Avaliação: Renault Duster Dynamique 1.6 16V mostra atributos apesar da forte concorrência.

                   FUI ATÉ A GLOBO RENAULT DA BEIRA MAR  AVALIAR O DUSTER 2016.
Gente da fábrica da Renault sabe que o Duster não terá vida fácil, pela concorrência maior, afinal o Duster foi lançado em 2011 na época o único rival direto era o EcoSport antigo, afinal o Duster seguia o mesmos esquemas do rival, duas opções de motor: 1.616V e 2.nada 16V(zero atrás do ponto é nada, ok?, ou pode chamar de 2 litros ou 2000 como queira) e duas opções de tração: dianteira ou integral. no caso dos câmbio diferia um pouco: manual de cinco marchas, manual de seis marchas para o 2.nada 16V e 4x4 e automático de quatro marchas.
   O Tempo passou surgiram rivais novos, além do próprio EcoSport, acabou surgindo Peugeot 2008, Jeep Renegade e Honda HR-V, mas na grande Florianópolis o HR-V "não existe" veja embaixo
Os escombros de uma concessionaria Honda. e no caso do 2008 as autorizadas Peugeot ajudam: suas adversárias, numa tremenda falta de confiança no produto e lógico a versão do Duster é justamente a que compete com o Renegade Sport caso queria dar uma olhada:
A Avaliação do Renegade Sport manual está aqui. e voltando ao Duster, eu até pensei em esperar o lançamento da Oroch ou do Sandero RS, mas aí o que aconteceu, eu pensei: se a Renault volta e meia manda release direto para mim, por que não ir atrás?
   Fui até a Globo Renault que é mais próxima da minha casa, cheguei lá mandou um vendedor logo me atendeu e aí expliquei para ele, sobre o blog e os release que a Renault manda, ele falou que teria que ter autorização do gerente e fui lá conversar  com o gerente, lógico tive que esperar bastante tempo e aí conversei com  gerente e aí , mas eu falei sobre outras avaliações como Classe C, Versa e CrossFox e ele falou que por ele não tem problema, aliás tenho que reconhecer que fui bem atendido lá  e pedi até que fosse o mesmo vendedor que tinha me atendido, por que vi que outros estavam ocupados e ele estava melhor e você pergunta por que o Duster?
  Primeiro ele recebeu uma reestilização e é o último lançamento da Renault até agora então por que não? então vamos ver e a única versão disponível para test drive era a Dynamique 1.6 16V manual.
POR FORA: Tudo bem que estilo é questão subjetiva, o Duster nunca foi o mais bonito da categoria, mas por incrível que pareça, simpatizei mais no visual dele do que o HR-V(cheio de vincos), o 2008 bem é mais bonito ao vivo, mas como se sabe autorizadas Peugeot acabaram de me confirmar a má fama deles: então fica entre EcoSport e Renegade, só que a Ford ainda não desceu do muro, o Renegade de "entrada" foi avaliado. A reestilização do Duster já melhorou o visual do modelo, tirou aquele aspecto "Lada Niva modernizado" principalmente aquela versão que tinha para - choques pretos e rodas de ferro, ainda bem que a Renault tirou essa versão, temos que lembrar que ele tem origem na Dacia da Romênia e ele é o SUV preferido  do James May, na dianteira a nova grade ficou bem melhor que antiga e os faróis ainda trazem luzes de led diurnas integradas, nas laterais ele mantém os para-lamas abaulados e que na traseira causa um pouco de "estranheza", mas maioria dos proprietários do Duster gosta, como eu falei estilo é questão subjetiva, na traseira as lanternas de leds dão toque de requinte, construído na plataforma B da Renault que é a mesma que serve a Logan, Sandero e também aos aposentados Nissan Tiida e Tiida Sedan e a própria Nissan Livina ainda fabricada no Brasil e também no exterior aos Clio III, Clio IV e o March de geração anterior a vendida no Brasil, ao utilitário esportivo Captur , essa base é quase um coringa dentro do grupo Renault-Nissan e fora o Leaf elétrico que tem uma base modificada chamada de EV, mas uma coisa ele parece: ter as maiores medidas do segmento, eu disse parece? Não, ele realmente tem as maiores medidas do segmento, ele mede 4.32metros de comprimento, em comparação com os rivais o 2008 tem 4.16metros de comprimento, o Renegade tem 4.24metros e o EcoSport tem 4.24metros, com a ajuda do estepe na traseira, na largura ele mede 1.82metros de largura, ele continua sendo o mais largo, o 2008 mede 1.75metros, o Renegade 1.79metros e o EcoSport mede 1.76metros, ele mede 1.67metros de altura, talvez seja a única medida que perde a maioria dos rivais, o Renegade mede 1.72metros, o EcoSport mede 1.69metros e vence o Peugeot 2008 com 1.56metros e o entre - eixos é de 2.67metros é a maior medida, vence Renegade com 2.57metros, vence EcoSport com 2.52metros e Peugeot 2008 com 2.54metros, vou deixar o HR-V de fora, por que ele está meio "ausente" da Grande Florianópolis. Então James May diria "It´s Good News"! bom eu vou até colocar o ângulo de entrada que é de 30 graus, a altura livre do solo é de 21cm e o ângulo saída é de 34.5 graus e mesmo que o leitor ache: ele tem origens na Dacia, saiba que apesar do EcoSport ter o emblema da Ford na Europa também  não conseguiu vender bem lá e tem sofrido com os novos rivais, mais que o próprio Duster  no Brasil e fora o vexame no longa duração de 60000KM da quatro rodas, o Peugeot 2008 virou lanterna do mercado nacional(também com autorizadas daquele tipo.....) e o Renegade talvez seja o adversário mais difícil, mas ainda tem pontos fracos como todo carro, o HR-V onde existe autorizadas Honda tem fila de espera e ágio e o resultado: a Honda já pediu ajuda para a Honda argentina que produz também o HR-V.
Visual do Duster melhorou com luzes diurnas e grade dianteira nova.

Na traseira lanternas de led, eu vou explicar sobre a porta...
Antes de mais nada, um esclarecimento sobre a porta: não está desalinhada é que eu pedi para parar para fazer essa pose e aí o vendedor saiu e deixou a porta meia aberta como você viu alí, fazer parte, não existe condenação, são coisa que acontecem e só vi agora quando estava escrevendo a matéria ele tem portas e outras coisa bem alinhadas, como você viu no lado do motorista.
POR DENTRO entrando nele, é uma mistura de "Good News!" e "Bad News", vamos uma das boas noticiais o volante a instrumentação herdadas do Logan/Sandero atual que por sua vez é uma versão por assim dizer, de baixo custo do Fluence é excelente e com boa visualização e até uma luz de indicação de marca no computador de bordo(no caso indicando se tem que mudar a marcha para cima) e o volante do Logan/Sandero novo e outra boa notícia é o sistema Mídia Nav Evolution II que vem com Facebook de série, mas não testei o facebook para não me distrair, mas achei bonita a central multimídia e dá uma melhorada no interior do Duster, mas agora vem a notícia ruim: nas saídas de ar central, ela manteve as redondas do Logan antigo e fui até tocar nela para ver, quem sabe era igual ao Versa, era apenas na aparência, quando eu toquei: realmente ela parece o que é: inferior, infelizmente é uma pena, minha opinião é que a Renault vá corrigir na próxima geração dele, afinal o Duster é um produto que está na metade do seu ciclo de vida e quem sabe herdar o painel do Logan com saídas de ar bem melhores que essa e lógico se você está perguntando: é inferior ao Renegade ou é igual? bom é inferior no acabamento, mas lembre-se ele tem origem mais modesta que os rivais, lógico não posso dizer em  comparação ao EcoSport e 2008 e faço justiça aqui: o acabamento das portas em relação ao antigo é bem melhor e a posição dos botões dos vidros elétricos estão mais a mão que a primeira versão. Os bancos  de couro  e me senti muito bem. O Espaço interno como sempre é como seus irmãos Logan e Sandero: é muito bom, na dianteira é excelente, na traseira na minha posição sobrou espaço para os joelhos e com os bancos recuados ele dá um leve "roçada" no meu joelho, mas longe de apertar e o seu porta - malas é uma excelente notícia é o maior da categoria com 475 litros, supera os 362 litros do EcoSport, o 355 litros do 2008 e o 206 litros do Renegade, nesse caso diria James May: "It´s Good News!" e quer ver a média do segmento como fica? então vamos a ela: 363 litros, ou seja o porta -mala do Duster é acima da média e tem uma vantagem de 112 litros sobre o segundo o colocado . Ele vem de série com ABS e Air Bag Duplo obrigatórios por lei, Alarme, Ar Condicionado, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção Hidráulica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos e além deles ele traz de série: Rack no teto, Leds diurnos nos faróis, Revestimento no porta - malas, Repetidor de pisca nas laterais, Para- choque na cor do veículo, Maçanetas na Cor da carroceria, Farois de Neblina, Vidros verdes, sistema de travamento das portas automático a 6KM/H, Alarme perimétrico, Três apoios de cabeça  no banco traseiro com regulagem em altura, Desembaçador do vidro traseiro, Computador de bordo com 10 funções, Coluna de direção regulável, Indicador de temperatura externa, Banco do motorista com regulagem de altura, Travamento central das portas, Vidros dianteiros um toque,  Banco traseiro bipartido 1/3 e 2/3, Bancos com revestimento em tecido, Sensor estacionamento, Função Ecomode(é a famosa seta para cima para mudar de marcha), Sistema MediaNav com tela de 7 polegadas e touchscreen, Comando de aúdio e celular na coluna de direção, Radio 3D com Bluetooh e USB integrados ao mídia Nav, Rodas de Liga-leve aro 16, aliás acima das saídas de ar redondas tem um excelente porta-celular quando não fiz as fotos, eu deixe ele lá, aliás excelente. aliás não tem  controle de tração ou estabilidade nem como opcionais algo que Renegade oferece de série e o EcoSport na versão Titanium também , mas acho que talvez trará na próxima geração, afinal Sandero RS vem aí terá, quem correu atrás de um RS para chamar de seu, quem sabe não melhore esses pontos na próxima geração? e o modelo veio equipado com Câmera de ré ,Piloto automático e Bancos de couro  que são os opcionais e aí o preço é de R$69.000 na Globo Renault e á vista por R$67.000 você leva, no site da Renault um Duster assim custa R$68.540 é praticamente o preço de tabela do utilitário esportivo fabricado em São José dos Pinhais-PR e á vista tem desconto de quase R$2.000.
Volante veio do Logan de nova geração.

Instrumentos com boa visualização e fácil leitura.

Sistema MediaNav.

Na minha posição o espaço para o banco traseiro é excelente.

Recuado dá uma "roçada" e não aperta.

O maior porta - malas do segmento com 475 litros.
MECÂNICAMENTE: O câmbio é manual de cinco marchas, o motor é o 1.6 16V da família K, ou o famoso K4M, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada, ele gera 15.1KGFMa3750RPM e 110CVa5750RPM e com álcool vai a 15.9KGFM e 115CV nas mesmas rotações, em comparação aos rivais regula com o EcoSport que usa o Zetec Sigma 1.616V que gera 15.8KGFMa4250RPM e 110CVa5500RPM e com álcool vai a 16.9KGFM e 115CVa6250RPM, só que não sei como o Ford distribuiu o torque desse motor, o Renegade usa o E-Torq Evo 1.816V que gera 18.9KGFMa3750RPM e 130CVa5250RPM e com álcool vai a 19.1KGFM e 132CV e o Peugeot 2008 tem o 1.616V da família TU que gera 15.5KGFMa4000RPM e 115CVa6000RPM e com álcool vai a 16.4KGFM e 122CV nas mesmas rotações, de qualquer forma o Duster fica parelho com seus rivais 1.6 16V e como eu já falei, não posso dizer também como o Peugeot distribui o torque a potência, então fica no caso com o Renegade mesmo que usa motor maior. A sua suspensão utiliza molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é Independente tipo McPherson e na traseira é semi - independente com eixo de torção, tirando o Renegade que usa o McPherson na traseira e o próprio Duster e EcoSport em versões 4WD tem suspensão traseira Independente tipo Multilink, os rivais seguem o mesmo esquema  do Duster EcoSport de tração dianteira e os freios são discos ventilados na dianteira e tambor na traseira, como sempre é uma receita que é igual dos rivais, com exceção do Renagade que tem freios á disco na traseira, mas o resto segue receita equivalente e mais um "Good News!" em vez uma vareta para segurar um belo amortecedor para segurar o capô, aliás tenho quase 99% de certeza que ele é o único do segmento a ter isso, afinal o Renegade não tem isso, creio que o EcoSport e 2008 não tem isso e considerando que ele tem origens na Dacia da Romênia, a surpresa positiva aumenta e bastante! e como curiosidade o motor é da mesma família 1.6 de 8V usado em Logan e Sandero e já foi usado antigamente por Clio, Clio Sedan, Symbol, Mégane Grand Tour e Mégane o que facilita o acesso de mecânicos com ferramentas adequadas e outro brinde: manta acústica no capô e isso reduz ruído.
Um amortecedor grande substitui a vareta, você já sabe o que o James May diria...

O motor 1.6 16V gera 110CV com gasolina e 115CV com álcool.
ANDANDO COM ELE: Quando eu fui em direção a Globo Renault, eu pensei "vou pegar a 2.nada 16V, para não ter problemas como gerente e com vendedor, afinal acho que o 1.616V não vai dar conta...." cheguei lá, tinha o Duster, mas era apenas o 1.6 16V resolvi encarar. Depois da seção de fotos começou a surpresa: Não deu nenhuma sensação de fraqueza, realmente o 1.616V dá conta do peso do utilitário, mas foi auxiliado por uma caixa curta, eu particularmente prefiro caixas longas, mas o caso do Duster tem que ser assim: se não ficaria bem manco, eu acho que a Renault acertou na relação de marcha. Uma coisa que eu notei nesses utilitários esportivos é que você tem uma ampla visão de tudo, não sei se ajudou ou se a direção melhorou em relação ao Logan, mas pareceu bem melhor, no câmbio isso posso dar certeza: é o melhor câmbio manual de cinco marchas dentro da Renault, aqui não acontece aquele problema de engatar terceira achando que é primeira, câmbio realmente você sabe que engatou a marcha, a suspensão pareceu um pouco mais dura que a do Renegade, mas é pouca coisa e olha que já tinha achado ela mais dura que eu esperava, mas uma coisa deu para perceber: os bons ângulos de ataque e saídas, fazem ele sair ileso de lombadas e valetas e lógico quando eu vi seta para cima, mandando aumentar eu aumentava a marcha, deu para engatar até a quinta a 60KM/H e o giro do motor ficava baixo e o motor mesmo ausente de comando de válvulas variável, não dá sustos, você sai tranquilo sem sobressaltos e o torque a 2500RPM já é de ótimos 14.1KGFM com gasolina e 14.6KGFM com álcool o que ajudou e muito o desempenho do SUV da Renault. Não posso dizer se o Renegade manual ou Duster 1.6 anda mais, não tenho cafice para colocar os dois num 0a100KM/H e arriscaria que para o motorista médio, acho que os dois se equivalem, mas o Renault tem as marchas bem curtas para isso e os freios funcionaram bem e o meu preconceito contra utilitários esportivos com motor 1.6 foi para onde? (que vale para o EcoSport 1.6) foi para Romênia e vou deixar ele lá! ou seja bem longe e outra durante o teste liguei o piloto automático por um tempo, funcionou direito e depois desliguei.
PREÇO E SITUAÇÃO PERANTE OS RIVAIS: A versão Dynamique 1.6 16V que é avaliada custa R$65.990 em configuração "Básica" creio que na Globo Renault dependendo da cor pode estar isso mesmo, chega ser mais barato que o EcoSport SE 1.6 16V que custa R$67.700 e lógico tem o Freestylie 1.6 16V que custa R$72.700 e o Titanium 1.616V que custa R$81.700 são mais caros e mais equipados que o modelo Renault, mas de qualquer forma no caso do Freestyle R$7000 a menos e R$16.000 a menos no Titanium é um caso a considerar, o Peugeot 2008 custa R$67.190 e R$72.190 na Alurre 1.616V ou seja o Duster Dynamique é ainda mais barato que os rivais mais básico  e o Jeep Renegade Sport 1.816V manual custa R$69.900, dizem que o orgão mais sensível do corpo humano é o bolso e Renault o preço do Duster é mais barato que os rivais, ele conseguiu nota A pelo Inmetro, o seu consumo urbano com gasolina foi de 9.6KM/L com gasolina e com álcool foi de 7.3KM/L e o rodoviário foi de 10.6KM/L com gasolina e 7.3KM/L com álcool, não dá para dizer que é um carro econômico no geral , principalmente na rodovia, mas conseguiu nota A creio que os rivais não vão muito longe também nisso. e se eu compraria? ele fica numa linha complicada, mas a balança pendeu mais para o lado positivo que negativo, o positivo foi o desempenho acima do que eu esperava para um carro desse(equipado com motor 1.6 e o peso), excelente porta - malas e preço mais barato que os rivais diretos, o negativo foi realmente o interior, principalmente as saídas de ar redonda estregaram  o interior, tudo bem que tem uma excelente MediaNav alí e uma boa instrumentação, mas as saídas de ar acabaram e então vou dar um sim, lógico que você sabe que se tivesse um troco a mais, encarava a 2.nada 16V e no caso do Duster o leque de versões vai além da Dynamique 1.6 16V que é o modelo avaliado e o motor 1.616V é o mais vendido entre os Duster ele aqui no Blog honrou a propaganda: entrou na Arena.

Expression 1.616V : R$59.990 é hoje o utilitário esportivo nacional mais barato e lógico perde as rodas de liga-leve, mas tem para - choque na cor do veículo.

Dynamique 2.nada 16V manual: R$72.990 sem concorrência direta, afinal o EcoSport 2.nada 16V perdeu a opção do câmbio manual, o Peugeot 2008 tem o 1.616V THP e o Renegade tem o turbo diesel e com isso as bases do futuro Sandero RS estão nessa versão! afinal o câmbio manual é seis marchas.

Dynamique 2.nada 16V Automático: R$74.340 aqui o Duster entra com motor mais forte, o Renegade Longitude mantém o 1.8 e o EcoSport entra o dupla embreagem, o Duster tem o câmbio automático de quatro marchas.

Dynamique 2.nada 16V 4WD Manual: R$76.840 com tração 4x4 e sem reduzida, as opções são EcoSport 2.nada 16V que segue o mesmo esquema e o Duster. o Renegade 4x4 traz apenas motor á diesel.

                                                             FICHA TÉCNICA
MOTOR:Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada.
CILINDRADA: 1598cm3
DIÂMETRO X CURSO: 79,5 X 80,5mm
TAXA DE COMPRESSÃO:9,7:1
POTÊNCIA:110/115CVa5750RPM
TORQUE:15.1/15.9KGFMa3750RPM
CÂMBIO: Manual de cinco marchas e tração dianteira.
CARROCERIA: Utilitário esportivo, cinco portas e cinco lugares.
DIMENSÕES: Comprimento 4.32metros, largura 1.82metros, altura 1.67metros e entre - eixos 2.67metros
PESO:1202KG
PESO/POTÊNCIA: 10.9KG/CV com gasolina e 10.4KG/CV com álcool
PESO/TORQUE: 79.6KG/KGFM com gasolina e 75.1KG/KGFM com álcool
VOLUMES: Porta - malas 475 litros e tanque de combustível 50 litros.
SUSPENSÃO: Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
DIANTEIRA: Independente tipo McPherson
TRASEIRA: Semi - independente com eixo de torção
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e tambor na traseira com ABS e EBD
DIREÇÃO: Hidráulica, tipo pinhão e cremalheira.
RODAS E PNEUS: Liga-leve aro 16, Pneus 205/60/R16
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE: ABS, Air Bag Duplo(obrigatórios por lei), Ar Condicionado, CD/Player, Coluna de direção regulável, Direção Hidráulica, Vidros/Travas e Espelhos elétricos e sistema media nav
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS OPCIONAIS: Câmera de ré , piloto automático e Banco de couro.
GARANTIA: 3 anos sem limite de quilometragem.
PREÇO: R$65.990(R$67.000 a vista na Globo Renault).

AGRADEÇO AO VENDEDOR E AO GERENTE DA GLOBO RENAULT DA PRAIA COMPRIDA NA BEIRA MAR DE SÃO JOSÉ POR DEIXAR REALIZAR O TEST DRIVE E PELA CONFIANÇA NO SEU PRODUTO!











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