Volkswagen Constelllation: A nova estrela da Volkswagen

O CONSTELLATION TROUXE MODERNIDADE AOS CAMINHÕES DA VOLKSWAGEN.

A Volkswagen caminhões só surgiu graças a aquisição das operações da Chrysler brasileira e ela acabou herdando os caminhões:

Os seus próprios caminhões  Só que durante 24 anos muita água rolou por debaixo da ponte, teve Autolatina, o fim dos motores 318 V8 á álcool e lógico era preciso um caminhão mais moderno e além do novo caminhão a Volkswagen foi além: para se adequar a nova legislação anti-poluentes motores mais adequados a nova fase, além é claro de manter o antigo modelo como Worker e no caso dos leves a versão facelift chamada de Delivery.

A CHEGADA AO MERCADO: Se dá em outubro de 2005, ele chegava nos modelos 13-180, 15-180, 17-250, 24-250(que se tornaria o mais vendido e é o 6x2), 17-320, 24-320(6x2), 26-260 6x4, 31-260 6x4 e 31-320 6x4 e o cavalo-mecânico 19-320 Tractor que seria a última estrela do seriado Carga Pesada. A principal novidade além da cabine simples era a estréia da cabine leito, de série no 19-320 e opcional nos demais, nos motores para os modelos 13-180 e 15-180 estreava o novo MWM Acteon quatro cilindros de 4.8 litros, o seu diâmetro era de 105mm e o curso era de 137mm o que totalizavam 4748cm3(na verdade um 4.75), a sua taxa de compressão era de 16,8:1 com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por engrenagens, turbo, intercooler e injeção common-rail e com isso gerava 61KGFM a 1550RPM e vai até 2000RPM e 180CV a 2200RPM, o câmbio era manual de cinco marchas, já para o 17-250 e o 24-250 vinha o Cummins Serie B de 5.9 litros, com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, 24 válvulas, turbo, intercooler e injeção common-rail e com isso gerava 97KGFM a 1700RPM e 250CV a 2500RPM e nesses modelos o câmbio era manual de seis marchas, para os 17-320,24-320 e 19-320 Tractor e o 31-320 6x4 o motor era o Cummins Serie C mas agora dotado de injeção common-rail e apenas 12 válvulas, a taxa de compressão aumentava um pouco: 16,5:1, o seu diâmetro era de 114mm e o curso era de 135mm o que totalizavam 8270cm3 e com isso passou a gerar 131KGFM a 1300RPM e vai até 1600RPM e 320CV a 2000RPM, o câmbio é manual de 16 marchas para os modelos e para os modelos 26-260 e 31-260 6x4 estreava o MWM Acteon seis cilindros de 7.1 litros é basicamente o 4.8 com dois cilindros a mais, repete o diâmetro x curso desse e com isso totalizavam 7118cm3 e com isso passou a gerar 92KGFM a 1300RPM e vai até 1600RPM e 260CV a 2500RPM a concepção é mesma do 13-180 e 15-180 e o câmbio era manual de  10 marchas ,  o tanque de combustível para os modelos 13-180,15-180,17-250,24-250,26-260,31-260 e 31-320 era de 275 litros, já para os modelos 17-320, 24-320 e  19-320 Tractor eles tinham dois tanques cada um deles com 275 litros o que ia para 550 litros. A sua suspensão é dependente tipo eixo rígido com feixe molas nos dois eixos e os freios são a tambor nas quatro rodas para todos os modelos.

O Constellation chegava ao mercado esse é o 13-180 com motor quatro cilindros 4.75 Turbo Diesel de 180CV.

O 15-180 com o mesmo motor do 13-180.

O 17-250 com o motor seis cilindros 5.9 Turbo Diesel de 250CV.

O 24-250 que era o modelo 6x2 do 17-250.

O 17-320 que vinha com motor seis cilindros 8.3 Turbo Diesel de 320CV.
O 24-320 com o mesmo motor do 17-320.


O Cavalo-mecânico 19-320 com o mesmo motor do 17-320.

O 26-260 6x4 com motor seis cilindros 7.2 litros Turbo Diesel de 260CV.

O 31-260 6x4  com o mesmo motor do 26-260

O 31-320 6x4 com o mesmo motor do 17-320 

Lembrando que toda linha Constellation entrou com motores Common-rail já que entrava nova fase do Proconve e aí a Volkswagen aproveitou, algumas versões do antigo caminhão davam adeus: caso do 18-310 Titan Tractor que dava lugar ao 19-320 Tractor, mas outras eram mantidas como Worker e opção mais barata. Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda. Em outubro de 2007 na linha 2008 a linha Constellation ganha mais potência, chegavam os modelos 19-370,  25-370 e 31-370 6x4 que traziam como novidade, o motor seis cilindros Volkswagen NGD 9.3 que era uma versão adaptada do Navistar-International e fabricado pela MWM era o seis cilindros em linha de 9.3 litros, o seu diâmetro era de 116.6mm e o curso era de 146mm o que totalizavam 9354cm3(é um 9.35 na verdade) com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no cabeçote acionado por engrenagens, injeção common-rail, turbo e intercooler, a sua taxa de compressão era de 17,5:1 e com isso gerava 163.3KGFM a 1100RPM e vai até 1300RPM e 367CV a 2000RPM se tornava o caminhão mais potente já fabricado pela Volkswagen até então, o câmbio era manual de 16 marchas  e o tanque agora era ampliado, um deles levava 380 litros e o outro leva 240 litros o que totalizavam 620 litros. Agora o Constellation podia puxar bi-trem, lembrando que não exigia tração 6x4 para puxar bitrem naquela época.

O 19-370 chegava ao mercado e estrava o MWM/International/ Volkswagen NGD seis cilindros de 9.35 litros, turbo diesel com 367CV.

O 25-370 que é a versão 6x2 e pela primeira vez podia puxar o bitrem.

O 31-370 com o mesmo motor dos irmão 19-370 e 25-370 e era um 6x4.

Só que esse motor foi muito criticado, para os modelos sem bitrem beleza, mas no uso do bitrem o motor ia para o pau muito cedo(para um caminhão) e o motor foi muito criticado, tanto que se tornou comum trocarem ele pelos motores Mercedes-Benz e Volvo. Em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 a MAN anuncia a compra da Volkswagen caminhões naquela operação "intragrupo" já que a MAN tinha 35% das ações nas mãos da Volkswagen e mais tarde passou a 100%.  Em abril de 2010 a MAN para não investir alto numa fábrica de motores nova recorreu a uma velha parceira da Volkswagen: A MWM. Essa  passou a fazer os motores MAN sob licença. Em julho de 2000 na linha 2011 chegavam duas novidades: o 26-370 6x4 diante da nova lei que exigia que os bi-trens fossem tracionados por 6x4 e com isso se tornaria o primeiro cavalo-mecânico rodoviário 6x4 da marca e o 25-320 que era a versão 6x2 do 19-320. 

O 25-320 chegava ao mercado era a versão 6x2 do 19-320.

Diante da nova medida para não ficar de fora dos bitrem estreava o 26-370 6x4.


A CHEGADA DOS MOTORES MAN E MUDANÇAS NOS MOTORES CUMMINS: Na linha 2012 para se adequar as legislações anti-poluentes, o 13-180 virava 13-190, o 15-180 virava 15-190, estreavam o 17-190 e 17-230, o 17-250 dá lugar ao 17-280 e o 17-320 dá lugar ao 17-330,  estreava o 24-330, o 24-250 dava lugar ao 24-280, o 24-320 dá lugar ao 24-330, o 19-320 dá lugar ao 19-330, o 19-370 dá lugar ao 19-390, o 25-370 dá lugar ao 25-390, o 26-370 dá lugar ao 26-390, o 26-260 dava lugar ao 26-280, o 31-260 dava lugar ao 31-280, o 31-320 dava lugar ao 31-330, o 31-370 dava lugar ao 31-390 esses últimos sempre 6x4. No câmbio os modelos 190 equipados com câmbio manual de cinco marchas dão lugar ao de seis marchas, os modelos 280 trocam o manual de seis marchas pelo manual de nove marchas, todos os 6x4 agora eram 16 marchas, assim como os cavalos-mecânicos. Nos motores para os modelos 13-190,15-190, 17-190 estreava o MAN D08 34 com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por engrenagens, biturbo diesel e injeção common-rail, o seu diâmetro é de 108mm e o curso é de 125mm o que totalizavam 4580cm3 é um 4.6 litros biturbo diesel, 16 válvulas e com isso gerava 71.4KGFM a 1100RPM e vai até 1600RPM e 186CV a 2500RPM, já os modelos 17-230 e 24-230 vinham com esse mesmo motor mas calibrado para gerar 81.6KGFM a 1100RPM e vai até 1600RPM e 225CV a 2400RPM, para os modelos 17-280, 24-280 e 26-280 estreava o MAN D08  36 era basicamente a versão seis cilindros dos modelos anteriores, inclusive mantinha  o diâmetro x curso, só mudava adição dos dois cilindros extras com isso totalizando 6871cm3 era um 6.9 litros , cabeçote de 24 válvulas, biturbo diesel  e com isso gera 107.1KGFM a 1100RPM e vai até 1750RPM e 275CV a 2300RPM,  lembrando que nos 13-190 e 15-190 o MAN  D08 34 entrou no lugar do MWM Acteon 4.8 quatro cilindros, já nos modelos 24-280 e 26-280 o MAN D08 36 entrou no Lugar do velho Cummins Série B no caso do 24-250 e do 26-260 no lugar do MWM Acteon seis cilindros de 7.2 litros, já no caso dos modelos 17-330,19-330, 24-330 e 31-330 o  Cummins ISL entrava no lugar do velho Série C da Cummins, o novo seis cilindros em linha de 8.9 litros, tinha bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, cabeçote 24 válvulas, turbo, intercooler e injeção common-rail, o seu diâmetro era de 114mm e o curso é de 144.5mm com isso totalizavam 8850cm3 e com isso gera 147.9KGFM a 1000RPM e vai até 1500RPM e 330CV a 2100RPM e o "malfadado" Volkswagen-MWM-NGD 9.3 litros turbo Diesel dos modelos 19-370,25-370,26-370,31-370 dá lugar a uma versão mais potente do Cummins ISL e com isso passou a gerar 174KGFM a 1100RPM e vai até 1500RPM e 400CV a 2100RPM se tornando o caminhão Volkswagen mais potente fabricado até então e com isso os modelos viram: 19-390, 25-390, 26-390 6x4 e 31-390 6x4 e vale lembrar que o turbo é de geometria variável.

O 13-190 chegava ao mercado com motor MAN 4.6 16V Biturbo Diesel de 186CV.

O 15-190 com o mesmo motor  do 13-190.

O 17-190 com o mesmo motor dos 13-190 e 15-190.

O 17-230 com o mesmo motor 4.6 16V Biturbo Diesel mas calibrado para 224CV.

O 17-280 com o motor MAN 6.9 24V Biturbo Diesel de 275CV.

O 17-330 com motor Cummins Serie L seis cilindros  8.9 litros turbo diesel de 330CV.

O 24-230 com o mesmo motor do 17-230 


O 24-280 com o mesmo motor do 17-280 



O 24-330 com o mesmo motor do 17-330 

O 19-330 com o mesmo motor do 17-330. 

O 19-390 com o mesmo motor do 17-330 mas calibrado para 400CV.
O 25-390 com o mesmo motor do 19-390 

O 26-390 com o mesmo motor do 19-370 



O 26-280 6x2 com o mesmo motor do 17-280 
O 31-280 com o mesmo motor do 17-280



O 31-330 com o mesmo motor do 17-330.


O 31-390 com o mesmo motor do 19-370

Era a linha 2012 lançada na Fenatran, em novembro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2013 na linha 2014 na Fenatram estravam os novos 19-420, 25-420 e 26-420 6x4 que estreavam duas novidades: a primeira era o motor Cummins ISL ou Série L calibrado para gerar 188.7KGFM a 1300RPM e 420CV a 2100RPM é o caminhão mais potente fabricado pela Volkswagen e será até os MAN ampliarem a potência e aí abrir espaço para um Constellation mais potente, mas de qualquer forma 420CV é algo que a Volkswagen jamais sonhou em 30 anos(na época tinha 32 anos de mercado) e junto com ela veio o câmbio manual-automatizado V-Tronic de série nos modelos 19-420,25-420 e 26-420 e opcional nos modelos 19-370,25-370, 26-370 6x4 e 19-330.

O 19-420 chegava ao mercado com motor Cummins Série L Turbo Diesel 8.9 litros calibrado para 420CV.

O 25-420 com o mesmo motor  do 19-420 

Aqui o 26-420 com o mesmo motor do 19-420.

Em abril de 2014 chegava o 24-280 8x2 era o "bitruck" de fábrica, o motor era o mesmo do 17-280,24-280 e 26-280 só adicionava o segundo eixo direcional e lógico a capacidade de carga, sendo que esse vinha com câmbio manual-automatizado de nove marchas chamado de V-Tronic pela marca.

O 24-280 8x2 chegava ao mercado, mais tarde é renomeado 30-280.

Em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda, em outubro de 2015 na linha 2016 chegavam duas novidades: a primeira era o 19-330 Titan e a segunda eram novos 19-360 e 25-360 sendo que esses também podiam vir com o câmbio V-Tronic opcional, já o motor era o Cummins Serie L ou ISL de seis cilindros em linha e 8.9 litros e mais um tipo de calibração: 165.7KGFM a 1100RPM e vai até 1400RPM e 360CV a 2100RPM. Além deles o câmbio manual-automatizado V-Tronic é estendido a toda linha como opcional, sendo que nos modelos 13-190, 15-190 e 17-190 é seis marchas e no restante dos modelos que não foram citados são de 9 marchas, a não ser os 17-330, 24-330 e os fora de estrada 26-280, 26-330,31-330 e 31-390.

O 19-360 chegava ao mercado com motor Cummins Série L ou ISL seis cilindros Turbo Diesel calibrado para 360CV.

O 25-360 tinha o mesmo motor do 19-360.

Em outubro de 2016 na linha 2017 nada muda, em abril de 2017 antecipando a linha 2018 chegavam o novo 30-330 8x2 e o 24-280 era renomeado 30-280 ambos apenas com o câmbio V-Tronic, já o motor para o 30-330 era o mesmo dos 17-330, 24-330, 19-330, 19-330 Titan e 31-330.

O 30-330 chegava ao mercado com o mesmo motor do 17-330.

Ele ainda continuará muitos anos na ativa dava a longevidade de um caminhão no mercado, mas está previsto um facelift para no ano que vem.

O Constellation foi e ainda é uma estrela importante tanto para a Volkswagen(hoje MAN Latin America) trouxe o sopro de modernidade, estreou cabines leitos, usou motores de origens diversas também: Cummins, MWM e MAN, no caso dessa última é projeto MAN e fabricação MWM. Se tornou o primeiro Volkswagen a romper a barreira dos 400.
















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