atendeu bem, embora existe coisas que ele não pode atender(depois eu explico).
O Painel de instrumentos

Volante veio do Golf.

Central multimídia com GPS veio do Tiguan.

Teto Solar veio do Golf antigo.

O Espaço é bom, para quando estar na minha posição, mas se recuar complica um pouco, mas para cabeça é excelente.

Porta - malas com os bancos em posição normal.

O Bancos dianteiros á frente, ganha porta - malas, mas perde espaço.
Não existe ganha-ganha, o que você perde aqui, ganha alí, enfim no CrossFox não foi diferente, mas lógico vale lembrar que tem casais com filho pequeno, ou crianças pequenas e tenham malas grandes então dá para fazer essas alternativas tranquilamente.
MECÂNICAMENTE: A Boa notícia: o câmbio é o manual de seis marchas, o motor é o EA 211 MSI 1.616V com bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada e coletores variáveis e com isso gera 15.8KGFMa4000RPM e 110CVa5750RPM e com álcool vai a 16.8KGFM e 120CV nas mesmas rotações, como curiosidade é da mesma família do 1.416V TSI do Golf e do três cilindros 1.nada(zero, 1 litro como queira) do Up!, a sua suspensão elevada utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi- independente com eixo de torção e os freios são discos ventilados na dianteira e tambores na traseira e a direção é do tipo pinhão e cremalheira.
O 1.616V gera 110CV com gasolina e 120CV com álcool.
ANDANDO COM ELE. Logo de cara, o câmbio já mostrou os engates bem precisos, típico da MQ-200 que é a caixa da Volkswagen, embora seja uma versão de seis marchas desse câmbio, o motor no início dava impressão de "apático" exigindo pisar mais do que necessário para sair, mas é um motor que o torque está a 4000RPM era pisar mais que o motor respondia e andando com ele, ele começou a responder e bem, afinal a sexta-marcha jogou as outras para baixo e com isso deixou as outras bem justa e equilibrada, lógico que a sexta está lá para consumo, andando com ele, eu vi uma das causas que os fora de estrada leve, fazem sucesso: suspensão elevada, afinal buracos, valetas e volta meia, você raspa o seu protetor de cárter em algum lugar e com eles não, graças a suspensão elevada, sobre a suspensão é o jeito Volkswagen de ser: um pouco dura, mas sólida, para mim VW tem que ser assim se não, não vai, se bem que o CrossFox foi um pouco mais macio do que esperava, mas ainda fica dentro dos padrões VW e como comparação aos rivais? bom eu nunca andei no Sandero Stepway e no HB20X, mas vou dar como base o Logan 1.6 que fiz de test drive e o HB20 1.616V normal, os rivais respondem melhor em baixa rotação, e lógico vale lembrar que o Renault é 8V, no câmbio vantagem ampla para o Volkswagen sobre o Renault, além de ter um marcha a mais, ainda o câmbio do Logan para tu errar a marcha é dois toques: eu cheguei me confundir primeira com terceira com facilidade e a direção é bem inferior ao Fox, sim e o HB20 até que rivaliza com o Fox nesses aspectos, mas perde por ter uma marcha a menos que o Volkswagen e os freios foram ótimos e a direção elétrica é bem leve(não peguei rodovia) a medida que aumenta velocidade ela endurece e uma falha minha: não perguntei se estava no álcool ou na gasolina, mas eu percebi uma coisa: o ronco dele tem o jeito tipicamente Volkswagen de ser, embora ele não extremamente silencioso, não também não é barulhento, vale lembrar que é um Hacht compacto, então ele está na média do segmento e o acabamento apesar de simples, não ficou batendo nada. o que é um excelente notícia.
O SEU PREÇO E SUA SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS como você  sabe a versão completa passa dos R$70.000, mas o modelo "Básico" custa R$61.450 e na Vox custa R$64.000 segundo o vendedor, como comparação aos rivais, o Sandero Stepway custa R$51.450 e o HB20X custa R$53.095 ele é mais caro que os rivais, mas o CrossFox tem motor mais moderno que o Sandero Stepway e câmbio de seis marchas e traz controle de tração, algo inexistente no rival e a direção do VW é elétrica, creio que os rivais devem ser mais caros na região da Grande Florianópolis também, e nos opcionais apesar de ser bem mais caro, ao menos traz controle de tração com assistência fora de estrada, suspensão elevada? só Sandero Stepway além do CrossFox, o HB20X não tem isso, além de não ter controle de tração de série, fora o ágio nas concessionárias Hyundai que pode complicar a vida do HB20. em resumo: o preço da versão "Básica" é tolerável, mas a completa...., é um pouco complicado e fora que invade áreas de carros de segmento superior e aí fica complicado, mas enfim ao menos a VW dá para escolher alguns deles e isso até ajuda o CrossFox. mas enfim confesso até ter gostado dele, mas confesso que olharia com carinho pela Highline: O mesmo motor e câmbio e um pouco mais discreta, mas ainda assim o CrossFox é mais "honesto" que o Fox Pepper, apesar do preço um tanto salgado e o Highline pode raspar em alguns lugares, mas economiza R$10.000 na sua conta e se você quiser tem a opção do manual-automatizado ASG i-Motion de cinco marchas e com isso preço do CrossFox vai a R$64.810 e na Vox deve ir para os R$67.000 já que ele falou que o preço da versão básica é de R$64.000 então vou aumentar R$3000 nas minhas contas.
   E aí aproveitei para comentar o Fox Pepper esse é certo que não compraria, mas ele disse que quem não gosta do estepe na traseira leva o Pepper, mas eu falei "Se tivesse o motor 1.4 TSI do Golf seria outra coisa...." e aí ele comentou que não vão colocar por que atrapalharia o Golf, afinal ele explicou que existe status, mas eu perguntei sobre os Golf vendidos, ele falou que esmagadora maioria é DSG e não manual. e eu falei então está aí é só oferecer o Fox Pepper com motor 1.4 TSI e câmbio manual e está tudo feito e evite concorrência com o Golf, lógico isso ele não poderia me atender, quem poderia me atender era a própria Volkswagen, então nesse caso ele não tem culpa de nada, afinal o Pepper é um esportivo de adesivo. O vendedor me atendeu bem até e inclusive mostrou que entende disso, vale lembrar que a moça do test drive do Renegade também foi assim. então isso é um bom sinal. mas enfim ele é R$8000 e R$10000 reais mais caro que os rivais, vou deixar para você decidir ou não. mas vou tentar ajudar.
SE OLHAR PELA ETIQUETA... sinceramente R$10000 a mais que os rivais fica numa situação muito complicada.
SE OLHAR PELO QUE OFERECE... sei que muitos vão me apedrejar, mas a versão "Básica" dele traz exclusividades que vale apena. ou seja ele une: motor moderno e suspensão elevada e traz um câmbio de seis marchas exclusivo dele(no segmento é claro) e é mais honesto que o Fox Pepper, nos rivais ou você escolhe motor moderno(HB20) ou você escolhe suspensão elevada(Sandero Stepway). e além do CrossFox ter os dois, ele tem câmbio de seis marchas e controle de tração de série. a Completa invade terrenos complicados para a família Fox. então a versão "básica" nesse caso pode ser uma boa pedida se você quer um hacht aventureiro com motor moderno e suspensão elevada. o consumo urbano foi de 7.45KM/L com álcool e 8.3KM/L com gasolina e o rodoviário é de 10.6KM/L com álcool e 11.7KM/L com gasolina, segundo o Inmetro.
                                                                   FICHA TÉCNICA
MOTOR: Família EA 211, quatro cilindros, 16 válvulas, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas variável no cabeçote acionado por correia dentada, coletores variáveis e Flex
CILINDRADA:1598cm3
DIÂMETRO X CURSO:76.5mm x 86.9mm
TAXA DE COMPRESSÃO: 11,5:1
POTÊNCIA:110/120CVa5750RPM
TORQUE:15.8/16.8KGFMa4000RPM
CÂMBIO: Manual de seis marchas e tração dianteira.
CARROCERIA: Hachtback, quatro portas, cinco lugares
DIMENSÕES: Comprimento 4.05metros, largura 1.66metros, altura 1.60metros e entre - eixos 2.47metros
PESO:1156KG
PESO/POTÊNCIA: 10.5KG/CV com gasolina e 9.6KG/CV com álcool
PESO/TORQUE:73.2KG/KGFM com gasolina e 68.8KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta - malas 280 litros e tanque de combustível 50 litros.
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção.
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com ABS, EBD, Controle de tração e ESP(opcional).
DIREÇÃO: Elétrica, tipo pinhão e cremalheira.
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 16,195/55/R16.
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo(por lei), Alarme, Ar Condicionado, CD/Player, Controle de tração, Direção elétrica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos.
PRINCIPAIS  EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Controle de tração, GPS, Bluetooh, Teto Solar.
PREÇO:R$61.450(Site da VW), R$64.000(Vox).







AGRADECIMENTOS A VOX POR ME DEIXAR REALIZAR O TEST DRIVE E PELO BOM ATENDIMENTO DO VENDEDOR,







Comentários