Plataforma H/WB da Holden: Os Holden antes do Commodore

OS HOLDEN SPECIAL/BELMONT/KINGSWOOD/ PREMIER, O CUPÊ MONARO E O LUXUSO STATESMAN CAPRICE TEM UMA BOA HISTÓRIA NA AUSTRÁLIA E NA TERRA DO JOEL SANTANA(ÁFRICA DO SUL).
Antes de mais nada, não quero passar por hipócrita, ou algo desse tipo, eu mesmo já acreditei que o Monaro fosse feito na plataforma do Opel Rekord C, mas pesquisando descobri que não, apesar de algumas semelhanças.
  "Mas você está taxando de burro quem acredita até hoje?" Longe disso, muitos são pessoas inteligentes, inclusive hoje a Internet é mais fácil que antigamente, então hoje fica tudo mais fácil,por assim dizer, pesquisar. Mas enfim os H desse artigo são os HK, afinal antes havia o RH( num futuro quem sabe num artigo á parte, farei isso),  ele tinha as versões "Básica, Special e Premier" e três opções de carroceria: sedã de quatro portas, perua chamada de Station Sedan e Picape, como você sabe os australianos chamam de Ute e sempre com motores seis cilindros da família Holden Six, ou Holden seis cilindros, um motor que tem suas origens no final dos anos 1940, a primeira opção é o 161 de 2.6 litros que gerava 20.2KGFMa2000RPM e 110CVa4400RPM, a segunda opção é o 186 de 3 litros(ou 3.05 litros) que gerava 25KGFMa1600RPM e 128CVa4200RPM a terceira opção é o 186S que é basicamente o 3 litros dotado de dupla carburação que gerava 25.5KGFMa2700RPM e 147CVa4600RPM, mas a Holden decidiu que era hora de mexer.
O RH com motores de seis cilindros em linha o 161 de 2.6 litros gera 110CV e o 186 de 3 litros(na verdade 3.05 litros) gera 128CV com carburação simples e 147CV com dupla carburação.
Com as corridas em Bathurst exigindo carros quase originais e a Ford local resolvendo usar o "uso da força" com o Falcon V8 que aliás é parente próximo do nosso Maverick.
Caso você esteja curioso está aqui o Falcon australiano daquela época, e em janeiro de 1968 a Holden lançada os modelos HK que aliás não tinham nome próprio, os nomes dos modelos eram Belmont, Brougham, Kingswood(versão mais vendida e que se tornou nome extra-oficial do modelo) e Premier, sendo que a versão Premier não estava disponível para carroceria Ute, além deles o sedã de quatro portas , a perua também com quatro portas e o furgão(Panel Van), todas as carrocerias mediam 4.69metros de comprimento, 1.82metros de largura, 1.41metros de altura e 2.82metros de entre - eixos, agora ele ficava em condições melhores de competir com o Falcon, três opções de câmbio, sendo duas manuais, uma de três marchas e outra de quatro marchas e a automática de duas marchas, nos motores a oferta começava pelo veterano seis cilindros em linha da Holden, o famoso Holden Six com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, a primeira cilindrada é o 161 de 2.6 litros, o seu diâmetro é de 85.7mm e o curso é de 76.2mm o que totalizavam 2639cm3, com apenas 12 válvulas, a sua taxa de compressão é de 9,2:1 e apenas carburador de corpo simples e com isso ele gerava 21.7KGFMa2000RPM e 116CVa4400RPM, a segunda opção é o 186 também de seis cilindros e da mesma família, o diâmetro cresceu para 92.1mm e o curso foi mantido o que totalizavam 3045cm3, também de carburador simples, a sua taxa de compressão é a mesma do 161 e com isso gerava 25KGFMa1600RPM e 128CVa4200RPM, a terceira opção é o 186S que é basicamente o mesmo motor de 3 litros com dupla carburação e com isso gerava 25.5KGFMa2200RPM e 147CVa4600RPM e a quarta e última opção era o V8 de 5 litros Small-Block importado dos EUA aliás como você sabe na primeira geração com bloco e cabeçote de ferro, o seu diâmetro é de 98.4mm e o curso é de 82.5mm o que totalizavam 5025cm3, a sua taxa de compressão é de 8,7:1 e com dupla carburação ele gerava 41.5KGFMa2400RPM e 213CVa4600RPM vale lembrar que os números eram brutos, a sua suspensão utilizava amortecedores hidráulicos, na dianteira era Independente por braços curtos, longos e altos e molas helicoidais, na traseira era eixo rígido com feixe de molas, os freios eram a tambor nas quatro rodas, apenas para o V8 era a disco e a direção era setor e rosca sem fim e nos modelo Premier o motor seis cilindros 161 litros não estava disponível.
O HK Sedã chegava ao mercado australiano com motores seis cilindros em linha de 2.6 litros com 116CV, 3 litros com 128CV, 3 litros com dupla carburação e 147CV e o V8 de 5 litros com 213CV.

A HK Station Wagon, o mesmo motor do sedã.

A Ute com os mesmos motores do sedã.
Mas em julho de 1968 chegava o famoso cupê Monaro, esse era o único que tinha nome "independente" do resto da família, as mesmas opções de câmbio já citadas no sedã, a novidade era o câmbio manual de quatro marchas para o V8 de 5 litros no Monaro e o seis cilindros 186 e 186S eram exatamente os mesmos do sedã, já o 161 de 2.6 litros no cupê gerava 20.2KGFMa2000RPM e 109CVa4400RPM, mas o cupê estreava uma novidade era o esportivo GTS exclusivo do Monaro que chegava nos motores 186S e V8 de 5 litros já citados no sedã, mas ele estreava um modelo mais potente, era o Small-Block Chevrolet 327 V8 de 5.4 litros  importado dos Estados Unidos, o diâmetro crescia para 101.6mm e mantinha o curso o que totalizavam 5354cm3 e com isso ele gerava ótimos 45KGFMa3200RPM e 254CVa4400RPM dotado de  dupla carburação e já era linha 1969.
O Cupê HK Monaro chegava ao mercado com motores seis cilindros em linha de 2.6 litros, 3 litros, 3 litros com dupla carburação e o V8 de 5 litros todos já citados no sedã.

Aqui a versão esportiva GTS que vinha com os motores seis cilindros de 3 litros com dupla carburação, V8 de 5 litros e V8 5.4 litros(327) que é o da foto com 254CV.
E em outubro de 1968 em Bathurst o Holden Monaro GTS 327 V8 acaba levando a vitória na pista, nas mãos de Bruce McPhee e Barry Mulholand derrotando o Falcon V8 e dando o início de uma das maiores rivalidades automotivas do mundo(se não é a maior), mas que terá data marcada para acabar(2017 creio eu, por causa do fim da produção local, das duas marcas). Em maio de 1969 os modelos ganharam nova grade dianteira e foram renomeados HT, o seis cilindros 161 de 2.6 litros passava a gerar 110CVa4400RPM e 116CV com câmbio de quatro marchas, o seis cilindros 186 de 3 litros passa a gerar 132CVa4400RPM e manteve o torque, o seis cilindros 186 de 3 litros com dupla carburação é mantido, marcava a estreia do V8 de projeto Holden, o Holden V8 com bloco e cabeçote ferro e comando de válvulas no bloco acionado por varetas, na versão 253 era dotado de dupla carburação , o seu diâmetro é de 92.1mm e o curso é de 77.8mm o que totalizavam 4143cm3(na verdade é 4.15..) e taxa de compressão é de 8,75:1 e com isso gerava 36.2KGFMa2400RPM e 188CVa4400RPM, o Chevrolet Small-Block V8 307 de 5 litros era mantido e sempre com câmbio automático e estreava também o Holden V8 308 também de 5 litros, o diâmetro crescia para 101.6mm e o curso era mantido o que totalizavam 5044cm3(na verdade é um 5.05) , com taxa de compressão de 9:1 e dupla carburação gerava 43.5KGFMa2000RPM e 243CVa4800RPM e o V8 243 também era dupla carburação e ainda o V8 308 podia vir com câmbio manual de quatro marchas, ao passou que o 307 apenas automático, já no cupê Monaro o seis cilindros de 161 de 2.6 litros agora gerava 116CVa4400RPM, e ganhava os novos V8 253 de 4.2 litros e V8 308 de 5 litros e o Chevrolet V8 de 307 litros era mantido e na versão esportiva GTS os motores seis cilindros 186S de 3 litros com dupla carburação e o V8 308 de 5 litros era mantido, estreava o V8 253 de 4.2 litros e V8 308 de 5 litros de projeto Holden, mas ele estreava importado dos Estados Unidos o Chevrolet Small-Block V8 350 de primeira geração, o diâmetro do 327 era mantido, mas o curso passava 88.4mm o que totalizavam 5733cm3, a sua taxa de compressão é de 10,2:1 dotado carburação de dois carburadores de corpo duplo, ou se preferir carburação de corpo quádruplo, ele gerava ótimos 52.5KGFMa3200RPM e 304CVa4800RPM. afinal esse motor é sonho para se colocar em Opalas nacionais, "Mas Wellington, por que esse motor cabe fácil no Opala, se não tem a mesma base?" eu explico no decorrer desse artigo e você vai entender a colocação sobre isso.
O HT sedã com o motor seis cilindros de 2.6 litros com 110CV, o seis cilindros de 3 litros com 132CV , o seis cilindros de 3 litros e dupla carburação era mantido, estreava o V8 253 de 4.2 litros com 188CV, o V8 307 era mantido e estreava o V8 308 de 5 litros com 243CV.

A HT Station Wagon com os mesmos motores do sedã.
 

A HT Ute com os mesmos motores do sedã.

A HT Panel Van e os mesmos motores do sedã.

O Cupê Monaro também mudava, o seis cilindros de 2.6 litros passava a 116CV, o seis cilindros de 3 litros e 3 litros com dupla carburação era mantido, o V8 243 de 4.2 litros, o V8 307 e V8 308 ambos de 5 litros também eram os mesmos do sedã e eram mantidos e estreava o GTS 350 com motor V8 350 de 5.7 litros com 304CV
Em outubro de 1969 chegava a linha 1969 e sem mudanças e junto com ela a outra vitória em Bathurst com o Monaro GTS 350 nas mãos de Colin Bond e Tony Roberts.
 Em julho de 1970 na linha 1971 chegava os modelos HG com nova grade dianteira e para - choques e faróis, para sedã, ute e cupê o adeus do Chevrolet V8 307 e fica em definitivo o Holden V8 253 e o V8 308 ambos sem alterações, assim como os seis cilindros de 2.6 litros, 3 litros e 3 litros com dupla carburação, já no Monaro os motores seis cilindros de 2.6 litros, 3 litros, 3 litros de dupla carburação e o V8 243 e 308 estão alinhados com o sedã e no esportivo GTS o seis cilindros de 3 litros com dupla carburação , V8 de 243 de 4.2 litros, V8 308 de 5 litros são mantidos e ele era o único a manter o V8 350 de 5.7 litros Small-Block da GM americana, só agora a novidade mecânica para os modelos era o câmbio automático de três marchas e com isso V8 350 de 5.7 litros foi estrangulado na versão automática e com isso gerava 52.5KGFMa3200RPM e 279CVa4800RPM.
O sedã HG manteve os motores seis cilindros de 2.6 litros, 3 litros com carburação simples e dupla, V8 253 de 4.2 litros e V8 308 de 5 litros.

A perua HG tinha os mesmos motores do sedã.

A Ute(Picape) HG com os mesmos motores do sedã.

A Panel Van(HG) com os mesmos motores do sedã.

O Monaro HG com os mesmos motores do sedã.

O Esportivo Monaro GTS com os mesmos motores seis cilindros de 3 litros com dupla carburação , V8 243 de 4.2 litros, V8 308 de 5 litros e V8 350 de 5.7 litros que agora no modelo automático gera 279CV e mantinha o 304CV com câmbio manual.
A SEGUNDA GERAÇÃO DOS MODELOS DESSA PLATAFORMA chegava ao mercado em julho de 1971 é os modelos HQ, chegava em cinco carrocerias: sedã, perua(Wagon), Ute( Picape), Panel Van( Furgão) e o Cupê Monaro que era um modelo "Independente", já Sedã e Perua estavam disponíveis nos modelos Belmont,Kingswood e Premier, a Picape e Panel Van, estão disponíveis nas versões Belmont e Kingswood apenas, todos os modelos mediam 1.88metros de largura e 1.37metros de altura, o sedã e o Monaro que era o cupê mediam 4.76metros de comprimento e o entre - eixos eram mantidos, já na Ute e na Perua o comprimento passava a 4.83metros e o entre - eixos a 2.90metros, três opções de câmbio: manual de três marchas na coluna, manual de quatro marchas no assoalho e automático de três marchas na coluna, aliás uma curiosidade: essa caixa de três marchas foi parar nos Opala automático dos anos 1970, nos motores Sedã, Ute, Perua e Panel Van, vinham com os motores seis cilindros em linha ainda da família Holden Six, a primeira opção é o 173 de 2.8 litros( na verdade 2.85 litros), ainda da mesma família do 161, o diâmetro cresceu para 88.9mm e o curso era mantido e isso totalizavam 2838cm3, a sua taxa de compressão é de 9,4:1 e dotado de carburador simples ele gerava 23.2KGFMa2000RPM e 120CVa4400RPM, a segunda opção é o seis cilindros 202 de 3.3 litros, o diâmetro era o mesmo do 186 de 3 litros já citado no HK e o curso de 82.5mm o que totalizavam  3298cm3 e sua taxa de compressão é de 9,4:1.  Com isso gerava 26.8KGFMa2000RPM e 137CVa4400RPM, o Holden V8 253 de 4.2 litros e o V8 308 de 5 litros eram mantidos sem alterações, o cupê Monaro tinha os mesmos motores e acrescentava na versão GTS que agora vinha apenas com V8, o Chevrolet Small-Block V8 de 5.7 litros dotado de carburação quadrupla só agora era "estrangulado" para gerar 49.8KGFMa3200RPM e 279CVa4800RPM tanto com câmbio manual de quatro marchas como automático de três marchas, ele manteve o esquema de suspensão e direção herdado dos modelos HK, mas agora os freios á disco na dianteira estavam disponíveis para todos os modelos e na competições a Holden decide aposentar o Monaro das competições em 1970 e quem representa a marca é o Torana seis cilindros.
O sedã HQ chegava ao mercado australiano com motores seis cilindros 173 de 2.8 litros com 120CV, seis cilindros 202 de 3.3 litros e 137CV, o V8 253 de 4.2 litros e V8 de 5 litros era mantidos herdados dos modelo HT.

A Perua HQ com entre - eixos alongado e os mesmos motores do sedã.

A Picape HQ com o entre -eixos alongado e os mesmos motores do sedã.

A HQ Panel Van com os mesmos motores do sedã.

O HQ Monaro com os mesmos motores do sedã HQ.

O HQ Monaro GTS apenas com o V8 253 de 4.2 litros, V8 308 de 5 litros e o V8 350 de 5.7 litros com 279CV exclusivo dessa versão.
A HOLDEN VAI ATRÁS DOS "MARAJÁS" AUSTRALIANOS e aproveitando o entre - eixos da perua e da Ute, ela lançada a primeira geração do Statesman/Caprice  também chamdo de HQ mas Statesman/Caprice, com três opções de câmbio: manual de três ou quatro marchas e automático de três marchas, a largura e altura já foram citados no sedã HQ, mas o comprimento aumentava para 5.03metros, com duas opções de acabamento: Custom e Deville, quatro opções de motor: seis cilindros 202 de 3.3 litros já citado no sedã HQ, o V8 253 de 4.2 litros, V8 308 de 5 litros e o V8 350 de 5.7 litros esse já citado no Monaro GTS, mas o V8 350 era exclusivo do Deville e o Custom era o único a vir com o seis cilindros 202 de 3.3 litros e o V8 253 de 4.2 litros e o Deville só vinha com câmbio automático, o único com motor que vinha nas duas versões era o V8 308 de 5 litros.
                                      O HQ Statesman/ Caprice chegava ao mercado australiano com motor seis cilindros 202 de 3.3 litros, V8 253 de 4.2 litros, V8 308 de 5 litros e o V8 350 de 5.7 litros.
Em outubro de 1972 na linha 1973 nada muda, em março de 1973 o Monaro ganhava "independência" com a versão GTS 4 portas ou GTS Sedã os mesmos motores V8 do cupê e as mesmas opções de câmbio, ou seja a esportividade agora em quatro portas.
   O Monaro GTS sedã chegava ao mercado com quatro portas e os motores V8 253 de 4.2 litros, V8 308 de 5 litros e V8 350 de 5.7 litros do cupê.
Em outubro de 1973 estoura a crise do petróleo e a linha 1974 é lançada sem mudanças e em outubro de 1974 na linha 1975 nova grade dianteira e setas de direção é lançado os modelos HJ, as dimensões continuam inalteradas, as opções de câmbio também, nos motores o Monaro dava adeus ao V8 350 de 5.7 litros importado dos Estados Unidos, afinal a crise do Petróleo teve efeitos na terra dos cangurus e afinal desde 1972 o regulamento do campeonato australiano de turismo havia mudado e quem representava a Holden era o Torana e não mais o Monaro e assim o Monaro GTS virava um "esportivo de adesivo" e com motor V8.
O sedã HJ chegava ao mercado mantendo o motor seis cilindros 173 de 2.8 litros, seis cilindros 202 de 3.3 litros, o V8 253 de 4.2 litros e o V8 308 de 5 litros.

A Perua com os mesmos motores do sedã.

A Ute vinha com os mesmos motores do sedã.

O Furgão Panel Van, com os mesmos motores do sedã.

O Monaro GTS cupê com os mesmos motores do sedã e perdia o V8 350 de 5.7 litros.

O Monaro GTS 4 portas com os mesmos motores do cupê.
E na mesma época chegava o HJ Statesman/Caprice agora na versão Deville apenas, com câmbio automático de três marchas e no motor V8 308 de 5 litros apenas.
O HJ Statesman/ Caprice chegava ao mercado apenas com o V8 308 de 5 litros.
Em outubro de 1975 na linha 1976 nada muda, em julho de 1976 na linha 1977 os modelos ganhavam nova grade dianteira, faróis e para - choques e com isso sedã e Monaro vão a 4.83metros, a perua e a Ute vão 4.90metros, três opções de câmbio, nos motores o seis cilindros 173 de 2.8 litros dava adeus, o seis cilindros de 3.3 litros era "estrangulado" para gerar 26.3KGFMa1600RPM e 112CVa4000RPM e no modelo automático era capaz de gerar 25.6KGFMa2100RPM e 120CVa4400RPM, o Holden V8 253 de 4.2 litros agora passou a gerar 33.1KGFMa2600RPM e 163CVa4550RPM e o Holden V8 308 de 5 litros agora passou a gerar 40.8KGFMa2900RPM e 219CVa4800RPM e com carburação de corpo quadruplo, (na verdade dois carburadores de corpo duplo para cada bancada) e o Monaro tanto sedã como cupê apenas na versão GTS e no motor V8 308 de 5 litros.
O sedã HX chegava ao mercado com motores seis cilindros 202 de 3.3 litros com 112CV ou 120CV e os V8 253 de 4.2 litros com 163CV e o V8 308 de 5 litros com 219CV.

A Perua HX com os mesmos motores do sedã.

O Furgão(Panel Van) com os mesmos motores do sedã.

O Monaro também disponível como sedã além de cupê e agora apenas com o V8 308 de 5 litros.
Na mesma época também chegava o HX Statesman/Caprice apenas na versão DeVille, câmbio automático de três marchas e no motor Holden V8 308 de 5 litros já citado no sedã.
O HX Statesman/ Caprice apenas com o V8 308 de 5 litros já citado no sedã.
Em outubro de 1977 na linha 1978 o Belmont dá adeus, e aí o Kingswood o substitui na entrada e acaba ganhando a versão SL para ocupar vaga deixada por ele próprio, o Premier continua no catálogo, as opções de câmbio continuam as mesmas, nos motores o seis cilindros 202 de 3.3 litros no modelo manual agora gerava 111CVa4400RPM, já o seis cilindros de 3.3 litros com câmbio automático era mantido a potência , o V8 253 de 4.2 litros e o V8 308 de 5 litros também e esses sem alterações, o Monaro dava adeus tanto nas carrocerias sedãs como cupê e em seu lugar chegava o sedã GTS apenas com motores V8 253 de 4.2 litros e V8 308 de 5 litros e sem alterações, as únicas alterações eram nova grade dianteira, faróis e para - choques era o modelo HZ que estreava no mercado australiano da época.
O HZ sedã chegava ao mercado , nos motores só o seis cilindros 202 de 3.3 litros passava a gerar 111CV no manual, o automático mantinha a potência, assim com os V8 253 de 4.2 litros e V8 308 de 5 litros ficavam sem alterações, mais tarde os motores tiveram a potência divulgada em valores líquidos, o seis cilindros de 3.3 litros passou a gerar 90CV com câmbio manual e 97CV com câmbio automático, o V8 253 de 4.2 litros passou a gerar 118CV e o V8 308 de 5 litros passou a gerar 155CV.

A Perua HZ e os mesmos motores do sedã.

A Panel Van HZ e os mesmos motores do sedã.

O sedã GTS com motores V8 253 de 4.2 litros e V8 de 5 litros já citados.
No Caprice/Statesman que desde o modelo HX passou a medir 5.16metros, apenas câmbio automático de três marchas e o motor V8 308 de 5 litros já citados no sedã.
O HZ Statesman/Caprice com motor V8 308 de 5 litros já citado no sedã.
Em outubro de 1978 na linha 1979 os motores passavam a ter potência em valores líquidos, o seis cilindros 202 de 3.3 litros passava a gerar 22.1KGFMa2100RPM e 90CVa3800RPM, com câmbio automático ele gerava 21.7KGFMa2000RPM e 97CVa3800RPM, o V8 253 de 4.2 litros agora gerava 27.6KGFMa2000RPM e 118CVa4000RPM e o V8 308 de 5 litros agora passava a gerar 35.1KGFMa2200RPM e 155CVa4000RPM e esse motor também era disponível para o Caprice/Statesman e na mesma época chegava a sua "sombra" a primeira geração do Commodore.
EM OUTUBRO DE 1979 NA LINHA 1980 NADA MUDA  em abril de 1980 as carrocerias sedã e perua dão adeus eram definitivamente aposentadas pelo Commodore.



 Caso esteja curioso a primeira geração do Commodore está na história do Opala como assim? você bebeu? Não, é que a plataforma do Opel Rekord C serviu ao Rekord D e ao Rekord E com modificações na direção e na suspensão dianteira, tanto que mantém a suspensão traseira por eixo rígido e os 2.67metros de entre - eixos e isso se estende a primeira geração do Commodore.
  Nas pistas o Commodore aposentava o Torana, mas e o Statesman e a Ute? pois bem, eles mantinha a plataforma, afinal a plataforma do Commodore da época não era viável, então para não deixar a Ford local livre nesses dois segmentos, ela decidiu manter a plataforma era apresentando na mesma época os modelos WB Kingswood Ute e os WB Statesman/Caprice, primeiro vamos a Ute, as opções de câmbio eram mantidas, ela estreava a versão chassi-cabine, que media 4.99metros de comprimento, 1.42metros de altura, a mesma largura e 3.09metros de entre - eixos, já a Ute mantinha o entre - eixos, mas o comprimento passava 4.94metros, nas opções de câmbio as três opções de câmbio eram mantidas, nos motores a Ute manteve os motores seis cilindros em linha de 3.3 litros já citado nos outros modelos dessa plataforma e o V8 253 de 4.2 litros, diante da crise do petróleo o V8 308 de 5 litros dá adeus na picape, furgão e chassi-cabine.
A WB Ute chegava ao mercado com motores seis cilindros de 3.3 litros e o V8 253 de 4.2 litros todos agora com potência líquida já revelados no sedã HZ.

Aqui a WB Panel Van com os mesmos motores da picape(Ute).
E no segmento de luxo,  o WB Statesman/Caprice chegava ao mercado com nova grade dianteira, farois e para - choques e novas lanternas que imitavam as do Commodore, apenas câmbio automático de três marchas e o motor era o Holden V8 308 de 5 litros, mas com alterações para gerar 36.8KGFMa2800RPM e 171CVa4400RPM era o único motor disponível.
O WB Caprice/Statesman chegava ao mercado australiano com motor V8 de 5 litros com 171CV.
Em outubro de 1981 na linha 1982 nada muda, em julho de 1982 na linha 1983 chegava o HDT Statesman/Caprice, manteve o câmbio automático de três marchas, mas ganhou comando de válvulas mais bravo no Holden V8 308 de 5 litros e com taxa de compressão de 9,2:1 passou a gerar 43.7KGFMa2500RPM e 256CVa4750RPM.
O HDT Statesman/Caprice chegava ao mercado australiano com motor V8 308 de 5 litros só com comando de válvulas mais bravo para gerar 256CV.
Em outubro de 1983 na linha 1984 nada muda, em outubro de 1984 é vez da Ute do Kingswood dar o seu adeus e era o começo do fim dessa plataforma na Austrália e no ano seguinte é vez do Caprice/Statesman dar o seu adeus e com isso o sucessor direto só veio:



Com base na segunda geração do Commodore que é baseado no Omega A que é o modelo nacional. e com isso essa base da adeus do mercado australiano em definitivo.
A TERRA DO JOEL SANTANA TEM EM COMUM com a Austrália a mão inglesa de direção e com isso o volante á direita e lógico que um carro adaptado as condições severas do país dos cangurus seria algo mais fácil, eis que a GM Sul-africana resolve importar peças de lataria para fazer os modelos Kommando/Constantia, sendo que apenas o Kommando tinha versão perua, pena que não temos fotos, mas mudava a grade dianteira, que ganhava o símbolo da Chevrolet e os faróis duplos e ele foi lançado em julho de 1969 na linha 1970, com duas opções de câmbio: manual de três marchas ou automático de duas marchas, nos motores dois velhos conhecidos nossos: a primeira opção era o Stovebolt de terceira geração, 230 de 3.8 litros, com bloco e cabeçote de ferro, comando de válvulas no bloco acionado por varetas, o seu diâmetro é de 98.4mm e o curso é de 82.5mm o que totalizavam 3768cm3, dotado de carburação simples ele gerava 30.4KGFMa1600RPM e 142CVa4400RPM, lembrando que o motor era feito na África do Sul , um ano depois de ser importado do Brasil é o mesmo 230 3.8 do nosso Opala? sim ele mesmo, a outra opção era o 250 de 4.1 litros, também da mesma família e o conhecido aqui no Brasil, ele manteve o diâmetro, mas o curso foi a 89.7mm o que totalizavam 4093cm3, a sua taxa de compressão é de 8,5:1 como é no 3.8 e carburação simples e com isso gerava 32.5KGFMa1600RPM e 157CVa4400RPM, para o luxuoso Constantia, o mesmo 250 de 4.1 litros do Commando, o 250 H.O dotado de comando de válvulas mais bravo ele gerava o mesmo torque do motor "Básico" e 176CVa4200RPM e por último importado dos Estados Unidos era o Chevrolet V8 Small-Block 307 de 5 litros, o mesmo já citado nos modelos HK australianos e que na África do Sul gerava 41.5KGFMa2400RPM e 203CVa4600RPM e apenas câmbio automático de duas marchas no modelo mais luxuoso, suspensão, freios e direção seguem o modelo australiano.
O Kommando/Constantia chegava ao mercado sul-africano motores seis cilindros 230 de 3.8 litros com 142CV, 250 de 4.1 litros com 157CV e 176CV e o V8 de 5 litros com 203CV.
 
Em outubro de 1970 na linha 1971 a picape chegava ao mercado sul-africado e se chamava El Camino com os mesmos motores seis cilindros em linha já citado no Commando.
A EL Camino chega ao mercado sul-africano e os motores seis cilindros 230 de 3.8 litros e 250 de 4.1 litros todos já citados no Commando.
 
Em outubro de 1970 na linha 1971 chegava o cupê esportivo batizado de SS era o Holden Monaro dos australianos, a lataria vinha da Austrália e no caso do motor V8 5 litros também vinha de lá era basicamente um CKD Australiano, três opções de câmbio: manual ou automático de três marchas ou automático de duas marchas e duas opções de motores, a primeira opção era o Holden V8 308 de 5 litros, que era o mesmo dos Australianos e na terra do Joel Santana gerava 43.5KGFMa3000RPM e 243CVa4800RPM e a outra opção vinha dos Estados Unidos era o Chevrolet Small-Block V8 350 de 5.7 litros o mesmo usado no Monaro GTS australiano e na África do Sul ele gerava 50.5KGFMa3200RPM e 279CVa4800RPM com câmbio automático e no câmbio manual gerava 52.5KGFMa3200RPM e 304CVa4800RPM.
O Esportivo SS chegava ao mercado sul-africano apenas com os V8 308 de 5 litros com 279CV e o V8 350 de 5.7 litros com 304CV.
A CHEGADA DA SEGUNDA GERAÇÃO JÁ QUE MUITAS PEÇAS VINHAM DA AUSTRÁLIA, mudava lá, na África do Sul, ele acabou mudando e em outubro de 1972 na linha 1973 chegava os novos Kommando e Kommando Wagon, o visual era o mesmo dos HQ australiano, nos motores apenas os seis cilindros 230 de 3.8 litros e 250 de 4.1 litros eram mantidos, o 250 H.O(High Output) tem alterações 182CVa4600RPM e manter o torque do 250 "Básico".
A nova geração do Kommando chegava ao mercado sul-africano mantendo o seis cilindros 230 de 3.8 litros e o 250 de 4.1 litros com 157CV e estreava a configuração de 182CV do 4.1 litros.

A Kommando Station Wagon com os mesmos motores do sedã.
De olho nos "Marajás" Sul-africanos a Chevrolet local trouxe o novo Constantia/ De Ville que agora era derivado do Caprice/Statesman, algo que não tinha na primeira geração do Commando, apenas câmbio automático de três marchas, no Constantia duas opções de motores: o seis cilindros 250 de 4.1 litros H.O já citado no Commando, o V8 308 de 5 litros já citado no SS que é o famoso Holden V8 e no Deville apenas o Chevrolet Small-Block V8 350 de 5.7 litros que estava "estrangulado" para 279CV e no cupê esportivo SS nada mudava.
O Constantia/Deville chegava ao mercado sul-africano e os motores eram seis cilindros de 4.1 litros H.O, V8 308 de 5 litros e V8 350 de 5.7 litros exclusivo do Deville.
Em outubro de 1973 estoura a crise do petróleo e mesmo assim é lançado nova El Camino e junto com ela chegava versão chassi-cabine chamada El Toro, pena que a foto da chassi- cabine eu não gostei . Então é apenas a picape que mostro a vocês é lançado a linha 1974 dos outros modelos sem alterações.
A nova Chevrolet El Camino chegava ao mercado sul-africano.
Em outubro de 1974 na linha 1975 nada muda e em outubro de 1975 na linha 1976 os modelos Kommando e SS dão adeus, chegava a nova geração do Constantia/Caprice sul-africanos e a Constantia Station wagon,  o Constantia sedã e o Caprice é baseado no Statesman/Caprice australiano, afinal peças de lataria vinham de lá, no sedã apenas câmbio automático de três marchas e duas opções de motores, o Seis cilindros 250 de 4.1 litros, dotado de carburador simples só agora gerando 31.6KGFMa1600RPM e 167CVa3900RPM e taxa de compressão é de 9,1:1 e outra opção é o Holden V8 308 de 5 litros, com taxa de compressão é de 9,7:1 e quatro carburadores( na verdade dois de dupla carbubração) gerava 44KGFMa3200RPM e 249CVa5000RPM e a perua Constantia era baseada nas perua Belmont/Kingswood/Premier australianas, afinal peças vinham de lá, já a Constantia Wagon oferecia opção de câmbio manual de com três marchas e o Caprice sul-africano vinha apenas com o V8, ao passo que a Constantia sedã apenas seis cilindros 250 de 4.1 litros e a picape El Camino e El Toro também dava adeus.
O Constantia/Caprice chegava ao mercado sul-africano com motor seis cilindros de 4.1 litros com 167CV e o V8 308 de  5 litros com 249CV.

Aqui a Constantia Wagon com os mesmos motores já citados acima.
Em outubro de 1976 na linha 1977 nada muda, em outubro de 1977 na linha 1978 nada muda, em outubro de 1978 na linha 1979 ele dá o adeus substituído pelo Chevrolet Commodore que está na matéria do Opala que teve o link acima.
 
E VOCÊ QUE EXISTE ALIANÇAS MEIA ESTRANHAS, UMA DELAS OCORREU NO JAPÃO, seria até natural a Mazda vender um Ford australiano por lá e com isso um Australiano em CKD foi para o Japão e era o Holden HQ em outubro de 1975 na linha 1976 era lançado o Mazda Roadpacer AP(não tem nada a ver com o motor da Volkswagen), com câmbio manual ou automático de três marchas, mas no Japão ele usava um motor local: era o Mazda Rotativo Wankel com dois rotores, como o motor é rotativo então dois rotores de 654cm3 o que totalizavam 1308cm3, a sua taxa de compressão é de 9,2:1 e dotado de quatro carburadores(dois de corpo duplo) gerava 18.9KGFMa4000RPM e 135CVa6000RPM, mas esse motor foi criticado pela falta de torque no Japão, e suspensão e freios e direção naturalmente seguem o modelo australiano.
O Mazda Roadpacer chegava ao mercado japonês , mas com motor Wankek 1.3(dois rotores de 654cm3) que gerava 135CV.
Em outubro de 1976 na linha 1977 nada muda, em outubro de 1977 na linha 1978 ele dá o adeus do mercado japonês diante das baixas vendas e assim ele até hoje é o único GM no mundo equipado com motor Rotativo, mais um caso de alianças que você nunca imaginaria...
NOS OUTROS MERCADOS COMO NORTE DA ÁFRICA e Oriente Médio, a Holden desenvolveu uma versão reduzida do Holden Six é o 130 de 2.1 litros, o seu diâmetro é de 76.9mm e o curso é  o mesmo do 161 o que totalizavam 2123cm3, a sua taxa de compressão é de 8,8:1 e com carburador de corpo simples gerava 16.6KGFMa2000RPM e 91CVa4400RPM, mas em outubro de 1969 na linha 1970 para esse mercados ele passou a usar o seis cilindros 161 de 2.6 litros já citado no mercado australiano e em 1971 com a chegada da segunda geração ele passou a usar o seis cilindros 173 de 2.8 litros( na verdade 2.85 litros) "estrangulado" para gerar 22.1KGFMa2000RPM e 115CVa4000RPM e depois os modelos exportado para esse mercados passaram a seguir os australianos, até a chegada do Commodore em 1980.
 
Essa plataforma de desenvolvimento autônomo da Holden foi importante, para marca, afinal o Falcon V8 estava indo bem em Bathurst? então essa plataforma nova e com motor V8 permitiria a Holden reagir, chegou a usar seis cilindros e V8 da Holden, o V8 da GM americano o famoso Small-Block e até o seis cilindros aqui conhecido no Opala. e acabou ganhando uma sobrevida com o não lançamento da Ute e do Statesman baseados na primeira geração do Commodore e a própria Holden chegou a estudar um hipotético WB Kingswood, mas não chegou á frente, dos modelos dessa plataforma os mais famosos são o Kingswood tanto que o nome é sinônimo do modelo na terra dos cangurus e o Monaro que foi responsável pela primeira vitória da Holden em Bathurst. No Japão chegou a usar motor Wankel.
 

 
 
 




 

 
 


 
 


 


 


 
 

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