Plataforma E80/90: O Passado de tração dianteira do Toyota Corolla

                       O COROLLA TEM UM PASSADO VASTO E UM DELES É ESSE!
Depois de um dia, voltamos as atividades e agora fomos vasculhar o passado de um carro que hoje é líder de vendas entre os sedãs médios no Brasil e é feito no Brasil é o Toyota Corolla.
   Num tempo que a Toyota só queria saber(literalmente) de Bandeirante e importações fechadas, o Corolla já tinha sua vida e o Corolla resolveu se render a tração dianteira que ficou até os dias de hoje.
 Nem vou citar aqui as opções de modelo de tração traseira, por que são muitas e em todos os lugares, então vou deixar quieto e quem herdou a plataforma de tração traseira do modelo anterior foram os AE86 que se tornaram lendas do drift e com isso não estarão nesse artigo.
  E ao contrário de outros modelos, aqui você verá os motores todos junto e todos ao redor do mundo, com exceção clara dos clones de outras marchas, mas será separado.
A CHEGADA DO MODELO se dá em outubro de 1982 na linha 1983 na Europa, Estados Unidos e Japão, para os japoneses ele estava disponível nas carrocerias hacht de duas ou quatro portas, liftback de quatro portas e sedã de quatro portas, para os americanos o hacht de duas portas , Liftback de quatro portas e o sedã de quatro portas e para os europeus os mesmos dos japoneses. como curiosidade além do AE86. o Liftback e a perua mantinham a plataforma do modelo anterior, o Hacht media 3.97metros de comprimento(4.06metrios nos EUA), 1.63metros de largura, 1.35metros de altura(1.34metros para o FX16) e 2.43metros de entre - eixos, no sedã todas as medidas foram iguais com exceção do comprimento que é de 4.13metros(4.25metros nos EUA), duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de três marchas, nos motores vamos começar pelo Japão, a oferta começava pelo 1.3 da família A da Toyota, com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas simples no cabeçote e carburador de corpo simples, o seu diâmetro é de 76mm e o curso é de 71.4mm o que totalizavam 1295cm3 e com carburador de corpo simples, a sua taxa de compressão é de 10.8KGFMa3600RPM e 75CVa6000RPM, a segunda opção era o 1.3 de 12 válvulas( 3 válvulas por cilindro) e comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada, da família E, o seu diâmetro é de 73mm e o curso é de 77.4mm o que totalizavam 1295cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com 10.6KGFMa5200RPM e 82CVa6000RPM, a terceira opção é o 1.5 da família A da Toyota de mesma concepção do 1.3 de entrada, o diâmetro é de 77.5mm e o curso é de 75mm o que totalizavam 1452cm3, a sua taxa de compressão é de 9:1 e dotado de carburador de corpo simples gerava 12KGFMa3600RPM e 86CVa5600RPM e para os modelos AE82 veio o 1.6 da família A, a versão com cabeçote de 8 válvulas e comando de válvulas simples no cabeçote era a primeira, o seu diâmetro era de 81mm e o curso era de 77mm o que totalizavam 1587cm3, a sua taxa de compressão era de 10:1 e com injeção eletrônica multiponto ele gerava 13.9KGFMa4000RPM e 100CVa5600RPM e a versão com cabeçote de 16 válvulas, duplo comando de válvulas no cabeçote acionado por correia dentada e além disso veio alterações em comando de válvulas, pistões e bielas tudo para gerar 15.1KGFMa5800RPM e 135CVa6600RPM e por último o 1.8 á diesel da família C da Toyota, o seu diâmetro é de 83mm e o curso é de 85mm o que totalizavam 1839cm3, sua taxa de compressão é de 23:1 e com bomba injetora, sem turbo, o popular "maçarico" e com isso gera 12KGFMa2600RPM e 64CVa4600RPM. No mercado Americano, ele vinha com o 1.6 da família A com 8 válvulas e carburador de corpo duplo para gerar 11.7KGFMa2800RPM e 90CVa4800RPM, o 1.6 de 16 válvulas e injeção eletrônica multiponto da família A só que lá ele gerava 15.1KGFMa4800RPM e 112CVa6600RPM e o 1.8 á diesel da família C da Toyota. No mercado Europeu ele vinha com o 1.3 da família A igual dos japoneses, mas para eles gerava 10KGFMa3800RPM e 65CVa6000RPM, a segunda opção é o 1.3 de 12 válvulas da família E, mas que gerava 75CVa6000RPM e mantinha os 10.6KGFMa5200RPM, a terceira opção é o 1.6 da família A, todos dotado de carburador de corpo duplo, no caso no mercado europeu ele gerava 11.7KGFMa2800RPM e 84CVa4800RPM e uma versão "estrangulada" para Suiça e Suécia com 78CV, o 1.6 16V da família A com 112CVa5600RPM e 15.1KGFMa4800RPM e uma versão mais potente chamada de FX16 com 124CVa6600RPM e o 1.8 á diesel da família C com 12KGFMa2600RPM e 64CVa4600RPM. A sua suspensão é independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos, na dianteira é McPherson e na traseira é dual-link e os freios eram discos ventilados na dianteira e tambores na traseira e a direção era do tipo pinhão e cremalheira, ou seja o Corolla se rendia aos novos tempos e suspensão traseira independente é algo que o Corolla de tração dianteira teve até a oitava a geração, a nona passou a ser semi - independente com eixo de torção.
O Corolla Hacht de quatro portas exclusivo dos europeus, lá os motores eram o 1.3 de 65CV, 1.3 12V de 75CV, 1.6 de 84CV(78CV em versões normais), 1.6 16V de 112CV e o 1.8 á diesel de 58CV

O Lifttback disponível para EUA, Europa e Japão os motores da Europa são os mesmos do Hacht, para o mercado japonês era o 1.3 de 65CV,  1.3 12V de 80CV, 1.6 de injeção eletrônica e 100CV, 1.6 16V de 135CV e o 1.8 á diesel de 65CV e para o mercado americano o 1.6 de 90CV, 1.6 16V de 135CV e 1.8 á diesel de 65CV.

O Sedã vendido na Europa, Estados Unidos, Japão e Austrália.

O FX16 que é o hacht de duas portas, vendido na Europa, Japão e Estados Unidos, no caso americano era apenas o FX16 com motor 1.6 16V de 124CV.
Em outubro de 1983 na linha 1984 nada muda, ficou confuso? sobre motores e países calma que tem a Austrália ainda, mas aí será ajeitado para os todos os países, em outubro de 1984 na linha 1985 ele passava a ser feito na Austrália, apenas o sedã de quatro portas e descontando o AE86, nos motores ele estava disponível com o 1.3 da família A que gerava 10KGFMa3800RPM e 65CVa6000RPM, o 1.6 de 8 válvulas que gerava 11.7KGFMa2800RPM e 78CVa4800RPM e o 1.6 16V era exclusivo dos modelos de tração traseira, aí já é outra história.... 
                                                       Agora vamos aos motores usados no mundo.
                                                    Japão.
1.3                10.8KGFMa3800RPM      75CVa5600RPM
1.3 12V        10.6KGFMa5200RPM      82CVa5600RPM
1.5                12KGFMa3600RPM         86CVa5600RPM
1.6                13.9KGFMa4000RPM      100CVa5600RPM
1.6 16V        15.1KGFMa4800RPM      135CVa6600RPM
1.8 á diesel    12KGFMa2600RPM          65CVa4600RPM
                                               Europa
1.3                10KGFMa3800RPM         65CVa5600RPM
1.3 12V         10.6KGFMa5200RPM     75CVa5600RPM
1.6                 11.7KGFMa2800RPM     84CVa4800RPM(78CV, Suíça e Suécia).
1.6 16V         15.8KGFMa4800RPM     114CVa6600RPM
1.6 16V         15.8KGFMa4800RPM     124CVa6600RPM(FX16)
1.8 á diesel     12KGFMa2600RPM         58CVa4600RPM
                                             Estados Unidos
1.6                    11.7KGFMa2800RPM     90CVa4800RPM
1.6 16V            15.1KGFMa4800RPM    112CVa6600RPM
1.8 á diesel        12KGFMa4600RPM         65CVa4600RPM
                                              Austrália
1.6                        11.7KGFMa2800RPM        78CVa4600RPM
 
Em outubro de 1985 na linha 1986 chegava o câmbio automático de quatro marchas como opção ao de três marchas, em outubro de 1986 na linha 1987 nada muda e....
MAIO DE 1987 CHEGAVA A NOVA GERAÇÃO DO COROLLA que mantinha a plataforma básica, os modelos de tração traseira davam adeus e a perua entrava na tração dianteira, mantinham o mesmo entre - eixos da geração anterior, além do hachtback  de duas ou quatro portas, veio o cupê, o liftback de quatro portas, sedã de quatro portas e a perua de quatro portas, nas dimensões, a largura foi de 1.66metros para o sedã e os hachts, para o cupê, wagon e liftback a largura foi de 1.65metros, a altura é de 1.32metros para o Hacht, 1.33metros para o sedã, 1.26metros para Liftback e cupê, 1.38metros para  a perua, 1.35metros para o sedã com tração integral e 1.41metros para a perua com tração integral, tração dianteira ou integral, três opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de três ou quatro marchas. O visual agora era mais redondo.
   Nos motores o 1.3 de 12 válvulas(3 válvulas por cilindro) agora era o motor de entrada, o 1.5 da família A(lembrando que essa família é a mesma do 1.8 do primeiro Corolla nacional), só que agora o diâmetro era de 78.7mm e o curso era de 77mm o que totalizavam 1498cm3, a sua taxa de compressão era de 8:1 e com isso gerava 12.4KGFMa3600RPM e 85CVa6000RPM e com carburador de corpo duplo, a terceira opção é o 1.6 de 16 válvulas também da família A, mas que agora gerava 13.3KGFMa4800RPM e 112CVa6600RPM e por último para o esportivo GT-Z o 1.6 16V da família A dotado de compressor volumétrico ou Supercharger que gerava 21.4KGFMa4400RPM e 165CVa6600RPM, a sua suspensão manteve o esquema, freios e direção também, para o GT-Z vinha freios á disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira. Para a Europa os motores eram o 1.3 de 12 válvulas, que agora gerava 75CV na Europa, o 1.6 de 16 válvulas da família A com carburador de corpo duplo que gerava 13.8KGFMa3800RPM e 95CVa6600RPM,  esse mesmo motor, mas dotado de injeção eletrônica multiponto capaz de gerar 14.8KGFMa4800RPM e 118CVa6600RPM,  para o GTi estava disponível o 1.6 16V de injeção eletrônica com comando de válvulas mais bravo para gerar 15.1KGFMa5800RPM e 125CVa6600RPM e o 1.8 á diesel da família C que agora gerava 64CVa4600RPM e mantinha o torque. Já para os Estados Unidos os motores a opção de entrada era o 1.6 de 16 válvulas dos europeus, a segunda opção era o 1.6 de 16 válvulas com injeção eletrônica que gera 14.5KGFMa3200RPM e 102CVa6000RPM, o 1.6 de 16 válvulas também com injeção eletrônica, mas calibrado para gerar 14.8KGFMa4800RPM e 115CVa6600RPM e para o esportivo GTS esse mesmo motor, mas calibrado para gerar 15.1KGFMa5800RPM e 135CVa6600RPM.
O Corolla chegava ao mercado para os japoneses motores 1.3 12V, 1.5 de 85CV, 1.6 16V de 112CV, para os europeus o motor 1.2 12V de 75CV, 1.6 16V de 95CV , 112CV com injeção eletrônica e o 1.8 á diesel de 64CV e por último o mercado americano com motores 1.6 16V de 95CV, 102CV e 115CV. Na Austrália além dos 1.6 16V de 95CV e 112CV, tinha o 1.4 de 82CV. No Japão o 1.5 ganhava injeção eletrônica e agora gerava 100CV e na Austrália o 1.8 16V de 115CV.
                              O Corolla Hacht com os mesmos motores já citados no sedã.
 

O Liftback agora exclusivo da Europa com os mesmos motores do sedã.

O GT-S americano com motor 1.6 16V de 135CV.

      A Perua com os motores iguais ao sedã com cada local.
O Corolla GT-Z Japonês com motor 1.6 16V compressor volumétrico de 165CV.

O Corolla GTi europeu com motor 1.6 16V de 125CV e 135CV na Austrália.
Ficou confuso? calma tem a Austrália que ainda não veio, em outubro de 1987 na linha 1988 nada muda, em outubro de 1988 na linha 1989 nada muda e em março de 1989 ele passava ser feito na Austrália também, os motores a opção de entrada era o 1.4 da família A, o seu diâmetro é de 76mm e o curso de 77mm foi mantido o que totalizavam 1397cm3, a sua taxa de compressão é de 9,3:1 e com isso gerava 11.9KGFMa4400RPM e 82CVa5500RPM, a segunda opção é o 1.6 de 16 válvulas com carburador da família A já citado no modelo americano, a terceira opção é o 1.6 de 16 válvulas com injeção eletrônica e para o esportivo GTi o 1.6 de 16 válvulas calibrado para 135CV igual ao Corolla GTS americano e na mesma época no Japão o 1.5 ganhava injeção eletrônica e com isso passava a gerar 14.1KGFMa4400RPM e 100CVa5600RPM. Com a Austrália dá para colocar os motores disponíveis para cada região.
                                                 JAPÃO:
1.3 12V                           10.8KGFMa3800RPM    75CVa5600RPM.
1.5                                   12.4KGFMa3600RPM    86CVa6000RPM
1.6 16V                           13.3KGFMa4800RPM    112CVa6600RPM
1.6 16V Supercharger       21.4KGFMa4400RPM   165CVa6600RPM (GT-Z japonês).
                                                EUROPA
1.3 12V                             10.8KGFMa3800RPM      75CVa5600RPM
1.6 16V                             13.8KGFMa3800RPM       95CVa5600RPM
1.6 16V injeção eletrônica    14.8KGFMa4400RPM    118CVa6600RPM
1.6 16V injeção eletrônica     15.8KGFMa5800RPM    125CVa6600RPM(GTi europeu)
1.8 diesel                                12KGFMa2600RPM          64CVa4600RPM
                                              ESTADOS UNIDOS
1.6 16V                               13.8KGFMa3800RPM      95CVa5600RPM
1.6 16V injeção eletrônica   14.5KGFMa3200RPM    102CVa6000RPM
1.6 16V injeção eletrônica    14.8KGFMa4800RPM   115CVa6600RPM
1.6 16V injeção eletrônica     15.1KGFMa4800RPM    135CVa6600RPM(GT-S americano).
                                                AUSTRÁLIA
1.4                                          11.9KGFMa4400RPM       82CVa6600RPM
1.6 16V                                  13.8KGFMa3800RPM       95CVa6600RPM
1.6 16V injeção eletrônica      14.5KGFMa3200RPM     102CVa6600RPM
1.6 16V injeção eletrônica    15.1KGFMa4400RPM       135CVa6600RPM
(o último é exclusivo do GTi australiano: 1.6 16V de 135CV).
Em outubro de 1989 na linha 1990 nada muda, em outubro de 1990 na linha 1991 nada muda, em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda, no Japão em julho de 1991 ele chegava a nova geração que será citada mais abaixo, em outubro de 1992 na linha 1993 no mercado australiano o 1.6 de 16 válvulas dá seu lugar ao 1.8 de 16 válvulas da família A, o seu diâmetro cresce para 81mm e o curso para 85.5mm o que totalizavam 1762cm3, a sua taxa de compressão é de 9,5:1 e com isso gerava 15.2KGFMa2800RPM e 115CVa5600RPM e como curiosidade esse motor esteve nos primeiros Corolla nacionais(1998-2002). Em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda e em julho de 1994 ele dá adeus do mercado australiano, no mercado americano ficou até outubro de 1992 na linha 1993 e agora caso você queira acompanhar:
E vamos as mudanças de catálogo.
                                                     JAPÃO
O restos dos motores se mantém, mas o
1.5  injeção eletrônica   14.1KGFMa4400RPM e  100CVa6600RPM      
                                                    AUSTRÁLIA
1.8 16V injeção eletrônica          15.2KGFMa2800RPM    115CVa5600RPM.
A GM AMERICANA TAMBÉM TEVE VERSÃO DO COROLLA tanto o Toyota Corolla, como o seu clone Chevrolet Nova eram produzidos na fábrica de Freemont, Califórnia, ele era igual ao Toyota Corolla, só mudava grade dianteira, faróis, para - choques e o símbolo da Chevrolet e o nome do modelo que era Nova, vinhas com duas opções de câmbio: manual de cinco marchas ou automático de três marchas, as medidas eram iguais ao Toyota, duas opções de motor,o 1.6 de 8 válvulas da família A que gerava 11.7KGFMa2800RPM e 90CVa4800RPM e o 1.6 de 16 válvulas dotado de injeção eletrônica multiponto que gerava 15.1KGFMa4800RPM e 112CVa6600RPM. não dá para dizer que foi uma "Autolatina estadunidense" por que lá fusões de empresas volta e meia ocorre. então vamos tratar como algo comum e ele vinha nas carrocerias hachtback e sedã de quatro portas, na verdade o hachtback era o liftback da Toyota.
O Chevrolet Nova chegava ao mercado com motores 1.6 de 90CV e 1.6 16V de 112CV.

O sedã tinha os mesmos motores do Hacht.
Como se sabe: motor transversal e tração dianteira, foi lançado em março de 1984 como linha 1985, em outubro de 1985 na linha 1986 nada muda, em outubro de 1986 na linha 1987  chegava a opção do câmbio automático de quatro marchas e em outubro de 1988 ele deu adeus.
 A CHEGADA DO GEO PRIZM se dá em fevereiro de 1989, a GM decide vender carros orientais, por assim dizer, sob a marca Geo, e então a próxima geração do Corolla trocada os emblemas ia se chamar Geo Prizm, ele vinha nas carrocerias Hachtback e sedã, o Hachtback era quase igual ao Liftback europeu se não fosse pela grade dianteira e o sedã é igual e tinha versão esportiva chamada de GSi, já nos motores as versões normais vinham com o 1.6 de 16 válvulas da família A e injeção eletrônica multiponto que gerava 14.5KGFMa3200RPM e 102CVa6600RPM e para o esportivo GSi vinha o 1.6 de 16 válvulas de injeção eletrônica calibrado para gerar 15.1KGFMa4800RPM e 132CVa6600RPM é quase igual ao Corolla GT-S americano e ele foi lançado como linha 1990.
O Geo Prizm chegava ao mercado americano com motor 1.6 16V de 102CV.

O Geo Prizm GSi com motor 1.6 16V calibrado para 132CV.

O sedã convencional com o mesmo motor do Hacht.

O sedã GSi com motor 1.6 16V já citado no hacht.
Em outubro de 1990 na linha 1991 nada muda, em outubro de 1991 na linha 1992 nada muda e em outubro de 1992 na linha 1993 ele passava a nova plataforma dá Toyota que já foi linkada acima.
A HOLDEN TAMBÉM GANHAVA O SEU COROLLA com o plano do carro de Button(nada ver com o piloto inglês), os fabricantes tinham que ter maior peças australianas em seus carros e com isso virou um casamento de conveniências, só a Mitsubishi não entrou nessa, a Ford a Nissan se aliaram e a Holden e a Toyota australiana se aliaram, a aliança Ford-Nissan acabou com o fim da fabricação da Nissan na Austrália em 1992 e com isso para mim temos a "Autolatina canguru" por assim dizer, é a aliança entre GM(Holden) e Toyota em 1988 e em outubro de 1989 chegava o primeiro fruto era o LE Nova que vinha nas carrocerias hacht e sedã de quatro portas, era igual ao Corolla australiano e duas opções de motores: o 1.4 da família A da Toyota que gerava 11.9KGFMa4400RPM e 82CVa6600RPM, o 1.6 16V que gerava 13.8KGFMa3800RPM e 95CVa6600RPM ambos com carburador de corpo duplo, que também era da família A da Toyota, ou seja nenhum componente da GM, na boa, na minha opinião a aliança chegou a ser pior que a Autolatina....
O Holden  LE Nova chegava ao mercado com motores 1.4 de 82CV e 1.6 16V de 95CV.

O Sedã com os mesmos motores.
Em outubro de 1990 na linha 1991 nada muda, em outubro de 1991 na linha 1992 chegava o LF Nova que ganhava nova grade dianteira, farois e lanternas, os câmbios manual de cinco marchas, automático de três ou quatro marchas são os mesmos do Corolla e junto com a reestilização chegava a injeção eletrônica multiponto ao 1.6 16V que gerava 14.5KGFMa3200RPM e 102CVa6600RPM.
O LF Nova chegava ao mercado australiano, mantinha o 1.4 e o 1.6 16V e estreava o 1.6 16V de injeção eletrônica com 102CV e mais tarde era trocada pelo 1.8 16V de 115CV.

O sedã com os mesmos motores do Hacht.
Em outubro de 1992 na linha 1993 o 1.6 16V de injeção era trocado pelo 1.8 16V que gerava 15.2KGFMa2600RPM e 115CVa5600RPM, aliás que também pertence a família A da Toyota. Em outubro de 1993 na linha 1994 nada muda e em março de 1994 ele migrava para a próxima plataforma do Corolla.
 
Essa plataforma do Corolla, marcou a estreia da tração dianteira para o modelo da Toyota e até hoje ela tem importância, afinal os Corolla desde aí, ficaram mantendo a tração dianteira. e inclusive chegou a parar na Holden australiana.


 

 
 
 
              



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