FIAT 190H: O ÚLTIMO DOS "FENEMÊS"

ELE FOI O ÚNICO "FENEMÊ" COM MOTOR TURBO DE FÁBRICA.

Agora sobre o comando da Fiat os novos donos decidem lançar um novo caminhão, já que os antigos 190 já estavam defasados para isso. então a Fiat lançou o novo 190 no mercado.

A CHEGADA AO MERCADO: Se dá em outubro de 1979 na linha 1980 as linhas são bem quadradas e destaque para a cabine leito, o câmbio era manual de nove marchas, o motor era o seis cilindros em linha de 14 litros da família 8210 com bloco bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro é de 137mm e o curso é de 156mm o que totalizavam 13.798cm3, a sua taxa de compressão é de 16:1 que foi herdado do antigo 190, mas aqui ele gerava 99KGFM a 1000RPM e 270CV a 2000RPM deu para ver que ganhou 2KGFM de torque e 10CV a mais, além de que o torque chegava mais cedo, o motor tinha bomba injetora de atuação direta. A sua suspensão era dependente tipo eixo rígido com feixe de molas nos dois eixos. os freios eram a tambor nas quatro rodas. Ele tinha dois tanques de 300 litros o que totalizavam 600 litros. Ele se destacava pelo amortecedor de cabine uma novidade na época.

O Fiat 190 H chegava ao mercado com motor seis cilindros de 14 litros e 270CV á diesel.

Em outubro de 1980 na linha 1981 nada muda, mas as vendas da Fiat Diesel vão de mal a pior, em outubro de 1981 na linha 1982 nada muda. Em 1982 a Fiat Diesel passa as mãos da Iveco, aliás o próprio emblema da  Iveco já vinha nos caminhões desde 1977 e agora digamos se tornava mais "evidente" e já na nova gestão em outubro de 1982 na linha 1983  é lançado o 190 Turbo que ganhava o Turbo no motor seis cilindros 8210 de 14 litros, a taxa de compressão caia para 15:1 e agora por causa do Turbo ele gerava 135KGFM a 1200RPM e 306CV a 2000RPM era o segundo maior torque do país, só perdendo para o Scania 142 V8. Por fora tinha emblema "Turbo" na dianteira e faixas laterais nas portas para diferenciar do modelo de aspiração natural.

Logo "Turbo" e faixas laterais e com isso o seis cilindros de 14 litros foi a 306CV.

O COMEÇO DO FIM: Em outubro de 1983 na linha 1984 nada muda, afinal as vendas continuavam baixas não só do 190, mas dos modelos 120/130 e 80, o 180 já havia saído de cena, em outubro de 1984 na linha 1985 nada muda e em 1985 a fábrica de Duque de Caxias-RJ deixa de produzir o seu último caminhão e com isso ele se tornou o último dos "Fenemê".


O Fiat 190 ou "Fietão" tem os méritos de ser o único "Fenemê" Turbinado de fábrica, mas infelizmente os últimos anos foram terríveis e aí a marca decidiu fechar as portas e dar adeus ao mercado brasileiro, a Iveco só retornaria 12 anos depois ao mercado brasileiro e fabricaria um caminhão por aqui de novo(mas desta vez em Minas Gerais) 16 anos depois...

Com a produção da Daily   o curioso é que em 1998 chegava o Eurotech importado da Argentina e o motor era o 8210 atualizado ou seja depois de 13 anos o motor voltava ao mercado brasileiro, mas é uma pena que a Iveco quer apagar o passado "Fenemístico" e só conta a sua história com o retorno em 1997.




Comentários

  1. Amo essas maquinas.
    Muito robusto e simples.
    Saudades

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    1. Opa! você já foi proprietário de um, eu tenho curiosidade, uns dizem que é difícil achar peça para ele hoje em dia, outros dizem que não(em parte faz sentido já o EuroTech tem uma evolução do motor usado nele). mas enfim obrigado por ler a matéria!

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  2. As empresas atuais, querem apagar a história do Brasil...

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    1. Olha infelizmente a Ford vai deixar de produzir caminhões, a Scania conta a sua história desde o início inclusive em 2017 comemorou 60 anos!, a Volvo tem até um N10 no fábrica e o primeiro FH 12 importado, só a Iveco que quer apagar o passado "Fenemístico".

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    2. Eu acho besteira querer apagar a história da empresa junto a fnm,já que foi a italiana alfa que desenvolveu os projetos do FNM e alfa Romeu,e outra coisa a Iveco também não é lá essas coisas nao,deixam a desejar nos seus caminhões que na verdade são se segunda linha,comparando com volvo, Scania,Mercedes e DAF ,se ela se envergonha de ter sido parceira da FNM ,deveria ter feito produtos melhores não acham?

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    3. Eu também concordo contigo nesse ponto, querer apagar a história é uma besteira, tanto essa história da Iveco querer apagar a história acaba no próprio Google e nos primeiros primeiros Eurotech que tem evolução do motor usado no Fiat 190 H, agora sobre qualidade de peças e de manutenção sobre os rivais não posso dizer, mas o acabamento dos Scania e MB parecem melhores, o DAF tá sendo elogiado e a Volvo então...... é muito elogiada também. Apagar a história é besteira, poderia dizer "Saímos em 1985 por problemas nas vendas e na economia da época, resolvemos voltar em 1997 que a situação melhorou", simples assim, mas não, lamentável.

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  3. Deveriam fazer como na China, você produz mas passa cá os desenhos e projetos e o nome da marca será Brasileiro, ou seja, FNM. A Iveco quer é apagar isso, o valor que tinha para o Brasileiro por ser uma marca estrangeira. Isso só muda com um governo que veja essa coisas, ou seja o interesse do país e não só um local de venda para estrangeiros.

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    1. Sobre a Iveco querer apagar isso, acredito que tomaram essa decisão por que fecharam a fábrica de Xérem-RJ em 1985, talvez se tivesse seguidos eles não iam tentar apagar esse passado, agora como fecharam eles preferem contar de 1997 em diante que é o retorno, o que eu acho? Particularmente uma besteira, afinal o EuroTech tinha justamente o motor evoluído do 190 Turbo, mas enfim infelizmente uma triste realidade.

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  4. Hoje todo mundo acha lindo um Fietão, mas época era como comprar um Internacional hoje.

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    1. Bem por aí mesmo. Infelizmente o Fiat 190 teve vendas baixas, mas o caso da International é pior entrou e saiu do país três vezes, pediu música no fantástico. rss, mas eu apenas coloquei a história dele e que a Iveco que apagar o passado "Fenemístico" que existe e não resiste a primeira pesquisa do Google e aos primeiros EuroTech que tem a última versão do motor Iveco 8210

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  5. Trabalhei com um desses na terraplanagem, modelo 1981, tinha muita força e também muita sede, carregado acho que não fazia 1x1...........hoje em dia tem motor de 12 litros com 450 hp que gasta a metade do combustível.

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    1. Pelo seu relato o consumo dele é era alto mesmo, hoje os motores com injeção common-rail eletrônicos são mais econômicos e lógico mesmo mais potentes.

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