A TERCEIRA GERAÇÃO DOS CAMINHÕES AGRALE: O SEU PRIMEIRO MÉDIO

NO MERCADO ATÉ HOJE DEU ORIGEM AO PRIMEIRO MÉDIO DA MARCA E COLOCARAM O FABRICANTE GAÚCHO NA ERA DOS MOTORES ELETRÔNICOS.

Esse artigo você pode entender como extensão do artigo: da história da segunda geração dos Agrale dos 6000, 8500 até 8500 CD   já esses na verdade eram um facelift da segunda geração e dos modelos 9200 para cima que tiveram uma cabine totalmente nova.

A CHEGADA AO MERCADO Se dá em outubro de 2003 como linha 2004 eram os modelos 6000,7500, 8500, 8500 Cabine Dupla e os novos 9200 e 9200 CE, nos motores o MWM Sprint 2.8 Turbo Diesel  no 6000 dá lugar ao MWM Série 10 quatro cilindros de 4.3 litros, com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no cabeçote acionado por engrenagens, turbo, intercooler e bomba injetora de atuação direta, o seu diâmetro era de 103mm e o curso era de 129mm o que totalizavam 4300cm3 e com isso gerava 39KGFM a 1600RPM e 120CV a 2600RPM, a sua taxa de compressão é de 15,9:1 foi herdado da antiga geração, o 8500 tinha o mesmo motor, inclusive para o modelo cabine dupla, já o 9200 que estreava a nova cabine tinha a versão com intercooler desse motor e com isso gerava 51KGFM a 1600RPM e 145CV a 2600RPM curiosamente esse motor era usado em muitos Volkswagen por aí, o câmbio era manual de cinco marchas, a sua suspensão era dependente tipo eixo rígido com feixe de molas nos dois eixos, o seu tanque era de 100 litros, já os modelos 8500 e 9200 tinham 150 litros no tanque de combustível. A direção é setor e rosca sem fim. 

O 6000 chegava ao mercado com motor MWM Série 10 4.3 litros turbo diesel de 120CV, mais tarde cai para 115CV.


O 8500 aqui cabine dupla com o mesmo motor do 6000.

O 9200 com esse motor dotado de intercooler e 145CV e troca esse motor pelo MWM Acteon 4.8 Turbo Diesel intercooler common-rail de 156CV.

 Em março de 2004 o 7500 dava adeus e chegava o 8500 CE com motor do 9200 mas agora ele gerava 151CV a 2600RPM e mantinha o torque, já o 7500 dava adeus.Em outubro de 2004 na linha 2005 nada muda.

A CHEGADA DOS MOTORES ELETRÔNICOS  se dá em outubro de 2005 na linha 2006 para cumprir legislação anti-poluentes, para o 6000,8500 e 8500 Cabine estendida e dupla, o motor MWM Série 10 era "estrangulado" para cumprir as legislações anti-poluentes e com isso o 4.3 Turbo Diesel passou a gerar 39KGFM a 1400RPM e 115CV a 2400RPM era usado no 6000 e no 8500 cabine simples e dupla, o câmbio era manual de cinco marchas, já o 9200 estreava o MWM Acteon 4.8 Turbo Diesel Intercooler injeção common-rail, com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por engrenagens, o seu diâmetro é de 105mm e o curso era de 137mm o que totalizavam 4748cm3(na verdade é um 4.75) e com isso gerava 56KGFM a 1300RPM e vai até 1700RPM e 156CV a 2200RPM é o mesmo motor usado nos Constellation 13-180/15-180 da época, mas "estrangulado", afinal era um caminhão leve, tinha injeção common-rail, turbo e intercooler, nos EUA ele é conhecido como MaxxForce. Em outubro de 2006 na linha 2007 nada muda.

 A ESTREIA DA MARCA NOS MÉDIOS se dá em março de 2007 com o modelo 13000 4x2 e 6x2, o câmbio era manual de seis marchas, já o motor era o seis cilindros da Série 10 da MWM de mesma concepção do 4.3 usado nos leves da marca, inclusive o diâmetro x curso, com isso a sua cilindrada passava 6450cm3,  era um 6.45 litros, dotado de turbo e intercooler e com isso gerava 61KGFM a 1700RPM e 173CV a 2400RPM, se está perguntando: sim, era o mesmo motor dos Worker 13-180/15-180 e 17-180 daquela época, a sua suspensão seguia a receita dos leves, os freios também, o seu tanque de combustível tinha capacidade de 210 litros. Na versão 6x2 assumia o posto de caminhão trucado mais fraco do mercado nacional, mas como a Agrale sempre explorou nichos inexplorados, a iniciativa é válida.

O 13000 chegava ao mercado com motor MWM Série 10 6.4 litros, seis cilindros, turbo diesel de 173CV.

A versão 6x2 com o mesmo motor.

Em outubro de 2007 na linha 2008 chegava o  8500 TR que era o cavalo-mecânico leve, com destino as auto-escolas, ou seja a Agrale que começou o então nicho de "mini-caminhões", agora a Agrale descobre mais dois nichos, o motor era o mesmo do 8500 rígido.

O 8500 TR chegava ao mercado é o mesmo motor do 8500 normal.

Em outubro de 2008 na linha 2009 nada muda, em outubro de 2009 na linha 2010 nada muda, em outubro de 2010 na linha 2011 nada muda e em janeiro de 2011 chegava o 8500 CE que tinha a cabine estendida do 9200, ele veio com câmbio manual de cinco marchas e duas opções de motores, a primeira era o MWM Sprint 4.08 de 3 litros, 12 válvulas(3 válvulas por cilindro) da mesma família do antigo 2.8 da S10 com bloco de ferro, cabeçote de alumínio, comando de válvulas no cabeçote acionado por corrente metálica, infelizmente não tem diâmetro x curso, a cilindrada total é de 2980cm3 e com isso gerava 40.8KGFM a 1700RPM e vai até 2200RPM e 137CV a 3400RPM é o mesmo motor usado em Delivery e Worker leve de 2005 até 2011 e a segunda opção era o MWM Acteon 4.8 litros já citado no 9200. Sobre o MWM Sprint nesse caso contava com injeção common-rail, além de turbo e intercooler.

O 8500 CE chegava ao mercado e com duas opções de motor: o MWM Acteon 4.8 Turbo Diesel do 9200 e o MWM Sprint 3 litros, 12 válvulas com 137CV.

O FACELIFT, AS NOVAS CABINES PARA OS MODELOS DE ENTRADA E A MUDANÇA DE NOME a linha 2012 da Agrale marca mudanças mecânicas pela nova legislação anti-poluentes e mudanças numéricas: o 6000 é substituído pelo 6500, o 8500 é substituído pelo 8700, o 8500 TR pelo 8700 TR, o 9200 pelo 10000 e o 13000 pelo 14000 esse último nas configurações 4x2 e 6x2, já aproveitando as mudanças mecânicas , o fabricante gaúcho colocou um facelift na antiga cabine dos 8500 CE, 9200 e 13000 com nova grade dianteira, faróis e para-choques, além é claro de mudanças no interior, já o 6500 e 8700 rompiam de vez com a segunda geração, já que eram um facelift da segunda-geração adotando a cabine dos modelos maiores da marca e assim a cabine dos Agrale ficava padronizada mais uma vez, nos motores o 6500 e 8700 trocavam o antigo MWM Série 10 dos antigos 6000 e 8500 pelo Cummins ISF 3.8 16V , infelizmente não consegui achar o diâmetro x curso, a sua taxa de compressão é de 16,9:1 com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas e com isso gera 45.9KGFM a 1100RPM e vai até 1900RPM e 152CV a 2600RPM se está perguntando é o mesmo do Volkswagen Delivery 5-150? sim é ele mesmo, o motor era dotado de SCR para poder abastecer com arla 32, para o 10000 o MWM Acteon/MaxxForce 4.8 recebia a CSR para o arla 32 e com isso 61.2KGFM a 1200RPM e vai até 1300RPM e 165CV a 2200RPM. Jà o 14000 nas versões 4x2 e 6x2 trocava o antigo MWM Série 10 seis cilindros pelo quatro cilindros MWM Acteon 4.8 do irmão 10000, mas calibrado para gerar 73.4KGFM a 1200RPM e vai até 1600RPM e 190CV a 2200RPM, na versão 6x2 continuava sendo o 6x2 menos potente do mercado nacional, mas é o mais barato e único no segmento abaixo dos 200CV. O câmbio é manual de cinco marchas até o 10000 e de seis marchas para o 14000, a sua suspensão é eixo rígido com feixe de molas nos dois eixos e o tanque é de 150 litros para os leves e para o 14000 era de 210 litros e tinha como opcional um tanque de 300 litros.

O 6000 chegava ao mercado rodado simples e o motor Cummins ISF 3.8 Turbo Diesel de 152CV.

O 8700 com motor Cummins ISF 3.8 Turbo Diesel de 152CV mais tarde passava a 162CV.

O 10000 com motor MWM Acteon/MaxForce 4.8 Turbo Diesel calibrado para 165CV e recebia mais tarde a opção do Cummins ISF 3.8 Turbo Diesel de 162CV.

O 8700 TR com motor Cummins ISF 3.8 Turbo Diesel de 152CV e mais tarde vai a 162CV.

O 14000 com motor MWM Acteon/MaxForce 4.8 Turbo Diesel calibrado para 190CV e mais tarde é substituído pelo Cummins ISB 4.5 Turbo Diesel de 207CV.

O 6x2 com os mesmos motores do 4x2.

Em outubro de 2012 na linha 2013 nada muda, em outubro de 2014 na linha 2015 nada muda.

O RENOMEAMENTO PARA S E MAIS MUDANÇAS MECÂNICAS:  Com a chegada dos novos modelos A7500, A8700 e A10000,  esse modelos são renomados para S, no caso S8700, S8700 TR, S10000 e S14000 em suas versões 4x2 e 6x2, além da mudança de nomenclatura, marcava o adeus do modelo 6000, nos motores os modelos 8700 e 8700 TR trocam a calibração de 152CV do Cummins ISF 3.8 pela calibração mais forte: 61.2KGFM a 1300RPM e vai até 1700RPM e 162CV a 2600RPM essa calibração é usada nos Delivery 8-160,9-160,10-160 e 13-160, ele também passou a equipar o modelo 10000, que mantém essa opção ao lado do MWM 4.8 Acteon/MaxxForce de 165CV, já o 14000 nas configurações 4x2 e 6x2 trocou a calibração de 190CV do MWM Acteon/MaxxForce pelo Cummins ISB 4.5 16V também de quatro cilindros com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro é de 107mm e o curso é de 124mm o que totalizavam 4462cm3, a sua taxa de compressão é de 17,3:1, dotado de turbo, intercooler e injeção common-rail gera 77.5KGFM a 1400RPM e vai até 1900RPM e 207CV a 2300RPM. era a linha 2016 lançada em dezembro de 2015. Em outubro de 2016 na linha 2017 nada muda e em outubro de 2017 na linha 2018 nada muda e esse caminhões seguem na linha atual da Agrale.


  Essa geração marcou uma transição para a Agrale, até os modelos 8500 TR foi uma herança da segunda geração e dos 8500 CE para cima foi o começo dessa geração, o qual tiveram o privilégio de estrear motor eletrônico na marca(o 9200), mais tarde veio o facelift para esses cabines maiores, a marca aproveitou para estender ao resto da linha e acabou indo no programa "Eletrônica para todos", mais tarde houve nova troca de motores, afinal motores MWM e Cummins foram comuns nessa geração dos Agrale e até hoje ele tem o único caminhão seis cilindros da Agrale que é o 13000.





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