Tirando leite de pedra II: As origens humilde do Renault família F até o recorde de tração dianteira no "Inferno verde".

                 MAIS UM CASO DE TIRAR DE LEITE DE PEDRA: A FAMÍLIA F RENAULT
Aproveitando  o embalo do Sandero RS que teve vídeo de divulgação, mas sem dados técnicos.

Aqui o vídeo do Sandero RS. esse motor é um veterano, assim como o Familia II da GM e o AP/EA 827/EA 113 da Volkswagen.
   Estreou no mercado mundial em 1981 com cabeçote de 8 válvulas e cilindrada 1.7, depois foi para 1.8 e para o 2.nada e isso sem contar os 1.6 e 1.9 á diesel, mas vamos falar dos motores á gasolina, no Brasil o mercado era fechado as importações na época e o único motor da Renault que estava presente era o CHT que era uma atualização do motor Renault/Sierra Família C, herdado no projeto do Corcel com a compra da Willys.
    Esse motor foi lançado para substituir os motores da família A com bloco e cabeçote de alumínio, mas comando de válvulas no bloco acionado por varetas, a Renault pode ter cometido erros, mas tem reconhecer: o Sandero RS é um acerto e tanto e a divisão RenaultSport é bem sucedida em competições, aliás surgiu em 1976 com a fusão da Alpine e Gordini que brigavam internamente, como vocês sabem o Alpine A110 é o primeiro campeão do WRC em 1973, em 1978 a Renault faturou Lemans com a Alpine, em 1992 na Formula 1 com a Willians o Renault V10 levou os títulos de 1992,1993,1994(construtores),1996 e 1997, em 1995 com a Benetton, em 2005 e 2006 com a própria equipe de fábrica e já com motor Renault V8, em 2010,2011, 2012 e 2013 com a Reb Bull e o motor Renault V8.
   Voltando ao mercado brasileiro, em 1990 eram abertas as importações, em 1992 a Renault era representada pela CAOA e começava a importação do Renault 19 da França e o motor Família F pisava em solo brasileiro com ele, dois anos depois a versão 8V passava a vir da Argentina com cilindrada 1.8, a 16 S continuava vindo da França, vamos focar na 8V, caso estejam curiosos aqui
A História do Renault 19. e depois com lançamento da Scénic nacional quem inaugura a produção nacional da Renault descontando os modelos Willys é o 2.nada  da família F.
                                                         OS 8V DA FAMÍLIA F
1.8
1794cm3
Diâmetro de 82.7mm e curso de 83.5mm
2.nada
Diâmetro  o mesmo do 1.8 e curso de 93mm
O mais conhecido é justamente o 2.nada por estar na Scénic, mas além dele equipou o Mégane I e ele gerava 17.5KGFMa4250RPM e 115CVa5750RPM e caso vocês estejam curiosos.
                                      OS 16V DA FAMÍLIA F, VERSÃO FLEX E INJEÇÃO DIRETA.


 
O primeiro motor é o 2.nada 16V da Scénic, na época apenas á gasolina e sem comando de válvulas variável que gerava 19.2KGFMa3750RPM e 140CVa5500RPM, é o motor que hoje está no Duster e foi lançado em 2001 no Brasil, mas dois anos antes estava sob capô do Laguna importado da França e vendido no Brasil. Na França já em 1998 ganhava a injeção direta que é a segunda foto e com isso gerava 18.9KGFMa4500RPM e 150CVa6000RPM e por último é o 2.nada 16V de comando de válvulas variável, estreou em março de 2003 ainda na Scénic e no Mégane de primeira geração gerava 19.2KGFMa3750RPM e 138CVa5750RPM e em março de 2006 ele também equipou o
O Mégane de segunda geração e além dele em 2011 passou a equipar o utilitário esportivo Duster:
Caso esteja curioso, está aqui. e ele gerava 19.9KGFMa3750RPM e 138CVa5750RPM e com álcool vai a 20.7KGFM e 142CV nas mesmas rotações e o Sandero RS será uma versão mais potente desse motor e na linha 2016 o Duster passou a gerar 17.9KGFMa2250RPM e 143CVa5750RPM e com álcool vai a 18.8KGFM e 148CV nas mesmas rotações e o último motor é do Clio I Willians, tentei achar do Renault 19 S16, mas a capa é a mesma, embora de cilindrada diferentes, inclusive um destaque chamado "F16 i.e" ou seja a letra é da família de motor, o número é de válvulas e i.e de injeção eletrônica que gerava 17.5KGFMa4500RPM e 150CVa6100RPM e com isso temos
A história do Clio de primeira e segunda geração. e os 16V substituíam os motores da família J.
                                                 OS 16V GIRADORES DA RENAULT SPORT.


A Renault francesa resolveu lançar a versão esportiva do Clio RS, com pistões e bielas alteradas para reduzir atritos internos, taxa de compressão de 11:1, comandos de válvulas mais bravos, novos coletores, o primeiro motor da foto é do RS 172, e além disso contava com arvore de balanceamento e com isso gerava ótimos 20.4KGFMa5400RPM e 172CVa6400RPM que é o primeiro motor da foto, o segundo é do RS182, mantinha o torque e passava a gerar 182CVa6500RPM eles estão na história do Clio I e II e o último motor é o 2.nada 16V da família F do Clio III RS que já está na história de Logan,Sandero e Duster, a taxa de compressão subia para 12:1 e com isso gerava 21.9KGFMa5500RPM e 197CVa7200RPM ou seja tirando leite de pedra.
                                                  OS TURBO 16V TCE180 DA RENAULT
Aqui o motor do Fluence GT, a foto é o Renault TCE180 é o motor 2.nada 16V da família F com turbo, e com isso gerava 30.6KGFMa2250RPM e 180CVa5500RPM e além do Fluence GT foi usado no Mégane GT europeu de terceira geração e no atual Laguna e taxa de compressão é de 9,3:1
                                                    OS TURBO 16V DA RENAULT SPORT

Na primeira foto, o Mégane RS de segunda geração, ou seja depois do Clio RS era natural que o Mégane II teria versão RS é o 2.nada 16V da família F com turbo e com isso ele gerava 30.6KGFMa2250RPM e 224CVa5500RPM e taxa de compressão de 9:1 e foi lançado em outubro de 2004 na linha 2005 na Europa, em março de 2009 chegava o Mégane RS de terceira geração, aliás é o motor da segunda foto e com isso gerava 34.7KGFMa3000RPM e 250CVa5500RPM, embora mantendo a taxa de compressão e uma pressão um pouco maior no turbo, em outubro de 2010 na linha 2011 chegava o RS Trophy com pressão maior no turbo do motor  2.nada 16V Turbo e com isso passou a gerar 36.7KGFMa3000RPM e vai até 5000RPM e 265CVa5500RPM e em março de 2011 consegue o recorde de tração dianteira em Nürburgring e em março de 2014 tem o recorde quebrado e a Renault lançar o RS 275-Trophy-R apenas para recuperar o recorde.
 
 
O Sandero RS vai trazer a RenaultSport junto com ele e segundo especulações ele rende 158CV no álcool , aliás é o segundo a levar o nome da Renault Sport, depois do Fluence GT. A RenaultSport não só trabalhou com os motores da Família F, o Twingo RS tinha o 1.616V da família K preparado para gerar 16.3KGFMa4400RPM e 133CVa6750RPM, o Clio IV RS tem o 1.616V Turbo da família MR que gera 24.5KGFMa1750RPM e 200CVa6000RPM e por último o Clio II RS V6 com motor V6 de 3 litros da família ES no lugar  do banco traseiro com 250CV.
 
 

 


 
 
 
 
 
 


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